Cidadeverde.com

Prefeito decreta ponto facultativo nesta quarta-feira (20)

O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais em virtude do Dia Nacional da Consciência Negra. A data é comemorada nesta quarta-feira (20) em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. 


Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, que marca anualmente a morte do líder negro Zumbi dos Palmares existe desde janeiro de 2003, pela lei nº 10.639, que também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas.

Em 2011, a presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a fim de lembrar o assassinato de Zumbi, em 1695, que morreu na luta contra a escravidão dos negros no Brasil.

Tanto a lei de 2003 quanto o decreto de Dilma Rousseff, em 2011, deixam a critério de cada município decidir se o dia 20 de novembro será feriado ou ponto facultativo. Por este motivo,  a data não se enquadra na lista de feriados nacionais.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, na luta pela garantia dos direitos sociais.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais