Cidadeverde.com

Obras da UPA e Policlínica serão retomadas em Floriano

O governador Wellington Dias, em visita ao município de Floriano durante essa semana, realizou a assinatura de importantes ordens de serviço que beneficiarão milhares de florianenses, atendendo as reivindicações da Prefeitura de Floriano. Durante a solenidade de inauguração da Usina de Biodisel, Wellington Dias autorizou a retomada das obras da Unidade de Pronto Atendimento - UPA, garantindo a contrapartida necessária para conclusão dos trabalhos. 

Outra boa notícia anunciada é a garantia do repasse referente ao Fundo Estadual de Saúde para conclusão das obras da Policlínica de Floriano que estavam paralisadas. "Após diversas reuniões com o Governo do Estado sobre as necessidades dos florianense quanto a saúde municipal, participar deste momento traz uma enorme alegria pela importância e grandeza dessas obras para o município", ressaltou o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, que afirmou que os recursos para a aquisição dos equipamentos estão garantidos. 

O Governo do Estado anunciou, ainda, o recurso para reforma e ampliação do Centro Estadual de Tempo Integral -  CETI Fauzer Bucar e a autorização para elaboração do projeto e orçamento para ligação da base da UNIBRAS em Floriano para rodovia que liga Floriano a Itaueira e recapeamento e sinalização da usina para o balão rodoviário de Floriano, facilitando o escoamento da produção. "É com esta grande integração com o Governo do Estado, que caminharemos ainda mais para o progresso e desenvolvimento da Princesa do Sul", finalizou Joel.

Valorização da Educação em União

União realizou  através da Secretaria Municipal de Educação, a cerimônia de renovação de contratos e atualização de portarias do segundo turno de professores efetivos da rede municipal de ensino. 
O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) no auditório do Centro Cultural Benedito Martins Napoleão do Rêgo, e contou com a presença do prefeito Dr. Paulo Henrique, do secretário Marcone Martins e outras autoridades.

A solenidade foi direcionada aos professores celetistas que trabalharam em 2019 e aos professores efetivos que não acumulam cargos e que tem a partir de 10 anos de 40h ininterruptas.

Na oportunidade, o prefeito fez um pronunciamento aos presentes e explicou sobre as mudanças que vem sendo realizadas. “Estamos realizando mudanças necessárias para a melhoria da nossa Educação e para o avanço do nosso município. Precisamos ter consciência e pensar. Estamos lotando pessoas que passaram em concurso, processo seletivo... Não podemos colocar pessoas por escolha pessoal. Tenho visto a nossa educação pensando nas pessoas, nas famílias e nos alunos e é desta maneira que continuarei me portando”, citou.


Paulo Henrique reafirmou ainda o compromisso com os servidores e os estudantes. “Digo e repito! Não iremos fazer nada que a lei não permita. Quero reafirmar o respeito que temos pelos professores, pelos estudantes e seus familiares. Então estamos fazendo as coisas de maneira que a gestão trabalhe sempre pelo bem da população e repito, não faremos nada por cima da lei!”, destacou.

Consumo consciente da água em Oeiras

Despertar nos estudantes a consciência sobre a importância do uso racional da água, da conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos e informar sobre o reflexo da água tratada e do saneamento básico na qualidade de vida das pessoas. Esse é o objetivo do projeto 'SAAE nas Escolas', lançado esta semana, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oeiras.

A ação será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e trabalhará os temas através de palestras, reuniões, rodas de conversas e bate-papos, nas escolas da rede municipal de ensino. “Nosso objetivo e atingir o maior número de alunos da rede escolar municipal para que todos possam ter o conhecimento da importância da água e de como usa-la de forma correta e sem desperdício”, pontua Weslley Vieira, assistente social do SAAE.

Com o projeto, o SAAE quer reforçar a importância do consumo consciente da água no município. “Continuamos focados e empenhados nessas ações, pois entendemos que são fundamentais para o desenvolvimento dos cidadãos da nossa cidade”, ressalta Assuéro Rego, diretor do SAAE.

Novas inaugurações em Floriano

Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito Joel Rodrigues, esteve presente no bairro Catumbi, para realizar a inauguração dos serviços de pavimentação asfáltica, ação bastante aguardada pela comunidade. Desta vez, o asfalto chegou a Rua Frutuoso Pacheco, que dá acesso à praça José Negreiros. No ato, o prefeito esteve acompanhado pelo governador Wellington Dias e sua comitiva.

"Com muita gratidão, vivemos este momento ao lado do nosso governador Wellington Dias, que é um grande parceiro da nossa gestão, na realização dos avanços na mobilidade urbana levados aos florianenses", disse o gestor municipal. A comunidade foi beneficiada com um total de 15 km de massa asfáltica, melhorando o acesso da população ao centro da cidade e oferecendo mais qualidade de vida. A cidade segue com uma agenda de inauguração, encerrando o mês de janeiro.

Prefeitos aprovam proposta dos débitos na saúde

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, na manhã nesta terça-feira (28), reunião com prefeitos para tratar sobre o débito do Governo do Estado com os municípios no que se refere ao cofinanciamento na Saúde e aos Hospitais de Pequeno Porte (HPP).

 O objetivo da reunião foi discutir a proposta feita pelo Estado para que os repasses atrasados sejam pagos em 25 parcelas, com entrada de 10% do valor total do passivo de cada município a ser paga já no dia 30 de janeiro. As demais 24 parcelas serão quitadas em valores iguais.

 A proposta foi aprovada. Mais de 90 prefeitos participaram. O valor total do débito do Estado é de R$ 142 milhões. De acordo com o presidente da APPM, Jonas Moura, os atrasos desses recursos têm dificultado as ações na área prioritária da saúde pública.

 “Esse é um dos principais problemas enfrentados pelos municípios. Diante disso, temos, desde o início do ano passado, buscado uma solução e, depois de dialogarmos com o Governo, e com auxílio do Ministério Público, aprovamos e vamos formalizar a proposta”, explica Jonas.

Joel assina edital de convocação de servidores

Seguindo com a programação de inaugurações da gestão municipal, na manhã desta segunda-feira (27), o prefeito Joel Rodrigues deu mais um passo em valorização ao servidor público. Ao lado do vice-prefeito Antônio Reis, vereadores, secretários municipais e servidores, o prefeito Joel assinou o edital que convoca os candidatos aprovados no último concurso público.

De acordo com o decreto nº 058/2019, são convocados os candidatos relacionados no anexo I, que inclui os cargos de professor polivalência do 1º ao 5º ano, professor educação infantil, de geografia, educação física, história, matemática, ciências, educação física, português, técnico de enfermagem, motorista, auxiliar de serviços gerais, vigia, além de cargos como assistente social, enfermeiro, médico veterinário, nutricionista.

Os candidatos devem comparecer, pessoalmente ou por procuração, no auditório da Secretaria de Educação, a partir desta quarta-feira (29), das 8h às 13h. A lista referente a documentação necessária está descrita no art. 2º, do edital. O candidato convocado terá o prazo de 15 dias para comparecimento. “Vivemos um dia muito aguardado pela nossa gestão. Gratidão a todos que aguardaram por este momento e desejamos parabéns aos novos convocados”, disse Rodrigues.

O cronograma de inaugurações continua nesta terça-feira (28), com a inauguração da pavimentação asfáltica da Rua Frutuoso Pacheco, no bairro catumbi, às 10h.

Cumprimento do Piso Salarial para Educação

A Prefeitura de Floriano anunciou, durante coletiva de imprensa,  na manhã desta sexta-feira (24), o reajuste salarial dos servidores municipais da educação, de 12,84%, seguindo o Piso Nacional Salarial. O novo valor deve ser pago já a partir do mês de fevereiro, correspondente a janeiro, beneficiando centenas de profissionais. Com o reajuste, a folha de pagamento dos professores teve um aumento de mais de dois milhões ao ano. 

Segundo o prefeito Joel Rodrigues outra boa notícia para a categoria é a regularização do repasse salarial, que nos últimos dois meses estava sendo efetuado na segunda quinzena do mês, devido aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB, não serem suficientes para o pagamento no quinto dia útil, sendo complementado com o recurso próprio do município.

Ainda sobre a Educação, o prefeito Joel Rodrigues ao lado do secretário da pasta, Joab Curvina, afirmou que o edital de convocação dos professores aprovados no último concurso público deve sair na segunda-feira (27), antes do planejamento pedagógico das escolas.

Prevenção contra alagamentos em Campo Maior

Representantes de todas as secretarias municipais de Campo Maior e parceiros da Defesa Civil do município estiveram reunidos para a elaboração do Plano de Contingência de Combate às Enchentes e Apoio as Vítimas de Alagamentos. A proposta visa uma atuação planejada no socorro a população ribeirinha.

