Cidadeverde.com

Obras para a população da área rural de União

Atendendo uma reivindicação da comunidade Alto São José e região, a Prefeitura de União está executando a obra de construção de uma passagem molhada na estrada que liga a comunidade.

A passagem pelo local estava bastante dificultada, após  ter rompido por conta das chuvas. A gestão, por meio da Secretaria de Obras, está trabalhando a todo o vapor para solucionar definitivamente o problema.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, esteve no local conferindo de perto o andamento dos trabalhos. "Com esta obra estaremos dando solução a este problema e beneficiando a região, que terá mais acesso. É uma via importante, que liga para outras comunidades também. Viemos conferir de perto os trabalhos", disse.

Posse na cidade de Água Branca

Na próxima sexta-feira (10), a partir das 19h, acontecerá a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares de Água Branca, eleitos em outubro de 2019. A solenidade será realizada na Câmara Municipal dos Vereadores e é aberta para participação de toda a população.
 
A secretária municipal de Assistência Social, Danielly Lima, afirma que o Conselho Tutelar é um órgão de extrema importância para o município. "O trabalho do conselheiro visa auxiliar as crianças que estejam em situações vulneráveis, como abandono, negligência, exploração, crueldade e discriminação. São eles que devem ser acionados em casos como esses", declara.
 
"A sociedade deve entender a importância do Conselho Tutelar para a proteção das nossas crianças, por isso, convidamos a todos para prestigiar esses profissionais que contribuem muito para o nosso município", ressalta o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.
 
O processo de eleição dos conselheiros tutelares teve início no primeiro semestre de 2019, com vários procedimentos, tais como reuniões, abertura do edital, análise de documentos, prova e eleição. A partir da posse, os novos conselheiros estarão efetivamente atuando nas suas funções.

Confira a lista dos conselheiros que tomarão posse em Água Branca:

Ana Paula Morais;
Maria José;
Cleide Regina;
Deuzely Cardoso;
Gilmara de Aquino.

Famílias de agricultores receberão 10 mil mudas de caju

Foto reprodução

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e em parceria com a CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e a APSEM – Associação Piauiense de Sementes e Mudas entregará em torno de 10 mil mudas de caju para  famílias de agricultores.

De acordo com secretário de Agricultura e Abastecimento, Aurino Guimarães, a Prefeitura já tinha o conhecimento da necessidade das mudas e por isso foi realizada a solicitação.

“Nós conseguimos 10 mil mudas para o município de Picos. Nossos cadastros já estão prontos e produtor já pode procurar a Secretaria de Agricultura para fazer seu cadastro. Lembrando que será no máximo 200 mudas por família. Duzentas mudas dá para plantar um hectare de terra”, explica.

 O caju é uma fruta rica em Vitamina C e Ferro. Pode ser utilizado até a castanha. O fruto faz parte da cultura picoense, a sua resistência à estiagem facilita na produtividade contribuindo no trabalho do agricultor, além de gerar renda em diversos aspectos comerciais. Aurino Guimarães ainda ressalta: “Podemos fazer doces, sucos, mel. Então o caju é uma cultura que chegou para nossa região para ficar. Está provado que é o que gera renda na nossa região. O desenvolvimento do nordestino, do semiárido piauiense, com certeza passa pela caju cultura”, conta o secretário.

Esterilização de cães no Centro de Castração de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), abre nesta quinta-feira, 09, o edital para esterilização cirúrgica de cães no Centro de Castração. A chamada pública tem o objetivo de cadastrar famílias de baixa renda (com renda mensal de até dois salários mínimos), além de protetores e cuidadores de animais residentes no município.

Poderão ser castrados até dois animais por CPF/Endereço. A fila seguirá ordem cronológica de inscrição. O Programa de Esterilização Cirúrgica de Cães é gratuito. Serão realizadas 30 cirurgias por mês, priorizando o controle reprodutivo de animais de áreas de risco sanitário e de vulnerabilidade social.

A esterilização será feita dentro dos padrões técnicos preconizados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Médicos veterinários do Instituto Federal do Piauí – IFPI Campus Oeiras serão os responsáveis pela realização das cirurgias. Veterinárias da Semusa ficarão responsáveis pela inscrição e cadastramento das famílias, triagem dos animais e realização do exame clínico do animal para encaminhamento cirúrgico.  

Os interessados em participar do edital deverão apresentar a documentação solicitada junto ao Centro de Castração, localizado na Rua Projetada, nº 69, Bairro Buringa, próximo ao Mercado Municipal Dona Lili, de 09 a 16 de janeiro de 2020, das 08h às 11h.

Centro de Castração

Oeiras é a primeira cidade do Piauí e uma das primeiras do Brasil a implantar um Centro de Castração de Cães e Gatos. Inaugurado em dezembro de 2019, o espaço conta com salas de pré e pós-operatório e um centro cirúrgico destinado à castração gratuita dos animais. 

A iniciativa da Prefeitura de Oeiras conta com a parceria do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da organização não-governamental, Oeirenses Protetores dos Animais (OPA). A castração faz parte das ações de controle populacional de animais de rua e prevenção de riscos à saúde pública, desenvolvidas pela gestão municipal como forma de contribuir para a redução da transmissão de doenças à população e promoção da saúde e bem-estar animal.

Confira o edital abaixo:

edital de castração de animais em Oeiras

 

 

Centro de Parto Humanizado em União

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve conferindo de perto as novas instalações do Centro de Parto Humanizado, que passou a funcionar no começo deste ano no Hospital Municipal de União.

A novidade foi anunciada ainda em 2019, e logo nos primeiros dias do ano já foi implementada. O local já funciona com todo o suporte necessário para o trabalho da equipe de enfermeiras obstetras.

“É mais uma conquista para a população unionense. Com este centro funcionando, muitos partos serão realizados. Estamos trabalhando para que em breve possamos inaugurar também as novas instalações do nosso Centro Cirúrgico e reformar a outra parte do Hospital”, disse o gestor.

 

Plano de atuação no período chuvoso

A Defesa Civil Municipal de Teresina iniciou nesta segunda-feira (6) o trabalho de monitoramento das áreas de risco que sofrem com os efeitos das chuvas em todas as zonas na capital. Ao todo, 52 áreas que estão sendo monitoradas em toda a capital para que seja feito o mapeamento das demandas e direcionamento das ações para as áreas mais críticas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Deolindo Nascimento, o órgão vem realizando o monitoramento integrado com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e as Superintendências de Desenvolvimento Rural (SDRs), assim como verificando os sistemas de drenagem e realizando limpeza em bueiros a fim de evitar transtornos causados pelas chuvas.

As equipes da Defesa Civil seguem visitando regiões afetadas e já traçou um plano emergencial para atender aos locais em situação mais crítica, que são: Parque da Vitória, Parque Eliane e Irmã Dulce na zona Sul, Vila Apolônio, Parque Brasil e Parque Alvorada na zona Norte, Vila Mandacaru, Pedra Mole e Vila do Avião na zona Leste, Pedro Balzi, Vila Verde e Deus Proverá na zona Sudeste e na zona Rural o acompanhamento será realizado no povoado Santa Luz, São Vicente e Cajazeira.

O trabalho da Defesa Civil está orientando os moradores quanto aos riscos da permanência nestas áreas, serviços de atendimento emergencial realizado pelo órgão e ainda sobre os requisitos para inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade no Programa Cidade Solidária, um dos serviços socioassistenciais do município. A Defesa Civil reforça que a população deve notificar à equipe quaisquer ocorrências por meio de ligação gratuita no número 153

Matrículas municipais de Oeiras começam quarta-feira (08)

Começa nesta quarta-feira, 08, o período de matrículas para novos alunos nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Oeiras. As vagas são destinadas a estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Os alunos veteranos já tiveram suas matrículas renovadas em dezembro. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) é de que, até 16 de janeiro, cerca de 6.200 alunos sejam matriculados nas 28 escolas que formam a Rede Municipal de Ensino.

Os interessados devem se dirigir às unidades de ensino no turno da manhã, de 8h às 11h, e no período da tarde, de 13h às 17h, portando os documentos do aluno. As aulas estão previstas para começar no início de fevereiro.

