Cidadeverde.com
vivapiaui2023

Local de conservação cuida de pássaros vítimas de tráfico que serão devolvidos à natureza

  • 1.jpg Reprodução/ TV Cidade Verde
  • 2.jpg Reprodução/ TV Cidade Verde
  • 3.jpg Reprodução/ TV Cidade Verde
  • 4.jpg Reprodução/ TV Cidade Verde

Por Marina Sérvio com informações de Gorete Santos (TV Cidade Verde)

Equipes da TV Cidade Verde percorreram o Piauí para mostrar exemplos de ações e projetos sustentáveis durante o especial Viva Piauí. Entre as viagens, uma foi particularmente emocionante. Gorete Santos mostrou de perto uma propriedade na zona rural do município de José de Freitas (a 49 km de Teresina). No local, pássaros resgatados são cuidados e, caso possível, reinseridos na natureza.

A propriedade é um verdadeiro paraíso para animais resgatados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama. O local tem 1164 hectares, sendo 90% deste território reserva legal. 

Hoje, 270 espécies de pássaros e 17 colmeias com 4 tipos diferentes de abelhas vivem no local e são acompanhados de perto pelos pesquisadores. Durante a visita da equipe, um registro em particular emociona. 

26 papagaios e um xexéu, vítimas de tráfico de animais, voltavam para natureza. Fabiano Pessoa, analista ambiental do Ibama e o biólogo Flávio Ubaid, abriram o viveiro onde os pássaros viviam e se recuperavam das condições de vida anterior. Estudantes impressionados acompanhavam a ação. Calados, todos esperavam o tempo dos pássaros que aos poucos deixaram o local e foram as árvores próximas.

Foto: Reprodução/ TV Cidade Verde 

Mas um deles buscou um conforto conhecido, o papagaio voou para próximo de Cleudimar Sousa, cuidadora dos animais da propriedade, que era responsável por alimentá-lo todos os dias. 

"O projeto se chama ‘Dá no pé louro, vai pra floresta louro, vive em liberdade’. O Ibama resgata os animais que passam por estudos e depois voltam para natureza" descreve Fabiano Pessoa, analista ambiental do órgão.

Conservação de abelhas 

Além dos pássaros, a propriedade também trabalha na conservação de abelhas típicas do Piauí com um meliponário com 4 espécies, além de outras colmeias espalhadas em árvores pela propriedade. 

Como explicou Sandra Sousa, meliponicultora responsável pelo projeto, as abelhas são extremamente importantes para todo o planeta. "Elas são responsáveis pela grande manutenção da diversidade biológica que nós temos. São responsáveis pela polinização e geração dos frutos" descreve a especialista.

"Se elas somem, somem os nossos alimentos, somem os alimentos para todos os seres vivos" diz Sandra. 

Em meliponários, as abelhas criadas são aquelas que não possuem ferrões, por isso, tanto a repórter Gorete Santos, quanto os alunos que visitavam o projeto, puderam colocar as mãos dentro das colmeias, sentir elas e ainda experimentar o mel produzido. 

A iniciativa ressalta a importância das abelhas para o meio ambiente mas também para a economia local. A produção do mel é uma atividade comercial forte no estado, mas meliponicultora Sandra Sousa chama atenção para a importância do mel retirado ser o excedente a quantidade que elas irão consumir. 

Assista! O tema começa a partir do minuto 35' do vídeo:

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais