Cidadeverde.com

Quinze municípios do Piauí vão integrar Programa Cidades Digitais

Quinze cidades piauienses serão beneficiadas pelo programa cidades digitais, do Governo Federal. De acordo com o site do Ministério das Comunicações, os municípios de Canto do Buriti, Coronel José Dias, Curimatá, Joca Marques, Júlio Borges, Luís Correia, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Oeiras, Pedro II, Ribeira do Piauí, São João da Fronteira, Sebastião Barros, Socorro do Piauí e Várzea Branca irão contar com o investimento de R$ 201,7 milhões do programa.

A nova etapa dos Cidades Digitais inclui municípios com até 50 mil habitantes. Na seleção foi levada em consideração uma combinação de fatores como o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o pequeno índice de acesso à banda larga. O Programa que conecta cidades com rede de fibra óptica vai beneficiar mais 6,2 milhões de pessoas em todo o Brasil.

O Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo e a espaços de uso de internet.

O projeto inclui a instalação e manutenção de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. No caso de Luís Correia, a iniciativa vai fomentar o turismo que terá internet de qualidade.

A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, são responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal.

O cronograma de implantação do programa nas cidades selecionadas deve ter início com a definição das empresas integradoras, previsto para janeiro de 2014. Essas empresas, depois de escolhidas, terão dois meses para visitar os municípios e apresentar o projeto executivo ao Ministério das Comunicações.  

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais