Cidadeverde.com

Educação recebe equipamentos em Floriano

Na manhã desta quinta-feira (11), a Secretaria Municipal de Educação recebeu novas carteiras escolares que atenderão a necessidade de alunos da rede municipal de ensino, das zonas urbana e rural. A primeira remessa foi recebida ainda no mês de março com um total de 227 carteiras que foram distribuídas em nove escolas municipais. Hoje pela manhã (11) o município recebeu mais 223 carteiras, que serão distribuídas em mais dez escolas, totalizando 450 carteiras.

A aquisição dos novos mobiliários busca garantir maior comodidade aos alunos, contribuindo para melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem na rede. De acordo com o secretário de Educação, Joab Curvina, “a ideia é oferecer melhores condições de trabalho e de ensino nas escolas do município”, finalizou. O prefeito Joel Rodrigues esteve presente durante o recebimento dos materiais, acompanhado do secretário de Governo, James Rodrigues.

Ascom

Melhorias na rede de esgotamento em Oeiras

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oeiras (SAAE) está intensificando a manutenção e melhorias nas redes de abastecimento de água e esgoto sanitário do município de Oeiras, visando o bem-estar dos oeirenses.

Nesta semana, as equipes da autarquia realizaram a manutenção e melhorias na rede de esgotamento sanitário do Bairro Oeiras Nova. A exemplo da Avenida Petrônio Portela, onde a equipe do SAAE realizou a desobstrução de alguns trechos da rede de esgoto da rua e realizou a troca das tampas danificadas dos poços de visitação.

O investimento feito nessas manutenções integra o planejamento da autarquia visando a melhoria, ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário de Oeiras. O SAAE informa que está sempre atento às necessidades de manutenções na rede, executando os serviços de forma a garantir a segurança operacional do sistema, mas também de quem transita pelas vias da cidade. 

Fonte: Ascom

Futebol de areia em Sigefredo Pacheco

A Prefeitura de Sigefredo Pacheco promove de 11 a 20 de abril o 18º Campeonato da Aleluia de Futebol  de Areia. O evento irá contar com 41 equipes inscritas participando da maior competição esportiva do município, divididas entre as categorias sub 14, sub 17, adulto e veteranos com uma premiação de R$ 6.900,00.

A competição ocorre em uma quadra de areia as margens do açude de Sigefredo Pacheco com partidas sempre pela manhã e tarde, com realização do Departamento de Esportes e total apôio da prefeitura local através do prefeito Oscar Bandeira.

 

Palmeirais na Marcha dos Prefeitos

O prefeito de Palmeirais, Reginaldo Júnior, participa da  Marcha dos Prefeitos em Brasília. O evento segue até a próxima quinta (11/04), onde o gestor  participará de encontros com autoridades e também de painéis que vão tratar de assuntos como gestão, modernização  e transparência.

O evento também trata de pautas municipalistas como mudanças no Pacto Federativo e reajustes em programas federais, principalmente em áreas prioritárias do governo municipal, como saúde, segurança e educação. “É o maior evento político do Brasil onde os prefeitos se unem para buscar investimentos para suas cidades”, destaca Reginaldo Júnior. 

A agenda do prefeito também prevê uma visita ao deputado Federal Flávio Nogueira e aos senadores piauienses. “ Essa articulação política é muito importante para conseguir recursos e projetos para Palmeirais”, finaliza o prefeito.

Fonte: Ascom

Oeiras investe no patrimônio histórico

Quem passa pelo Centro Histórico de Oeiras percebe a melhoria na iluminação de um dos principais cartões postais da cidade. A Prefeitura Municipal instalou luminárias de LED na Praça das Vitórias e Praça Costa Alvarenga, valorizando o patrimônio arquitetônico e levando mais beleza aos prédios históricos.

A nova iluminação possui melhor desempenho, maior durabilidade e é mais econômica que a antiga, que será realocada para o Passeio Leônidas Melo e Praça da Bandeira. Segundo o prefeito José Raimundo, a intenção é iluminar os locais que servem como ponto de encontro da população, possibilitando uma melhor utilização e conservação dos espaços públicos.

“Com isso, a população e os visitantes da cidade podem usufruir das praças com mais conforto, comodidade e segurança, podendo, inclusive, utiliza-las para a prática de atividades físicas, como a caminhada”, acrescenta o prefeito.

Outros espaços urbanos, como a Praça Maria de Cota, no Bairro Canela, e as praças Rocha Neto e Anchieta Filho, no Centro – também passaram por intervenções na iluminação pública, recebendo lâmpadas de LED.

