Cidadeverde.com

UPA de Oeiras será porte I

A Unidade de Pronto Atendimento(UPA) de Oeiras, inicialmente proposta como de porte II, deverá ser implantada como porte I. Esse foi o consenso nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí(CIB/PI) e a Comissão Regional do Vale do Canindé. As reuniões ocorrerem nestas terça e quarta-feira(10 e 11), quando foi consesuada a reformulação do porte da unidade de saúde.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, a UPA de Oeiras está com toda estrutura física e de equipamentos. O redimensionamento de porte levará em conta a estrutura de pessoal e a abrangência dos atendimentos. “Acordamos com os municípios daquela região o redimensionamento da área de abrangência da UPA, que vai atender os municípios com até 100 mil habitantes”, explica.

Costa explica ainda que a proposta será apreciada pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que o Ministério acate a decisão e que ainda neste semestre, a UPA de Oeiras inicie o funcionamento.

Também foi pactuado com o Vale do Canindé que, para tornar a UPA de Oeiras em porte I, serão realizadas melhorias no hospital de Simplício Mendes, referência daquela região. “O hospital estadual José de Moura Fé, em Simplício Mendes, receberá reformas, ampliação e aquisição de equipamentos”, garante o secretário, “para que tenhamos melhor resolutividade no atendimento à saúde da região, tanto na urgência como na emergência”.

A reunião da CIB/PI ainda discutiu a Rede Cegonha, Atenção Básica, Saúde Mental e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A reunião ocorre mensalmente e reúne gestores da Saúde, tanto do Estado como de municípios. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: