Cidadeverde.com

Água Branca comemora 65 anos

O município de Água Branca completou, nesta segunda-feira (1º), 65 anos de emancipação política. Para comemorar a data, a Prefeitura realizou, no domingo (30), uma série de atividades, entre inaugurações de obras e shows musicais.

Estiveram presentes o governador Wellington Dias; o senador Marcelo Castro; os deputados Júlio César, Merlong Solano, Fábio Abreu, Georgiano Neto e Cicero Magalhães; além do prefeito Jonas Moura, vice-prefeito Raimundo Nen, prefeitos da região do Médio Parnaíba, secretários, vereadores e autoridades políticas.

 Entre as obras inauguradas estiveram o calçamento de uma rua no Bairro Poeirão, a ampliação do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde, a iluminação do Estádio Municipal Luzião, o Mirante do Complexo Cultural Orla do Açude. Também foram entregues equipamentos para o hospital e uma van para transporte de pacientes.

 “Neste aniversário entregamos cerca de R$ 5 milhões em obras, que vão garantir mais qualidade de vida para nossa população. Tudo isso só é possível graças aos nossos parceiros, que caminham ao nosso lado cumprindo a missão de trabalhar por Água Branca e assegurar sempre mais desenvolvimento para essa terra. Em nome do nosso governador Wellington Dias, do deputado federal Júlio César e do deputado estadual Georgiano, agradeço ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, e a todos esses amigos de Água Branca”, diz o prefeito Jonas Moura.

 O governador Wellington Dias destacou o desenvolvimento do município de Água Branca e anunciou que pretende fazer uma parceria com a Prefeitura para transformar o hospital municipal em um Hospital Regional. “Nós queremos um Piauí cada vez com mais qualidade de vida. Queremos elevar o desenvolvimento de um estado que entrou no século XXI como um dos mais pobres do Brasil, com o Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo. Água Branca já está próximo do que nós queremos para o Piauí, com um desenvolvimento alto, com um IDH acima de 0,7. Queremos fazer parcerias, como eu disse ao prefeito, reconhecendo que o hospital de Água Branca na verdade é regional e queremos trabalhar para não ficar sobrecarregado para a Prefeitura”, afirma.

 À noite, uma multidão lotou a Praça de Eventos para os shows de Léo Magalhães e Chicabana no encerramento da Semana Cultural. 

 

 

Oeiras no controle populacional de cães de rua

O prefeito José Raimundo lançou na manhã desta segunda-feira, 1°, a campanha de controle populacional de animais de rua em Oeiras, projeto desenvolvido através de uma parceria firmada entre a Prefeitura, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a organização não-governamental, Oeirenses Protetores dos Animais - OPA, com o objetivo de promover a conscientização da população sobre os cuidados com os animais domésticos e para realizar esterilização dirigida de cães de rua na cidade.

O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e, além do prefeito, contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas; de um grupo de professores do IFPI- Campus Oeiras; da presidente da OPA, Karine Martins; do coordenador municipal de Endemias, Célio Holanda; do vereador Espedito Martins, representando a Câmara Municipal; de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias da zona urbana do município, que atuarão como multiplicadores da campanha.

Como parte das ações campanha, a Prefeitura implantará uma sala de castração provisória, que oferecerá mais qualidade no atendimento e as condições de higiene necessárias para a esterilização dos animais alojados, atualmente, no canil do município. Segundo o prefeito, o espaço será inaugurado no início de agosto. “Essa é mais uma ação que vamos estar promovendo, provisoriamente, mas dentro dos padrões. Sentimentos a necessidade de colocarmos em prática, nessa parceria com o IFPI e a OPA. Atentos a esse problema, entendemos de juntos construirmos essa solução. Vamos construir esse centro de castração provisório para que no final do ano, com o Centro de Zoonoses, tenhamos o espaço definitivo para que esse processo tenha continuidade”, argumenta Zé Raimundo.

“Antecipamos a resolutividade de um problema que aflige a sociedade como um todo, em uma parceria importante, na qual todos têm a sua responsabilidade. No momento oportuno, estaremos também convocando outros setores da sociedade organizada e Ministério Público para também entender e serem parceiros nesse processo de conscientização da população e, com isso, atenuar esse problema de forma significava no nosso município”, acrescenta o prefeito.

Centro de castração será iniciativa pioneira no Piauí

A presidente da OPA, Karine Martins, destaca que a implantação do centro de castração é um projeto é pioneiro no Piauí. “Essa parceria com o município é de fundamental importância, porque, além e ser um projeto pioneiro um centro de castração numa cidade pequena como a nossa, é de devida importância controlar pela endemia pela questão da natalidade. Então, a partir do centro construído nós poderemos pleitear novas possibilidades no sentido do bem estar animal, que seriam: a diminuição de animais na rua, o ganho de saúde para a população, menos animais sofrendo atropelamento. Só temos a ganhar com esse projeto. Sendo assim, os munícipes ganham, os animais ganham e a gente só tende a crescer. O centro de castração é necessário, mas as pessoas também têm que se conscientizar para não soltar seus animais na rua”, defende presidente a OPA.

Auridene Freitas reforça que a campanha de conscientização da população e a construção da sala de castração representam um avanço significativo na promoção da saúde pública e bem-estar animal no município de Oeiras. “Temos a proposta de entregar o Centro de Zoonoses ao município de Oeiras no final do ano. Neste momento, a curto prazo, entendemos a necessidade de melhor acolher esses animais e trabalhar o processo de castração para, com isso, reduzir essa multiplicação de animais, que tem acontecido de modo acelerado no nosso município e tem causado uma série de situações, como acidentes e agressões”, pontua a secretária.

Foco é reduzir superpopulação de animais de rua

Yoná Serpa, engenheira agrônoma e professora do IFPI, argumenta que, além da esterilização dirigida, a campanha vai focar na redução dos problemas causados pela superpopulação de animais domésticos, promoção do bem-estar animal e diminuição do abandono, por meio da conscientização da população oeirense sobre a posse responsável dos cães e outros animais domésticos.

“A campanha envolve também a conscientização da população sobre a posse responsável desses animais, colocando que não se deve deixar o animal na rua, sozinho. É um crime, mas antes da pessoa saber que é um crime, nós precisamos informar. Nada melhor do que a educação sobre como cuidar do seu animal para amenizar esse problema”, pontua Yoná Serpa.

O projeto também contempla a realização de palestras e debates em instituições de ensino públicas e privadas e meios de comunicação, além do incentivo à adoção de animais, após o processo de castração, vermifugação e vacinação.

Ascom

Semana do Bêbê em Joaquim Pires

Na 1ª edição, a Semana do Bebê foi até a manhã desta sexta-feira (28), com o  encerramento das atividades. O evento chama atenção para um período específico da vida da criança, denominada primeira infância, que vai de zero até os seis anos.

A iniciativa é organizada pela Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA através da articulação do Selo Unicef, Prefeitura Municipal de Joaquim Pires, Secretaria Municipal de Saúde, Educação e Assistência Social. O objetivo da Semana foi alertar para a importância dos diretos básicos da criança desde o início de sua vida, como educação, boa alimentação e uma base familiar sólida.

Na terça e quarta-feira, 25 e 26 junho, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF – AB, realizou uma roda de conversa sobre o impacto na gravidez na adolescência no bairro Ferreirão. No dia seguinte, os profissionais do núcleo promoveram uma palestra para falar sobre a importância de uma alimentação saudável na primeira infância, na U. E Vó Binoca.

Na quinta-feira (27), a Unidade Escolar Vô Binoca, de educação infantil, ou seja, o público da primeira infância, foram  realizadas atividades lúdicas, onde na ocasião, a organização preparou um ambiente com cenários para receber as crianças para apresentação de contos infantis e realização de um circuito com vários obstáculos. As historinhas como a do “Chapeuzinho Vermelho” e a dos “Três porquinhos”,  foram apresentados com fantoches, máscaras dos personagens e com cenário apropriado para essa faixa etária, com a participação e interação das crianças para dramatizar os personagens. Após o lanche, a criançada gastou energia no desenvolvimento do circuito, sendo orientadas a obedecer às regras dos jogos. Na oportunidade, desenvolveram com muito entusiasmo, alegria e interação as atividades  para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo.

Já na sexta-feira (28), o encerramento contou com a partição de gestantes na Praça 28 de Dezembro para participar de uma atividade laboral com o fisioterapeuta Alan Menezes, do Centro de Reabilitação de Joaquim Pires. O profissional expôs  as gestantes, riscos e contraindicações durante os primeiros meses de gestação, onde, levando em consideração todo processo normal de gravidez. Ao final a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega de fraldas para as mães.

Fonte: ascom

Regularização Fundiária em Floriano

Na quarta-feira (26), durante sessão na Câmara Municipal de Floriano, os vereadores votaram  e aprovaram o Projeto de Lei, nº 005/2019, enviado pelo Poder Executivo, que institui normas gerais para proceder o processo de regularização fundiária urbana e rural no Município de Floriano, o que beneficia diretamente o bairro Cajueiro II, na BR 343.  O projeto dá ao município os meios necessários para conceder o certificado de regularização fundiária, um documento necessário para registrar os imóveis e consolidar a propriedade.

O prefeito Joel Rodrigues, um dos que mais se dedicaram na solução deste problema, ficou feliz com a aprovação da lei que beneficiará milhares de pessoas, relembrando das reuniões realizadas no bairro Cajueiro II e do anseio da população por este resultado.

A Regularização Fundiária é o primeiro passo para que diversos serviços básicos que não poderiam ser fornecidos em razão da ocupação irregular do espaço, alcancem o bairro, além da possibilidade que os moradores terão de usufruir de todos os benefícios, de possuir um imóvel regularizado, como empréstimos e valorização da terra.

Passeio ciclístico do aniversário de Floriano

A Prefeitura de Floriano comemora de 01 a 08 de julho o aniversário de 122 da cidade. Durante a programação de inaugurações, shows e projetos, será realizado mais uma edição do tradicional passeio ciclístico. O evento, que reúne os amantes do esporte, terá concentração na Avenida Frei Antonio Curcio, em frente a Academia de Saúde, com saída às 08:00h. O momento será aberto ao público de todas as idades.

Os ciclistas percorrerão um total de 3 km pelas principais ruas e avenidas da cidade, com uma parada no posto Nossa Senhora da Guia, seguindo até o Cais da Beira-Rio. Durando o percurso, será realizado um sorteio de três salários mínimos e cinco bicicletas. Para participar, os interessados devem efetuar inscrição na Ciclo Peças (Mercado Central), Cicli Peças (Praça Coronel Borges) ou na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Complexo Cultural e Econômico do Cruzeiro). O passeio ciclístico é totalmente gratuito e aberto a toda população.

Restauração da PI entre Luís Correia e o Coqueiro

O Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí iniciou a restauração da PI-116 entre  Luis Correia e o  Coqueiro da Praia. Está sendo  aplicado uma nova capa asfáltica nos pontos críticos da pista, danificada durante o período das chuvas. O recapeamento  deverá ser finalizado até primeira semana do mês de julho.

Com informações e fotos:  portaldobikanca

Selo Unicef realiza reunião em Oeiras

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef – edição 2017-2020 – esteve reunida nesta quinta-feira, 27, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para mais uma reunião intermediária. No encontro, foi analisada a evolução dos indicadores em relação ao panorama inicial e discutidos pontos para implementação das ações e iniciativas previstas no Plano de Ação. 

“Com responsabilidade e competência, estamos focados no desenvolvimento de todas as ações para que no final tenhamos êxito na conquista do Selo”, destacou o prefeito José Raimundo, durante a reunião, que também contou com a participação das secretárias municipais de Educação, Tiana Tapety; Assistência Social, Vanessa Reinaldo; Juventude, Heloisa Helena; da articuladora municipal do Selo, Inez Martins; do mobilizador de adolescentes, Santigo Borges, e demais membros da Comissão Intersetorial.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Festividades em Água Branca

A Prefeitura de Água Branca iniciou, nessa quarta-feira (26), as atividades alusivas aos 65 anos de emancipação política do município. A programação iniciou com a entrega da obra do acostamento da entrada da cidade e a reforma e ampliação da Escola Municipal Joaquim Parente. À noite, as apresentações de DJ Roone e do cantor Naldo José animaram o público católico, que compareceu em grande número à Praça de Eventos.

"Iniciamos com muita alegria as homenagens à nossa querida Água Branca. Temos muito orgulho de poder trabalhar por nosso povo com toda equipe, Câmara de Vereadores e parceiros para entregar à população obras e investimentos que melhoram a vida do nosso povo. Obrigado por acreditarem em nosso trabalho", afirma o prefeito Jonas Moura.

Na entrega da Escola Municipal Joaquim Parente, a secretária de Educação, Cleidimar Tavares, afirma a importância do investimento feito na educação municipal. "Estamos muito felizes em poder investir neste espaço tão importante para a educação de nossas crianças. Temos mais de três mil alunos em nossa rede e, cada vez que podermos qualificar os espaços educacionais, fortalecemos nosso objetivo de ofertar uma educação de qualidade. Parabéns ao prefeito Jonas Moura pela atenção à nossa educação, assim como a toda equipe de gestão, vereadores e a todos que apoiam ações como esta", destaca.

Já na abertura na Noite Católica, a banda de música da Unidade Escolar Monsenhor fez a entrada das bandeiras. Em seguida, o coral da Escola João Justo e o Coral da Melhor Idade entoaram o hino da cidade. Também participaram da programação os alunos das escolas Anatália Carneiro, Ennes Fonseca, Adelaide Rosa e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Criança, apresentaram coreografias da cultura popular.

Município de Porto no Mercosul

O município de Porto celebrou ontem 99 anos de existência, e  de presente a população recebeu escolas, praças, academias ao ar livre, iluminação pública de led, festival junino, shows, um  veículo novo para a saúde e a previsão de novos empregos na cidade através de uma parceria que a Prefeitura vem desenvolvendo junto ao Mercosul,  que enviou ao município o presidente da Câmara de Indústria e Comércio da instituição, Miguel Paleta.  Durante as comemorações o prefeito de Porto Dó Bacelar, recebeu uma doação de empresários  que mantém parceria com o Mercosul um valor que será destinado a compra  de equipamentos de ponta para o hospital de Porto. No próximo ano através da parceria que a cidade vem mantendo com o Mercosul irá ser instalado no município uma empresa de Call Center e uma indústria que segundo o prefeito pode revolucionar toda a economia do baixo Parnaíba e região.

São João do Piauí na tradição Junina

  • SJP_19.3_.jpg Ascom
  • SJP-19.1_.jpg Ascom
  • SJP_19.6_.jpg Ascom
  • SJP_19.5_.jpg Ascom
  • SJP.19_.2_.jpg Ascom
  • SJP-19.jpg Ascom
  • SJP_19.8_.jpg Ascom

Conhecida como a cidade junina, São João do Piauí é palco do maior e mais tradicional festejo da região. A festa acontece na praça Honório Santos,  tida com uma das maiores do Piauí, durante os dias 21, 22 e 23 de junho. O evento é uma realização da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura.


O “São João do Meu Coração” reúne bandas nacionais e, sobretudo, locais, valorizando os artistas sanjoanenses com  circuito de quadrilhas por todos os bairros durante o mês, concurso de forró, concurso de sanfona, o popular arraiá na barragem Jenipapo e barracas para quem prefere degustar comidas típicas.

No período de 15 a 24 é realizado o novenário de São João Batista, onde a igreja promove alvorada, procissão, leilão, entre outras atividades.

Só em São João do Piauí tem a  Engorda, iguaria típica da cidade distribuída no final dos shows que acontecem na praça de eventos.

Posts anteriores