Cidadeverde.com

Novidades na obra da BR 235

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta segunda-feira (23), no Palácio de Karnak, com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Piauí, Ribamar Bastos; e o secretário de Estado dos Transportes, Gustavo Aquino. Na ocasião, assinou a ordem de serviço para a retomada das obras da BR 235, subtrecho da divisa Bahia/Piauí, entroncamento da BR135, em direção a Guaribas, Bom Jesus e Caracol. A via permite a ligação do Piauí aos estados do Maranhão e da Bahia.

A obra será executada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado e Dnit. “Na região há uma grande reserva de fosfato, com condições para a produção do super fosfato triplo, além de ligar dois parques nacionais, o da Serra da Capivara e Serra das Confusões, em direção ao vale do Gurguéia, onde tem o parque das águas. Ou seja, é uma obra estratégica para o Piauí, beneficiando as áreas do turismo e mineração”, destacou o governador.

Cerca de R$ 35 milhões já estão disponíveis para a execução das obras de implantação e pavimentação asfáltica da rodovia. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e o trabalho será feito em parceria com o Governo do Estado.

A previsão é de que a obra seja concluída em 2021. “O objetivo é integrar aquelas regiões que têm parques nacionais e muitas riquezas naturais, possibilitando a atração de turistas e investidores. É uma importante obra para o Piauí”, disse Ribamar Bastos.

com informações Ccom

Pavimentação em José de Freitas

A  Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) concluiu a pavimentação poliédrica da Rua Antônio Jurema, no município de José de Freitas. Nesta primeira etapa foram concluídos dois mil e quatrocentos metros de pavimentação que receberam um investimento  de R$ 371.405. 

Outras ruas como Carteiro Arimatéia e Bueiro também estão recebendo pavimentação, que ao final da obra totalizará 4.787 m² executados pela  ADH.

A diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, e equipe do órgão, o prefeito do município de José de Freitas, Roger Linhares; o vereador Tiago Pinto e comunidade visitaram a obra de mobilidade urbana nesse fim de semana. O calçamento beneficiou mais de 60 casas da Rua Antônio Jurema, no bairro Matadouro

“Essa obra acabou com a poeira e melhorou muito o comércio da  nossa rua Antônio Jurema”, disse o morador Wilton Kennedy. A rua homenageia um dos fundadores do bairro Matadouro. Os familiares do homenageado participaram da visita.

O professor Edivaldo Moreira, do IFPI campus José de Freitas, fez a doação de 80 mudas de ipês para o local. “Nosso objetivo é arborizar todo o bairro, temos 5 mil mudas disponíveis”, disse ele.

Segundo a diretora-geral da ADH, o calçamento era um sonho antigo daquelas famílias. “Estamos felizes com a conclusão dos trabalhos da rua Antônio Jurema. A obra trouxe inúmeras vantagens para a região como  a compra do material de construção na cidade e a contratação da mão de obra local, sem falar no conforto e mobilidade para as famílias que residem aqui. Realmente é uma conquista de todos”, declara Gilvana Gayoso. Ela acrescenta também que pavimentação poliédrica valoriza os imóveis, gera empregos e é um recurso sustentável.

[email protected]

Asfalto novo em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues ao lado do deputado estadual Dr. Francisco Costa, visitou as obras de pavimentação asfáltica da rua Maestro Eugênio, no bairro Campo Velho, em Floriano. A obra viabilizada com a importante parceria do Governo do Estado,  faz parte do programa de mobilidade urbana de Floriano e já contemplou diversas ruas do município. Vereadores e secretários municipais participaram da visita e acompanharam os trabalhos realizados no local.

 

XI Conferência da Assistência Social em União

A Prefeitura Municipal de União, realizou na manhã desta sexta-feira (20) a XI Conferência da Assistência Social. O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural e abordou o tema Assistência Social: Direto do Povo com Financiamento e Participação Social.

A conferência foi realizada com o objetivo de discutir os novos rumos da assistência social e debater assuntos importantes. A conferência é um movimento em defesa da democracia e da política pública de assistência social, que se faz necessária.

A secretária de Ação Social e Cidadania, Martina Cavalcante, citou a importância do encontro. “Assistência Social é um direito de todos e de todas e é partindo deste principio que iniciamos esta conferencia, um momento estratégico para saber o destino da ação social e fortalecer a rede de proteção no nosso município”, disse.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, também falou aos participantes sobre o papel da ação social. “A ação social é muito importante, não é apenas assistencialismo, mas tem muitas vertentes que podem ser feitas para ofertar mais oportunidades para a população. Através destes trabalhos, realizados pela Assistência Social é possível chegar mais perto daqueles que precisam e colaborar e criar novos caminhos para estas pessoas”, disse o gestor.

Monsenhor Gil resgata o "Encontro Ecológico"

  • MG_novo_4.jpg Ascom
  • MG_novo_1.jpg Ascom
  • MG_novo_5.jpg Ascom
  • MG_novo_3.jpg Ascom
  • MG_novo.jpg Ascom

O evento é uma tradição de mais de três  décadas, chegando este ano a 36ª ediçao nos dias 21 e 22 de setembro  reunindo gerações  de todas as idades na localidade Santa Bárbara,  entre os municípios de Monsenhor Gil, Lagoa do Piauí, Demerval Lobão e  Beneditinos. 

"Vamos resgatar esta tradição e fazer um belo encontro para todos", comenta o prefeito João Luiz que disponibilizou  transporte gratuito para o Encontro Ecológico.

Este ano o evento presta homenagem ao idealizador do Encontro Ecológico de Monsenhor Gil, o médico e ex prefeito da cidade,  Noronha Filho. 

O histórico do evento relata uma confraternização de adeptos do turismo ecológico, em meio à natureza com  banho de riacho, passeio por trilhas, concentração nos lajeiros e  descanso em barracas ou pequenas casas cobertas de palhas de  babaçu. 

O Encontro Ecológico 2019 conta com uma programação bem diversificada, com muito lazer, mas com  eventos voltados para a consciência de respeito ao meio ambiente. 

Segundo o coordenador de meio ambiente de Monsenhor Gil, Carlos Alves, é importante participar, mas acima de tudo ter respeito pelo meio ambiente e tentar ao máximo não poluir o local. "Estamos trabalhando para deixar tudo limpo e aconchegante para receber à população, mas é importante e vamos ficar vigilantes para que às pessoas não destruam  e nem poluam o belo local ", finaliza 

 O prefeito João Luiz disponibilizou equipes que estão cuidando dos detalhes do encontro e doou um boi para  um almoço popular no local do evento. 

ascom

Solenidade de nomeação e posse em Floriano

A Prefeitura de Floriano lança edital de convocação para solenidade de nomeação e posse dos candidatos aprovados no Concurso Público, a ser realizado no dia 23 de setembro, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 8h. A convocação é válida para os candidatos aprovados no concurso público que atenderam ao chamado e disposições contidas no edital de convocação nº 001/2019, realizada através do Decreto nº 058/2019, de 05 de agosto de 2019. Os aprovados devem comparecer ou enviar um procurador, no ato da posse, munido de instrumento de procuração. 

Acesse o edital de convocação para solenidade de nomeação e posse no link:
http://www.floriano.pi.gov.br/download/201909/SF19_a7cf759898.pdf

[email protected]

Oeiras participa de encontro internacional de educação

  • edu3.jpg Ascom
  • edu5.jpg Ascom
  • edu2.jpg Ascom
  • edu.jpg Ascom
  • edu4.jpg Ascom
  • edu6.jpg Ascom
  • edu1.jpg Ascom

Representada pela professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, Oeiras participou nesta terça-feira, 17, do Encontro Internacional Educação 360, no Rio de Janeiro. O fórum organizado pelos jornais O Globo e Extra reuniu, em dois dias de evento, pessoas que vivenciam a educação sob diferentes e novos pontos de vista e põem em prática iniciativas transformadoras, que tornam-se exemplo ao redor do mundo.

No encontro, a gestora da educação municipal participou do Master Classe ‘Eu venho lá do Sertão’, um diálogo sobre as razões do alto desempenho em avaliações nacionais e olimpíadas escolares de cidades brasileiras como Oeiras, situadas distantes dos grandes centros urbanos. O momento também teve a participação da secretária de Educação do município de Brejo Santo (CE), Ana Jacqueline Braga, num intercâmbio de experiências exitosas e desafios.

Tiana Tapety considera que o evento foi oportuno para apresentar as boas práticas desenvolvidas na rede municipal de ensino de Oeiras e para a troca de ideias com educadores de diversas partes do Brasil e do mundo. “Nós fomos com o intuito de mostrar as boas práticas que desenvolvemos no município e falar como elas são produzidas e se processam. Foi um momento muito bom, com muita gente querendo entender. Houve muita troca de conhecimento pertinentes a educação de um modo geral”, resume a secretária.

Além dela, outros educadores, pesquisadores, gestores de ensino, escritores, influenciadores digitais e ativistas brasileiros e estrangeiros apresentaram suas perspectivas sobre medidas que podem contribuir para a formação de alunos, no Educação 360.  Em sua sexta edição, o evento contou com nomes como os escritores Frei Betto, Nélida Piñon e Eduardo Bueno, além do cientista Carlos Nobre, entre muitos outros.

Referência nacional

Em maio deste ano, Tiana Tapety levou a experiência educacional de Oeiras para outro evento de alcance nacional, o ‘Alfabetização e Letramento: Métodos, Políticas Públicas e Desafios’, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), também no Rio de Janeiro. Representando o Nordeste, ela debateu a importância da alfabetização e do letramento para formação de um cidadão capacitado a adquirir conhecimentos, desenvolver as próprias potencialidades e participar ativamente da sociedade. Na oportunidade, os especialistas no tema também apresentaram métodos e políticas públicas que têm sido desenvolvidas e implementadas no Brasil e exterior.

Empreendedorismo para jovens de Parnaíba e Ilha Grande do Piauí

Foto: ascom

A ação denominada de  “1º Hackathon de Empreendedorismo”,  será realizada no Centro de Educação do Programa Social “Janela para o Mundo”,  nos dias 19 a 21 de setembro, voltada para  alunos do curso de informática do programa, que  serão desafiados a criar soluções específicas, usando a tecnologia para beneficiar empreendedores da região.

Além de contribuir para o desenvolvimento local, o 1º Hackathon do Centro de Educação Janela para o Mundo pretende incentivar a troca de conhecimentos na área de informática e promover a integração entre alunos, equipe do Centro, time Omega Energia e comunidade empreendedora de Ilha Grande. O evento também servirá como prática do aprendizado e avaliação para 70 alunos entre os atualmente inscritos nos cursos de informática básica e avançada do Centro, a partir das atividades que serão propostas.

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). O Hackathon é um evento que reúne diferentes profissionais de tecnologia, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos que sejam inovadores. Nesses eventos, os participantes têm a oportunidade de concorrer a prêmios, conhecer outros profissionais da área, fazer networking e participar de um projeto colaborativo em um ambiente que fomenta a inovação.

 Durante o Hackathon serão propostas aos alunos atividades que abordarão a aplicabilidade da informática no empreendedorismo. Os alunos serão divididos em equipes, cada uma delas terá um tutor e um parceiro (microempreendedor). Na primeira etapa do evento, são ministradas palestras em torno dos temas: gestão, tecnologia e inovação, para fomentar o aprendizado dos grupos, que terão o desafio de criar uma ou mais soluções para o negócio parceiro e apresentá-las no último dia do evento.

Os tutores receberão previamente orientações sobre o evento e as possíveis ferramentas a serem utilizadas pelas equipes. Quanto aos parceiros, foi feito um mapeamento de empreendimentos locais e seleção dos interessados, que receberam orientações sobre a metodologia da ação.

Ao final do evento, os grupos apresentarão suas propostas para a banca avaliadora, que selecionará a proposta vencedora do desafio.

Durante a realização do Hackathon, o Centro de Educação estará voltado apenas para receber os participantes e preparado para o desenvolvimento das atividades do evento.

Sobre o Centro de Educação Janela para o Mundo

Foto: ascom

O Centro de Educação Janela para o Mundo é um projeto de responsabilidade social desenvolvido e mantido pela Omega Energia. Inaugurado em janeiro de 2017, o Centro de Educação oferece cursos gratuitos à comunidade e tem contribuído, desde então, para gerar uma nova perspectiva de futuro para crianças, jovens e adultos.

