Cidadeverde.com

Festival de Talentos em Campo Maior

Neste sábado (18.05), a Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS irá realizar o Festival de Talentos da Juventude. O evento acontece a partir das 18 h, no Teatro Sigefredo Pacheco.

A iniciativa visa sensibilizar a população com relação a importância da defesa e proteção de crianças e adolescentes, valorizar a cultura e os talentos existentes, incentivar as potencialidades artísticas e estimular a interação e a convivência familiar e comunitária. Com as inscrições já encerradas, o festival terá várias apresentações divididas em 04 categorias, sendo elas capoeira, música, teatro e hip hop.

De acordo com o gerente de Projetos da SEMAS, Marcos Roberto, o festival não tem caráter competitivo e marca o encerramento da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

No sentindo de mobilizar, sensibilizar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente estão sendo realizadas diversas ações no município como rodas de conversas, palestras e debates com foco na prevenção e no enfrentamento.

Ascom

Batalhão da PM para Altos

Um dos primeiros requerimentos apresentados pelo deputado estadual Warton Lacerda (PT) durante a sessão dessa segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa, pede a instalação de um batalhão da Polícia Militar no município de Altos.

De acordo com o parlamentar, o município precisa com urgência de um reforço na segurança. “Esse é um pedido especial que fizemos pessoalmente ao governador Wellington Dias e também agora por meio de requerimento na Assembleia. É uma demanda urgente. Nossa população e os municípios da região precisam de mais segurança”, comenta.

 O deputado também solicitou, por meio de requerimento, a regionalização do Instituto de Saúde José Gil Barbosa, o Hospital de Altos, e o asfaltamento da PI-367, no trecho que liga Altos a José de Freitas.

“As duas cidades têm, juntas, cerca de 80 mil habitantes, além de comunidades rurais e assentamentos como o Quilombo, onde moram cerca de mil pessoas. Esse trecho da PI-367 é por onde acontece o escoamento da produção dessas duas cidades. Por isso, estamos pedindo ao governador essa importante obra para a região”, conclui.

Fonte: ascom

Campo Maior vai ganhar videomonitoramento

A cidade de Campo Maior deve ganhar reforço na segurança pública com a instalação de câmeras de videomonitoramento. Ruas e avenidas vão ser observadas 24h pelo avançado sistema que vai coibir a criminalidade e diminuir o número de ocorrências policiais.

O projeto requerido pelo prefeito Professor Ribinha avançou bastante nos últimos meses com a instalação, no município, da rede de internet estadual “Piauí Conectado”. O secretário de Segurança, Fábio Abreu, revelou que as câmaras vão possibilitar o reconhecimento de placas de veículos e rostos na entrada e saída da cidade, bem como na circulação em ruas da cidade.

“Temos uma boa notícia para Campo Maior. Pelo fato do município já ter recebido o “Piauí Conectado”, isso significa um grande avanço e que o sistema que vai ser implantado através de uma PPP vai estar conectado com sistemas de outras cidades”, revelou Fábio Abreu. “Dessa forma vamos coibir crimes de roubos de bancos, vamos ter solução de crimes mais graves e crimes mais leves também porque placas e rostos vão ser detectados”. 

Acompanhado do secretário Fábio Abreu, o prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, conheceu o sistema que será implantado na cidade. O gestor ficou empolgado com a tecnologia e com a sensação de segurança que a instalação do projeto vai trazer a cidade.

“Campo Maior vai ser uma das primeiras cidades do Piauí a contar com o videomonitoramento. Já havíamos mantido um contato com a secretaria de Segurança, recentemente voltamos a requerer o projeto e agora estamos bem próximos do início da instalação do sistema”, defendeu Professor Ribinha. 

CCOM - PMCM

Nova Ponte em Palmeirais

O final de semana foi de festa para o município de Palmeirais, que recebeu mais uma obra realizada pela Prefeitura. Com a presença da população e de autoridades, o prefeito Reginaldo Júnior inaugurou oficialmente a ponte “Enoque Teixeira e Silva”, mais conhecida como “Ponte do Espírito Santo”, que vai melhorar a mobilidade para os moradores da região.

A ponte é um convênio antigo com a Codevasf, firmado no ano de 2009. A obra passou quase dez anos parada e, após várias idas à Brasília, o prefeito Reginaldo Júnior conseguiu a liberação para reiniciar a construção, oferecendo uma contrapartida de R$ 100 mil da Prefeitura, já que o valor do contrato foi reajustado. O investimento se soma ao de outras obras de melhoria já entregues ou em andamento em Palmeirais, como reforma de escolas e de Unidades Básicas de Saúde.

A “Ponte do Espírito Santo” vai melhorar muito a mobilidade dos moradores da zona Rural. Ela passa por cima de um riacho que, quando transbordava no período chuvoso, impedia a travessia, prejudicando o transporte escolar e o acesso de ambulâncias.

Estavam presentes na solenidade de inauguração, o deputado federal Flávio Nogueira e o deputado estadual Flávio Nogueira Júnior. “Meus parabéns ao prefeito Reginaldo Júnior pelo empenho e determinação para que a ponte fosse entregue à população”, afirmou Flávio Nogueira ao destacar a importância da ponte para as comunidades Campestre, São Vicente e Olho D'água.

“Inaugurar a ponte do Espírito Santo é uma prova do nosso compromisso com Palmeirais. Fizemos a obra em tempo recorde e agora a ponte está pronta para acabar com os problemas do período chuvoso : ninguém mais vai ficar ilhado, aluno nenhum vai deixar de ir à escola e as ambulâncias vão chegar aos povoados da região com facilidade. Estou muito feliz por cumprir mais uma promessa de campanha”, destaca Reginaldo Júnior.

Fonte e fotos: ascom

Água Branca estimula família na educação

A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou, nessa sexta-feira (10), o projeto Família na Escola, que tem como objetivo principal incentivar a participação ativa da família na construção e consolidação do processo educacional de crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino.

 Através do Família na Escola, todas as unidades educacionais públicas do município desenvolvem atividades envolvendo pais, alunos, professores e demais profissionais da área. O intercâmbio entre família e escola é, de acordo com o projeto, fundamental para o desenvolvimento educacional.

A secretária de Educação, Cleidimar Tavares, pontua que a gestão educacional em Água Branca tem como pilar a inter-relação da escola com a família, em um processo mútuo, uma vez que a educação, para ter bases sólidas, necessita da presença da família na formação do indivíduo.

Na visão do prefeito Jonas Moura, “o próprio espírito de cidadania, ou seja, o desenvolvimento do indivíduo enquanto membro consciente do seu papel transformador social depende da conexão contínua entre a família e a escola, de modo a preparar a criança e o jovem para a construção social”.

 Cronograma do Família na Escola

13.05 – Escolas Adelaide Rosa e Jeremias Catarino (EJA noturna)

14.05 – Escola Joaquim Parente

15.05 – Escolas Joaquim Calado e Tia França (EJA noturna)

17.05 – Escola Pequeno Príncipe

21.05 – Escola Lourenço Lima

22.05 – Escolas Adelaide Rosa e João Batista Gougeon

23.05 – Escolas Maria de Sousa, Anatália Carneiro e João Justo

24.05 – Escolas Ennes Fonseca e Joaquim Calado

31.05 – Escola Joaquim Parente

PI 245 está sendo recuperada em Picos

A Prefeitura de Picos em parceria com o Governo do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PI), Secretaria de Obras, Habitação e Urbanismo (Sohu) estão recuperando o trecho do asfalto da rodovia estadual PI 245, na altura do bairro Ipueiras. A obra é executada pela Soma Construtora em parceria com a Sohu e tem uma extensão de 400 metros.

O trabalho  teve início essa semana  com a remoção do asfalto irregular através dos equipamentos da Sohu, em seguida, será feito a compactação do solo com material apropriado, para que em seguida seja aplicada uma nova camada de asfalto.

Oeiras contra exploração de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), iniciou esta semana as ações do projeto “18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, em Oeiras. O objetivo principal do projeto é conscientizar, sensibilizar e informar a população sobre a gravidade da violência sexual infantil.

