Cidadeverde.com

Três destinos do Piauí entram para o Mapa do Turismo; saiba quais

Açude Laranjeiras, um dis destinos de São Pedro do Piauí. (Foto: divulgação prefeitura).
 
O Mapa do Turismo Brasileiro incluiu em dezembro 78 novos municípios que passaram a ter prioridade em uma séria de ações e programas desenvolvidos pelo Ministério do Turismo. Os estados com mais atualizações foram São Paulo, com 40 municípios, e Pará com 15 novas cidades. O Piauí tem três destinos turísticos na nova lista: Currais, Foriano e São Pedro do Piauí.
 
O Mapa do Turismo ajuda na definição das políticas públicas, incluindo a destinação de recursos pelo Governo Federal para a elaboração ou revisão de planejamentos e estudos visando fortalecer a gestão descentralizada. Também serve como destinação de recursos para obras de infraestrutura turística e a oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. A plataforma está disponível desde 2022 para atualização, renovação e novos cadastros.

A entrada de mais destinos no Mapa do Turismo é essencial para gestão do turismo no país, em especial com a retomada do setor a nível nacional. Segundo o Ministério do Turismo, apenas em novembro de 2023, últimos dados divulgados, o Brasil registrou a entrada de 504.395 visitantes do exterior, crescimento de 7% em relação a 2022.

Crítérios do Mapa do Turismo

Todos os municípios brasileiros podem participar do Mapa do Turismo, mas eles precisam  seguir os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Alguns dos municípios paulistas que passaram a integrar o Mapa no final do ano passado foram Cananéia, Queluz e Mogi Mirim. Já os paraenses têm agora Salinópolis, Salvaterra, Itaituba e Aveiro entre as cidades cadastradas no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISmapa).

Acesse AQUI a lista de destinos incluídos no Mapa do Turismo.
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais