Cidadeverde.com

Loteamentos de Oeiras devem seguir o SAAE

Para recebimento pelo SAAE, as obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, no município de Oeiras, devem ter sido construídas dentro das normas técnicas como ter vigentes e atendendo os parâmetros da concessionária, respeitando o projeto aprovado pelo órgão. Desde que entrou em funcionamento, o SAAE elaborou algumas diretrizes para o recebimento de empreendimentos, para que a operação e manutenção do sistema de água ou de esgoto fique  a cargo do órgão.

Um dos engenheiros da equipe do SAAE, Laerson Vieira, frisa que a autarquia não vai gerir nenhum sistema cujo projeto não obedeça às diretrizes do órgão. “De início, os proprietários, antes de iniciar as obras de abastecimento de água do loteamento, devem procurar o SAAE para ver se existe viabilidade de ligação no sistema existente da autarquia”, explica.

“O proprietário deve entrar com um pedido para solicitar um estudo de viabilidade por intermédio do SAAE. Nossa equipe realiza esse estudo para analisar se a nossa rede tem suporte para o loteamento, tanto em reservação quanto em distribuição de água. Caso o nosso sistema não consiga suprir a demanda naquele setor, o proprietário terá que fazer um sistema próprio”, complementa.

De acordo com o engenheiro, as diretrizes são necessárias para que não ocorram problemas futuros com o gerenciamento da água dos loteamentos. “Assim evitamos sistemas que não tenham a capacidade de suprir toda a população instalada no empreendimento, por ter uma reservação insuficiente, provocando a falta de água”, enfatiza Laerson Vieira.

O usuário pode se dirigir ao SAAE para solicitar todas as diretrizes necessárias para recebimento do loteamento por parte da autarquia. “Nossa principal preocupação é aprimorar o sistema e, consequentemente, não ter problemas futuros”, finaliza o engenheiro. 

Ministro do Turismo visitará São Raimundo Nonato

Foto: Mtur/divulgação

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, visitará São Raimundo Nonato (PI), no dia 10 de junho, com o objetivo de conhecer o potencial turístico da região. A data foi marcada em reunião com o senador Marcelo Castro (MDB-PI), nesta quarta-feira (22), no Ministério do Turismo. O convite havia sido feito, em abril, pelo parlamentar e pelo governador do estado, Wellington Dias.

 Durante a reunião desta quarta, o parlamentar falou sobra a importância da região e destacou que ela abriga o Parque Nacional da Serra da Capivara, onde se encontram os vestígios arqueológicos mais antigos das Américas. Além disso, lembrou que ali também se encontram o recém-criado Museu da Natureza, que conta a história da fauna e da flora da região da caatinga; e o Museu do Homem Americano, entre outras atrações que atraem visitantes do mundo inteiro.

 O parlamentar pediu ainda ao ministro melhorias de infraestrutura para promover todo o potencial do turismo cultural, histórico, arqueológico e ambiental da região. Entre as demandas, citou a duplicação de estradas que dão acesso a São Raimundo Nonato e a construção de ciclovias.

 “Foi uma reunião muito positiva”, disse o senador Marcelo Castro. “O ministro virá para ver nossa querida São Raimundo Nonato e para ajudar na nossa infraestrutura, para que os visitantes fiquem encantados não apenas com as belezas naturais, mas também com as belezas da nossa cidade”, completou.

O ministro se comprometeu a visitar o local e lembrou que a pasta, em parceria com o Sebrae, lançará programa que contempla rotas turísticas que incluem São Raimundo Nonato. O projeto identifica opções de investimentos nas rotas e permite que elas sejam vendidas, futuramente, em feiras de turismo internacionais.

Fonte: ascom

Melhoria no abastecimento de água em Guadalupe

Os moradores dos bairros Cruzeta e Bela Vista, na cidade de Guadalupe, localizada a 337 quilômetros de Teresina, receberam um reforço no abastecimento que está garantindo mais água nas torneiras.

Através de um acordo com a Secretaria de Fazenda (SEFAZ), a Agespisa passou a operar um poço com vazão de 10 mil litros por hora, localizado no posto fiscal da cidade. Após constatar que a água está dentro dos padrões de potabilidade, a empresa instalou uma bomba e interligou o poço à rede de abastecimento dos bairros Cruzeta e Bela Vista.

“Com esse reforço, 100% dos moradores estão abastecidos. São cerca de oito mil pessoas diretamente beneficiadas”, ressalta o diretor de Operações, José Maria de Carvalho. Além do poço, o fornecimento também é feito pela Estação de Tratamento de Água da cidade.

Localizados numa área alta de Guadalupe, os bairros Cruzeta e Bela Vista enfrentavam dificuldades no abastecimento em razão da topografia elevada. 

Avanços no Hospital de União

Os plantões do Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado estão devidamente regularizados. O prefeito do município, Dr. Paulo Henrique, conseguiu articular junto aos médicos contratados para que diariamente tenha à disposição da população ao menos dois médicos plantonistas para atender as demandas.

Na manhã desta terça-feira (21), o gestor realizou vista técnica ao local e acompanhou de perto como vem sendo realizado o atendimento. “Viemos conversar com a direção do hospital e também com os médicos e pacientes para checarmos se está tudo indo bem. O atendimento de qualidade é um direito dos unionenses e estamos trabalhando para garantir que este melhor mais a cada dia! A regularização dos plantões é apenas o começo de outras melhorias que estamos buscando”, destacou.

A população pode conferir através de tabela como está sendo realizado o atendimento no Hospital:

Incentivo a projetos científicos em Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações está realizando a “Oficina de Projetos para a Popularização da Ciência”. O evento que acontece no Auditório da SEMED iniciou na manhã desta segunda-feira (20) e segue até terça-feira (21), das 08 às 18 horas.

Direcionada a diretores, professores, coordenadores e técnicos da rede municipal de ensino, a oficina possui carga horária total de 40 horas, divididas em 16 horas para a realização de atividades presenciais e em 24 horas para produção a distância.

“Esse momento é muito oportuno, impar e de muitas contribuições, pois vamos estar aprendendo técnicas científicas de como elaborar projetos e buscar recursos junto a outras instituições e parceiros que também investem em educação”, afirmou a secretária municipal de Educação, Conceição Lima.

Na oportunidade, além de dar as boas-vindas, a secretária Conceição Lima parabenizou a todos pelo resultado alcançado na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras 2019 e agradeceu ao prefeito Professor Ribinha por sempre acreditar, incentivar e investir cada vez mais na educação.  

A oficina está sendo ministrada pelos professores Carlos Wagner Costa e Alex Armênio, abordando temas como: A elaboração de projetos científicos e culturais para editais em órgãos de fomento, Ensino por investigação, Planejamento estratégico, Como fazer um projeto?, O método investigativo em diversos ambientes com perguntas, deduções, hipóteses, Templates, Tipos de Editais, Tipos de Planejamento, Como obter financiamento, Projetos de pesquisa e extensão, Monitoramento e elaboração de relatório, Plano de ação, Elaboração do projeto e outros.

 “Nós somos privilegiados por estar recebendo esse trabalho. E se nós professores, diretores, coordenadores nos atualizarmos, estaremos preparados para trabalhar com esses projetos, fazendo com que os nossos alunos possam chegar cada vez mais longe. Então Campo Maior não pode ficar de fora desse aprendizado, desse contexto”, declarou a professora e orientadora de iniciação científica Silvana Orsano.

Empreendedorismo no sertão

Em Pio IX, a Semana Nacional do Microempreendedor 2019 foi iniciada na noite de quinta-feira (16), no auditório da Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio (UESNP). O evento, realizado pelo Espaço do Empreendedor do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Prefeitura de Pio IX, contou com uma palestra motivacional, ministrada por Mury Campos.

“Foi um excelente trabalho, em que promovemos a autoanálise entre os participantes, a reflexão sobre a vida, a família e o trabalho, para que eles possam encarar o dia a dia com mais positividade, acreditando em sua capacidade de atuar, efetivamente, pela melhoria do nosso país”, declara Mury Campos, que é facilitador externo do Sebrae, auditor de qualidade do Bureau Veritas, já tendo atuado em países como a Suíça e Portugal, e prestado serviços para empresas públicas e privadas de todo o Brasil.

O evento contou com ampla participação de empresários e microempreendedores, comerciantes e estudantes de Pio IX.

A agente de Desenvolvimento Municipal, Alcizete Alencar, comenta o sucesso do evento de abertura da Semana do Microempreendedor no município.

“Nós pudemos ver no rosto dos participantes a importância desse evento. Eles saíram daqui mais motivados e agradecidos pela oportunidade de participar da palestra do Mury Campos, que, além da qualidade do conteúdo, transmitiu tudo de maneira leve e descontraída”, destaca Alcizete, informando que outras atividades serão realizadas no decorrer da Semana.

“No dia 24, teremos duas oficinas, com turmas já lotadas, para capacitar os participantes para a criação de lojas virtuais e anúncio de produtos em sites”, explica Alcizete.

Para Carlos Jeferson, microempreendedor individual e fabricante da Cajuína Salina, em Pio IX, o evento foi “uma injeção de autoestima e confiança na luta pelos nossos sonhos. Deu para ver que, assim como eu, todos os presentes ficaram bastante satisfeitos com a palestra”, diz o microempreendedor.

Já para o participante Jeferson Alencar, que também esteve presente na palestra de Mury Campos, o momento foi de grande valia para a formação profissional. “Estou muito feliz em ter podido participar. Não é sempre que estamos otimistas, e é preciso estarmos preparados em todos os momentos para atender da melhor maneira os nossos clientes e enfrentar os desafios de gerir o próprio negócio. A palestra do Mury Campos foi de grande proveito para a nossa capacitação”, diz o empreendedor.

A agente de Desenvolvimento Municipal, Alcizete Alencar, agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento. "Gostaria de agradecer à direção da Uesnp pela parceria, através da Corrinha Gonçalves, bem como aos demais funcionários da escola; e o empenho dos nossos funcionários Alexandra Rodrigues, Graças, Erick Antão e Bárbara na realização do evento", destaca Alcizete, informando ainda que mais coisas boas estão vindo para os empreendedores de Pio IX. 

“Nesta sexta-feira, anunciamos, no Espaço do Empreendedor, para todos os empresários locais, o segundo Feirão de Negócios, que acontece no início de julho”, finaliza.  

Buriti dos Lopes inaugura nova estação de tratamento

No próximo sábado, 18 de maio, ao meio dia, acontecerá a inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na localidade São Domingos, município de Buriti dos Lopes. Serão cerca de 16 comunidades atendidas pela nova ETA.

A obra, orçada em mais de R$ 2,5 milhões, vai beneficiar mais de 130 famílias e foi construída com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) na gestão do ex-presidente e atual deputado estadual Henrique Pires (MDB).

 “Fico feliz, como gestor público, em saber que o nosso trabalho está beneficiando comunidades que realmente precisam em todo o Piauí”, disse Henrique Pires.

 “Todas essas obras tem beneficiado as comunidades de Buriti dos Lopes graças ao trabalho da Prefeitura, de deputados como Henrique Pires e de parcerias coma a feita com a FUNASA”, destacou Júnior Percy, prefeito da cidade.

 Em Buriti dos Lopes foram implementados mais de 10 sistemas de abastecimento de água com recursos da FUNASA.  

Capacitação do Unicef reúne 38 cidades piauienses

Promoção da igualdade racial e o desenvolvimento de ações para proteção de crianças e adolescentes foram os temas centrais do 4º Ciclo de Capacitação do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizado nesta quinta-feira, 16, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, em Oeiras.

O encontro reuniu representantes da gestão pública de 38 municípios piauienses, articuladores do Selo UNICEF, membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança (CMDCA), Conselheiros Tutelares e gestores e técnicos de Assistência Social. Esta foi a terceira vez que o município de Oeiras foi escolhido para sediar uma edição do Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF.

Nesta edição, o Ciclo abordou temas relacionados à proteção de crianças e adolescentes – estratégia de promoção da igualdade racial implementada na rede escolar; serviços integrados de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência; atendimento socioeducativo e ações multissetoriais de proteção ao direito dos adolescentes e contra a violência implementadas nos municípios.

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de centenas de municípios, que assumiram junto ao UNICEF, o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
Segundo o UNICEF, a experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

Bom Jesus desperta atenção de estrangeiros

A vice-prefeita, Cledja Moreno Benvindo, e o secretário municipal de Agricultura, Elvinhas, acompanharam, na manhã desta quarta-feira (15), uma comitiva de oito pecuaristas colombianos em visita à Fazenda Aliança, pertencente ao grupo Alvorada. O propósito do grupo de empresários é conhecer as potencialidades de Bom Jesus, já consolidada como celeiro agrícola, também na pecuária.

A comitiva participou de uma demonstração expositiva da estrutura e das atividades desenvolvidas na fazenda e em seguida foi feita a visita de campo. 

“O objetivo dessa visita técnica foi demonstrar as potencialidades da pecuária bonjesuense para atrair investidores a fim de alavancar o setor, de forma semelhante ao ocorrido no Cerrado com as culturas da soja e do milho”, relatou a prefeita em exercício, Cledja Benvindo, ressaltando que, atualmente, o rebanho de Bom Jesus é o terceiro maior do Sul do Piauí, com aproximadamente 27 mil cabeças de gado.

Já o secretário de Agricultura, Elvinhas, enfatizou que a unidade visitada, a fazenda Aliança, da família Fritzen, é referência no uso de tecnologia de ponta na pecuária de corte, com um rebanho aproximado de 5 mil bovinos de ótima qualidade. “A família Fritzen, proprietária do empreendimento, é produtora de soja e milho no Cerrado e há 6 anos iniciou suas atividades na pecuária de corte com a eficiência que lhe é peculiar”, disse.

Prefeitura quer Guarda Municipal em União

Nessa terça-feira (14), o prefeito Dr. Paulo Henrique esteve reunido com o vice-prefeito de José de Freitas, Antônio Abreu; o vereador Frankilandy e o presidente do sindicato dos Guardas Municipais, Ivanildo Henrique. Na oportunidade, foi debatida a futura implantação de uma Guarda municipal em União em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, que fará a doação de viaturas e armas.

O projeto viabilizará mais segurança para a população e reforçará o trabalho que já é realizado pelas polícias Militar e Civil. “É um desejo de todos nós e é viável, porém precisamos organizar metodicamente o projeto para executá-lo”, informou o prefeito.

Posts anteriores