Cidadeverde.com

Wilson Martins e Wellington Dias conversam e firmam pacto

Depois de repercussão negativa em torno de crise política envolvendo insatisfações do PT no governo, o governador Wilson Martins e o senador Wellington Dias participaram de encontro reservado que tratou do futuro da coalisão  governista. Sobre o comando da SASC (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), ficou decidido que a solução será consensual, sem traumas, nem para o governo, nem para o PT. Ficou acertada uma agenda de compromissos em Brasília do governador Wilson Martins e o senador Wellington Dias a partir de segunda-feira,14, com a meta de buscar liberação de recursos para retomada de obras no Piauí. No plano político, Wellington Dias afastou rompimento do PT com o governo do Estado. Além do governador e do senador, participaram do encontro o deputado federal Osmar Júnior, o líder do governo na Assembleia, Kleber Eulálio, e  os secretários Wilson Brandão e Átila Lira. No fundo, a reunião também cumpriu o papel de "lavanderia política", afinal, roupas sujas estão incomodando aliados governistas.

Prefeitura reforça atendimento médico na zona rural

O prefeito Elmano Férrer assinou neste sábado,12, a ordem de serviço para reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Guiomar Carvalho, situada no povoado Santa Luz, zona rural leste de Teresina. Moradores  de 13 comunidades serão beneficiados com a obra, que representa investimento  de R$ 138.307.55, recurso  da Fundação Municipal de Saúde, representada no ato solene pelo presidente, Pedro Leopoldino.

Sonho realizado

A reforma e ampliação do posto de saúde são antigas reivindicações dos moradores da comunidade Santa Luz e adjacências, que pediram  a obra no Orçamento Popular de Teresina. "Mais de 1.500 famílias são atendidas pelo posto de saúde Guiomar Carvalho. Estamos felizes com a ampliação e vamos continuar lutando para aumentar o quadro de funcionários e o número diário de consultas", disse Marinalva Sousa, líder comunitária da Santa Luz.

Chuvas comprometem colheita de soja no cerrado

O período chuvoso prolongado no sul do Piauí já compromete o inicio  da colheita nos campos ocupados com a lavoura da  soja; o período é  também chamado de "safrinha"e  evolve as primeiras áreas plantadas.  Como a colheita é totalmente mecanizada, a terra com excesso de umidade impede a entrada das colhetadeiras e as estradas estão situação precária de tráfego e não há estrutura adequada ao armazenamento dos grãos. A tendência é de prejuízo que pode atingir até 50 mil hectares plantados com soja na região. Nos cerrados do sul do Piauí, a área plantada chega próximo a 400 mil hectares.

Os indicados de Cícero Magalhães para Antares e Fapepi

Com a eleição de Paulo Matins para a prefeitura de Campo Maior, caberá ao deputado estadual Cícero Magalhães indicar os dirigentes da Fundação Antares e da Fapepi (Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí), como integrantes da cota petista no segundo escalão do governo. Para o complexo de Rádio e TV Antares, o indicado é o presidente do diretório do PT de Teresina, Francisco Sales; para a Fapepi, será encaminhado ao Palácio de Karnak o nome da professora e atual Pró-reitora de extensão da Uespi,  Bárbara Olímpio. Mas a palavra final será do governador Wilson Martins.

PT, mesmo descontente, permanece na base governista

O encontro realizado no sitio do senador Wellington Dias registrou muitas queixas de petistas em relação ao governo do Estado. Porém, a prudência falou mais alto e a possibilidade de rompimento com Wilson Martins foi descartada. O PT, mesmo descontente, segue na base governista em nome de uma experiência inédita na história do partido no Estado. Pela primeira vez, os petistas são governo, mas como aliados.

Executiva petista decide segunda-feira indicação para Sasc

O encontro realizado no sitio do senador Wellington Dias não deliberou nada sobre a indicação do partido para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Até porque foi uma reunião informal. A definição será na próxima segunda-feira, 14, no plenário da executiva estadual do PT. O partido decidirá se acata o pedido do governador e elabora uma lista tríplice ou simplesmente indica uma sugestão de nome para comandar a Sasc.

Lista tríplice

Se  essa for a decisão do PT, a lista será formada por Gilvana Gayoso, Rosângela Souza e Sérgio Vilela.  As duas últimas já foram secretárias da Sasc e Vilela tem respaldo do Karnak. João de Deus não voltará à secretaria.

Guedes fora da lista tríplice

Com isso, o suplente de deputado estadual está fora também dos planos do partido para ocupar cargo no governo do Estado.  Francisco Guedes pode assumir função comissionada no governo federal.

Procon na Assembleia Legislativa

O deputado Luciano Nunes, que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente na Assembleia Legislativa, está estudando, juntamente com o deputado Marden Menezes, a possibilidade de implantação do PROCON da Assembleia. O parlamentar foi conhecer de perto a experiência já realizada na Assembleia Legislativa do Ceará para saber da viabilidade de implementação no Piauí.

Posts anteriores