Valorização e conservação do patrimônio histórico

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, destaca que a nova iluminação do Centro Histórico contribui para a valorização e conservação do patrimônio histórico da cidade. “Essa iluminação valoriza as fachadas e vai melhorar toda essa área que é importante para os turistas, que estarão em Oeiras durante a Semana Santa”, diz o secretário, lembrando que a Prefeitura Municipal é parceira da Igreja Católica na realização da Semana Santa de Oeiras, considerado o maior evento religioso do Piauí.

“A Prefeitura oferece todo o apoio à Semana Santa de Oeiras, na parte estrutural e logística da manifestação religiosa e cultural, como os equipamentos de som utilizados em todas as cerimônias; a melhoria e restauro dos Passos, que são cuidados por famílias de Oeiras, mas que a Prefeitura, antes das celebrações, cuida de todos os reparos, pintura, consertos no teto. Além disso, realiza todo um trabalho de melhoria e preparação para essa época, mobilizando a rede turística da cidade, envolvendo hotéis, bares, restaurantes. E também investindo numa programação alternativa cultural, para que o turista que esteja na cidade possa aproveitar esse período, desfrutando de uma programação aberta em toda a rede de casas culturais, como museus e casas de cultura, todas elas com suas programações divulgadas”, detalha Stefano Ferreira.

Este ano, a agenda cultural elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com as casas de cultura da cidade, terá o lançamento do livro “Pedaços de Mim”, do economista oeirense Olavo Braz, no dia 11 de abril, no Solar das Doze Janelas; a abertura da exposição “Impressões Afetivas da Velha Urbe”, do arquiteto oeirense, Evandro Veras, no Museu de Arte Sacra (MAS), dia 12 de abril, a partir das 9h e o show musical com Vanúsia Marques e Banda, no Passeio Leônidas Melo, no dia 19, a partir das 23h.

“A Prefeitura é o único órgão governamental que apoia a Semana Santa de Oeiras, como forma de valorização do patrimônio imaterial da cidade e importante destino do Turismo Religioso do Estado do Piauí. São várias secretarias envolvidas nas melhorias dos logradouros públicos por onde a manifestação passa, logística em relação ao som das celebrações, programação cultural alternativa”, acrescenta o secretário.

Fonte: Ascom

Ajuda aos desabrigados de União

A Comissão Municipal de Defesa Civil de União realizou reunião para tratar de ações que estão sendo realizadas no município. A reunião geral da comissão foi realizada na tarde desta segunda-feira (08) na sede da Prefeitura e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique, membros do Corpo de Bombeiros e demais membros da comissão.

“Já estamos fazendo um monitoramento das áreas atingidas e ao mesmo tempo um levantamento dos danos causados pela inundação fluvial em nossa cidade. Estamos prestando atendimento às famílias atingidas, ofertando espaços para quem ficou desabrigado e ofertando outros tipos de serviço e ajuda. Pedimos o apoio e a colaboração da população unionense”, disse o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

De acordo com o Presidente da Comissão, David Miranda, a comissão formou outras equipes que estão percorrendo as várias áreas do município que foram atingidas com o objetivo de fazer, também, um relatório para emissão de parecer.

Ainda na tarde do último domingo (07), o Secretário de Obras, Aderson Jardiel e o Procurador Geral do Município, Dr. Pedro Costa estiveram percorrendo algumas áreas da cidade que foram atingidas. “Fizemos uma vistoria e conversamos com várias pessoas. Infelizmente a inundação trouxe prejuízos para muitas famílias e para o município. Algumas estradas estão danificadas, impossibilitando o acesso das pessoas e dos transportes. Estamos agindo para trazer soluções rápidas e eficazes”, comentou o Procurador Geral do município.

APPM arrecada donativos para vítimas das chuvas

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) iniciou campanha de arrecadação de donativos para vítimas das fortes chuvas que têm ocorrido em todo o Estado.

De acordo com a entidade, muitos municípios estão sofrendo com o período chuvoso, que tem causado prejuízos para dezenas de famílias, muitas delas tendo perdido tudo.

“Muitos prefeitos decretaram estado de emergência. Muitas famílias perderam tudo, infelizmente. É nosso dever ajudar”, pontua Jonas Moura, prefeito de Água Branca e presidente da APPM.

O ponto de arrecadação de donativos é na sede da Associação Piauiense de Municípios - que fica na Avenida Pedro Freitas, nº 2000, Bairro Vermelha, CEP 64018-900, em Teresina, ao lado do TCE-PI.

Os principais itens a arrecadar são alimentos não perecíveis, roupas, lençóis, cobertores, produtos de higiene pessoal e água, mas a APPM ressalta que qualquer doação é importante.

 Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (86) 2107-7900 e 2107-7919.

