Cidadeverde.com

Odival Andrade entra na Justiça por vaga de suplente do PSB

Depois de Milane Patricia (PC do B),  o piripiriense Odival Andrade  oficializou ação judicial para conquistar  vaga de suplente do PSB na Assembleia Legislativa. Com pouco mais 10 mil votos na eleição do ano passado, Odival Andrade ficou na 5ª suplência da coligação PSB/PMDB/PC do B/PRB  e na 2ª do PSB. Como dois deputados socialistas estão no primeiro escalão do governo estadual (Lilian Martins e Wilson Brandão), e apenas Tadeu Maia foi convocado como suplente, Odival quer a outra vaga. "O PSB elegeu cinco deputados e agora só tem quatro; isso não é justo", argumenta Odival Andrade, citando o caso do PMDB, que conquistou cinco cadeiras e hoje ocupa seis no plenário da Assembleia.

Apoio político

Odival assegura que a iniciativa não só foi discutida no PSB, mas tem o aval de dirigentes, lideranças políticas e até mesmo do governador Wilson Martins.

Reviravolta no Supremo Tribunal Federal

Corre nos bastidores de Brasília a tendência de mudança de posição dos ministros que integram a instância máxima do judiciário brasileiro em relação aos suplentes das eleições proporcionais do ano passado. É possível o STF reconhecer a convocação dos suplentes de coligações e não de partidos,  reformando entendimento que causou transtornos e guerra judicial em todo o país.  

PT discutirá reforma política no Piauí

O senador Wellington Dias integra  comissão no Senado que vai encaminhar discussões sobre a reforma política. Num encontro com o deputado estadual Fábio Novo, presidente do PT-PI, foi definida a inclusão de um seminário sobre o tema no Estado, como parte da programação de aniversário do partido. "A idéia é chamar os outros partidos para afinar o discurso e apresentarmos juntos uma proposta. O seiminário ocorrerá ainda em fevereiro." Na Assembleia Legislativa, o tucano Luciano Nunes propôs a formação de uma comissão especial para tratar da reforma política.
 

Wilson Martins tem apoio de toda a bancada federal

O fato é raríssimo. Acho até que inédito na política piauiense. O governador Wilson Martins conta com o apoio dos 13 representantes piauienses no Congresso Nacional, situação mais favorável até que a encontrada na Assembleia Legislativa, onde somente os três deputados tucanos são explicitamente de oposição. Em Brasília, os três senadores são aliados de Wilson Martins, e dos 10 deputados federais, até os dois do DEM  não  assumem postura oposicionista.  O ex-governador Wellington Dias, por exemplo,   foi duramente combatido  pelos ex-senadores Mão Santa e Heráclito Fortes.

Voto de confiança

Já o deputado federal Hugo Napoleão  reafirmou que foi eleito por um partido de oposição,o DEM, mas  fará uma oposição responsável, elogiando quando merecer e críticando quando for preciso. Disse também que dará crédito de confiança tanto ao governador do Piauí,Wilson Martins, como a Presidente Dilma Rousseff, que estão inciando os mandatos.

Sessão especial vai comemorar 31 anos do PT no Piauí

Será na próxima segunda-feira, 14, com presenças das principais lideranças do partido no Estado. A sessão especial já foi aprovada na Assembleia Legislativa e promete iniciar a semana com a política em alta no Piauí. Os petistas avaliam os 31 anos com entusiasmo e planejam novas ações para o futuro político do partido.

Elmano Férrer cria Procuradoria Fundiária

Já está em fase de instalação a nova estrutura administrativa da prefeitura da capital. A Procuradoria  Fundiária terá a missão de agilizar a regularização de imóveis urbanos em Teresina.  Na cidade, é significativo o número de  terrenos irregularmente ocupados.

Reforma Política será votada este ano

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS) afirmou  que serão criadas comissões na Câmara e no Senado para discutir a reforma política. A expectativa do presidente é votação da reforma aconteça no segundo semestre.

Repercussão

O deputado Assis Carvalho(PT-PI) está  satisfeito com a celeridade  adotada pelo presidente  Marco Maia. “Essa é uma das matérias mais importantes que já passaram por esta casa. Afeta diretamente a vida de todos os brasileiros e principalmente, a classe política. São mudanças necessárias para o fortalecimento da democracia do país”, afirma  o parlamentar.

Posts anteriores