Cidadeverde.com

Ações de prevenção reduzem casos de dengue em Piracuruca

O combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, é contínuo em Piracuruca. Os agentes comunitários de saúde e as esquipes das Unidades Básicas de Saúde orientam os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. O resultado da ação é a redução do número dos casos de dengue no município.


 
De acordo com o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, em 2013 foram notificados 49 casos da doença. Em 2014, as ações da rede de atenção básica, realizadas através dos postos de saúde e do trabalho dos agentes comunitários de saúde, conseguiram manter em 49 o número de casos de dengue registrados em Piracuruca. Em 2015, a Secretaria Municipal de Saúde notificou apenas 19 casos de dengue no município.
 
Para o secretário municipal de Saúde, Valderi Machado, a redução das notificações de dengue em Piracuruca é reflexo das ações continuadas realizadas através de toda a rede de atenção básica de saúde. “Nos últimos dois anos conseguimos estabilizar o número de notificações. Em 2015, registramos apenas 19 casos de dengue. Número dez vezes menor no comparativo com 2013 e 2014. É um avanço, sobretudo porque conseguimos envolver a população no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue”, pontua.
 
A Secretaria Municipal de Saúde já prepara um novo ciclo de inspeção sanitária nos bairros de Piracuruca. A ação deve iniciar na próxima semana. O objetivo é reduzir ainda mais as notificações de dengue em Piracuruca. “Contamos com o apoio de toda a população nessa tarefa”, convoca Valderi Machado.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais