Cidadeverde.com

Capacidade de investimento

"O excessivo gasto com pessoal reduz drasticamente a capacidade de investimento com recursos próprios, dificultando até o desembolso das contrapartidas aos investimentos por meio de convênios federais. Trata-se de questão estrutural; uma herança que garroteia o desenvolvimento. Em 2002, conforme o Balanço Geral do Estado, o Piauí investiu apenas 5,85% de sua RCL. Com esforço, o governo Wellington Dias conseguiu aumentar gradativamente o investimento até chegar a 19,1% da RCL em 2009. Todavia, para crescer mais rápido e acompanhar o Brasil, o Piauí precisaria investir pelo menos 35% da RCL e assim criar condições para a iniciativa privada também alavancar seus investimentos de modo a chegarmos a investir 30% do PIB".

Contramão

"A criação de novo Estado viria na contramão do esforço que precisa ser feito: controlar o gasto com pessoal e aumentar fortemente o investimento em infra-estrutura e em educação. Com a divisão do Piauí o mesmo PIB teria que arcar com duas máquinas públicas, ou seja, a sociedade teria que se privar de investimentos no desenvolvimento para custear a estruturação do novo governo (governadoria+vice-governadoria+cargos em comissão+assembléia legislativa+tribunal de justiça+ministério público+tribunal de contas+defensoria pública, etc.). "

Vitória de Pirro ou de Fidié

"Dizem os defensores da divisão que os dois novos Estados receberiam  uma fatia maior do FPE. Ora, isto me parece uma vitória de Pirro ou de Fidié. Um pouco a mais que viria para os dois Estados estaria longe de compensar o gasto com mais uma máquina pública. O Piauí gastou 1,861 bilhão de reais com pessoal em 2009, quanto o Gurguéia gastaria? 430 milhões? 900 milhões? Não importa o quanto; o fato concreto é que é recurso que deixaria de ser investido e iria para a sustentação de mais uma elite político-administrativa. Assim, sem alavancar o investimento o Piauí continuaria atrasado; tendo atrás de si apenas o Gurguéia, que nasceria como o Estado mais pobre do Brasil."

Bandeiras unificadoras

"O desenvolvimento exige bandeiras unificadoras. Como esta da reforma da máquina pública, de modo a torná-la mais barata e mais eficaz, é osso muito duro de roer, por que não exercitarmos com a UESPI e com a UFVG? Num dado momento de megalomania, o Piauí entendeu que podia custear a implantação de uma das maiores universidades do País. Não podia e não pode. Então, diante disto, proponho assumirmos como bandeira, do norte e do sul, a federalização da UESPI e a criação da Universidade Federal do Vale do Gurguéia, que começaria com o desmembramento da UFPI e da UESPI; afinal a própria constituição federal diz que ensino superior é competência preferencial da União."
Merlong Solano - deputado estadual e secretário das Cidades

A volta dos que não foram

A secretária Graça Amorim (Semtcas) encontra uma liderança comunitária no dia da assinatura do convênio para construção da galeria na zona leste.
- Secretária, estou vendo aqui dois vereadores do PSDB. Eles não são mais da oposição? Voltaram à base do prefeito?
- Se eles nem foram, como é que estão de volta? respondeu Graça Amorim.

PSD em Floriano

O deputado federal Hugo Napoleão conversou no final de semana com lideranças políticas  de Floriano. A ideia é consolidar a criação do PSD no município. Estão nos planos do deputado federal adesões do ex-prefeito José Leão,  ex-deputada Maria José Leão e o peemedebista Gilberto Júnior,

Osmar Júnior conversa com Firmino Filho

O encontro foi num almoço nesta sexta-feira,27, em Teresina. Perguntei ao líder do PC do B na Câmara o motivo do encontro com o tucano:
- Foi um encontro de velhos e bons amigos. Foi a resposta do deputado Osmar Júnior.

Aldo Rebêlo debaterá Código Florestal no Piauí

O relator da mais importante legislação ambiental do país confirmou presença na Piauí Agroshow, no dia 18 de junho, no município de Bom Jesus do Gurguéia. O deputado federal explicará aos investidores do sul do Piauí os detalhes do novo Código Florestal, já aprovado na Câmara e agora será alvo de análise no Senado Federal.

Hugo Napoleão e Ricardo Camarço instalam PSD em José de Freitas

O deputado federal Hugo Napoleão retornou ao seu domicílio eleitoral para fundar o PSD (Partido social Democrático). Acertou a filiação do  prefeito, médico Ricardo Camarço, que era do PPS. Em José de Freitas, o PSD será presidido por Camarço, com pleno apoio e influência de Hugo Napoleão. 

Adesões

O PSD, que já tem 44 deputados federais em todo o país, deve ganhar maior capilaridade no Piauí. Em José de Freitas, o novo partido pode receber as adesões dos vereadores Arnaldo Abreu, PPS; José Luiz Pereira, PDT; Carlim Sampaio, PSDB, e do também tucano Etevaldo Vasconcelos.

Posts anteriores