Cidadeverde.com

Contas reprovadas

A Câmara Municipal de Pau D'arco do Piauí, na sessão do dia 04 de março, julgou e reprovou as contas do município referentes ao exercício de 2007, de responsabilidade do ex-prefieto Expedito Marques Paiva, recentemente cassado pela Justiça Eleitoral. A informação foi confirmada pelo vereador Lima Bacelar, primeiro secretário da Câmara Municipal de Pau D´arco.

 

Rodrigo Martins visita bases políticas

O vereador Rodrigo Martins (PSB) aproveitou o período do carnaval para manter contatos com suas bases políticas nas zonas urbana e rural de Teresina. Ele também visitou bairros da zona sul com o prefeito Elmano Ferrer. Foi mostrar alguns problemas enfrentados pelos moradores.

Bullying

Tão logo retorne com suas sessões após o período do carnaval, a Assembléia Legislativa deve aprovar projeto de lei de autoria da deputada Lilian Martins(PSB), que tem por objetivo o combate e enfrentamento ao bullying nas escolas públicas e privadas do Estado. A matéria, já aprovada na CCJ, encontra-se  na Comissão de Administração Pública e tem como relator o deputado Firmino Filho(PSDB).  Segundo o IBGE, Teresina está entre as 10 cidades brasileiras onde são verificados os maiores índices de prática de bullying nas escolas.

Alternância na Policia Rodoviária Federal

As manifestações políticas favoráveis à permanência do inspetor Bernardo Val à frente da Superintendência da PRF no Piauí, repercutiram na instituição. De Parnaíba, o agente que se identifica por Felipe, envia carta à coluna manifestando opinião sobre o futuro da superintendência no Estado. Num trecho da carta, o agente ressalta: "Acho que o principal ponto, que pode encerrar essa discussão é a questão do tempo de permanência no poder. 8 anos é mais do que suficiente para se prestar um bom serviço(ou não). O pressuposto mais básico da democracia é a alternância de poder e ninguém, por melhor administrador que acredite ser, tem o direito pleitear sua manutenção ad eternum no poder. Nem o presidente Lula, com seus 90% de aprovação, quis permanecer no cargo. Criticamos tanto Hugo Chaves e Evo Morales, mas infelizmente ainda enxergamos atitudes parecidas no serviço público."

Governo vai cobrar dias parados da greve no magistério

O governador foi claro no recado. Os 17 dias da greve dos professores serão descontados nos salários de fevereiro. A outra opção, segundo Wilson Martins, é a reposição das aulas. O governador também exigirá rendimento do magistério nos indicadores oficiais que avaliam o desempenho da educação pública. "Estamos valorizando os salários dos professores, mas vamos cobrar qualidade no ensino", disse o governador.

Ações judiciais não abalam Wilson Martins

O governador tomou conhecimento da confirmação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de multas por propaganda eleitoral irregular na campanha do ano passado. "Respeito a decisão, vamos tentar recorrer, mas estou tranquilo em relação à nossa vitória nas urnas", afirmou. Wilson Martins e o PSB respondem a cerca de 20 ações na Justiça Eleitoral, a maioria sob a responsabilidade do PSDB.

Piauiense na direção da CEF

O PTB tenta emplacar Nelson Souza, piauiense e funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, na vice-presidência da instituição. O cargo administra gordo orçamento, principalmente com recursos destinados a obras de saneamento. A nomeação pode ser anunciada depois do carnaval.

Reciclagem do lixo em Teresina

A vereadora Teresa Britto (PV) vai solicitar ao prefeito Elmano Ferrer a implantação da lei de sua autoria que determina a reciclagem de lixo na Prefeitura Municipal e nos condomínios com mais de dez blocos residenciais. Além disso, Teresa pediu mais rigor e fiscalização na coleta de lixo da capital. 

Financiamento para pequenos negócios

O Banco do Nordeste destinou R$ 2,3 bilhões para o segmento de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de sua área de atuação, em 2010. Esse montante representa crescimento de 27% em relação aos valores contratados em 2009, e foi distribuído em 98,5 mil operações, beneficiando quase 24 mil clientes.

Fundo Constitucional

Se forem consideradas apenas as operações com recursos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que apresenta condições especiais de acesso ao crédito, este crescimento sobe para 33%, representando um desempenho da ordem de R$ 1,3 bilhão.

Posts anteriores