Cidadeverde.com
vivapiaui2023

Casas sustentáveis barateiam conta de luz e reduzem a sensação térmica em até 6 °C

Foto: Arquivo Pessoal

Por Breno Moreno

Projetos de casas sustentáveis vêm se tornando cada vez mais uma alternativa não apenas para reduzir os impactos ambientais, mas para se adaptar às mudanças climáticas e aos eventos climáticos extremos. No Piauí, esse tipo de construção vem sendo uma saída para quem quer fugir do calor, sobretudo no B-R-Ó BRÓ, com temperaturas acima dos 40 °C.

O arquiteto Anderson Mourão, especialista em práticas projetuais para arquitetura e engenharia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em reabilitação ambiental sustentável Arquitetônica e urbanística pela Universidade de Brasília (UNB), destaca alguns dos vários benefícios de quem opta por projetos de construções sustentáveis. 

Foto: Arquivo Pessoal

"Em Teresina temos vários exemplos de construção com EPS [Poliestireno Expandido], que ao invés de utilizar bloco cerâmico rebocado se utiliza placas de isopor revestidos, então você tem uma economia grande nela. O tempo de obra é mais rápido e você tem o conforto térmico de até 6 °C por estar usando um isolante na parede”, pontuou o profissional. 

Projetos como esses dispõem de todos os sistemas de consumo em pleno funcionamento, dentro dos níveis mínimos de desempenho, dimensionado para se adaptar aos condicionantes climáticos locais, junto à soluções tecnológicas, garantindo mais conforto, menor consumo possível de energia e água, e menor geração de resíduos.

Foto: Reprodução

Um dos que apostaram nesse modelo de edificação, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, foi o advogado Antônio Carlos, que está concluindo uma casa de quase 400 metros quadrados na capital piauiense. Além de um sistema para reaproveitar a água, a residência conta com um sistema fotovoltaico para geração própria de energia.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

“Optei por esse sistema devido o conforto térmico e eficiência de energética. Escolhi esse tipo de projeto porque Teresina tem temperaturas muito altas, principalmente nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Com esse projeto, eu e minha família teremos muito mais conforto térmico”, disse o proprietário do imóvel.  

Outro destaque da obra é o uso do bloco de concreto celular, produzido a partir de uma mistura de cimento, cal, areia, água e agentes expansores, que produz o efeito de aeração na massa, o tornando mais leve que o concreto ou alvenaria convencional e com mais conforto térmico, resistência ao fogo e isolamento acústico. 

Foto: Arquivo/Pessoal

Anderson Mourão explica que apesar dessas construções serem cerca de 25% mais caras que as convencionais, os edifícios sustentáveis garantem, a longo prazo, uma economia de até 30% na conta de luz e 50% na de água, além de possibilitar a valorização dos imóveis, que acabam saindo entre 2% a 7% mais lucrativos na compra ou locação. 

"Embora o investimento inicial seja mais caro, é uma casa com uma manutenção mais em conta, que economiza energia e água, e proporciona uma qualidade de vida melhor. São casas mais resilientes, que resistem mais aos impactos que temos hoje de infraestrutura e clima, então ela se torna mais agradável, saudável e econômica”, ressalta o arquiteto.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Viva Piauí 

No próximo dia 19 de outubro, às 11h, um programa especial voltado para sustentabilidade será exibido pela TV Cidade Verde. Viva Piauí por um futuro sustentável será o tema principal do especial em homenagem ao Dia do Piauí. Não perca!!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais