Cidadeverde.com

Início de obras em Floriano

Teve início, na tarde desta quarta-feira (12), a execução dos serviços de recuperação asfáltica da Avenida Dirceu Arcoverde, trecho da rotatória com o pesque-pague. O local, que é considerado de bastante movimento e fluxo de veículos, está recebendo os reparos necessários pela Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Infraestrutura. As obras aguardavam a conclusão do processo licitatório para que fossem iniciadas, e devem ser finalizadas no prazo de cinco dias.

"Além de recuperar o asfalto em todo o trecho, estamos fazendo um importante trabalho de correção na drenagem das águas, para evitar os alagamentos e o desgaste da nova pavimentação", afirmou Marcony Alisson, secretário de Infraestrutura. O prefeito Joel Rodrigues visitou o local, para conferir o andamento dos trabalhos, na companhia dos secretários Marcony, da Infra, e Nilson Ferreira, de Comunicação.

Acesso ao Cartão do SUS em Oeiras

Para que o usuário do Sistema Único de Saúde tenha acesso a consultas, medicamentos, procedimentos e exames na rede pública é necessário ter o Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como Cartão SUS. O documento foi criado e instituído para facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pelo SUS, através de um número de identificação válido em todo o Brasil.

Em Oeiras, o cartão do SUS pode ser emitido no Espaço do Cidadão Oeirense (BOX 27). Inaugurado na última sexta-feira, 07, pelo prefeito Zé Raimundo, o espaço fica localizado no Mercado Municipal Dona Lili. Para emitir o documento é necessário apresentar o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e telefone para contato.

Os objetivos do Sistema Cartão Nacional de Saúde são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários; dotar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde; fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País; e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de saúde.

Espaço do Cidadão Oeirense

Recém-inaugurado, o Espaço do Cidadão Oeirense é uma central de atendimento à população do município de Oeiras com diversos serviços públicos. Além da emissão do Cartão do SUS, a população pode ir ao espaço emitir RG, realizar cadastro nos programas Bolsa Família e Criança Feliz e fazer o Alistamento Militar. O objetivo é facilitar o acesso do cidadão a estes serviços, em um único local, com um padrão que possibilita mais conforto, eficiência e comodidade

Ascom

Recursos para a Saúde de Altos

Durante reunião com o senador Ciro Nogueira (Progressistas), nessa segunda-feira (10), a prefeita de Altos, Patrícia Leal, solicitou a liberação de recursos para a saúde municipal. A reunião contou com a participação do deputado estadual Warton Lacerda (PT).

 A gestora reforçou a importância da articulação do senador junto ao Ministério da Saúde e também solicitou do parlamentar a destinação de emendas parlamentares para o custeio, aquisição de equipamentos e melhorias na estrutura dos centros de saúde.

“O senador se mostrou bastante sensível às nossas solicitações. Estamos sempre buscando melhorias para nossa cidade, principalmente na área da Saúde. Queremos a liberação desses recursos federais para dar continuidade a esse importante trabalho”, conclui.

Empregos no sul do Piauí

As obras do Complexo Fotovoltaico São João do Piauí avançam, já contam com mais de 300 trabalhadores e poderão promover até 500 novos postos de trabalho na região sul do estado.

A informação é de executivos da Celeo Redes Brasil, empresa responsável pelos investimentos de R$ 747 milhões para construção do parque de energia solar. A partir de agosto 2019, estimam o início da instalação dos paineis fotovoltaicos, o que exigirá mão-de-obra extra.

O Complexo São João do Piauí é constituído por seis usinas, representando uma capacidade instalada de 223 megawatts pico. A Celeo Redes tem como controladores o capital de espanhóis e holandeses, os quais buscam contribuir com o progresso econômico e tecnológico, bem-estar social e desenvolvimento sustentável por meio de investimentos em infraestruturas de energia seguras, confiáveis e eficientes.

Os executivos também revelaram que estão avaliando a possibilidade de dobrar os investimentos em energias renováveis no Piauí. Privilegiado com um recurso solar muito atrativo, o Piauí acredita nas energias renováveis como meio de desenvolver economicamente regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Fonte: Ccom

Valorização do esporte em Joaquim Pires

Na noite de  sábado,  8 de junho, foi realizada a final do Campeonato de Futebol de Areia Feminino 2019 na localidade Massapê, zona rural de Joaquim Pires. A decisão, foi realizada na quadra de areia “Meireles” entre a equipe anfitriã contra o Mato Feio. Na ocasião, o Massapê  sofreu uma goleada por 6 a 1.

A destaque da partida foi a jogadora Gisele (Mato Feio), marcando 4 gols. Outra atleta que ganhou notoriedade foi a camisa 1 Neguinha (Mato Feio), que levou o prêmio de goleira menos vazada da competição. A premiação foi de R$ 800,00 reais (oitocentos) para a campeã e 400,00 (Quatrocentos) para a vice-campeã.

O prefeito municipal Genival Bezerra da Silva (PT) acompanhado do presidente da Câmara Municipal Zé Bezim (PT), secretários, vereadores e lideranças políticas, parabenizou os times finalistas e reforçou o apoio com esporte feminino e masculino municipal. De acordo com o gestor, o esporte promove a integração e o lazer na comunidade.

O jogo abre em definitivo o calendário esportivo no município, promovido pela Prefeitura  de Joaquim Pires por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, juntamente com a Liga Desportiva Joaquimpirense de Futebol – LDJ.

Odontologia de referência em Água Branca

O secretário municipal da Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa, visitou, nessa sexta-feira (7), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) tipo II, local que atende cerca de sete municípios da região, além da população de Água Branca.

 O CEO tipo II oferece serviços nas seguintes especialidades: radiologia; odontopediatria; cirurgia; estomatologia; endodontia; dentística; atendimento de pacientes com necessidades especiais; diagnóstico de câncer de boca; prótese, com Laboratório Regional de Prótese Dentária, entre outras especialidades da área de odontologia.

 “Visitamos o estabelecimento e aproveitamos para fazer um registro com os nossos cirurgiões dentistas e os pacientes, em atendimento, que também autorizaram o registro das fotos. Sabemos da importância dos serviços de saúde bucal para garantir maiores cuidados e atenção básica à nossa população”, comenta o secretário da Saúde de Água Branca, Amilton Feitosa.

 Os municípios contemplados com os serviços de atendimentos do Centro de Especialidades Odontológico de Água Branca são: Lagoinha do Piauí; Olho D'água do Piauí; Barro Duro; Agricolândia; São Miguel da Baixa Grande; Miguel Leão; Hugo Napoleão e Passagem Franca do Piauí.

 Segundo o Ministério da Saúde, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. 

Recuperação de estradas em Joaquim Pires

A Prefeitura de Joaquim Pires através da Secretaria  de Obras e Serviços Públicos, iniciou a recuperação das estradas  do município, para melhorar  o deslocamento da população que reside na zona rural e urbana.

As primeiras comunidades que estão sendo beneficiadas com o patrolamento são o Baixão, Forquilha, Chapada do Broder e Tipis. Além dos trabalhos de revitalização, foi realizado  o roço do trecho que liga Chapada do Broder até o Tipis.

O secretário de obras, Edival Cunha, está acompanhando os serviços e garantiu que mais localidades serão comtempladas com a revitalização. Ao todo serão revitalizadas  cerca de 500 km de estradas.

Esse trabalho é realizado todos os anos em que  Genival Bezerra (PT), esteve à frente da Prefeitura de Joaquim Pires. Sempre após o período chuvoso, onde a água causa vários danos nas vias são usadas máquinas na  recuperação das estradas.

A s obras ajudam a melhorar o deslocamento das pessoas  e também beneficiam o escoamento da produção e o transporte escolar.

Ascom

Socorro do Piauí concorre ao ICMS Ecológico

A Prefeitura de Socorro do Piauí protocolou no dia 26 de abril, na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, a documentação necessária para a homologação do município ao Selo Ambiental do ICMS Ecológico de 2019.

O selo ambiental é regulamentado por edital específico e será concedido aos municípios que se destacam na preservação do meio ambiente, podendo, desta forma, incrementar a receita municipal em valores consideráveis. Tal previsão é assegurada pela Constituição Federal, a fim de garantir a autonomia financeira dos municípios, e a descentralização do poder público, possuindo seus critérios estabelecidos conforme lei estadual, sendo assim, no caso do Estado do Piauí o ICMS Ecológico é um critério estabelecido pela Lei 5.813 de 2008 e regulamentada pela Lei 6.581 de 2014. 

Atualmente, cerca de 3% apenas, dos municípios piauienses atendemaos critérios mínimos do enquadramento para usufruto do ICMS Ecológico,demonstrando assim, a fragilidade dos planos municipais de desenvolvimento ambiental. 

Contudo, a prefeitura Municipal de Socorro do Piauí vai na contramão desse cenário, a atual gestão vislumbrou a importância das pautas ambientais dentro das estratégias de melhoria daqualidade de vida da população, e através dessas, buscou oportunidades de ampliação doorçamento do município.

Neste ano, Socorro do Piauí, passou a concorrer em 6 categorias, sendo o trabalho coordenado pela Prefeitura Municipal e suas Secretarias com o apoio da empresa HOCA CONSULTORIA TRIBUTÁRIA E AMBIENTAL LTDA. A iniciativa foi tomada através do Prefeito Municipal Zitim e o funcionário Municipal YtalloRangell Dias que estabeleceram os diálogos que desencadearam as ações voltadas à habilitação do município no ICMS ECOLÓGICO.

O projeto desenvolvido teve como foco atribuir as ações de caráternormativo às relações ambientais cotidianas da cidade, por meio dacompreensão da cidade como um possível ambiente equilibrado. Logo, a Secretária de meio ambiente nutre forte expectativa, esperando conquistar a habilitação do selo ambiental, haja vista todo o esforço realizado por todos os setores do município.

