Cidadeverde.com

A oposição na Assembleia Legislativa

Cinco deputados formarão a bancada oposicionista: Mardem Meneses (PSDB), Firmino Filho (PSDB), Luciano Nunes (PSDB), Edson Ferreira (DEM) e Antônio Félix (PPS).

PMDB na Saúde

A decisão já foi comunicada a lideranças do partido no Piauí. O PMDB deverá mesmo indicar o novo secretário de Saúde do Estado. Os mais lembrados são Marcelo Castro e Kléber Eulálio.

PT descarta veto a Themístocles

Quem garante é o presidente do diretório estadual, deputado eleito Fábio Novo. O petista afirma ainda que o partido  votará em bloco, sem dissidência,  na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Cinco parlamentares formarão a bancada petista no parlamento estadual a partir de fevereiro do próximo ano. "Asseguro que não temos nenhuma restrição ao deputado Themístocles Filho, mas  não discutimos  a eleição na Assembleia", afirma Fábio Novo, que promete candidato único da bancada para presidente do legislativo.  

Só na próxima semana

O presidente do PT piauiense disse ainda que está envolvido apenas com a prestação de contas dos candidatos do partido junto ao Tribunal Regional Eleitoral. "Só na próxima semana pretendemos conversar com o governador Wilson Martins  sobre projetos para 2011", revelou Fábio Novo.

Reunião em Brasília

Fábio Novo tem encontro agendado para quarta-feira,03, com o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. A conversa envolverá compromisso da Presidente eleita, Dilma Rousseff, com a região nordeste. Os petistas também tratarão da presença do partido na transição e no futuro governo.

Elmano e a eleição na Câmara

O prefeito descarta ingerência   na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Teresina, mesmo após a tensão provocada pela decisão judicial que cassou o seu mandato na primeira instância da Justiça Eleitoral. "Os vereadores tratarão com absoluta independência da escolha do seus dirigentes no parlamento do município", disse Elmano Férrer. 

Dois federais no primeiro escalão de Wilson Martins

Os deputados Átila Lira (PSB) e Osmar Júnior (PC do B) são os mais cotados da aliança PSB/PT/PMDB/PC do B para compor a equipe administrativa do governador reeleito. Átila para a Educação e Osmar para Fazenda ou Governo. Com isso, dois petistas seriam beneficiados com mandatos na Câmara Federal: Nazareno Fonteles e Antônio Neto.

E os deputados estaduais?

Tudo indica que a bancada petista ficará mesmo no parlamento. A segunda suplente, Flora Izabel, é cotada para assumir a SASC (Secretaria de Ação Social e Cidadania) ou o Programa Fome Zero. Mas o primeiro suplente, Cícero Magalhães, está com o prestígio abalado em função das dissidências do seu grupo político no primeiro turno, que deu apoio a João Vicente Claudino. A cúpula do PSB ainda não digeriu a postura dos petistas ligados a Cícero Magalhães.

A reforma administrativa de Wilson Martins

O governador reeleito confirmou, na primeira entrevista coletiva após o pleito, que até o inicio de dezembro concluirá o projeto de reforma administrativa para o segundo mandato. "Vamos reduzir o tamanho da máquina", disse o governador. Na prática, várias secretarias serão extintas, além de fusões envolvendo órgãos da administração indireta. Embora sendo um governo de coalizão, Wilson Martins conta com amplo apoio político para imprimir estilo próprio em sua administração. 

Modelo

O estilo Wilson Martins para administrar o Piauí seguirá o receituário do PSB, tendo como principal referência a bem-sucedida experiência do governo de Pernambuco, comandado pelo presidente nacional da sigla, Eduardo Campos.

Posts anteriores