Cidadeverde.com

Município de Buriti dos Lopes de luto

A Prefeitura de Buriti dos Lopes comunica com pesar o falecimento do vice-prefeito Jarbas Fortes na madrugada desta sexta-feira, 15/02. Irmanada à família enlutada diante da perda declara luto oficial por três dias e comunica ainda que o funeral será a partir das 10h na Câmara de Vereadores e às 12h  o cortejo segue para a fazenda Marruás para o sepultamento às 17 h.

I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Picos

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, CMDCA, Conselho Tutelar e Selo UNICEF vão realizar a  I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

A semana será realizada do dia 25 e 26 de Fevereiro de 2019, no Auditório do Centro Estadual Educacional Profissional Petrônio Portela, com o tema: “Proteger e cuidar de adolescentes: informação e acesso para escolhas saudáveis”.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798/2019, que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº   8.069/1990), como uma ação “a ser realizada anualmente pelo poder público , com o objetivo de disseminar  informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”.

“Estamos nos preparando para vivenciar oficialmente a I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência de Picos, pois as nossas Estratégias de Saúde da Família já trabalham a temática o ano todo nas suas respectivas UBS´s em parceira com as coordenações do NASF e PSE. Mas, destaco a importância de instituir essa Lei tão importante que visa a prevenção e os esclarecimentos a cerca de informações que busquem diminuir a gravidez na adolescência no nosso município, como também, a integração de todos os órgãos do município unidos em uma mesma causa, pois a responsabilidade é de todos nós. Destaco ainda, que nossas ações serão realizadas não só nesses dias, mas durante todo ano em parceira com todos os órgãos”, explicou o Coordenador de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Bruno Santos.

Segue a programação:

1º DIA: 25/02- Segunda-feira

8h:30min Acolhida e Abertura Oficial:

 Equipe dos CRAS Parque de Exposição/ Morada do Sol

Palestra: O impacto da gravidez na adolescência no meio social: saúde, convivência e desenvolvimento humano.

PÚBLICO ALVO: Adolescentes, pais e responsáveis, conselheiros municipais e profissionais das políticas públicas de atendimento ao adolescente e educadores;

RESPONSÁVEIS: Enfermeira (o) e Psicóloga (a);

INTERVALO: Lanche

Roda de Conversa: As consequências advindas da gravidez na adolescência para permanência do aluno na escola;

RESPONSÁVEIS: Secretaria Municipal de Educação;

2º DIA: 26/02- Terça-feira

8h:30min Acolhida

Palestra: Conhecendo e desmistificando as doenças sexualmente transmissíveis;

RESPONSÁVEIS: Enfermeira (o) da ESF;

Caixa de perguntas

INTERVALO: Lanche

Painel do Conselho Tutelar: Casos de Gravidez e os seus encaminhamentos, acompanhamentos e resoluções a nível do município de Picos;

RESPONSAVEIS: Conselho Tutelar

Dinâmica de Interação e fechamento das ações

RESPONSÁVEIS: Equipe do NASF

Ascom

Agricultores vão produzir alho na zona rural de Oeiras

Agricultores familiares de Oeiras começam a se preparar para o plantio do alho, na zona rural do município. Nesta quarta-feira, 13, ocorreu o encerramento a capacitação sobre o manejo do alho, promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

No curso, os 17 produtores rurais inscritos receberam orientações sobre o plantio e os tratos exigidos para o desenvolvimento da cultura, como as condições ideais para o cultivo, aquisição das sementes, cuidados com o solo, espaçamento, adubação e outros itens importantes para uma boa produção e produtividade.

O plantio deve acontecer após o período invernoso, entre meados de abril e o final de maio, e faz parte do Projeto Revitalização da Cultura do Alho, realizado em Oeiras e outros municípios do Piauí, com apoio da Associação Piauiense dos Produtores de Alho. “Estamos fazendo esse resgate da cultura do alho no Vale do Canindé para que seja uma opção viável e sustentável para o produtor nessa cultura. Uma cultura que é milenar, onde só existe uma janela de plantio, por isso estamos preocupados em fazer com que, a cada ano, ela possa se multiplicar”, comenta José Airton, presidente Associação Piauiense dos Produtores de Alho.

Ele informa que a entidade vai disponibilizar 02 kg de sementes de alho para cada participantes do curso, como forma de estimular a produção. Segundo ele, cada quilo de semente é capaz de produzir até 10 kg de alho. As sementes serão disponibilizadas através de empréstimo. “Cada agricultor vai produzir, inicialmente, 20 kg de alho e, com isso, nos devolver os dois quilos emprestados pela associação”, explica José Airton.

A capacitação, mediada pelos instrutores do Senar, apresentou o cultivo de alho por meio da tecnologia de Alho Livre de Vírus (ALV). Essa técnica consiste na plantação do alho semente, garantindo maior produtividade e melhor qualidade do produto. “Nosso objetivo é levar conhecimento para esses agricultores, pois eles serão os produtores responsáveis pela área experimental do Alho Livre de Vírus no município. Para o próximo ano, queremos aumentar ainda mais este número e, realmente, revitalizar a cultura do alho em Oeiras, nos somando a outros municípios desta região que já fazem esse trabalho”, comenta Juvenal Souza, secretário municipal de Agricultura.

“Queremos introduzir e promover uma agricultura sustentável e motivar os agricultores para a implantação do alho, através do nosso corpo técnico. Esta capacitação foi muito importante, porque só conseguimos produzir adquirindo conhecimento e é uma preocupação da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria de Agricultura: trazer o conhecimento para que os agricultores possam desenvolver e deslanchar a produção em suas propriedades, com mais segurança para alcançar uma boa safra e atender das demandas do município de Oeiras”, acrescenta o secretário.

Fonte: Ascom
 

Definida a programação do Carnaval de Campo Maior

Campo Maior terá Carnaval 2019. A definição foi acertada pelo prefeito Professor Ribinha e a Coordenação de Eventos da Prefeitura de Campo Maior durante uma reunião na noite dessa terça-feira, 12.02. O Carnaval será aberto com Corso, na sexta, dia 01.03.

Durante a reunião o prefeito já acertou a programação. No sábado, (02.03), domingo, (03.03), e terça-feira, (05.03), haverá folia na Praça Valdir Fortes, com shows de atrações locais e regionais.

Domingo a festa também acontece no Balneário Surubim e na Arena de Paredões, (AUCAM). Segunda-feira, 04.03, é só Arena de Paredões.

O prefeito Professor Ribinha informa que na próxima quinta-feira, 14.02, será realizada uma reunião com os blocos organizados e com os barraqueiros que irão comercializar bebidas e comidas nos dias de Carnaval, na Praça Valdir Fortes.

E na próxima terça-feira, 19.02, o prefeito Professor Ribinha realiza reunião com vários setores da Prefeitura de Campo Maior com vista a organizar as ações articuladas para a realização do Carnaval 2019. “Vamos sentar com a nossa equipe e organizar os detalhes para a organização do Carnaval”, complementa.

 

PPP do Porto reforça a atratividade da ZPE Parnaíba

O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Porto de Luis Correia, lançado na manhã desta terça-feira (12), pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), no auditório do Palácio de Cultura, em Teresina (PI), vai contribuir para a atratividade e expansão da Zona de Processamento de Exportações do Estado do Piauí, a ZPE Parnaíba, na avaliação do seu presidente, Paulo Roberto Cardoso, que esteve presente. “A ZPE, que hoje já representa um dos grandes projetos de desenvolvimento do Estado, se tornará ainda mais atrativa para os investidores com as futuras obras do Porto de Luis Correia, cuja viabilidade se encontra comprovada pelo projeto que o governador Wellington Dias acaba de lançar no âmbito das PPPs”, disse Paulo Cardoso, que seguiu, ainda no dia 12, para o segundo roadshow da PPP do Porto, em São Paulo-SP acompanhando a Superintendente Viviane Moura e o Governador Wellington Dias. Em Teresina, ele estava acompanhado dos diretores técnico, Dinarte Porto; administrativo e financeiro, Carlos Teles; comercial, Roger Jacob e do assessor técnico Djalma Lacerda.

Durante o primeiro roadshow de apresentação da PPP do Porto de Luis Correia, o governador Wellington Dias incluiu a ZPE Parnaíba no conjunto de obras que justificam a nova proposta do Porto de Luis Correia, agora através da atração de investimentos privados por meio de Parcerias Público-Privadas. Ressaltando aspectos da geografia da costa nordestina, o governador ressaltou que entre São Luis(MA) e Fortaleza (CE) não existe um porto, e que a conclusão do Porto de Luis Correia tem o papel de suprir essa falta para atender a demanda estadual e também a demanda reprimida das estruturas portuárias dos estados vizinhos.

O projeto do Porto de Luis Correia sob a perspectiva de atração de investidores foi elaborado pela empresa DTA Engenharia, responsável por grandes obras de infraestrutura e manutenção em portos brasileiros como os de Paranaguá, no Paraná; Porto de Santos, em São Paulo; Porto do Pecém, no Ceará, entre outros. Para Daniel Kohl, economista e diretor adjunto da DTA Engenharia, a proposta relativa ao Porto de Luis Correia que começa a ser apresentada para investidores tem perfil voltado para atividades turística, pesqueira e escoamento de grãos, frutas, cera de carnaúba e demais produtos, sejam commodities, sejam manufaturas produzidas no Piauí e sua região de influência. Daniel Kohl explicou que o projeto atualizado e modernizado do porto prevê capacidade para receber navios de até 190 metros de comprimento por 31 metros de largura, com calado de até 12,5 metros.

Em sua fala na abertura do evento, o governador Wellington Dias disse que foi identificada uma demanda turística junto aos operadores de turismo, que pode ser suprida com o transporte de passageiros pelo Porto. Ele observou também que o novo perfil traçado para o Porto de Luis Correia coincide com o perfil da ZPE Parnaíba, que também está voltada para a agregação de valor aos produtos do agronegócio regional, o que já vem acontecendo com a fabricação e exportação de cera de carnaúba. “Contribui com a viabilidade da ZPE Parnaíba e do Porto de Luis Correia a grande produção do extremo Norte do Estado na área da fruticultura irrigada, a existência de uma extensa mata de carnaubais, e, por último, o plantio de soja que se inicia em larga escala no vizinho município de Piracuruca”, comemorou.

 

Período letivo é tema de reunião em Água Branca

Nesse sábado (9), pais de alunos e educadores do município de Água Branca se reuniram para traçar metas para o ano letivo de 2019, que terá início nessa segunda-feira (11). As reuniões foram coordenadas pela Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

 Os encontros aconteceram nas escolas Joaquim Calado, Ennes Fonseca, Adelaide Rosa, Maria de Sousa, Anatália Carneiro, João Batista Gougeon e João Justo.

 De acordo com a secretária municipal de Educação, Cleidimar Tavares, reuniões com os familiares dos alunos são importantes para fortalecer os vínculos entre os pais e a escola e a parceria para o desenvolvimento do processo educativo. 

“A participação dos pais na escola é fundamental para o aprendizado da criança. Em Água Branca, a rede municipal de educação conta com a Comissão Familiar e Conselho Escolar que, sob orientação da Secretaria Municipal de Educação, apoiam as famílias no acompanhamento da frequência escolar bem como das situações em que a criança esteja com dificuldade de aprendizagem”, destaca a gestora.

 O prefeito de Água Branca, Jonas Moura, destaca o empenho da equipe para que o município melhore, cada vez mais, os indicadores educacionais. "Água Branca é referência em educação. Nossos estudantes têm sido destaque em diversas olimpíadas de conhecimento. Isso só renova e reforça o nosso compromisso de oferecer uma educação de qualidade", finaliza Jonas Moura.

Prefeitura de Picos divulga programação do Carnaval 2019

Com atrações nacionais e locais, a Prefeitura de Picos divulga a programação oficial do carnaval 2019. O Picos Folia iniciará no dia 28 de fevereiro e seguirá até 5 de março, com festividades no Rotary Club, Praça de Alimentação, no Centro da cidade, bairro Junco e Avenida Beira Rio.

Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a prefeitura inicia a diversão na quinta-feira, 28, com o carnaval do idoso, no Rotary Club, com a Banda de Frevo e Robertinho Brega fazendo a animação. Em seguida, realiza o corso, na sexta-feira, 1º de março, partindo da Avenida Severo Eulálio à Praça de Alimentação, no Centro da cidade, com Fernando Monteiro e Vicente Brandão.

A partir do sábado, dia 2, a festa toma conta do corredor da folia na Avenida Beira Rio, a partir das 22 horas, com abertura da Banda de Frevo em todas as noites, trazendo as tradicionais marchinhas em seu repertório.

Monarquia e Eric Land também animam a noite de sábado, 2; Carnaval Feliz, Swing Top e Gil Mendes agitam o domingo, 3; e Carnaval Feliz, Tô na Farra e Marcia Fellipe, a segunda-feira, 4. Para encerrar a Festa do Momo, vão à avenida Edy Sakana e Oz Bambaz na noite de terça-feira, 5.

Este ano, o bairro Junco também entrará em festa, com animação do bloco popular Acadêmicos do PCC, na Praça do PCC. O agito no local está marcado para domingo, 3, e segunda-feira, 4, a partir das 15 horas.

