Cidadeverde.com

Colônia do Piauí receberá uma estação meteorológica para prever chuvas

O município de Colônia do Piauí vai receber uma estação meteorológica para prever a ocorrência de chuvas. Na última semana, foi assinado pelo secretário municipal de Agricultura, Oseias Moreira, um termo de concessão de área para instalação do sistema de monitoramento, que deve ficar localizado próximo ao centro da cidade.


O projeto é coordenado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do governo federal, e conta com a parceria do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e apoio da prefeitura municipal de Colônia do Piauí.

Em visita ao município, o consultor do Ministério da Ciência e Tecnologia e doutor em recursos hídricos, Adilson Soares, disse que a instalação da estação meteorológica faz parte de um projeto de prevenção do colapso de safras agrícolas no semiárido. Segundo ele, além de Colônia do Piauí, outras cidades piauienses vão receber instalações agrometeorológicas e pluviométricas com sensores de umidade do solo. 

“Todas as informações captadas na estação meteorológica vão ser transmitidas, via telefone celular, para o Cemaden, que fica situado em São Bernardo do Campo-SP. Esses dados vão indicar o melhor momento para que o agricultor possa fazer o plantio e se o solo tem umidade suficiente para desenvolvimento das culturas”, explica o consultor, informando que a previsão é de que a estação meteorológica de Colônia do Piauí seja instalada até abril de 2015.

Cisternas do município serão abastecidas 

Também na semana passada, o município de Colônia do Piauí começou a receber uma ajuda emergencial do governo federal para combate à seca. Homens do 25° Batalhão de Caçadores do Exército iniciaram o abastecimento de cerca de 80 cisternas com água potável para consumo humano. 

Segundo o secretário de Agricultura, Oseias Moreira, a ajuda foi solicitada pelo prefeito Selindo Carneiro para amenizar os efeitos da seca na cidade, sobretudo na zona rural. “Todas as comunidades do município que estiveram necessitando de água serão visitadas e abastecidas”, frisa o secretário.

Com informações de MuraldaVila

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais