Cidadeverde.com

Caminhada da Família pela Paz em Floriano

A Caminhada da Família pela Paz reuniu centenas de pessoas, na tarde deste sábado (10). O evento, promovido pela Diocese de Floriano, tem como objetivo a conscientização do papel de cada indivíduo, na busca pela Paz nas famílias e na sociedade. Em sua oitava edição, o evento teve início na Igreja de São Raimundo Nonato, no bairro Irapuá II, com a Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Floriano, Dom Edivalter Andrade e concelebrada por padres diocesanos e frades franciscanos.

 Em seguida, os fiéis percorreram diversas ruas da cidade, refletindo sobre assuntos relacionados a promoção da paz, em três paradas ao longo do percurso: na Igreja de São Cristovão, Cais do Porto, e por fim, na Catedral São Pedro de Alcântara. Durante todo o trajeto, a comunidade foi conduzida ao som de músicas cristãs com louvor e a animação. Na oportunidade, o prefeito Joel Rodrigues participou da ação, e assinou o pacto Zero violência, 100% ternura, da Pastoral da Criança, reiterando a importância da reflexão sobre políticas públicas que pensem no bem-estar das crianças. Diversas instituições públicas, religiosas e lideranças apoiaram o evento, que teve a participação e apoio de vários integrantes da prefeitura de Floriano.

PPP em Água Branca

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, assinou, nesta quarta-feira (7), o contrato de Parceria Público-Privada para a concessão dos serviços de iluminação pública com a empresa CONSIP, vencedora da licitação.

A empresa agora é a responsável pela modernização, otimização, expansão, operação e manutenção de todo parque de iluminação de Água Branca.

 “É um dia histórico para a nossa Água Branca. Esse contrato foi aprovado anteriormente pelos vereadores de Água Branca, a quem, de público, agradeço pela confiança, e que agora se concretiza, para que o nosso parque elétrico seja renovado e modernizado. Essa é a primeira PPP de Água Branca e esperamos que, muito em breve, nossa cidade esteja mais iluminada e, consequentemente, mais segura. O povo de Água Branca merece", afirma o prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

Na ocasião, o prefeito Jonas agradeceu os vereadores do município, que aprovaram o contrato de concessão. “Todo este processo, que durou mais de sete meses, foi acompanhado pela Câmara Municipal, que aprovou o contrato. Também, no mês de janeiro, realizamos audiência pública e consulta pública referente ao edital e minuta do contrato acerca da contratação da PPP. Com tudo regulamentado, hoje assinamos o contrato, com a certeza de que vamos ter tudo que há de mais moderno implementado nos pontos de luz da cidade e, com isso, teremos uma cidade mais clara e segura”, completa Jonas.

 Estudo realizado pela empresa Tellus Mater Brasil Ltda indica que a contratação de PPP representaria para Água Branca “30% a mais na iluminação, melhor reprodução de cor, não agride o meio ambiente, 50% de economia de energia, sistema de lâmpada com chip integrado”.

Ascom

Mais segurança no Polo Empresarial Sul

O Superintendente de Desenvolvimento Econômico do Estado, Landerson Carvalho, esteve mais uma vez no Polo Empresarial Sul. Reunido com o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Capitão Fábio Abreu, e com empresários de diferentes segmentos, atuantes no ramo industrial, a pauta da vez foi a segurança pública do polo, um problema antigo existente na região, que tem comprometido o trabalho das empresas e afastado novos empreendedores.

Acompanhado do Gerente de Distritos Industriais, Humberto Leal; e do Assessor de Logística da Companhia Porto – PI, Tiago Patrício, é a segunda vez que o superintendente visita o Polo Empresarial. Atendendo as solicitações diversas dos gestores, o intuito das reuniões é proporcionar um cenário cada vez melhor para os empresários, bem como buscar uma maior aproximação entre eles e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Em outra reunião que fizemos no Polo Industrial Sul, atendendo a uma demanda solicitada pelos empresários, pudemos conversa com eles e comentou-se sobre a questão da segurança na região, que tornou-se um problema recorrente tanto para os empresários, como para os colaboradores também. A partir disso, foi solicitado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, através da Superintendência de Desenvolvimento Econômico, uma discussão sobre o problema. Entramos em contato com a Secretaria de Segurança Pública, que atendeu o nosso pedido e assim, pudemos conversar com o Secretário e com os empresários para pensarmos juntos, soluções viáveis”, afirmou Landerson.

George Rodrigues, presidente da Associação Empresarial do Polo Sul (AEPS), destacou que a reunião junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Segurança Pública do Estado partiu das necessidades que o Polo Empresarial tem na área da segurança. “Inúmeros fatos vem acontecendo diariamente na região e nós temos uma carência de segurança para dar continuidade aos nossos trabalhos. A partir desses fatos, nos manifestamos junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, que prontamente atendeu nosso pedido e solicitou uma reunião com o Secretário de Segurança, para que tomasse uma providência no sentido de dar mais segurança ao Polo”, disse ele.

O presidente da AEPS falou ainda que a expectativa para que o problema seja resolvido é grande. “Nós continuamos confiando. A Secretaria se propôs a nos ajudar e a criar um cronograma que será cumprido, e nós aguardamos ansiosos para que as nossas necessidades sejam atendidas de fato”, falou George.


O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Capitão Fábio Abreu, reconheceu o problema existente e se propôs, através da Secretaria, a atender as solicitações feitas pelos empresários o mais rápido possível. “Temos algumas providências a serem tomadas. De imediato, nos comprometemos a buscar o reforço do policiamento na área com horas planejadas, um recurso que temos na Secretaria onde buscamos comprar as horas de folga dos policiais, e destiná-los para aquelas áreas onde carecem de um apoio maior. Faremos isso a partir da próxima semana”, destacou Fábio.

Segundo o Secretário, outros passos que também são importantes devem ser dados o quanto antes, como a questão do monitoramento, por exemplo. “Vamos buscar o monitoramento através de um projeto que já temos e vamos estar implantando aqui. Vamos ainda, buscar o fundo das empresas que já existe para que a gente possa financiar esse projeto. Mas de imediato, vamos estar trazendo uma viatura para fazer esse reforço nos principais horários que são manhã, na chegada do funcionários e noite, na saída dos mesmos”, comentou ele.

Outras solicitações

Além da segurança pública, outras solicitações foram discutidas também, como o risco de focos de incêndio, por exemplo. Segundo os empresários, nessa época do ano e no período conhecido como b-r-o-bró, as queimadas ao redor do polo são frequentes, colocando em risco as atividades desenvolvidas na região.

Ascom

Campanha ‘B-R-O BRÓ sem queimadas em Floriano

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Brigada de Incêndio PrevFogo/Ibama, tem mobilizado a campanha "B-R-O BRÓ sem queimadas e incêndios". Neste período, devido à vegetação seca predominante em áreas e terrenos baldios, a incidência de queimadas é ainda maior e por isso o Município tem atuado na prevenção e combate à estes crimes ambientais.

Na manhã desta quarta-feira (7), foi realizado o dia “D” da campanha na praça Dr. Sebastião Martins. Na oportunidade, membros dos poderes Municipal e Legislativo, Corpo de Bombeiros, Brigada de Incêndios PrevFogo Ibama, PRF, Defesa Civil, escolas públicas e privadas e demais membros da comunidade estiveram presentes numa intervenção educativa, que alertou sobre as consequências das queimadas, bem como expôs a atuação dos órgãos responsáveis pelo combate em Floriano.

Segundo Manuela Simplicio, secretária da pasta, um dos grandes problemas enfrentados é a grande quantidade de terrenos baldios presentes no município. “A intenção é trabalhar tanto os bairros de Floriano quanto escolas sobre as consequências para o meio ambiente e para a nossa saúde, alertando que praticar queimadas é crime ambiental e existem outras formas de se controlar o fogo e a quantidade elevada de vegetação nesses terrenos”, afirmou. 

O último levantamento realizado mostrou que há cerca de 1.012 terrenos baldios com prevalência de incêndios devido à presença de vegetação seca que facilita à queima por parte da população. Desde o ano passado, a Secretaria tem notificado os proprietários para que fizessem a limpeza das áreas. Só em 2018, o Corpo de Bombeiros e a Brigada de Incêndio realizaram 156 atendimentos referentes à incêndios no município. 

De acordo com a secretária, a Brigada inicia os trabalhos entre julho e dezembro, mas devido a quantidade de queimadas recorrentes no primeiro semestre de 2019, que foi de 41 atendimentos em 22 bairros, os trabalhos foram antecipados e eles tem atuado junto ao Corpo de Bombeiros desde o último dia 10 de junho, atendendo à solicitações e dando orientações sobre a queima controlada e outras alternativas menos prejudiciais, na sede do Complexo Cultural e Econômico do Cruzeiro.

A SEMAN também alerta a população sobre a importância de se fazer a denúncia destes casos. “Infelizmente, mesmo que o Mutirão faça a limpeza das ruas e pontos da cidade, a Prefeitura não pode invadir os terrenos privados, sendo então responsabilidade dos proprietários fazerem a limpeza para que incêndios futuros sejam evitados... Nós estamos notificando os proprietários, eles assinam um termo de compromisso com prazo de 15 a 30 dias e caso não façam a limpeza, estes estarão sujeitos à multa de R$ 513,00. A população também pode estar denunciando aqui na Secretaria, entre 8:00 e 13:00, ou entrando em contato pelo telefone (89) 99445-5151."

Além disso, o trabalho de prevenção na zona rural, também é feito através de orientações à população a respeito das famosas “caieiras”, também consideradas crime segundo à Legislação. Vale deixar claro que a Brigada de Incêndios atua apenas na zona rural, enquanto a zona urbana é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros. Em casos de incêndio, a SEMAN orienta que a população contate os telefones: 3521-2807 ou 193 (Corpo de Bombeiros), para que o órgão faça o encaminhamento equipes das equipes de combate às chamas.

Ascom

Projeto de hortas comunitárias em Oeiras

O projeto é uma alternativa de inclusão social e produtiva que beneficiará 40 famílias dos bairros atendidos pelo CRAS I – espaço onde será implantada a horta comunitária, em que serão produzidas hortaliças, legumes, verduras e plantas medicinais.  O objetivo é estimular hábitos alimentares saudáveis, promover a segurança alimentar, incentivar o trabalho cooperativo e comunitário e agregar conhecimentos técnicos para que a horta seja uma oportunidade de incremento financeiro para as famílias contempladas.

O coordenador estadual de Fomento à Irrigação, B.Sá, realizou a doação de dois kits de irrigação para que o projeto seja iniciado. “Tenho absoluta certeza que será um trabalho salutar. Nesta pequena área é possível contemplar muitas famílias com garantia de renda”, destaca B.Sá.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, as famílias envolvidas no projeto vão trabalhar desde o preparo da terra até a colheita dos vegetais. “Nosso principal foco é geração de emprego e renda para que as famílias possam caminhar com as próprias pernas”, ressalta Vanessa Reinaldo. A Secretaria Municipal de Agricultura e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus Oeiras oferecerão orientações técnicas para manutenção da horta.

Zé Raimundo acredita que a horta comunitária oferece às famílias carentes oportunidade de geração de renda para que elas construam uma vida mais digna a saudável. “Nosso grande desejo é fazer com que as famílias despertem a consciência para a produção, garantindo renda e alimentação saudável”, pontua o prefeito.

Água Branca participa da Olimpíada Internacional de Astronomia

Alunos da rede municipal de ensino de Água Branca foram pré-selecionados para participar da fase online das seletivas para a Olimpíada Internacional de Astronomia 2020. Benjamim Pereira de Carvalho e Kemilly Maria Morais estudam na Escola Municipal Maria do Carmo Ennes Fonseca.

 A fase online da olimpíada escolar vai classificar os estudantes para as provas presenciais, que vão ocorrer no início do ano de 2020. A seleção vai compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2020, são elas: Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

“Recebemos essa notícia com muita alegria e entusiasmo. Entendemos que isso é resultado dos esforços que temos feito em prol da educação do nosso município. Temos projetos de reforço para os alunos que apresentam dificuldades nas disciplinas, ações de incentivo à leitura e muitos outros. A educação é prioridade na gestão do prefeito Jonas Moura e temos conseguido colher os frutos de nosso trabalho”, avalia a secretaria municipal de Educação, Cleidimar Tavares. 

Ascom

Resíduos sólidos nos 224 municípios piauienses.

Na última quinta-feira, 1º de agosto, o Ministério Público Federal (MPF) no Piauí recebeu integrantes da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) para tratar sobre o Projeto Lixo Legal, que tem como objetivo diagnosticar a situação do gerenciamento de resíduos sólidos nos 224 municípios piauienses.


A reunião solicitada pela APPM foi conduzida pelo procurador-chefe da Procuradoria da República no Piauí, Tranvanvan da Silva Feitosa, que, na oportunidade, esclareceu que as requisições de informações feitas às prefeituras municipais para que apresentem resposta a formulário eletrônico, servirá como base para diagnóstico do MPF sobre a situação do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010). 

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Jonas Moura, afirmou que “Trata-se de um projeto em médio prazo do MPF para conhecer de perto a realidade dos municípios em relação aos resíduos sólidos. Não se trata de algo punitivo, mas um auxílio de suma importância que o Ministério Público Federal vem fazendo em prol do Meio Ambiente. Por isso, queremos conclamar todos os gestores municipais a enviar essas informações o quanto antes e contribuir com este importante projeto”.