Fonte: Ascom

Agricultores de Oeiras comemoram produção de milho

O sol assumiu uma função extra no Assentamento Malhadas das Pedras, zona rural de Oeiras. Lá a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), instalou uma placa de energia solar, que está sendo responsável pelo aumento da produtividade agrícola para 22 famílias que residem na comunidade.

Além do aparato de energia solar, a Prefeitura de Oeiras, por meio da SEMA, instalou um kit de irrigação por gotejamento e está prestando assessoria técnica aos produtores, estimulando a agricultura irrigada. Resultado: com menos de 1000 m² de área plantada, o assentamento alcançou uma produtividade de aproximadamente 2000 espigas de milho.

A alta na produção é motivo de comemoração para o presidente da associação de produtores agrícolas do Assentamento Malhadas das Pedras, José Francisco, e demais sócios, que se dizem satisfeitos a produção alcançada, que está sendo comercializada na própria região.

Segundo o Secretário Juvenal Antônio, este é um modelo de produção sustentável. “Nosso objetivo é somar parcerias com agentes financeiros na viabilização de recursos e financiamento para os agricultores familiares de Oeiras, apoiando a energia solar”, destaca o secretário. 

Profissionais do NASF visitam domicílios em Picos

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos através da equipe do Núcleo de Apoio Saúde da Família – NASF esta realizando visitas nas comunidades com intuído de ampliar a oferta de saúde na rede de serviços.

Atualmente o Núcleo de apoio a Saúde da Família é composto por seis equipes de 35 profissionais, sendo assistentes sociais; nutricionistas; fonoaudiólogos; psicólogos e fisioterapeutas, atuando em 36 postos de Saúde da zona Urbana e rural.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Dentre as atividades desenvolvidas pelo NASF estão atendimentos individuais, visitas domiciliares, atividades em grupos, estimular hábitos alimentares saudáveis, acompanhamento nutricional dentre outros.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de apoio a Saúde da Família, Teresa Wenzel, nas visitas domiciliares foram entregues objetos de locomoção (órtese),  realização de palestras e também foi solicitado o encaminhamento de cadeira de rodas para os usuários. “Nós trabalhamos em conjunto  com todas as coordenações de estratégias  de saúde da família. Nós temos que buscar esse elo de ligação pelo fato de que a prevenção e inserção das pessoas que estão na vulnerabilidade, e com aplicação das politicas públicas nós teremos uma saúde de qualidade e uma população satisfeita, que é nosso usuário do sus”, ressaltou a coordenadora.

Escolas da Prefeitura de Campo Maior ganham equipamentos

Quando professores e alunos chegarem às escolas da rede municipal educação de Campo Maior na próxima segunda-feira (11/02) vão encontrar novos equipamentos. Mais de 200 itens como notebooks, impressoras, bebedouros, ventiladores, liquidificadores, fogões e quadros de acríticos foram entregues nesta quinta-feira (07/02) para as unidades educacionais.

A entrega dos novos equipamentos faz parte de uma série de medidas adotas pela prefeitura de Campo Maior para o início das aulas deste ano. No início da semana, os servidores da Educação tiveram salários antecipados e já com o reajuste de 4,47% do piso nacional. As escolas ganharam melhorias, e os profissionais participaram de encontros pedagógicos para planejar o ano de 2019.

O prefeito Professor Ribinha explicou que a qualidade da educação passa pela valorização dos educadores e a estruturação das escolas. “Nosso objetivo é com uma educação de qualidade. Em Campo Maior, o piso da Educação é respeitado. Os salários dos professores foi antecipado essa semana e nossas escolas são modernas e com equipamentos de qualidade. Este ano vai ser de grandes conquistas na nossa educação”, disse.

“Era a obrigação dos gestores passados de pagar o piso. Mas não fizeram. Eu como professor tinha esse compromisso de campanha e estou cumprido. Há quem diga que é minha obrigação. Fico feliz com isso, porque é bom saber que estou cumprindo com minha obrigação de fazer uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse sobre as críticas que recebeu ao antecipar o salário.

A secretária de Educação, Conceição Lima, afirmou que a qualidade da educação de Campo Maior é uma das melhores do Piauí. A gestora destacou os números positivos de alunos premiados em olimpíadas e o resultado do IDEB. Para 2019, Conceição Lima acredita que os resultados serão ainda melhores.

Fonte: PMCM - CCOM

Posts anteriores