Cidadeverde.com

Futebol amador é destaque em Manoel Emídio

  • ME_futebol_3.jpeg ascom
  • ME_futebol_5.jpeg ascom
  • ME_futebol_1.jpeg ascom
  • ME_futebol2.jpeg ascom
  • ME_futebol_4.jpeg ascom
  • ME_futebol.jpeg ascom

A  1ª Copa de Futebol Regional de Manoel Emídio, maior competição  realizada na região, iniciou sábado (07/09) com o objetivo de promover o esporte amador do sul do Piauí revelando jogadores de todas as cidades envolvidas. 

Entre os parceiros do evento,  o  prefeito Antônio sobrinho, a secretaria de esportes, o secretário Pedson Paixão, a liga desportiva do sul do Piauí (LIDESPi), o advogado Paulo Nielson, os diretores de esportes Alan Kardec Saraiva e Valmir Macedo além de vários outros contribuintes da iniciativa privada .

Serão 16 equipes envolvendo as cidades de Colônia do Gurgueia, Elizeu Martins, Canavieira e Bertolínia que proporcionarão  até o final do evento, previsto para o mês de dezembro, muitas tardes de futebol na luta pelo título da copa e a premiação recorde. As partidas serão realizadas no estádio o Lealzão em Manoel Emídio.

Com informações ascom

Audiência Pública em Água Branca

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), em cumprimento às orientações do Ministério Público Estadual, realizaram, nessa quarta-feira (4), uma Audiência Pública que colocou em debate a realização de eleições unificadas para o Conselho Tutelar, referente ao quadriênio 2020-2024. A audiência ocorreu na Câmara Municipal de Água Branca,

O objetivo da audiência, segundo a secretária municipal de Assistência Social, Danielly Sousa, era oportunizar um momento para a comunidade conhecer melhor os objetivos dos candidatos a conselheiro tutelar de Água Branca.

"O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O processo de escolha destina-se à eleição de cinco membros titulares e demais membros suplentes para o mandato que terá início em janeiro de 2020 e término em janeiro de 2024. A audiência pública visa dar ainda mais transparência a este processo", diz Danielly.

Participaram da audiência, o promotor de Justiça Mário Normando; a presidente do CMDCA, Rayane Alves; a secretária municipal de Assistência Social, Danielly Lima; a Chefe de Gabinete, Ocilia Loyola; demais secretários de Água Branca, além de conselheiros, vereadores, estudantes, líderes comunitários e a população. 

A eleição para a escolha dos Conselheiros Tutelares de Água Branca será realizada no dia 6 de outubro de 2019, das 8h às 17h, na sede do CRAS. Poderão votar, por meio de voto universal, direto, secreto e facultativo, todos os cidadãos maiores de 16 anos que tenham realizado inscrição eleitoral no município de Água Branca. Cada eleitor poderá votar em apenas um candidato.

A posse dos membros do Conselho Tutelar de Água Branca será concedida pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no dia 10 de janeiro de 2020. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ascom

 

Adapi libera abate de suínos em Oeiras

Após decretar emergência sanitária em todo o Estado por conta da peste suína, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) liberou o abate de porcos no matadouro de animais de pequeno porte de Oeiras. A partir desta quinta-feira, 05, os animais poderão ser abatidos no município, desde que o abate obedeça os critérios de qualidade e higiene, fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

“Protocolamos um pedido para liberação do abate suíno em nosso matadouro. A resposta foi positiva, então, a partir desta quinta-feira o abate de suínos está liberado. Para que isso aconteça, o proprietário dos animais deve ir até a Adapi, retirar o GTA (Guia de Transporte Animal) e, de posse deste documento, levar o suínos para o matadouro. O abate de suínos para comercialização só pode ser feito no matadouro de animais de pequeno porte, mediante a apresentação da GTA”, explica o veterinário do SIM, Jefferson Luís.

Implementado no final de 2017, o SIM contribui para promoção da saúde pública dos oeirenses, garantindo segurança alimentar à população e contribuindo na geração de renda para os pequenos produtores. “O Selo de Inspeção Municipal emitido pelo SIM garante a qualidade e a segurança da carne que vai ser consumida”, frisa o veterinário.

Peste suína

A peste suína é transmitida por meio de alimentos ou água contaminados, contato com animais infectados, equipamentos sujos e roupas de indivíduos que mantiveram contato direto com porcos domésticos ou selvagens que estejam doentes ou possuam o vírus incubado. A doença chega a matar 90% dos animais jovens e nos mais velhos pode manifestar-se discretamente.

Inicialmente, os porcos apresentam depressão e febre alta, regiões avermelhadas, hemorragia e cor azulada geralmente nas extremidades, axilas, abdômen e face interna dos membros de animais brancos. Também é detectada letargia, convulsões ocasionalmente, ranger de dentes e dificuldade de locomoção.

ascom

 

Avanços no município de Cajazeiras do Piauí

Foto: João Bandeira/Cidadeverde.com

Localizado na região sudeste piauiense e  distante 270 km de Teresina,  o município de Cajazeiras do Piauí, administrado pelo prefeito Aldemar Neto(PT) tem um total de 3.343 habitantes.

Em Cajazeiras do Piauí obras com recursos próprios do município e através de parcerias tem mudado a vida de várias comunidades. Que tem recebido serviços como a construção de módulos sanitários, quadras de esportes através do FUNDEF, escolas de modelo padrão FNDE, reformas de prédios como da Prefeitura e da sede da  Educação municipal, trabalhos de calçamento através da secretaria das cidades e ainda 14 mil metros quadrados de asfalto que em serão iniciados.

De acordo com o prefeito Aldemar Neto(PT) as conquistas para Cajazeiras não param. “Recebemos da Codevasf por intermédio do Deputado Assis Carvalho, um trator e um caminhão para ajudar a nossa agricultura.  Através da ex- senadora Regina Sousa estamos recebendo uma Van para o transporte e apoio de nossos conterrâneos que buscam tratamento de saúde. Do senador Ciro Nogueira temos em processo de licitação um caminhão compactador, e outras conquistas ainda estão por vir” disse.

[email protected]

Indenizações em Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, esteve, nesta segunda-feira (02), em Teresina, para, pessoalmente, solicitar autorização formal da CODEVASF, para que o Município possa fazer a transferência dos recursos de indenizações oriundas dos casos de desapropriações da Avenida Fauzer Bucar, que passa por obras de urbanização.

Os recursos foram depositados na conta do convênio, no dia 8 de julho de 2019, porém, o Município de Floriano não conseguiu transferir esses valores para as contas dos desapropriados, porque o sistema de convênios, SICONV, ainda não autorizou a movimentação.

O pedido do prefeito Joel Rodrigues foi entregue durante reunião, na sede da CODEVASF, em Teresina, ao superintendente Inaldo Guerra.

“O nosso desejo é de que possamos repassar esses valores o mais rápido possível aos indenizados, por isto nos antecipamos e pedimos urgência nessa autorização, junto à CODEVASF”, disse Joel.

ascom

Energia Solar impulsiona agricultura em Oeiras

  • agr11.jpg Ascom
  • agr4.jpg Ascom
  • agricul.jpg Ascom
  • agr1.jpg Ascom
  • agr3.jpg Ascom

O uso de fontes renováveis de energia está fazendo a diferença na vida dos agricultores e impulsionando a produção rural na comunidade Morro do Claro, região do Morro Redondo, na zona rural de Oeiras. Os produtores rurais Valderi e Adriano comemoram a produção de milho e melancia, com a utilização de kit de irrigação abastecido através de placas de energia solar.

O kit de irrigação por sistema de gotejamento foi doado pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA). Já as placas de energia solar foram doadas pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

“Esta unidade produtiva recebe assessoria do técnico em agropecuária Djair Marques, comprovando assim, que o acompanhamento profissional faz a diferença, gerando produtos de melhor qualidade”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza.

Manejo de solo e da água na agricultura familiar

Seguindo o projeto de incentivo à agricultura familiar, a SEMA promoveu, na última terça-feira, 27, uma palestra relacionada ao manejo do solo e da água, no povoado Buriti do Rei. A palestra foi ministrada pela professora do IFPI, Yoná Serpa, e teve como público-alvo produtores rurais da comunidade e alunos do instituto.

“Na oportunidade visitamos propriedade do senhor Matias Morais de Sá, que inclusive irriga com sistema de bombeamento por energia solar e fizemos a degustação de produtos oriundos desta unidade produtiva. Essa foi mais uma ação da Secretaria de Agricultura em parceria com IFPI, visando a difusão de tecnologias aos agricultores familiares do nosso município”, conclui Juvenal Souza.

Socorro do Piauí no mapa do turismo brasileiro

O Ministério do Turismo  divulgou através do Diário Oficial da União, a relação de novas cidades que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro de 2019 a 2021, incluindo a cidade de Socorro do Piauí

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram incluídas.

Com a inserção no Mapa Nacional do Turismo Brasileiro, a cidade de Socorro do Piauí, está  entre os municípios prioritários para receber incentivos do governo federal e estadual para o desenvolvimento do turismo local.

De acordo com o prefeito de Socorro do Piauí, Zitim Coelho,“A cidade de Socorro do Piauí, já vem configurando no Mapa desde o ano de 2017 e continua no mapa porque atendeu as novas regras determinadas pelo Ministério, pelo grande trabalho realizado pela nossa equipe administrativa da Prefeitura Municipal”.

 Segundo, o Mtur, entre os benefícios do Mapa do Turismo estão à categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Confira o certificado do ministério enviado a Socorro do Piauí:Certificado Socorro do Piauí

Chico César em Oeiras

Em permanente inspiração poética, o cantor e compositor paraibano Chico César apresenta, em Oeiras, as canções de seu último álbum, Estado de Poesia, eleito melhor disco do ano pelo Prêmio da Música Brasileira. O show acontece no próximo dia 11 de setembro, no Cine Teatro, no âmbito do Projeto Seis e Meia.

A data para venda de ingressos será anunciada nos próximos dias. As entradas são limitadas e serão vendidas ao preço de R$ 30, na bilheteria do Cine Teatro, que ficará aberta das 7h às 12h.  

Em suas 14 canções, sendo 12 de autoria de Chico César, a obra viaja por diversos ritmos regionais, combinando elementos de frevo, xote, samba, forró, toada e reggae, em uma mistura solar e colorida. Amor e crítica social são abordados em sua profundidade em canções como as apaixonadas Palavra Mágica e Atravessa-me e as engajadas Negão e No Sumaré. Não ficarão de fora da apresentação outros grandes sucessos do repertório do artista e algumas inéditas de seu próximo disco, que será lançado ainda este ano. 

O Projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult). Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

MPPI ingressa com ação contra Piripiri

O Ministério Público do Piauí, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri, ingressou com ação civil pública contra o município de Piripiri para a regularização das taxas de aluguel dos trailer's, boxes e barracas do Mercado Público Municipal. O promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, logo no início da ação, explica que foram instaurados dois procedimentos administrativos para apurar o aumento abusivo das taxas de aluguel cobradas no período de 2018 e 2019. Segundo ele, o aumento ocorreu sem a observância da proporcionalidade e da razoabilidade.

 O autor da ação afirma que o abuso foi constatado ao observar que o valor do aluguel cresceu de forma exorbitante. Entre os exemplos citados pelo promotor estão os casos dos aluguéis das barracas cuja a porcentagem de aumento foi de 800%, enquanto a dos trailers e boxes foi de 1000%. Comparados aos valores (em porcentagem) acumulados nos últimos 5 anos do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) que é, normalmente, utilizado para calcular o reajuste de contratos de aluguel é desproporcional e assim os aumentos efetuados não se justificariam.

O Ministério Público requereu que seja declarado nulo, o ato administrativo que aumentou o valor das taxas de aluguel e a suspensão da execução da cobrança, uma vez que foi constatado durante a investigação que os proprietários dos trailer's, boxes e barracas não podem arcar com esse aumento desproporcional, em função da administração ter deixado de recolher a taxa nos anos anteriores.

Além do mais, averigou-se que nada legitima o aumento abusivo das taxas, já que não fora realizada nenhuma reforma nas dependências do Mercado Público onde estão situados os trailers, boxes e barracas. Os proprietários, conforme foi apurado, sequer utilizam as dependências do mercado como banheiros, nem mesmo usufruem dos serviços de energia elétrica e água, vigias e zeladores contratados pela prefeitura.

 Para o promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, “obrigá-los a arcar com um custo mensal elevado para pagamento de taxas é lançá-los na vulnerabilidade, podendo os mesmos serem privados de uma existência digna sem auferir renda sequer para comer”, afirma o membro do MP em um trecho da ação.

Ascom

 

Oeiras novamente é destaque na Educação

  • ob8.jpg Ascom
  • ob5.jpg Ascom
  • ob7.jpg Ascom
  • ob21.jpg Ascom
  • ob6_(1).jpg Ascom
  • ob14.jpg Ascom
  • ob11.jpg Ascom
  • ob20.jpg Ascom

Ouro, prata e bronze! Sete estudantes da rede municipal de ensino de Oeiras receberam na noite de sexta-feira, 23, as medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na solenidade estadual de premiação, realizada no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

Ao longo de toda a semana passada, eles participaram, na capital, do projeto Multiplicando Talentos, uma ação da Rede Pense Piauí, direcionada aos alunos com os melhores resultados na olimpíada. Na oportunidade, os alunos participaram de uma programação de estudos, com conteúdo e formação diferentes da metodologia que eles veem na rotina escolar.

Feliz, com medalha de prata no peito, Letícia Holanda, aluna da Escola Municipal Visconde da Parnaíba, diz que irá se esforçar para voltar no próximo ano. “É uma experiência incrível, que a pessoa trabalha muito e se esforça muito para ganhar. Vou me esforçar para voltar no próximo ano. Com a medalha de ouro”, sonha a medalhista.

Quem também quer voltar à cerimônia de premiação da OBMEP é Maiza Victória, aluna Escola Municipal Juarez Tapety. Após receber a medalha de bronze, ele sonha com o ouro na próximo olimpíada de matemática. “Fiquei muito feliz! Estava para pular de alegria. A semana de estudos aqui em Teresina foi bem legal, porque ajudou muito a gente a entender várias coisas que não sabíamos muito bem ainda”, comemora a medalhista de bronze.

Também foram medalhistas:  Igor Gabriel, da Escola Municipal Juarez Tapety – medalha de ouro; Luís Felipe, da Escola Municipal Juarez Tapety – medalha de Prata; Débora Leal de Oliveira, da Escola Municipal Juarez Tapety – medalha de Bronze; Monara de Sousa, da Escola Municipal Visconde da Parnaíba, medalha de Bronze e Célia Regina, da Escola Municipal Visconde da Parnaíba – medalha de Bronze. Além das sete medalhas, outros 11 alunos da rede municipal receberam menções honrosas na olimpíada.

Em julho, o aluno Igor Gabriel, medalhista de ouro, participou da cerimônia de premiação da OBMEP, em Salvador. O evento contou com a presença dos 575 medalhistas de ouro de todo o país e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Em sua 14ª edição, a olimpíada registrou no ano passado a participação de 18,2 milhões de alunos na primeira fase, dos quais 952.782 foram classificados para a segunda etapa.

OBMEP

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

O público-alvo é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada. O objetivo do projeto é estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. 

Posts anteriores