Cidadeverde.com

Saúde de Picos antecipa novamente o pagamento dos servidores

A Secretaria de Saúde de Picos antecipou mais uma vez o salário de todos os servidores, concursados, contratados e comissionados. O Secretário de Saúde, Júnior Santos, liberou os depósitos para esta terça-feira, dia 26. O pagamento  é referente ao mês de fevereiro de 2019.

O secretário vem cumprindo rigorosamente com os compromissos que estipula o 5º dia útil como sendo a data oficial de pagamento do funcionalismo. Desde que, Dr júnior Santos assumiu a pasta, o pagamento foi antecipado pela terceira vez consecutiva. Servidores da saúde confirmaram que o pagamento está sendo feito antecipadamente.

" Eu tenho um compromisso com os funcionários. E é um dever de todo gestor manter os salários em dias, com isso os atendimentos e os serviços melhoram. No final quem vai ganhar são os usuários da rede pública de saúde", ressaltou o secretário.

Fonte: Ascom

Encontro de Astronomia em Oeiras reúne 120 professores

Cerca de 120 professores de Oeiras, Ipiranga, Santa Rosa, Colônia do Piauí e São João da Varjota participam até quarta-feira, 27, do 75° Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). Promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, o evento teve início na manhã desta segunda-feira, 25, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Capitaneado pelo professor, físico e astrônomo João Batista Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o EREA tem como objetivo capacitar os professores – que ministram aulas sobre os conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física – da rede pública municipal e estadual e da rede privada de Oeiras de outros quatro municípios em ensino de ciências espaciais. “Espero que os professores gostem das atividades que trouxemos, que usem as ideias para também implementá-las em outros conteúdos, que eles ensinam em outras disciplinas. Pegando uma ideia aqui e aplicando ali”, comenta o organizador do evento.

A programação do evento contempla palestras, oficinas, observações astronômicas e sessões de planetário, abertas à visitação dos alunos das escolas da rede municipal. “Dificilmente algum aluno de Oeiras visitou um planetário. Então, trouxemos do Rio de Janeiro um planetário inflável, portátil, digital e os alunos vão poder passar por ele até quinta-feira”, acrescenta João Batista Canalle. Serão distribuídas lunetas para as escolas que participarem do evento e da oficina de montagem de lunetas Galileoscope.

Para o prefeito José Raimundo, o encontro desperta os professores para a descoberta de talentos estudantis nas áreas de astronomia e astronáutica. “O encontro é uma oportunidade para descobrir e desenvolver talentos através da educação, nas áreas da astronomia e da astronáutica. Com iniciativas como essa temos a possibilidade de transformar vidas através da educação”, argumenta o prefeito José Raimundo.

O EREA também tem o propósito de incentivar os alunos a participarem das olimpíadas de conhecimento. Participando da OBA desde 2015, as escolas da rede municipal de Oeiras já conquistaram mais de 900 medalhas na Olimpíada – foram 938, ao todo. Somente em 2018, os alunos de escolas municipais obtiveram 373 medalhas – 08 deles ficaram entre os melhores do país e foram selecionados para a etapa internacional da Olimpíada.

“Tanto a nota do IDEB, quanto o resultado em olimpíadas como a OBA são fruto de um trabalho árduo, que exige muita dedicação. Para nós, que fazemos a rede municipal de Educação, é motivo de muita importância sediar um momento como esse. O evento tem o propósito de fazer com que nossos professores mudem suas estruturas pedagógicas. De forma simples e criativa, podemos mudar as perspectivas de nossas crianças”, pontua a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Nesta terça-feira, 26, os professores estarão envolvidos em atividades práticas, que culminarão na construção de bases e lançamentos de foguetes. 

Zé Pereira de José de Freitas é sucesso de público

Uma multidão superior a 20 mil pessoas de acordo com a organização do evento prestigiou a última noite do Zé Pereira 2019 de José de Freitas. Uma festa que contou com apôio do Conselho Nacional do Sesi, e grandes atrações como  Márcia Felipe, Iohanes, Valdo e Felipe dentre outros artistas. O prefeito da cidade Roger Linhares foi prestigiado por várias autoridades e fez questão de subir ao palco e anunciar uma das mais esperadas atrações da última noite da festa, no caso a cantora Márcia Felipe. Políticos como Margarete Coelho, Fábio Abreu e Lucy Silveira estiveram presentes na grande festa de José de Freitas, que agora em 2019 demonstrou ser uma das mais visitadas pelos foliões não só da cidade como de municípios vizinhos. 

Oeiras estimula uso de energia solar na agricultura

A utilização da energia solar está contribuindo para a redução de custos da produção agrícola em diversas localidades da zona rural de Oeiras. Com a tecnologia fotovoltaica, os agricultores familiares do município agregam mais valor aos produtos, geram renda e garantem mais qualidade de vida no campo.

Nesta quinta-feira, 21, uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e representantes do Banco do Nordeste visitaram produtores rurais do povoado Contentamento, com o intuito de estimular e apoiar financiamentos para a aquisição de equipamentos de energia solar a serem instalados em poços tubulares voltados à produção agrícola na comunidade.

Segundo Juvenal Souza, secretário municipal de Agricultura, as propostas estão sendo levadas para todas as regiões da zona rural de Oeiras e devem ser formalizadas durante a VII Expoeiras.

Energia solar contribui para aumento da produtividade no campo

Um exemplo da boa utilização da energia solar é o Assentamento Malhadas das Pedras, zona rural de Oeiras. Lá a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), instalou uma placa de energia solar, que está sendo responsável pelo aumento da produtividade agrícola para 22 famílias que residem na comunidade.

Além do aparato de energia solar, a Prefeitura de Oeiras, por meio da SEMA, instalou um kit de irrigação por gotejamento e está prestando assessoria técnica aos produtores, estimulando a agricultura irrigada. Resultado: com menos de 1000 m² de área plantada, o assentamento alcançou uma produtividade de aproximadamente 2000 espigas de milho.

A alta na produção é motivo de comemoração para o presidente da associação de produtores agrícolas do Assentamento Malhadas das Pedras, José Francisco, e demais sócios, que se dizem satisfeitos a produção alcançada, que está sendo comercializada na própria região.

[email protected]

Mudanças em Campo Maior

Em solenidade na manhã desta quarta-feira (20/02), no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior (SAAE), o prefeito Professor Ribinha apresentou aos servidores o secretário de Governo Carlos Torres como diretor interino da autarquia. A mudança aconteceu após o vereador Fernando Miranda abandonar a base política da administração e entregar os cargos que tinha indicação.

O prefeito Ribinha enalteceu os trabalhos desenvolvidos pelo ex-diretor João Lima, mas destacou que ele não poderia seguir no cargo, pois ocupava uma pasta com indicação política. Na primeira manifestação após o rompimento do início da semana, o prefeito afirmou que não existe crise no governo. Para ele, a saída de um aliado é natural e não é motivo para desarrumar a gestão.

“Ninguém é obrigado a concordar com a gestão. Eu tenho convicção que estamos num caminho certo de trabalho firme para melhorar a vida das pessoas. Isso fica claro quando olhamos para a Câmara e vemos 10 dos 13 vereadores apoiando nosso projeto para uma cidade cada vez melhor. As pessoas têm livre arbítrio e escolheram ficar com a gente”, afirmou.

Sobre a relação com o vereador Fernando Miranda, Ribinha disse que segue a linha do respeito. “Nos conhecemos a bastante tempo. Fomos vereadores juntos, secretários juntos. Não fica qualquer mágoa. Vou continuar respeitando o vereador como presidente da Câmara. Campo Maior testemunha a boa relação que sempre procuro manter com os parlamentares e as lideranças políticas”, garantiu.

O prefeito disse que o secretário Carlos Torres fica no SAAE até a confirmação do nome de um técnico para assumir a autarquia. O prefeito negou que tenha compromisso com lideranças políticas para indicação do cargo.