Nesta segunda e terça-feira, 06 e 07, as equipes do CREAS e Conselho Tutelar levaram para escolas da cidade o debate sobre o tema, através da exibição de sessões do curta-metragem “O Silêncio de Lara”, que aborda a temática e pode ajudar crianças e adolescentes a se prevenirem de abusos e até mesmo denunciarem os agressores.

O filme foi exibido para estudantes do Instituto Federal do Piauí – IFPI Campus Oeiras e Escola Municipal Visconde da Parnaíba, na segunda; e para alunos da Escola Municipal Juarez Tapety, nesta terça. Na quinta-feira, 09, o curta será apresentado para os adolescentes matriculados no CETI Pedro Sá.

Finalizando a programação do projeto, o CREAS promove na sexta-feira, dia 17, na Praça de Eventos, um encontro com apresentações artísticas e entrega de premiação para os estudantes que obtiverem o melhor desempenho na elaboração de uma redação sobre a temática do 18 de maio.

Congresso das Cidades surpreende expectativas

O Congresso das Cidades 2019 já deixa o gosto de saudade de um evento que superou  as expectativas de público e cresceu ainda mais pela credibilidade do Grupo de Mídia Cidade Verde e dos parceiros da realização da iniciativa, que já entra para história como um dos maiores eventos municipalistas piauienses e também de toda a região nordeste. Com 204 prefeitos inscritos,  o Congresso encerrou a segunda edição também festejando o número expressivo de participação de secretários municipais, vereadores, lideranças, estudantes, professores e outros representantes da sociedade em geral,  que prestigiaram as palestras, workshops, oficinas e visitaram  stands empreserais e de instituições públicas presentes  com exposição de  conteúdos do que há de melhor para o bom desenvolvimento e qualidade de vida dos moradores dos mais váriados e distantes  rincões do Piauí.

Que o conteúdo de aprendizagem adquirido nos três dias de Congresso seja bem aplicado nas gestões e que mais experiências administrativas exitosas possam ser evidenciadas no III Congresso das Cidades que irá ocorrer em 2021. Até lá!

Foto: Roberta Aline/cidadeverde.com

 

Água Branca expõe projetos no Congresso das Cidades

Representantes de várias secretarias municipais de Água Branca participam, nesta terça (7), do II Cogresso das Cidades, em Teresina.

O secretário municipal de meio ambiente, José Sales, foi um dos palestrantes do Fórum Estadual dos Secretários. O gestor falou sobre sobre a gestão dos resíduos sólidos e o projeto de ICMS ecológico.

"O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que dá acesso a recursos financeiros arrecadados pelo Estado em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais. Nós já conseguimos esse incentivo em anos anteriores e já estamos nos trâmites finais para sermos contemplados também em 2019", explica.

O representante da Vigilância Sanitária de Água Branca, o agente técnico Carlos André também participou do Seminário Piauí Mais Simples, que tratou sobre projetos e vistoria na área sanitária.

O Congresso das Cidades segue até está quarta-feira (8), no Atlantic City, em Teresina.

Sucesso de público na abertura do Congresso das Cidades

  • _MG_3786.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3783.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3781.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3776.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3773.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3765.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3764.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3757.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3755.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3751.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3747.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3739.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3736.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3734.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3725.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3722.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3719.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3717.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3712.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3710.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3702.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3696.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3689.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3683.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3682.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3679.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3674.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3671.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3663.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3659.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3649.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3645.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3643.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3633.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3620.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3616.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3608.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3603.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3591.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com
  • _MG_3585.jpg Letícia Santos/Cidadeverde.com

 

Prefeitos de norte a sul do Piauí prestigiaram o primeiro dia do II Congresso das Cidades que teve início na tarde de ontem no Atlantic City.  O evento contou com a Palestra “Cidades do Futuro” proferida por Alexandre Sousa,  com  a Premiação da X Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, a solenidade oficial de abertura e ainda com as palestras de Rodrigo Maia,  presidente da Câmara dos Deputados, e Davi Alcolumbre,  presidente do Congresso e do Senado Federal.

 

 

Posts anteriores