Cidadeverde.com

Júlio César propõe emenda de bancada para infraestrutura da UFPI

O deputado federal Júlio César (PSD), sugeriu que fosse destinada uma emenda de bancada para a infraestrutura da instituição, que, segundo o parlamentar, será em torno de R$ 40 milhões. “No passado o orçamento destinado à Universidade já foi maior do que o de Teresina, hoje o repasse não representa nem 25% do orçamento da capital”, disse.

A ideia do repasse foi apoiada pelos membros da bancada que participaram de reunião com o reitor Arimátéia Dantas.

Vereadores atentos à Lei da Transparência

A União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí – AVEP vai fornecer gratuitamente às câmaras conveniadas acesso ao software e a hospedagem dos dados relativos à movimentação financeira dos legislativos municipais, bem como ferramentas web para o cumprimento da Lei do Acesso a Informação.

De acordo com o presidente da AVEP, Ronnivon de Sousa Lima (PSB), a maioria das câmaras não possui site e nem tem acesso ao programa disponibilizado pelo Portal da Transparência. Câmaras e prefeituras têm até o dia 28 de maio para cumprir a Lei 131/2009. Também a partir de 28 de maio, prefeituras e câmaras devem cumprir a Lei nº 12.527, sancionada pela Presidente da República em 18 de novembro de 2011.

Eleição no IFPI

No dia 22 de maio, os professores do IFPI (Instituto Federal do Piauí) elegerão os novos integrantes da CPPD (Comissão Permanente Profissional Docente).  O professor Franco Roberto é candidato a membro da comissão. "Sou professor efetivo do Instituto Federal do Piauí (IFPI, antigo CEFET-PI), Campus Teresina Central, nos cursos técnico e superior da disciplina Comunicação Organizacional e me apresento como candidato a membro da Comissão Permanente Profissional Docente (CPPD), no intuito de participar das decisões que são tão importantes para a nossa carreira docente", justifica o professor.

 

Hugo Napoleão descarta candidatura majoritária

O deputado federal não se empolgou com inflamados discursos, durante encontro do PSD, admitindoa sigla  com candidato a governador no próximo ano. "Tô fora. Sou candidato a deputado federal", disse Hugo Napoleão, em tom de assunto encerrado.

Ciro Nogueira e Osmar Júnior conversam baixinho



Há quem diga que nessa conversa de "pé de ouvido" tem "coisa". Será que tratam das alianças políticas para a eleição de 2014?  A temporada de conversas políticas está definitivamente aberta.

Elmano no PDT ou no PTC ?

Antes mesmo de ser convidado a ingressar no PDT, missão que coube ao deputado estadual Flávio Nogueira, na última sexta-feira (10), o ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), já havia sido sondado pelo PTC, do deputado estadual Evaldo Gomes. Os dois partidos estão de olho no petebista para compor chapa majoritária em 2014. Só que no caso do PTC, Elmano representaria não somente o partido, mas outras siglas que hoje estão próximas. Elmano prometeu pensar no assunto, e mais do que isso, demonstrou estar aberto a mudanças. Pelo menos foi a impressão de quem estava junto com ele no momento das conversas.

Wellington Dias quer Silvio de vice em 2014



O senador petista não só admite, mas já trabalha a possibilidade de uma chapa majoritária com o ex-prefeito Silvio Mendes de candidato a vice-governador e o PTB indicando o postulante ao Senado Federal. O cerco ao tucano já começou. O registro foi no último encontro do PSD, em Teresina, sexta-feira, 10. O primeiro passo para a aliança será a saída de Silvio Mendes do PSDB. Em entrevista ao Noticia da Manhã desta segunda-feira,13, Wellington Dias lembrou exemplo recente na política estadual: "Wilson Martins era do PSDB; foi para o PSB, tornou-se nosso aliado e hoje é governador", disse Wellington Dias, sugerindo que Silvio Mendes tem potencial de sobra para seguir a mesma trajetória. As conversas estão em curso. Na conjuntura do momento, Silvio seria o vice dos sonhos de Wellington. O desafio é conquistá-lo, pois a vontade do tucano de se tornar governador em 2014 está na alma e no corpo inteiro.

Osmar Júnior no leilão do gás natural


O deputado federal Osmar Júnior (PC do B) acompanha, no Rio de Janeiro, a 11ª Rodada de Licitação de áreas para exploração de petróleo e gás natural, organizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Ele foi designado pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Dentre as áreas que serão licitadas estão 12 blocos localizados numa extensão de 3 mil km² em território piauiense, onde estudos preliminares indicam grande potencialidade para a exploração de gás natural.


Heráclito pode trocar DEM pelo PSD


Em sua rápida passagem por Teresina, o ex-prefeito de São Paulo e Presidente do PSD, Gilberto Kassab, reservou um tempinho na agenda para almoçar com o ex-senador Heráclito Fortes. Nada de restaurante, mas sim, a boa comida caseira, preparada na cozinha do próprio Heráclito. Os dois são amigos desde os tempos do DEM e não é novidade que Kassab já convidou o ex-senador para se filiar ao seu partido.
Outras lideranças do PSD, como os deputados federais Júlio César Lima e Hugo Napoleão; o vice-prefeito de Teresina, Ronney Lustosa; o secretário de Minas e Energia, Edson Ferreira ; e o presidente do Democratas, Mainha, também estiveram presentes.

Em nota, PTC esclarece

Assessoria de imprensa do deputado Evaldo Gomes, presidente do diretório regional do PTC, envia a seguinte nota à coluna: 


“Só existe um PTC e o que existe é o PTC que tomou independência ao Palácio da Cidade. Se nesse momento dois vereadores votam para aliança, ferem a decisão da instância partidária e consequentemente ao estatuto”, disse o deputado Evaldo Gomes sobre declarações declaradas à imprensa.

Evaldo diz ainda que em nenhum momento falou em expulsar o vereador Valdemir Virgino da sigla, e que não deu nenhuma declaração sobre o também vereador Jeová Alencar, no que diz respeito a sua saída do partido, mesmo sabendo que o vereador em questão se elegeu pelo PTC. “Ambos devem repeitar as instâncias do PTC”completa.

Sobre as questões que envolvem a CMEIE o deputado disse que o partido não governa a instituição e a mesma é chefiada por um conjunto de entidades estudantis e sindicais como também pela Câmara Municipal e a Prefeitura de Teresina. “As ações do PTC se diferem às ações das entidades e dos movimentos sociais ligados à CMEIE. Portanto o prefeito tem todo direito em fazer o que lhe convir à respeito do processo de expedição de identidades estudantis em Teresina. Ele ja devia ter se posicionado quanto à isso, já teve várias oportunidades”, lembra o parlamentar.

Gomes faz um alerta e diz que Teresina pode parar mais uma vez com uma greve do transporte público coletivo, deixando a população sem o meio de transporte principal dos cidadãos para o trabalho e/ou escola. “Ao invés de buscar solução com os empresários e trabalhadores, o nosso prefeito faz de conta que nada tem a ver com a questão. A concessão do transporte público é de total responsabilidade única e exclusiva da prefeitura da cidade”,termina.


Posts anteriores