Cidadeverde.com

Valorização profissional em Oeiras

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, entregaram essa semana novos kits de uniformes e equipamentos individuais de trabalho aos agentes de combate às endemias do município. A iniciativa visa promover mais qualidade ao serviço ofertado à população e integra as ações da Prefeitura de Oeiras de valorização destes profissionais, que desenvolvem uma importante função no controle de doenças.

O ato de entrega dos kits – compostos por bolsa, calça, camisa, bota e boné – aconteceu no Setor de Endemias, com a presença dos profissionais que compõem as equipes do município. Durante a entrega, Auridene Freitas destacou a importância da atuação dos agentes de endemias nas ações de combate às doenças no município, como as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – dengue, chikungunya e zika vírus.

Segundo Zé Raimundo, além de garantir uma melhor apresentação e identificação dos agentes no trabalho de porta em porta nas ações de controle de endemias, os novos equipamentos proporcionam mais segurança no desempenho de suas funções e melhores condições à execução desse trabalho, que é fundamental para garantir a saúde da população.

Mobilidade urbana em Floriano

As obras de pavimentação poliédrica seguem em andamento no município. Essa semana, o prefeito Joel Rodrigues visitou as obras da Rua Dantas Florinda, trecho importante que interliga o bairro Alto da Guia ao bairro Tiberão. Além deste, mais 4 trechos do Alto Daguia também serão pavimentados, dentre elas a rua Desembargador Freitas.

O projeto viabilizado através de uma importante parceria com o Governo do Estado, já tem cerca de 18.000 m² implantados do total de 33.000 m², que envolve também os bairros Manguinha, Santa Rita e Cajueiro II. "Com a liberação dos recursos, nós estamos dando continuidade a esse trabalho de solucionar uma necessidade de mobilidade por parte da pessoas que residem nestas regiões. Agora, problemas como acúmulo de lama durante as chuvas serão amenizados, trazendo mais conforto à população", afirmou Joel Rodrigues.

Água Branca realiza cavalgada 2019

  • AB_cavalgada_11.jpeg Ascom
  • AB_cavalgada_4.jpeg Ascom
  • Ab_Cavalgada_8.jpeg Ascom
  • AB_cavalgada_2.jpeg Ascom
  • AB_cavagada_9.jpeg Ascom
  • AB_cavalgada_7.jpeg Ascom
  • AB_cavalgada_3.jpeg Ascom
  • AB_cavalgada_1.jpeg Ascom

Aconteceu, nesta terça-feira (13), no município de Água Branca, a tradicional Mega Cavalgada 2019. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento integra as comemorações pelos Festejos da Padroeira de Água Branca, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e reunião centenas de vaqueiros pelas ruas do município.

 A programação teve início às 6h30 da manhã, com uma missa na Igreja Matriz, que contou com a participação do trio “As Fulô do Sertão”, seguida de café da manhã. Às 10h, os vaqueiros seguiram em desfile pelas ruas do município, chegando na Arena do Mangueirão, local onde foi servido um almoço e foi sorteada uma motocicleta Pop 100. O evento ainda contou com shows das bandas Meninos de Barão e Brasas do Forró.

 O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, fala sobre o sucesso do evento. “A cada ano, nossa gestão busca oferecer uma festa ainda maior e melhor para homenagear nossos vaqueiros. Nesta edição, contamos com a participação de mais de 500 vaqueiros, um número que nos deixa bastante emocionados e agradecidos. Obrigado a todos que estiveram presentes; aos parceiros que apoiam o evento; à nossa equipe de gestão, que se empenhou em fazer desta festa um sucesso, e a todos os envolvidos neste grande momento de fé e valorização da cultura nordestina”, diz.  

 A secretária de Cultura, Camila Alencar, ressaltou a presença de vaqueiros de municípios vizinhos no evento. “Nossa equipe trabalhou muito para que este momento fosse o melhor possível e, com a ajuda de todos, a festa do vaqueiro de Água Branca se torna referência para toda a região. Agradecemos às equipes de trabalho, a todos que participaram e, em especial, às caravanas que vieram de toda região prestigiar a nossa festa”, fala.

O secretário Municipal de Finanças, Júnior Ribeiro, comenta a organização da festa. “A cada edição nos aprimoramos e conseguimos oferecer um evento ainda mais organizado para todos. Estes momentos são de extrema importância para a população e estamos orgulhosos de poder proporcioná-los sem comprometer o equilíbrio das contas públicas”, afirma.

 O ganhador do sorteio foi o vaqueiro Francisco Marcos da Silva Sousa, do município de São Pedro do Piauí.

Fonte: ascom


 

Espetinhos de Oeiras viram curso

  • Oeiras_espetos_3.JPG Ascom
  • Oeiras_espetos_5.JPG Ascom
  • Oeiras_espetos_2.JPG Ascom
  • Oeiras_espetos_7.JPG Ascom
  • Oeiras_espetos.JPG Ascom
  • Oeiras_espetos_4.JPG Ascom
  • oeiras_espetos_1.JPG Ascom

O sucesso dos bares de espetinho em Oeiras não é de hoje, mas continua a impressionar. É comum na cidade calçadas e imóveis aparentemente sem potencial virarem pontos de encontro, oferecendo espeto e cerveja ao gosto do cliente. Parte significativa do público oeirense aprecia o clima informal e despretensioso desses espaços.

Pensando em qualificar os serviços oferecidos nesses estabelecimentos, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SEMIC), realizou entre os dias 12 e 14 de agosto o curso Gastronomia à Base de Espetinhos. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e teve 13 participantes, entre eles, churrasqueiros e donos de bares e restaurantes.

A capacitação aconteceu no auditório e cozinha experimental da Casa da Merenda. No primeiro momento, os participantes foram orientados por técnicos da Vigilância Sanitária sobre o manejo correto da carnes, boas práticas para serviços de alimentação, manipulação, conservação e higiene dos alimentos, tendo como referência as exigências da legislação sanitária.

Logo depois, a culinarista Elda Santana repassou técnicas para preparo de espetinhos diversos – carne, frango, linguiça, misto e o que mais a imaginação mandar. No curso, ela também deu aulas sobre como preparar molhos, pão de alho, arroz, farofa e outras guarnições que acompanham a iguaria, que fidelizou o paladar dos oeirenses.

Nesta quarta-feira, 14, foi realizada a degustação dos pratos e entregues os certificados aos participantes da capacitação. De acordo com Carla Martins, secretária municipal de Indústria Comércio, o curso integra conhecimentos sobre a promoção da saúde pública, técnicas culinárias e serve de incremento para pequenos negócios do setor gastronômico no município de Oeiras. 

Projeto Fomento Mulher em Joaquim Pires

Na tarde da última segunda-feira, dia 12 de agosto, o secretário municipal de agricultura Francisco Farias, o agente de desenvolvimento Matias Rodrigues, o técnico da EMATER de Joaquim Pires,  João Henrique acompanhados do deputado Georgiano Neto (PSD), estiveram na superintendência do INCRA  em Teresina, em uma audiência com o superintendente Thiago Vasconcelos, para tratar do Projeto Fomento Mulher dos assentamentos Maria Betânia, Terra Santa (Santana) e Flamengo. 

Na oportunidade, foram tratados 98 contratos na modalidade fomento mulher, gerando um investimento de R$ 490,000 mil reais no município de Joaquim Pires.

O crédito fomento mulher é destinado às mulheres assentadas que são atendidas pelas ações de assistência técnica do INCRA no Piauí. Para receber o benefício é necessário o cadastro atualizado no INCRA, estar escrito no Cadastro Único e não ter o crédito apoio mulher anteriormente. O valor para cada família assentada é de até R$ 5.000,00 reais.

Centro de Parto Normal em Oeiras

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) ofereceu apoio técnico para a implantação do Centro de Parto Normal (CPN) do Hospital Deolindo Couto, localizado no município de Oeiras.

 “O Centro solicitou o apoio técnico ao Coren-PI, que acolheu prontamente, para que tivessem o apoio de profissionais mais experientes e assim ter mais segurança na condução no trabalho de parto. A experiência foi muito positiva”, explica a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo.

As enfermeiras obstetras Paula Oliveira e Márcia Pinheiro foram enviadas pelo Coren-PI até o Centro para oferecer todo o suporte necessário ao início da escala de Enfermagem Obstétrica, por meio de treinamentos e acompanhamentos teóricos e práticos durante seis plantões.

A enfermeira obstetra Márcia Pinheiro agradeceu o Coren-PI pelo convite para o treinamento da equipe. “Desejo muito sucesso a todos. Que cada gestante, bebê, puérpera sejam tão bem cuidados, o quanto merecem e têm direito. Tenho certeza que assim será”, afirma.

Implantado no dia 1° de agosto, o CPN do Hospital Deolindo Couto oferece atendimento à mulher e ao recém-nascido no momento do parto e do nascimento, com assistência humanizada prestada por enfermeiros obstetras.

ascom

Cadastro Ambiental Rural em Palmeirais

Os proprietários rurais de Palmeirais poderão fazer o Cadastro Ambiental Rural- CAR de suas propriedades sem custo . A empresa BRASPLAN, contratada pelo Governo Federal, está no município fazendo as inscrições sem custos através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais  de Palmeirais.  Os interessados devem procurar a Elizângela na sede do sindicato para obter informações sobre a data do cadastramento. O telefone para contato é  9454-9842. 

O CAR que tem a finalidade de subsidiar informações sobre posses rurais e monitorar desmatamentos e demais dados. O registro é obrigatório e é importante porque é utilizado por instituições bancárias como requisito para liberação de créditos e financiamentos.

O processo de validação passa pelas etapas de cadastro – imóvel – domínio – documentação – georreferenciamento – informação – restrições – origem das informações – histórico – licenciamento. Com o CAR validado, o proprietário consegue mais agilidade em assuntos referentes às áreas rurais como financiamento de bancos, resolução de conflitos agrários, ordenamento fundiário e outros.

POR QUE CADASTRAR?
- É OBRIGATÓRIO;
- A inscrição é GRATUITA para imóveis de até 4 módulos fiscais.
- Comprovação da regularização ambiental;
- Acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA);
- O CAR é exigido pelas instituições financeiras para crédito agrícola (PRONAF), para declaração
do Imposto Territorial Rural (ITR), pelos cartórios, para transações imobiliárias, e pelos órgãos
ambientais, para fins de licenciamento.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA FAZER O CAR
- Identidade e CPF do proprietário ou possuidor;
- Documentos da propriedade (se houver);
- Mapa, croqui, medidas do terreno/propriedade;
- DAP - Declaração de aptidão ao PRONAF (se houver).

DÚVIDAS?
 Se você possui alguma dúvida a respeito do projeto que não puder ser sanada pelos
nossos técnicos poderá entrar em contato com o Serviço Florestal Brasileiro, na Gerência de
Fomento e Inclusão – GEFI, pelo telefone 61 2028 7234 ou com a Secretaria Estadual de Meio
Ambiente – SEMAR pelo telefone 86 3221 4515 ou pelo e-mail [email protected].

Mega Cavalgada acontece hoje em Água Branca

Acontece, nesta terça-feira, dia 13 de agosto, a Mega Cavalgada 2019 em Água Branca. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o tradicional evento integra as comemorações pelos Festejos da Padroeira de Água Branca, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Este ano, será sorteada uma motocicleta modelo Pop 100 para os vaqueiros.

 O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, destaca que a Cavalgada já se consagra como uma das maiores do Piauí. “Este evento faz parte dos festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a padroeira do nosso município. É um momento de fé e valorização da cultura nordestina, enaltecendo a figura do vaqueiro. Este ano, graças ao apoio dos nossos parceiros, vamos sortear uma moto para os vaqueiros. Esperamos que, mais uma vez, uma multidão tome as ruas de nossa cidade”, diz.

 Após o desfile dos vaqueiros pelas ruas do município, será realizada uma festa comemorativa na Arena do Mangueirão. A partir das 14h, Meninos de Barão e Brasas do Forró animam o público que participará da Cavalgada.

 

Floriano discute pauta de religiosos de matriz africana

 

O Secretário de Governo de Floriano,  Anselmo Jorge recebeu, na manhã desta sexta-feira (9), religiosos do Ylê Asè Babá L’okê, de matriz africana, representados pelo líder religioso, Cícero Cordeiro de Sousa Filho. 

Na pauta, vários assuntos relacionados à luta contra a intolerância religiosa e a discussão sobre políticas públicas para as classes religiosas; a proposta de fazer um mapeamento dos terreiros, localizados em Floriano, que segundo os líderes religiosos, ultrapassam o número de 90 locais, além de apoio para a realização de ações sociais, como a oferta de oficinas e cursos e ainda mecanismos para a realização e a participação em eventos importantes, em Floriano e outras cidades. 

O secretário recebeu um documento oficializando as reivindicações, que serão discutidas com o prefeito Joel Rodrigues e secretários envolvidos em algumas das ações, dentre as quais, da Cultura, Esporte e Lazer; Turismo e Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento e Assistência Social.

Ele colocou o Governo à disposição para o diálogo e cooperação no desenvolvimento de ações que diminuam a intolerância religiosa e contribuam para o desenvolvimento destas expressões religiosas, valorizando o respeito e a liberdade de crença de cada cidadão.

Saúde para os estudantes de Inhuma

As escolas estaduais,  Manoel Macêdo e João de Deus Carvalho na cidade de Inhuma,  receberam semana passada a visita e Palestra do Programa Saúde na Escola – PSE, que faz parte do Programa Saúde da Família - PSF e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF. 

A ação foi conduzida pela psicóloga Milla Jane e a assistente social Sabrina com o apoio da coordenadora do NASF Velane Leal e as agentes comunitárias de saúde Raimunda Rodrigues, Julieta Alves e Rita.  A palestra abordou o tema “Prevenção do uso de álcool e outras drogas, tipos de violência e acidentes”. Com atividades interativas, gincanas e brincadeiras as palestrantes desenvolveram um ambiente de descontração, ao mesmo tempo que tiraram  dúvidas dos jovens estudantes inhumenses.

O Programa Saúde nas Escolas - PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Posts anteriores