Cidadeverde.com

Wellington Dias quer Silvio de vice em 2014



O senador petista não só admite, mas já trabalha a possibilidade de uma chapa majoritária com o ex-prefeito Silvio Mendes de candidato a vice-governador e o PTB indicando o postulante ao Senado Federal. O cerco ao tucano já começou. O registro foi no último encontro do PSD, em Teresina, sexta-feira, 10. O primeiro passo para a aliança será a saída de Silvio Mendes do PSDB. Em entrevista ao Noticia da Manhã desta segunda-feira,13, Wellington Dias lembrou exemplo recente na política estadual: "Wilson Martins era do PSDB; foi para o PSB, tornou-se nosso aliado e hoje é governador", disse Wellington Dias, sugerindo que Silvio Mendes tem potencial de sobra para seguir a mesma trajetória. As conversas estão em curso. Na conjuntura do momento, Silvio seria o vice dos sonhos de Wellington. O desafio é conquistá-lo, pois a vontade do tucano de se tornar governador em 2014 está na alma e no corpo inteiro.

Osmar Júnior no leilão do gás natural


O deputado federal Osmar Júnior (PC do B) acompanha, no Rio de Janeiro, a 11ª Rodada de Licitação de áreas para exploração de petróleo e gás natural, organizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Ele foi designado pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Dentre as áreas que serão licitadas estão 12 blocos localizados numa extensão de 3 mil km² em território piauiense, onde estudos preliminares indicam grande potencialidade para a exploração de gás natural.


Heráclito pode trocar DEM pelo PSD


Em sua rápida passagem por Teresina, o ex-prefeito de São Paulo e Presidente do PSD, Gilberto Kassab, reservou um tempinho na agenda para almoçar com o ex-senador Heráclito Fortes. Nada de restaurante, mas sim, a boa comida caseira, preparada na cozinha do próprio Heráclito. Os dois são amigos desde os tempos do DEM e não é novidade que Kassab já convidou o ex-senador para se filiar ao seu partido.
Outras lideranças do PSD, como os deputados federais Júlio César Lima e Hugo Napoleão; o vice-prefeito de Teresina, Ronney Lustosa; o secretário de Minas e Energia, Edson Ferreira ; e o presidente do Democratas, Mainha, também estiveram presentes.

Em nota, PTC esclarece

Assessoria de imprensa do deputado Evaldo Gomes, presidente do diretório regional do PTC, envia a seguinte nota à coluna: 


“Só existe um PTC e o que existe é o PTC que tomou independência ao Palácio da Cidade. Se nesse momento dois vereadores votam para aliança, ferem a decisão da instância partidária e consequentemente ao estatuto”, disse o deputado Evaldo Gomes sobre declarações declaradas à imprensa.

Evaldo diz ainda que em nenhum momento falou em expulsar o vereador Valdemir Virgino da sigla, e que não deu nenhuma declaração sobre o também vereador Jeová Alencar, no que diz respeito a sua saída do partido, mesmo sabendo que o vereador em questão se elegeu pelo PTC. “Ambos devem repeitar as instâncias do PTC”completa.

Sobre as questões que envolvem a CMEIE o deputado disse que o partido não governa a instituição e a mesma é chefiada por um conjunto de entidades estudantis e sindicais como também pela Câmara Municipal e a Prefeitura de Teresina. “As ações do PTC se diferem às ações das entidades e dos movimentos sociais ligados à CMEIE. Portanto o prefeito tem todo direito em fazer o que lhe convir à respeito do processo de expedição de identidades estudantis em Teresina. Ele ja devia ter se posicionado quanto à isso, já teve várias oportunidades”, lembra o parlamentar.

Gomes faz um alerta e diz que Teresina pode parar mais uma vez com uma greve do transporte público coletivo, deixando a população sem o meio de transporte principal dos cidadãos para o trabalho e/ou escola. “Ao invés de buscar solução com os empresários e trabalhadores, o nosso prefeito faz de conta que nada tem a ver com a questão. A concessão do transporte público é de total responsabilidade única e exclusiva da prefeitura da cidade”,termina.


Evaldo Gomes reage à ação do prefeito Firmino Filho na CMEIE

A comissão municipal criada pelo prefeito Firmino Filho para avaliar os rumos da CMEIE (Comissão Expedidora de Identidades Estudantis) causou incômodo na direção do PTC no Estado.  Primeiro o deputado estadual Evaldo Gomes esclareceu à coluna que a CMEIE não é dirigida pela legenda. "Trata-se de um colegiado com participação até da prefeitura", disse. Depois Evaldo Gomes manda recado ao prefeito Firmino Filho. "O prefeito passou dois mandatos sem nenhuma interferência na  CMEIE. Por que isso agora? É no mínimo estranho", reagiu Evaldo. 

PTC vai cobrar fidelidade a Valdemir Virgino

A postura do vereador no plenário da Câmara Municipal de Teresina já incomoda a direção do PTC. Valdemir Virgino não acompanha o PTC na oposição ao prefeito Firmino Filho. Se depender do deputado Evaldo Gomes, ou vereador se enquadra à orientação política  do partido, ou será expulso da sigla. O clima fechou  no PTC.

E o Jeová Alencar?

O vereador petecista também é considerado da base de apoio ao prefeito Firmino Filho. Mas o deputado Evaldo Gomes reage com indiferença ao comportamento de Jeová Alencar na Câmara Municipal. Para o presidente estadual do PTC, o vereador já deveria ter saído do partido.

Firmino compra briga com o PTC da oposição

Já que não deu em nada  a CPI  (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara Municipal que investigou denúncias de irregularidades  no funcionamento da CMEIE (Comissão Municipal Expedidora de Identidade Estudantil), a prefeitura decidiu mudar os rumos da instituição. A comissão nomeada pelo prefeito Firmino Filho terá a missão de analisar e propor mudanças no processo de expedição de identidades estudantís e até mesmo no passe dos estudantes no sistema de transporte público da capital. Hoje a CMEIE é dirigida pelo PTC de oposição ao Palácio da Cidade, que tem à frente o vereador Edvan Silva e o deputado estadual Evaldo Gomes. O PTC da situação é formado pelos vereadores Jeová Alencar e Valdemir Virgino.

Bloco governista pode lançar três candidatos ao governo

Neste cenário,  união do bloco só ocorreria no segundo turno. No primeiro, Zé Filho (PMDB), Wellington Dias (PT) e Wilson Brandão (PSB) seriam candidatos a governador. Nas viagens ao interior, o governador Wilson Martins já  ensaia a candidatura majoritária de Wilson Brandão. Nos bastidores da base governista, comenta-se que a ideia agrada o petista Wellington Dias.

A aliança dos sonhos da oposição no Piauí

Se o tucano Silvio Mendes aderir ao PP, a coligação oposicionista é planejada com  PTB, PSDB, DEM, MD, PSD, PDT, e parte do PMDB. Silvio seria o candidato a governador, com João Vicente de vice e Mainha disputando o Senado.

Posts anteriores