Escolha do Rei e Rainha do Carnaval de Teresina 2020

Resgatando a tradicionalidade das majestades do Carnaval de Teresina, estão abertas as inscrições para a escolha de Rei e Rainha 2020. Os interessados devem se encaminhar até a sede da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), situada na Rua Félix Pacheco, 1440, até o dia 31 de janeiro.

De acordo com o edital disponível nos sites da Prefeitura de Teresina e da FMC, os candidatos devem apresentar cópias da Identidade, CPF, comprovante de residência, número de celular ativo, número do PIS/PASEP ou NIT, número da conta bancária e foto promocional do proponente no ato da inscrição.

Para Mara Cardoso, Rainha do Carnaval 2019, a competição tem a importante missão de retratar o povo piauiense, principalmente as mulheres. “O concurso consegue dar voz a algumas minorias, além de ser um instrumento de empoderamento para grupos que antes não se viam representados”, diz.

Donos da folia, o Rei e a Rainha do Carnaval 2020 serão escolhidos no dia 7 de fevereiro, no Iate de Teresina. Com uma premiação de R$ 5 mil, os vencedores ainda cumprem uma agenda social, desenvolvida previamente pela Comissão do Carnaval (COC), no período pré, durante e pós-carnaval.

“Eles fazem parte da tradição desta festa que está chegando mais cedo. As majestades do Carnaval representam alegria e, sem dúvida alguma, isso não vai faltar. Queremos realizar uma festa da forma mais democrática para os piauienses”, afirma Paulo Dantas, gerente de promoção cultural da FMC.

Leia abaixo o edital: 

Edital Carnaval 2020

Pagamento de salários atualizados

A Prefeitura de Água Branca encerrou, nesta segunda-feira (30), o pagamento da folha dos servidores municipais do ano de 2019.

De acordo com o prefeito Jonas Moura, o salário dos servidores é uma prioridade em Água Branca. “Mantendo os pagamentos em dia, estamos valorizando os nossos trabalhadores, que, por sua vez, contribuem para a economia da nossa cidade”, diz o prefeito.

Para o secretário municipal de Finanças, Júnior Ribeiro, o que qualifica uma boa gestão é o cumprimento das obrigações. “Nos articulamos para manter nossos compromissos com a população, e isso acontece graças à equipe bem estruturada que possuímos e à gestão do nosso prefeito Jonas Moura”, afirma.

“No dia 20 de dezembro, pagamos o 13º salário dos nossos servidores e hoje conseguimos concluir os pagamentos do ano. Ficamos felizes por nossos esforços e planejamento, em conjunto com a Prefeitura, surtirem resultados”, finaliza o secretário de Administração, Antônio Romano.

O ano de 2019 foi marcado por uma série de conquistas para Água Branca. Na Educação, por exemplo, alunos da rede pública foram destaque em olimpíadas nacionais. Os educadores participaram de vários encontros e capacitações. Melhorias importantes foram iniciadas na cidade, incluindo a iluminação pública.

Crescimento do Samu nos municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Complexo Regulador Estadual do Piauí, conseguiu aprovação de 22 novas ambulâncias para renovação da frota do Samu em 2020. Os veículos serão distribuídos nos municípios de Altos, Angical do Piauí, Bom Jesus, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Cocal, Dom Inocêncio, Flores do Piauí, Floriano, Ipiranga do Piauí, Monte Alegre do Piauí, Oeiras, Parnaíba, Queimada Nova, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí e Teresina.

Segundo a coordenadora do Samu no Piauí, Christiane Rocha Leal, em 2019, houve muitos avanços para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Piauí. “Este ano conseguimos a implantação de novas bases do Samu estadual nos municípios de Socorro do Piauí, Inhuma, Lagoa do Barro, Várzea Grande, Pio IX, Monsenhor Hipólito, Palmeira do Piauí, Avelino Lopes e Nazaré do Piauí” , afirma Leal.

Neste ano, foram feitos ainda muitos treinamentos com os profissionais que atuam no serviço, como os médicos e enfermeiros da Unidade de Suporte Avançada do município de Oeiras. Houve qualificação junto ao Ministério da Saúde do Samu Aéreo do Piauí e das bases descentralizadas dos municípios de Água Branca, Cristalândia e São Raimundo Nonato.

Posts anteriores