Cidadeverde.com

Justiça Federal inaugura Subseção Judiciária em Floriano

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) instalou, no último dia 09 de março, a Subseção Judiciária de Floriano, com jurisdição que abrange 76 municípios. A solenidade de instalação contou com a presença do presidente do TRF1, desembargador federal Olindo Menezes; do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler; do ministro do STJ, Aldir Guimarães Passarinho Júnior, além de desembargadores federais do TRF1, juízes federais da Seção Judiciária do Piauí, parlamentares, secretários de Estado, autoridades civis e militares. 


Durante a instalação da Subseção Judiciária de Floriano, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Olindo Menezes, ressaltou a importância da presença da Justiça Federal na região: “A descentralização da Justiça Federal traz inúmeras vantagens. Os processos passam a ser julgados com maior rapidez, devido à melhor distribuição do número de autos por vara federal. A população do interior também não precisa mais se deslocar até a capital para buscar seus direitos, e há, ainda, uma injeção na economia local com a concessão de benefícios”, destacou. 

Para o diretor do Foro da Subseção Judiciária do Piauí, juiz federal Carlos Augusto Pires Brandão, a instalação da Subseção Judiciária de Floriano revela a organização da sociedade civil florianense.

“O momento é de agradecer à sociedade florianense, aos políticos, à administração municipal, enfim a todos os cidadãos de Floriano, que sempre acreditaram na instalação da Subseção Judiciária e trabalharam em conjunto com a Justiça Federal no Piauí para a concretização desse sonho. São vários os exemplos de colaboração das famílias de Floriano para estarmos hoje inaugurando a Subseção Judiciária, o que demonstra uma cidade formada por uma sociedade civil organizada, forte e pautada na solidariedade e na construção de um mundo melhor e mais justo”, observou o juiz federal Carlos Augusto Pires Brandão. 

O juiz federal Brunno Christiano Carvalho Cardoso, que assumiu a direção da Subseção Judiciária de Floriano, falou da alegria de regressar ao Piauí após nove anos como juiz federal: “A noite é de muita alegria, por voltar ao meu Estado após nove anos de carreira e experiência acumulada em outros pontos do país. Floriano, vocês terão um juiz independente, dedicado e comprometido. Estamos todos juntos. Muito obrigado”, declarou.

Ainda durante a inauguração da Subseção Judiciária de Floriano, a Justiça Federal no Piauí homenageou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Aldir Guimarães Passarinho, florianense, pela brilhante experiência de trabalho, pelos relevantes serviços à Nação e por engrandecer o nome de sua cidade natal e de seu Estado. O ministro Aldir Guimarães Passarinho foi representado, na solenidade, pelo seu filho, ministro do Superior Tribunal de Justiça, Aldir Guimarães Passarinho Júnior.

Da Editoria de Cidades

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais