Cidadeverde.com

Decisão do Supremo afeta formação do governo Wilson Martins

O entendimento da mais alta instância do judiciário brasileiro atinge o primeiro escalão do governador Wilson Martins. Dois deputados já foram confirmados na equipe: Lílian Martins para a Saúde e Átila Lira na Educação. No primeiro caso, o convocado para assumir mandato na Assembleia Legislativa não será o primeiro suplente da coligação PSB/PMDB/PC do B/PRB/PR, Mauro Tapety, e sim o terceiro, Tadeu Maia, que é do PSB,  mesmo partido de Lilian Martins. Em relação ao deputado federal Átila Lira, o PT não será mais o beneficiado direto com a nomeção do secretário da Educação, com o primeiro suplente da aliança PSB/PT/PMDB/PC do B, Nazareno Fonteles. Assumirá o mandato na Câmara Federal a primeira suplente do PSB, Dra. Liége Cavalcante.

Mudança

Mas o deputado federal Antônio José Medeiros (PT) acredita que o Supremo Tribunal Federal poderá rever a decisão em casos de afastamentos temporários. "A pressão nacional será muito forte e o STF deve vincular a posse de suplentes do mesmo partido dos titulares dos mandatos somente em situações de renúncia ou morte", avalia o petista.

Antônio José Medeiros assumirá cargo no governo federal

O petista continuará em Brasília no próximo ano.  O deputado federal Antônio José Medeiros, que termina o mandato no final de janeiro de 2011,  será nomeado para assumir um cargo no segundo escalão do governo Dilma Rousseff. O lugar ainda não foi definido, mas está entre os ministérios da Educação (MEC), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Desenvolvimento Social (MDS). Se for no MEC, Antônio José poderá assumir uma sectraria no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Wilson Martins e Elmano Férrer na eleição da Câmara

Enquanto PSDB, PT e PSB costuram um acordo para a eleição  da Câmara de Teresina, com Renato Berger ou Edson Melo, ambos do PSDB, na presidência da mesa diretora, é possível o surgimento de um último esforço para unir os Palácios da Cidade e de Karnak contra a permanência dos tucanos no comando do legislativo da capital. Afinal, o PSDB é adversário comum do PSB e PTB.  A semana promete surpresas.

PC do B mantém cargos no governo

O governador Wilson Martins ainda não anunciou oficialmente, mas já sinalizou  ao deputado federal Osmar Júnior que o PC do B continua indicando os secretários de Meio Ambiente e Segurança, com Dalton Macambira na primeira e Robert Rios na segunda.

Reação

O sindicato dos policiais civís segue reagindo ao retorno de Robert Rios à secretaria de Segurança. O presidente da entidade, Cristiano Ribeiro, reforça: “Hoje estamos recebendo das diversas associações da Polícia Militar, que comungam do mesmo pensamento dos Policiais Civis, do grande mal que representa a indicação de Robert Rios à frente da segurança Pública do Piauí”.
 

Oposição promete vitória em Floriano

O secretário de Infraestrutura do governo estadual, Avelino Neiva, lidera um grupo de oposição ao prefeito Joel Rodrigues (PTB). Ele promete unir vários partidos e derrotar o prefeito em 2012. No entanto, não pretende ser o candidato, mas não descarta.

Avelino Neiva na cota do PMDB

O secretário de Infraestrutura, Avelino Neiva, pai do deputado estadual eleito Gustavo Neiva(PSB), é presidente da executiva do PMDB de Porto Alegre do Piauí. Caso permaneça no cargo a partir de janeiro de 2011, estará na cota do seu partido. Mas Avelino Neiva afirma que o governador e o partido estão à vontade em relação à secretaria de Infraestrutura.

Posts anteriores