Além de todo suporte do quadro funcional da Prefeitura Municipal de Socorro do Piauí, a estrutura Técnica do Projeto contou com uma equipe superior a 10 (dez) pessoas, sendo sua composição multidisciplinar, pois além da ampla equipe jurídica, contou-se com Profissionais de áreas técnicas ambientais das mais variadas formações, a fim de contemplar o máximo de itens previstos no edital.

O ponta pé foi dado com a importante reunião realizada pela empresa HOCA CONSULTORIA TRIBUTÁRIA & AMBIENTAL. Na ocasião foi ministrada palestra de capacitação técnica e planejamento das ações, contando com a presença dos secretários municipais, representantes da câmara dos vereadores, representantes sindicais e outras entidades de representação civil, explicando o Advogado que para a obtenção do benefício é necessário um trabalho conjunto de todos os setores do município e que a presença e participação dos presentes mostrava o grande potencial de desenvolvimento do Município.

Hoje, com a documentação protocolada já se planeja novas ações de olho no edital do ICMS ECOLÓGICO de 2020. A louvável intenção e preocupação com a preservação do meio ambiente passou a ser prioridade na Gestão do Prefeito Zitim, sendo um dos gestores pioneiro no Município e na região, com projetos voltados à educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, legislações de combate à poluição, dentre outras medidas que vislumbram a melhora da qualidade de vida dos Munícipes.

Ascom

 

Convocação de concursados em Picos

A Prefeitura de Picos convocará até o final deste mês de junho aproximadamente 40 nomes de aprovados no concurso público realizado em 2016.

De acordo com o procurador Geral do Município, Maycon Luz, o município tem trabalhado de forma transparente e  ainda que o cronograma foi definido após várias reuniões com o Ministério Público do Trabalho.

“O município de Picos sempre trabalhou de forma transparente no que tange a convocação de novos concursados, temos dialogado constantemente com o Ministério Público do Trabalho, este ano nós tivemos várias reuniões e fixamos o cronograma de convocação de todos aprovados até o final do governo Padre Walmir”, assegura.

Segundo Maycon Luz, 40 nomes serão chamados até o final do mês de junho, e até outubro de 2020 todos os aprovados serão convocados.  “Agora em junho iremos chamar em torno de 40 nomes para tomarem posse em seus cargos, e em junho do próximo ano chamaremos mais alguns e em outubro do próximo ano,  a gente termina o cronograma de chamamento dos aprovados”, afirma.

O prcurador Geral do Município, Maycon Luz, citou ainda os cargos que serão convocados. “Os cargos são variados, como exemplo podemos citar, merendeira, motoboy, técnico de enfermagem, administrador de empresa, arquiteto, engenheiro agrônomo, monitor de esportes, agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, dentre outros”, disse.

O procurador Geral do Municipal ressalta que os critérios para convocação foram definidos após reuniões com o Ministério Público do Trabalho e a necessidade do município. “Isso foi fruto de uma série de reuniões, existiam alguns cargos que não tinham sido chamado nenhum, então a gente acordou que nesses cargos chamaríamos todos os primeiros colocados, e também analisamos a necessidade do município, e então, chegamos a esse denominador comum, onde criamos um cronograma de chamamento de todos os aprovados”, ressalta.

Ainda de acordo com o procurador Maycon Luz, para os classificados no momento não existe previsão para chamá-los, no entanto, no segundo semestre, haverá novas negociações com o Ministério Público do Trabalho e será analisado casos pontuais e surgimento de vagas para alguns classificados.

Saúde de Joaquim Pires entrega equipamentos ortopédicos

Em solenidade, na última segunda-feira dia 03 de junho, a Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através Secretaria Municipal de Saúde entregaram aos pacientes do município cerca de 60 equipamentos ortopédicos, incluindo cadeiras de rodas e de banho, bengalas, andadores, botas, sapatos adaptados para pé diabético. A solenidade aconteceu no ginásio poliesportivo da U. E Pedro Alves Cabral e contou com a presença do prefeito municipal Genival Bezerra (PT) acompanhado da primeira-dama Lêda Miranda, secretários e vereadores.

A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura municipal de Joaquim Pires, Secretária Municipal de Saúde e o Centro Integrado de Reabilitação – CEIR, do Governo do Estado do Piauí. O programa “Passo a Frente” como é conhecido, percorre vários municípios piauienses levando atendimento e confeccionando equipamentos ortopédicos paras as pessoas com necessidades especiais.

A secretária de saúde Socorro Machado, falou sobre a entre desses equipamentos e destacou a sua importância na vida dos pacientes. “Com imensa alegria estamos hoje aqui entregando mais uma vez esses aparelhos, onde irão proporcionar mais qualidade de vida a essas pessoas. Ver a felicidade de cada família aqui presente, me sinto com uma sensação de dever cumprindo”, falou a secretária.

Além das autoridades, estiveram presentes o diretor da UMS Leôncio Sales, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, odontólogo, agentes comunitários de saúde, coordenadores, assistente social e os pacientes com acompanhado de familiares.

 Fonte: ascom

Posts anteriores