Ascom

Esforços para reparar danos da chuva em Oeiras

O prefeito José Raimundo visitou na manhã deste sábado, 06, os pontos mais afetados pela forte chuva registrada em Oeiras, entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira. O gestor montou uma força-tarefa para realizar os reparos necessários para garantir mais tranquilidade e segurança à população.

A Prefeitura de Oeiras está monitorando as áreas com situação mais crítica e, durante toda a semana, concentrará esforços para solucionar os problemas nos trechos danificados em diversas áreas do município, tanto na zona urbana, quanto na zona rural.

Os trabalhos vão desde intervenções emergenciais utilizando máquinas em trechos comprometidos pela chuva até a recuperação de calçamento em ruas afetadas pelo temporal. As ações são executadas por órgãos municipais no sentido de acelerar a resolutividade dos problemas e minimizar os impactos das chuvas nessa época. 

Ascom

Mutirão Floriano Limpa começa na segunda-feira

O prefeito Joel Rodrigues definiu, junto com secretários e diretores, a data de início do “Mutirão Floriano Limpa, Todos Contra o Mosquito”, uma campanha de limpeza de ruas e sarjetas, capina, poda, recolhimento de entulhos das ruas e dos quintais das residências. A ação, que começa na próxima segunda-feira, 8 de abril, é realizada pela secretaria Municipal de Saúde e tem como grande parceria a secretaria de Infraestrutura, que também terá equipe paralelas para serviços de iluminação pública e tapa-buracos. Cerca de 300 pessoas estarão envolvidas no mutirão, entre servidores da Infraestrutura e agentes de saúde e de endemias.

O trabalho será iniciado pelo bairro São Cristóvão e terá como pontapé inicial as proximidades da UBS Dirceu Arcoverde, às 8h, da segunda-feira. O bairro faz parte da região central, a primeira das cinco regiões divididas para a ação. Nesta etapa também são contemplados: Centro, Manguinha, Bosque Santa Teresinha, Jacob Demes, Caixa D´Água e parte do Irapuá I. A sequência do cronograma tem como base as regiões com maior incidência do mosquito Aedes Aegypti, que transmite doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. 

Nos dias que antecedem a chegada das equipes a cada região, a secretaria de Comunicação avisará a população, através de redes sociais e carro de som volante, para que a população também possa fazer a limpeza dos quintais e leva-los para a frente das casas, para que a prefeitura faça o recolhimento dos entulhos. Mais de 50 bairros e residenciais receberão o mutirão, que nos últimos dois anos, ajudou a reduzir a incidência do mosquito em Floriano e, consequentemente, o registro de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Segundo a secretária de Saúde, Thais Bráglia, desde que foi instituído o Mutirão Floriano Limpa, o número de casos de doenças, provocadas pelo mosquito vem caindo. Em 2017 foram notificados e confirmados 102 casos de Dengue e 166 de Chikungunya. Após o Mutirão, em 2018 foram notificados 4 casos de Dengue, com 3 casos confirmados e nenhum caso de Chikungunya. Em 2019, até o momento, foram notificados 3 casos e 2 confirmados. Não há registro de Chikungunya.

“Vamos chegar a todos os bairros, mas este trabalho é de todos e só terá seu objetivo alcançado, se a população também fizer a sua parte”, lembrou o prefeito Joel Rodrigues.

Fonte: Ascom

Chuvas podem isolar localidades de Barras

 

Foto: longah.com

As chuvas que tem atingido  Barras nos últimos dias podem provocar o isolamento de comunidades da zona rural do município. Localidades como Puba, Isabelinha,  São Luís, e Murici sofrem com a grande quantidade de água que tem atingido estradas e riachos  e o risco de isolamento em algumas delas é certo se continuar chovendo nas próximas horas. Segundo informações da imprensa de Barras  na localidade São Luis, existe um ponto de alagamento (riacho) que já transbordou podendo isolar a região da Formosa, Três Caminhos, Santa Rosa  entre outras.

A população de Barras teme que o Rio Longá possa subir mais o nível e represar as águas do Marataoan, como aconteceu em 2009, provocando áreas de alagamento tanto na zona urbana quanto na área rural do município.

O prefeito  de Barras Carlos Monte decretou estado de emergência nesta quinta e visitou as localidades mais críticas. A Prefeitura de Barras instalou um  Gabinete de Crise que está funcionando na Rua Leônidas Melo, antiga Casa de Pedra. Em caso de emergências, desabrigados ou isolados em situação de risco, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil através dos números (86) 99431-1987 (Whats App) e (86) 98103-7205.

Com informações:  longah.com

Posts anteriores