 O Centro de Educação Janela para o Mundo funciona na comunidade do Labino, em Ilha Grande. Com duas salas de aula e uma sala de informática equipada com 20 computadores, o espaço possui ainda ambientes de leitura e convivência para atender os alunos no contraturno escolar. O Centro de Educação sempre oferece novos cursos que são divulgados, assim como o processo para inscrições que são realizadas anualmente.

 Atualmente, o Centro atende aproximadamente 327 alunos distribuídos em 21 turmas de 8 cursos: Inglês, Informática, Aprendizagem em Saúde, Recepção de Meios de Hospedagem, e Apoio ao Aprendizado (aulas de Matemática e Português para alunos do 3º ao 9º ano), LIBRAS básico e Linguagens e Redação para o ENEM.

 

 

Novo Fórum e Juizado Especial de Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, procurador Marlon Brito e o secretário de Comunicação, Nilson Ferreira, participaram, nas manhã desta terça-feira (17), das assinaturas do contrato e das Ordens de Serviço, para a construção dos novos Fórum e Juizado Especial Cível e Criminal da comarca de Floriano.

Assinaram os documentos, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins; desembargador Raimundo Eufrásio, prefeito Joel Rodrigues e o sócio da empresa Ypê Construtora e Empreendimentos, Whalyson Marrathyman, que executará a obra.

A futura sede do Fórum Desembargador Adalberto Correia Lima será construída no bairro São Borja, em terreno doado pela Prefeitura de Floriano ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
 
O projeto arquitetônico prevê 2.104,07 m² de área construída e quatro blocos, que abrigarão as 1ª, 2ª e 3ª Varas, o Juizado Especial Cível e Criminal, auditório para 125 pessoas e outras áreas e salas.
A construtora já esteve em Floriano e iniciará a obra imediatamente, com prazo de 12 meses para conclusão.

"O Município de Floriano garantiu a doação do terreno e agora estamos felizes e agradecidos ao presidente do TJ, desembargador Sebastião Ribeiro Martins por colocar a construção do novo Fórum e JECC como prioridade", disse Joel Rodrigues.

Cabeamento subterrâneo de fibra óptica na BR-343

O diretor presidente da SPE Piauí Conectado, Emerson Silva, e o superintendente substituto do DNIT, Euvaldo Bastos, assinaram na manhã desta segunda-feira (16) um Termo de Compromisso para que seja implantado cabeamento subterrâneo de fibra óptica na BR-343, contemplando as cidades de Teresina, Altos e Campo Maior. A assinatura aconteceu na sede do DNIT em Teresina.

Com o feito, o projeto agora está permitido a instalar pontos de internet no trecho previsto. Já foram instalados cerca de 300 pontos na capital e 26 na cidade de Campo Maior. A instalação de mais pontos vai possibilitar tecnologia de acesso à rede do governo do estado, facilidade de comunicação e inclusão social para a população das cidades beneficiadas.

O diretor do projeto Piauí Conectado, Emerson Silva, comemorou a assinatura do Termo. “Tem uma importância muito grande para nós. A partir dessa fase nós iremos com propriedade realizar um projeto que atenda a capital Teresina e chegue até Campo Maior. Será um marco para o nosso projeto, que visa ampliar a rede de internet no estado”, disse o gestor.

De acordo com Euvaldo Bastos, superintendente substituto do DNIT, a assinatura é importante, visto que a implantação só ocorre com a permissão do órgão responsável pela rodovia federal. “Para isso é necessário que a empresa apresente um projeto para utilização da faixa, assumindo todos os compromissos do que será feito e se responsabilizando por tudo que for consequência da utilização da faixa. Já aprovamos o projeto e agora com a autorização serão iniciadas efetivamente as obras”, explicou.

O Termo de Compromisso possui validade de 3 meses a partir da data da assinatura para que os pontos sejam instalados e é equivale a apenas 10% do projeto total do programa Piauí Conectado. O objetivo é que mais projetos sejam apresentados para beneficiar outras cidades do estado.

ascom

Posts anteriores