Ascom

Audiência irá discutir LDO para 2020 em Picos

Após uma série de reuniões no âmbito da administração municipal, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Avaliação de Picos vai realizar dia 20 de março, audiência pública para apresentar e discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano.

As referidas reuniões acontecem em face da elaboração das diretrizes que irão reger o município na seara administrativa, onde todas as pastas elaboraram relatório dando conta das suas ações e projetos futuros.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é organizada anualmente. O objetivo central visa balizar as prioridades da administração pública buscando direcionamento das suas ações para o ano posterior.

Determina ainda valores dos recursos financeiros os quais a gestão pública deve consolidar em forma de ações necessárias ao desenvolvimento do município, assim como impõe normas as quais disciplinam as ações da gestão com vistas a manter o seu equilíbrio receitual.

“Sem a LDO o município paralisa, não funciona. É por meio da LDO que toda administração pública se orienta, caminha, paga contas, faz empenhos, compras, além de ser uma espécie de prestação de contas da gestão pública, pois é nela que consta todos os passos da gestão pública”, explica Oneide Rocha, secretária de Planejamento, Orçamentos e Avaliação.

Audiência pública

A referida audiência pública será realizada no próximo dia 20 de março no auditório da Câmara Municipal de Picos. O evento deve reunir sociedade em geral, juntamente com representantes de entidades numa discussão acerca do que pode ser inserido como reivindicações do povo, assim como ouvir novas propostas, sugestões ou mesmo reclamações.

“É o momento em que iremos tratar a LDO de fato, pois o povo em geral, a sociedade como um todo, deve participar e apresentar suas propostas e sugestões, e assim, poderemos direcionar aquilo que é discutido e inserir nas secretarias adequadas. O povo deve participar efetivamente, pois o povo tem suas necessidades e deve mostrá-las e discuti-las juntamente com a administração pública. Esse é o momento”, acrescenta Oneide Rocha.

Após passar por uma audiência pública, procedimento legal, a LDO é enviada para o crivo do gestor municipal, onde este a enviará para o pleno do Legislativo, ou seja, o prefeito recebe a LDO e a envia à Câmara Municipal para a sua devida aprovação. Logo após votada, a LDO retorna ao prefeito municipal para a sua sanção, tornando-se lei.

Ascom

Ações do Projeto No Clima da Caatinga no Piauí

A Associação Caatinga encerrou mais um ciclo da capacitação e instalação das cisternas em nove comunidades do Piauí. Ao todo, 30 famílias foram contempladas com a tecnologia e ainda receberam uma capacitação para orientar o uso correto do equipamento recém implantada. Durante a capacitação, os agricultores aprenderam a lavar a cisterna, a limpar as calhas e os canos, a tratar a água, e os cuidados com a estrutura física da tecnologia para que prolonguem a vida útil das cisternas e melhorem a qualidade de vida dos beneficiários.

 Segundo Paulo Henrique, técnico em Tecnologias Sociais da Associação Caatinga e do projeto No Clima da Caatinga, as cisternas de placa são uma ferramenta de sobrevivência das comunidades. "Essa tecnologia ajuda o homem do campo a enfrentar as condições climáticas que temos no bioma Caatinga. Como é sabido, a concentração de chuva acontece em um pequeno período do ano, tornando os outros meses muito mais difíceis de encontrar água. A família atendida com a cisterna consegue armazenar água no período de chuva e no período que não chove, facilitando assim sua convivência com o semiárido e melhorando sua qualidade de vida. Além disso, os beneficiários conseguem mais tempo para se dedicar ao trabalho e a família", destacou.

 As ações foram realizadas dentro da terceira fase do projeto No Clima da Caatinga, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, e que busca contribuir para a conservação da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro e um dos mais ameaçados do país. 

[email protected]
 

Socorro do Piauí sofre com falta de energia elétrica

Moradores de  Socorro do Piauí vem sofrendo com os constantes apagões que vem atingindo o  município , e acusam a empresa concessionaria pelo descaso.  Segundo o secretário de administração de Socorro do Piauí,  Jair Ferreira,  "o município já está adotando todas as providencias nescessarias contra a concessionária,  hoje mesmo o prefeito Zitim vai procurar a direção da empresa "                  
 
Segundo ainda,  o secretário,  os prejuízos causados pelos apagões são enormes para toda a população,  especialmente para os comerciante e para a administração publica.  Desde ontem,  a prefeitura vem entrando em contato com  a empresa(Protocolos de atendimentos 15641028/15652589),  porque o município está com mais de 30 horas sem energia elétrica, sem obter êxito.
 
Fonte: Ascom

Oeiras decreta luto oficial por Martinho Meneses

Morreu nesta segunda-feira, 18, o vice-prefeito de Oeiras, Martinho Meneses, aos 82 anos. O prefeito José Raimundo emitiu nota de pesar, lamentando a perda do companheiro de mandato e decretando luto oficial de três dias no município de Oeiras. Esta terça-feira, 19, será de ponto facultativo nos órgãos e instituições municipais.

“Personalidade com intensa participação na vida pública do nosso município, Martinho Meneses deixa a marca de cidadão exemplar. Prestou relevantes serviços ao povo oeirense, foi vereador por vários mandatos e atualmente exercia, com importante atuação, a função de vice-prefeito do município. Nesse momento de dor, nos solidarizamos e desejamos conforto aos familiares e amigos”, diz o prefeito na nota.

Vereador por vários mandatos, Martinho Meneses ocupava atualmente o posto de vice-prefeito de Oeiras. Ele era casado com Raimunda Emília de Sousa, conhecida como dona Neném. Desta união nasceram sete filhos: Arimateia, Gilberto, Edson, Paulinho, Iran, Meirinha e Martinho Filho, sendo que Arimateia e Paulinho já falecidos.
Confira a nota na íntegra:

NOTA DE PESAR

Em nome da Prefeitura de Oeiras, manifestamos profundo pesar pelo falecimento do vice-prefeito, Martinho Meneses, na tarde desta segunda-feira, 18 de fevereiro. Personalidade com intensa participação na vida pública do nosso município, Martinho Meneses deixa a marca de cidadão exemplar. Prestou relevantes serviços ao povo oeirense, foi vereador por vários mandatos e atualmente exercia, com importante atuação, a função de vice-prefeito do município. Nesse momento de dor, nos solidarizamos e desejamos conforto aos familiares e amigos. Reconhecendo a importância de Martinho Meneses para a memória política oeirense, decretamos luto oficial de três dias no município de Oeiras.

José Raimundo de Sá Lopes
Prefeito de Oeiras

Fonte: Ascom

Água Branca: prefeito faz balanço da gestão

O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, participou, nessa sexta-feira (15), da sessão solene que marcou a abertura do Ano Legislativo. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal.

Na ocasião, o prefeito destacou os avanços de todas as áreas da gestão em 2018, e também citou a relação harmoniosa com a Câmara e o interesse comum aos dois poderes em continuar elaborando projetos relevantes para a comunidade.

 “Contabilizamos uma série de conquistas e avanços para o município ao longo do ano. Somos referência em diversas áreas e um dos municípios piauienses mais bem desenvolvidos do Estado em áreas como emprego e renda, saúde e educação. Isso é fruto de muito trabalho e uma parceria de respeito e diálogo entre os poderes”, diz o gestor.

 Em sua participação, o prefeito também elencou as projeções para 2019 em cada área e reafirmou sua confiança em toda a equipe da Prefeitura e nos vereadores, sempre com o intuito de buscar o melhor para Água Branca. Um dos encaminhamentos já feitos foi a entrega de quatro projetos, entre eles o reajuste do piso salarial dos professores e o piso dos agentes de endemias e de saúde do município.

Posts anteriores