A divulgação do diagnóstico do Projeto Lixo Legal será feita ao término do trabalho, para conhecimento da sociedade e para fins de possível atuação institucional. E toda a metodologia será compilada num roteiro que sirva de respaldo para a atuação de outros Estados da federação. 

Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço de correio eletrônico [email protected] , ou por meio do sistema de peticionamento eletrônico do MPF, disponível em www.peticionamento.mpf.mp.br . 

Com informações APPM

Gestores municipais de Educação discutem melhorias

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) promove, a partir desta terça-feira (6), o “II Seminário SAEB – Gestão de Resultados”. O evento tem como objetivo a troca de experiências e a discussão de estratégias que possam levar as redes públicas municipais a melhores índices no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O evento segue até a quarta-feira (7), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina. 


O SAEB é composto por um conjunto de avaliações externas, aplicadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), que possibilitam o diagnóstico da educação básica brasileira. 

Por meio de provas e questionários, o SAEB permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Além disso, as médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Este ano, o SAEB passou por uma série de modificações e este Seminário será também um momento para que possamos nos apropriar mais dessas mudanças, sempre visando a um melhor desempenho das redes municipais de educação tendo em vista suas diversas etapas, áreas de conhecimento e tipos de instrumentos envolvidos”, explica a professora Cleidimar Tavares, presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Água Branca.


O público-alvo do “II Seminário SAEB – Gestão de Resultados” são gestores municipais, dirigentes municipais de educação, gerentes, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais responsáveis por redes ou escolas públicas da educação básica. A programação do seminário envolve palestras e mesas redondas sobre o tema, além de exposição de cases de sucesso e oficinas. 

Confira a programação:

06/08, terça-feira
7h30 - Credenciamento
8h30 - Abertura
9h – Principais novidades do SAEB 2019 – SAEB / INEP
Palestrante: Helciclever Barros da Silva Vitoriano - INEP
10h30 – Intervalo
11h - Conhecendo o município de maior IDEB do Piauí
Palestrante:  Idala Soares Nogueira - DME de Castelo do Piauí 
12h 30 – Almoço livre
14h – Oficinas
Elaboração de Itens:
Oficina 1 – Oficina de Elaboração de Itens Língua Português
Oficina 2 – Oficina de Elaboração de Itens Matemática


07/08, quarta-feira
Capacitação Técnica dos Municípios que Participarão da Avaliação Undime de Alfabetização

Ascom

Água Branca realiza empréstimo de R$ 1,35 milhão

A Prefeitura de Água Branca contraiu empréstimo no valor de R$ 1,35 milhão junto ao Banco do Brasil, para aquisição de máquinas e equipamentos. O contrato de eficiência municipal foi assinado pelo prefeito do município, Jonas Moura, nessa quarta-feira (31), durante reunião com a equipe de negócios do banco.

O contrato de empréstimo possibilitará ao município de Água Branca a aquisição de novos computadores e outros equipamentos de informática, máquina Bobcat, ônibus escolares, dentre outros investimentos.

Jonas Moura lembra que a assinatura do contrato de empréstimo foi aprovada pela Câmara Municipal de Água Branca. “Assinamos esse contrato, que foi autorizado pela Câmara Municipal de Vereadores, e somos o terceiro município piauiense a firmar esse tipo de parceria com o Banco do Brasil”, diz.

O prefeito afirma que o contrato de eficiência municipal tem o objetivo de incrementar a arrecadação municipal com investimentos em tecnologia e novas máquinas. “Agora, vamos realizar a licitação e aguardar a chegada desses equipamentos, que vão gerar desenvolvimento para Água Branca, pensando sempre na qualidade de vida das pessoas. No caso da educação, vamos adquirir dois novos ônibus para melhorar a vida dos alunos, dos motoristas e professores”, conclui.

Fonte: ascom

Fim das ‘gambiarras’ em União

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, assinou na manhã desta sexta-feira (02) o termo de anuência que autoriza a execução do projeto regularização do fornecimento de energia elétrica nas residências do bairro São Rafael, popularmente conhecido como ‘Tranqueiras’, na região da Vila Nova Conquista.

O documento foi assinado na sede da Cepisa Equatorial, em Teresina. A iniciativa da gestão municipal resulta na realização de uma reivindicação antiga das famílias residentes naquela região, que vinham sofrendo por vários anos com as famosas ‘gambiarras’.

“Mais uma conquista para União, em especial para as famílias de toda aquela região. Agora, com a regularização que será feita pela Equatorial, aquelas famílias vão dizer adeus às gambiarras. Seguimos em busca de melhorias para aquela região”, destacou o prefeito.

Ascom

Posts anteriores