Cidadeverde.com

Inauguração em Oeiras

O prefeito José Raimundo e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, inauguram na próxima quinta-feira, 1° de agosto, a Biblioteca Municipal de Oeiras. Localizado no prédio onde funcionava a antiga sede do Tribunal de Justiça, no Centro Histórico da cidade, o espaço leva o nome do escritor oeirense, José Expedito Rêgo, e conta com um vasto acervo, centro de leitura público com cabines individuais, sala para leitura infantil, salas para trabalhos, pesquisas, estudos e leituras em grupos.

No primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou uma campanha de arrecadação de livros para atualização e ampliação do acervo do novo equipamento cultural, que será aberto com investimentos próprios do município.

Segundo a Prefeitura de Oeiras, a intenção é que a Biblioteca integre o cotidiano da cidade, incentivando a democratização do acesso à leitura e resgatando a importância do contato com o livro, fundamental para a formação de novos leitores.

Na quinta, durante a solenidade de inauguração acontecerá um colóquio sobre a obra do autor homenageado, conduzido pela professora Elimar Barros.

Homenagem

A Biblioteca Municipal recebe o nome do escritor José Expedito de Carvalho Rêgo. Nascido em Oeiras, José Expedito formou-se em medicina e, além de atuar como médico, foi jornalista, poeta e romancista, sendo autor de vários livros, entre eles, “Né de Sousa” (biografia romanceada do Visconde da Parnaíba, Manoel de Sousa Martins), “Caminhos da Loucura” e “Malhadinha”, considerada pela crítica literária sua obra-prima. É também autor da letra do Hino de Oeiras.

Como jornalista, editou em parceria com Possidônio Queiroz e Costa Machado, o jornal mensal “O Cometa” que circulou, em Oeiras, de 1971 a 1976. Foi um dos fundadores do Instituto Histórico de Oeiras e membro titular da Academia Piauiense de Letras. Faleceu no dia 31 de março de 2000, deixando um importante legado para literatura de Oeiras, do Piauí e do Brasil.

Ascom

Incentivo a cultura em Caraúbas do Piauí

O XIII Festival Luiz Gonzaga do município de Caraúbas do Piauí acontece nos dias 26 e 27 de julho de 2019 e promete ser um dos maiores eventos culturais do Piauí. O evento será realizado da Praça Nossa Senhora das Graças.

O evento contará com uma grandiosa estrutura de palco, som, decoração temática, arena de apresentações, praça de alimentação, segurança, banheiros químicos e muito forró com as bandas Forró de Qualidade, Romim Mata, Carlinhos Estouradão, Edu Safadão, Elvis Play e Pegada dos Moleques.

Para o prefeito Caburé, o festival incentiva o crescimento de atividades culturais no município, além de incrementar a economia local. A expectativa é que milhares de pessoas devam prestigiar o evento que já é consolidado no calendário cultural piauiense e neste ano promete bater o recorde de público.

Com informações Ascom

Novas obras em Floriano

Mais uma grande notícia para Floriano. Na última segunda-feira (22), o prefeito Joel Rodrigues, ao lado do secretário de Governo James Rodrigues,  participou de uma reunião em Teresina com o secretário Igor Neri, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí, que confirmou a retomada das obras de pavimentação poliédrica do Bairro Cajueiro II.

Diversas ruas devem ser beneficiadas em um projeto que prevê a execução de 33 mil metros quadrados de calçamento. Segundo o prefeito Joel Rodrigues, esta obra contribuirá para assegurar maior mobilidade urbana, melhorando a qualidade de vida da população e garantindo melhor tráfego de veículos e pedestres.

Festa em Buriti dos Lopes

Hoje e amanhã  a cidade de Buriti dos Lopes sedia o XIX Encontro de Folguedos do município,  que tem como tema São João do Povo 2019. Nomes como Solange Almeida, Felipão, Saia Rodada, Bill Bala, Zé Cantor e Anderson Rodrigues prometem agitar a cidade ao som de sucessos já consagrados do forró. Na programação cultural irão ocorrer ainda  apresentações  de quadrilhas e bumba meu boi. A organização da festa é da  Cultura municipal e a realização da Prefeitura de Buriti dos Lopes, com apoio do deputado Júlio Arcoverde. O município de Buriti dos Lopes é administrado pelo prefeito  Júnior Percy. 

Melhorias físicas do Poder Judiciário em Piripiri

Após modernização e ampliação de sua estrutura, o Fórum Desembargador João Turíbio Monteiro de Santana e o novo anexo do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) Desembargador Osíris Neves de Melo Filho, na comarca de Piripiri (a 180km de Teresina), serão inaugurados no dia 29 de julho. A cerimônia de inauguração contará com a presença das autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, e será realizada a partir das 18h.

A edificação é sediada em um terreno com área de 3.591,00 m². A área reformada foi de 697,00 m² e a área de ampliação foi equivalente a 1.146,00 m². Para a execução da obra, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) firmou contrato com a Construtora Rosacon e investiu R$ 4.351.661,79, com recursos provenientes do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário Piauiense (Fermojupi).

O Fórum foi segmentado em três blocos, sendo um bloco destinado às três varas, com protocolo, secretarias, salas de audiência, assessorias e gabinetes e recepção. Um compartimento abriga o Tribunal do Júri com 88 lugares e outro, o JECC e os órgãos auxiliares (Defensoria, Ministério Público, Central de Mandados e OAB).

Serviço
Inauguração da reforma e ampliação do prédio-sede da comarca de Piripiri
Data: 29/07/2019
Horário: 18h
Local: Rua Avelino Resende, S/N, Centro.

Ascom

Inauguração em Socorro do Piauí

  • inag5.jpg Ascom
  • ina8.jpg Ascom
  • ina3.jpg Ascom
  • ina7.jpg Ascom
  • ina6.jpg Ascom
  • ina4.jpg Ascom
  • INA2.jpg Ascom

Na noite do último sábado, 20 de julho, o Prefeito Zitim Coelho, em companhia do Secretário de Saúde Ticiano Coelho, e do Diretor do Centro Ytallo Rangel, realizaram a inauguração do Centro de Reabilitação em fisioterapia, “João Vitor de Almeida” na cidade de Socorro do Piauí.

Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelos Fisioterapeutas Kleber Filho e Ytallo Rangel.

No evento o prefeito Zitim falou de sua imensa alegria na implantação do Centro de Reabilitação. “Quero aqui primeiramente agradecer a Deus, e todos os presentes nesta solenidade, no entanto, sabemos das nossas dificuldades e limitações, mas estamos sempre prontos a melhorar naquilo que for necessário. Estaremos juntos, lutando sempre pela saúde e pelo bem estar do nosso povo socorrense”. Disse emocionado o prefeito.

Estavam presentes ao evento, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Fábio Abreu, ex-prefeito de Socorro do Piauí, Neto Ribeiro a primeira dama Marsônia Almeida, a liderança política Washington Coelho, o Assessor Jurídico Dr. Aderson Filho, os Secretários de Administração Jair Ferreira, de Assistência Social Yllane Marcelle, de Educação Lucas Pires, de Agricultura e Pecuária Salomão Júnior, de Meio Ambiente Manoel Gonzaga Ribeiro e também o Vereador Presidente da Câmara Municipal Fredson Rodrigues, os vereadores Alberto Borges, Joel da Serra e Rita da Tenda.

A inauguração foi bastante prestigiada pela população do município de Socorro do Piauí.

Ascom

Inspeção de carne imprópria em Oeiras

A atuação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM evitou a comercialização de mais de 02 toneladas de carne imprópria para o consumo, nos primeiros seis meses de 2019, em Oeiras. O número é resultado de um levantamento feito pelo órgão, no Matadouro Municipal para Animais de Pequeno Porte, local onde ocorre o abate regular de caprinos, ovinos e suínos, resguardando as medidas sanitárias necessárias para garantir carne saudável para a população do município.

Vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o SIM de Oeiras foi inaugurado no final de 2017 e é responsável pelo controle da qualidade dos produtos de origem animal, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização e certificando com selo de garantia carnes e derivados. Entre os trabalhos desenvolvidos pela equipe do Serviço de Inspeção está a verificação no ante mortem até o post mortem de toda a carcaça dos animais.

“O animal que vai para o abatedouro municipal é inspecionado ante mortem e post mortem por um profissional qualificado. Essa carne que sai do abatedouro e vai para ser vendida ao consumidor é uma carne de qualidade. Então, quando for comprar produtos para a família o consumidor deve observar se tem o carimbo do Selo SIM, porque, com certeza, o animal que foi inspecionado está livre de muitas doenças. Já condenamos e tiramos de circulação vários animais que, certamente, iriam para mesa do consumidor. O Serviço de Inspeção monitora, diariamente, o abate desses animais, para que cheguem com qualidade à mesa do consumidor”, explica João Carvalho, técnico da Vigilância Sanitária e coordenador do SIM em Oeiras.

O médico veterinário, Jefferson Luís, acrescenta que a função do Serviço de Inspeção Municipal é fazer com que o produto, no caso a carne, chegue até o consumidor sem nenhum risco à saúde pública. “O papel do SIM é proteger a população de ingerir alimentos de origem duvidosa, como animais possam causar algum tipo de doença. Essas contaminações alimentares são sérias e geram muitas mortes por ano”, alerta o profissional.

Neste processo, os veterinários realizam várias as linhas de inspeção onde há a verificação de possíveis lesões ou contaminações da carne. O médico veterinário informa que, este ano, cerca de 120 animais tiveram a carne condenada e considerada imprópria para o consumo humano, no Matadouro Municipal. A inspeção higiêni­co-sanitária é fundamental para preservação da saúde pública, proporcionan­do à população o acesso a ali­mentos seguros, reduzindo os riscos de transmissão de zoo­noses (doenças transmissíveis entre animais e os homens) e de infecções alimentares, que podem causar desde pequenos transtornos até a morte.

“Só este ano, já são 120 animais tirados de circulação, que poderiam estar causando problemas de saúde à população. Problemas como tuberculose, salmonelose e parasitose. Então, as condenações acontecem proteger a saúde da população. Estamos preservando a população e quem comercializa a carne”, argumenta Jefferson Luís.

Abate clandestino de carne pode causar riscos à saúde pública 

A carne abatida de forma clandestina não passa pela inspeção do SIM e dos demais órgãos responsáveis pela fiscalização da produção industrial e sanitária dos alimentos. Com isso, essas carnes vão parar na mesa das pessoas com contaminações e, mesmo sendo lavadas ou escaldadas, podem levar os consumidores a adoecerem. 

O trabalho do SIM tem o objetivo de assegurar que seja ofertada à população carne inspecionada e de qualidade garantida e ainda conscientizar a sociedade sobre os riscos do consumo de alimento sem procedência e inspeção, problema que ainda persiste em Oeiras, apesar de o Serviço de Inspeção está em funcionamento há quase dois anos.

“A população precisa ter a consciência de não comprar carne de origem duvidosa e consumir somente alimentos que tenham a fiscalização e o selo do Serviço de Inspeção. Assim, é possível evitar o risco de comer carne sem garantia de origem, que pode fazer a pessoa adoecer ou até mesmo morrer. Vindo de locais que tenham a inspeção municipal, estadual ou federal, o alimento traz mais segurança ao consumidor”, conclui o veterinário, Jefferson Luís.

 ascom

Disputa pela água em Landri Sales

Em decisão proferida na quinta-feira, 18, o juiz Diego Ricardo Melo de Almeida proibiu que a Prefeitura de Landri Sales, 385 km ao Sul de Teresina retomasse, em medida unilateral, o sistema de abastecimento de água do município, hoje sob a responsabilidade da Agespisa. Pela decisão, somente depois que a concessionária estadual se manifestar sobre o assunto, a ação poderá ter prosseguimento.

Na mesma decisão, o juiz também determinou a suspensão de um processo licitatório que havia sido aberto pelo município para contratar uma empresa para gerir o sistema.

A prefeitura de Landri Sales solicitou da justiça uma decisão em caráter liminar para voltar a operar o abastecimento e água da cidade. E, ato contínuo, deu início a um processo licitatório para contratar uma empresa que deveria assumir a operação do sistema.

 Por entender que, para o deferimento do pedido liminar, a prova pré-constituída pelo município é insuficiente, já que “não existe liminar inaudita altera parte em possessória quando se tem em um dos polos o poder público”, o magistrado designou audiência de justificação prévia para o dia 31 deste mês, quando a representação do município e da Agespisa vão estar presentes para apresentarem suas razões. A audiência será às 11 horas da manhã no foro da comarca local.

A decisão do juiz de Landri Sales soma-se a outras no mesmo sentido, onde municípios tentam tomar de volta a operação do sistema de abastecimento de água sob a responsabilidade da Agespisa, sem um prévio entendimento com a direção da empresa.

 Casos semelhantes aconteceram, por exemplo, com os municípios de Parnaíba e Antônio Almeida, ações prontamente rechaçadas nas instâncias judiciais.

 A direção da Agespisa não vai se manifestar sobre o fato antes que a audiência do dia 31 aconteça.

Fonte: ascom

Programação de férias em Amarante

O município de Amarante recebe nesse final de semana, entre os dias 19 a 21 de julho, o projeto “Piauí: Férias de Norte a Sul”, de 17h às 21h, na famosa prainha no Rio Parnaíba. A realização do Governo do Piauí, inclui esporte, lazer e cidadania. 

A Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) juntamente com a Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom), dá continuidade ao projeto que foi sucesso em Teresina. 

“Como previsto em nossa programação, a segunda cidade a receber esse importante projeto de incentivo ao esporte e lazer, é nossa querida Amarante. E como a proposta tem tudo a ver com esse clima de verão, escolhemos a nossa tradicional Prainha, em nosso Rio Parnaíba”, explicou o Presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz.

O público do município poderá curtir desde atrações culturais até o tradicional vôlei de praia, aulões de zumba, dentre outras práticas esportivas. A proposta também leva serviços de cidadania através das secretarias estaduais de Saúde, Turismo, Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos, Coordenadoria da Mulher e Detran. 

Programação:

SEXTA-FEIRA (19/Julho):

Abertura - Atração cultural
Beach Soccer (Volei de Praia)
Palhaço e Brincadeiras
Aulão de Zumba
SASC- MESA DE INFORMAÇÕES (PASSE LIVRE, BOLSA FAMÍLIA, OFICINA DA BELEZA) PROGRAMAÇÃO INFANTIL - PINTURA DE ROSTO
DETRAN - BLITZ EDUCATIVAS
CENDROGAS – BLITZ EDUCATIVA DE ENFRENTAMENTO AS DROGAS 
SESAPI – CIRCUITO EM SAÚDE: AFERIÇÃO DE PRESSÃO, LOBORATÓRIO MÓVEL DA DENGUE, ACUIDADE AUDITIVA E VISUAL, DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS MASCULINOS E FEMININOS.
SETUR – DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL TURÍSTICO 

SÁBADO (20/Julho):

Capoeira
Palhaço, Brincadeiras e Contos de histórias
Beach Soccer (Volei de Praia)
SASC- MESA DE INFORMAÇÕES (PASSE LIVRE, BOLSA FAMÍLIA, OFICINA DA BELEZA) PROGRAMAÇÃO INFANTIL - PINTURA DE ROSTO
DETRAN - BLITZ EDUCATIVAS
CENDROGAS – BLITZ EDUCATIVA DE ENFRENTAMENTO AS DROGAS 
SESAPI – CIRCUITO EM SAÚDE: AFERIÇÃO DE PRESSÃO, LOBORATÓRIO MÓVEL DA DENGUE, ACUIDADE AUDITIVA E VISUAL, DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS MASCULINOS E FEMININOS.
SETUR – DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL TURÍSTICO 


DOMINGO (21/julho):

Palhaço e Brincadeiras
Beach Soccer (Volei de Praia)
DETRAN - BLITZ EDUCATIVAS
CENDROGAS – BLITZ EDUCATIVA DE ENFRENTAMENTO AS DROGAS
SESAPI – CIRCUITO EM SAÚDE: AFERIÇÃO DE PRESSÃO, LOBORATÓRIO MÓVEL DA DENGUE, ACUIDADE AUDITIVA E VISUAL, DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS MASCULINOS E FEMININOS.
SETUR – DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL TURÍSTICO

Fonte: Ccom

Justiça condena ex-gestores de Colônia do Piauí

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Piauí, a 3ª Vara da Justiça Federal condenou a ex-prefeita de Colônia do Piauí, Conceição de Maria Soares Portela Carneiro Tapeti, o ex-tesoureiro, Selindo Mauro Carneiro Tapeti e o ex-secretário de Educação do município, José Vieira Guedes, por delitos cometidos durante a gestão no ano de 1998.

De acordo com a ação penal, de autoria do procurador da República Marco Túlio Lustosa Caminha, o Município celebrou o Convênio 3147/94 – Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com o Ministério da Educação, no montante de R$ 69.844,00, com o objetivo de promover o atendimento do Programa de Alimentação Escolar, aos alunos matriculados na pré-escola e no ensino fundamental das redes municipal e estadual, das zonas urbana e rural. 

Segundo o MPF, embora o convênio tenha sido firmado no ano de 1994, teve sua vigência e execução estendida nos anos seguintes, tendo sido encontradas irregularidades referentes ao exercício de 1998, durante o mandato da ex-prefeita. Foram realizadas diversas diligências e, após a análise de toda documentação, concluiu-se pela existência de malversação de recursos federais, considerando que foram emitidos em benefício de pessoa que não recebeu as aludidas verbas; pelo uso de documento falso, diante da utilização de notas fiscais emitidas por empresas que igualmente não receberam as verbas federais, enfatizando-se a inexistência de procedimento licitatório para a compra de gêneros alimentícios por parte da Prefeitura de Colônia do Piauí. 

O Juízo da 3ª Vara Federal julgou parcialmente procedente a denúncia do MPF e condenou a ex-prefeita de Colônia do Piauí, Conceição de Maria Soares Portela Carneiro Tapeti, o ex-tesoureiro, Selindo Mauro Carneiro Tapeti e o ex-secretário de Educação do município, José Vieira Guedes, nas penas do delito do artigo 1°, incisos I, do Decreto Lei 201/67 à pena de 4 anos e 6 meses de reclusão para cada réu. 

A pena privativa de liberdade de cada condenado será cumprida inicialmente em regime semi-aberto (artigo 33, caput, primeira parte, e §§2º, alínea ”b”, e 3º, do Código Penal). 

Aos réus foi concedido o direito de recorrer em liberdade.

Fonte: ascom/MPF-PI

Posts anteriores