A reunião conjunta foi coordenada pelo secretário de Governo, Carlos Torres, e o superintendente da Defesa Civil, Edilson da Vargem. Durante a reunião foi detalhada a logística de atuação prevista dentro do Plano de Contingência de Combate.

Durante a reunião, que também contou com a presença da Polícia Militar e do Exército, foram acertadas as ações de apoio às famílias em caso de alagamentos ocasionados pelas chuvas em Campo Maior, cujo volume, já nesse mês de janeiro, está sendo considerado acima da média.

O superintendente da Defesa Civil em Campo Maior, Edilson da Vargem, informou que o organismo municipal está monitorando todo o comportamento do período chuvoso, onde no município já foi detectado um volume de precipitações acima da média. Segundo o superintendente, o acumulado esperado era de 120 milímetros para todo o mês de janeiro, mas na verdade nos primeiros 20 dias de 2020 já foram registrados mais de 400 milímetros de chuva no município.

Edilson disse que o volume atípico de chuvas já está preocupando as autoridades municipais, que com isso tiveram que apressar o planejamento de ações para minimizar os efeitos do período chuvoso.

Energia solar na agricultura irrigada dos municípios

O município de Oeiras está colhendo os frutos do uso da energia solar na agricultura irrigada. A ação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, está fomentando novos arranjos produtivos, dinamizando a atividade agrícola e gerando renda na zona rural do município.

Concentrando esforços e apostando em infraestrutura e uso racional da água, utilização de fontes renováveis de energia, assistência técnica e créditos rurais, a agricultura familiar está prosperando e transformando vidas no campo. Na comunidade Broco, situada na região do povoado Boa Vista, o produtor Valdo dos Santos Silva e sua família comemoram a produção de banana, irrigada através de kit de irrigação fornecido Secretaria Municipal da Agricultura, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Fomento à Irrigação (COFIR).

O produtor recebe acompanhamento técnico da equipe da Secretaria da Agricultura e acessou o crédito rural através do Banco do Nordeste, com objetivo de adquirir placas de energia solar para irrigação da lavoura. O resultado disso é que, semanalmente, a produção de Valdo está sendo comercializada no Mercado Municipal Dona Lili. O produtor comenta que está satisfeito com a produção e venda da banana e planeja ampliar sua área de plantação.

“Esta é mais uma atividade que comemoramos da produção com energia limpa e renovável promovendo geração de renda para as famílias do campo”, pontua o secretário municipal da Agricultura, Juvenal Souza.

Ação Integrada de Saúde em Floriano

A Ação Integrada de Saúde aconteceu nesta segunda-feira, no Assentamento Coelho, há mais de 25 km da zona urbana de município e levou atendimento especializado em várias áreas através da Secretaria de Saúde de Floriano. O vice-prefeito Antônio Reis, que na oportunidade representou o prefeito Joel Rodrigues, destacou a importância dos serviços de saúde ao homem do campo. “A Secretaria de Saúde está de parabéns por ações como essa que visam a melhora na qualidade de vida de quem vive na zona rural da cidade”, disse.

O evento mobilizou a comunidade e região. Como no mês de Janeiro se comemora duas importantes datas no calendário da saúde: Janeiro Branco (saúde mental) e Janeiro Roxo (combate à Hanseníase), a localidade foi palco de atendimento multiprofissional nessas áreas. “Essas ações trazem uma determinação clara do prefeito Joel de que o cuidado das pessoas deve ser integral, por isso, estamos mobilizando nossas equipes e desbravando cada território. Seja na zona rural ou urbana, mas queremos levar o melhor do atendimento multiprofissional a todos os florianenses”, disse James Rodrigues, secretário de Saúde de Floriano.

No setor de marcação e regulação de consultadas, 39 pacientes foram encaminhados. O Centro de Testagem e Aconselhamento realizou mais de 100 testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Nas consultas medicas, mais de 40 pessoas foram atendidas pelo médico clinico geral, outras 34 tiveram encaminhamentos ao médico referência em Hanseníase no Piauí, Aldemes Barroso.

O Caminhão da Saúde, equipado com consultório odontológico atendeu 15 pacientes. A ação contou ainda com aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. A equipe do CAPS ouviu pacientes da região e aplicou terapias comunitárias, além de visitas domiciliares e realizou dispensação de medicação controlada. A Farmácia Básica de Floriano atendeu pelo menos 30 pessoas que economizaram com a entrega de medicamentos gratuitos.

Posts anteriores