Cidadeverde.com

Prefeito de Monsenhor Gil é o novo presidente da AMPAR

Nesta segunda-feira(12), na sede da Associação de Municípios do Médio Parnaíba-AMPAR, paralelo as eleições da Asssociação Piauiense de Municípios –APPM, ocorreu a escolha dos novos dirigentes para a AMPAR, biênio 2023/2024. 

Os pré-candidatos a diretoria  reuniram-se com vários prefeitos membros da associação e chegaram a uma chapa de consenso, visando o fortalecimento e União. Na reunião o prefeito de Monsenhor Gil, João Luiz, foi escolhido como o novo presidente da entidade que atualmente tem como presidente o prefeito Roberto Arêa Leão, o popular Robertinho.

Em entrevista, João Luiz afirmou que sua gestão na condução da AMPAR  será focada na conquista de mais benefícios aos municípios sócios, tornando a entidade mais forte ainda para os associados, sem esquecer da pauta municipalista

Veja abaixo como ficou a nova diretoria da AMPAR:

CONSELHO DIRETOR:

Presidente: JOÃO LUIZ CARVALHO DA SILVA – Monsenhor Gil;

Vice-Presidente: WILNEY RODRIGUES DE MOURA – Santa Cruz dos Milagres;

 Primeiro Secretário: LUCIANO BARRETO DE CARVALHO FILHO – Hugo Napoleão;

 Primeiro Tesoureiro: MANOEL PORTELA DE CARVALHO NETO – Aroazes;

CONSELHO DIRETOR ( Suplentes):

Segundo Secretário: JOSÉ JAILSON PIO – São Félix do Piauí;

Segundo Tesoureiro: JOSENILTON DE SOUSA BACELAR – Pau D’arco;

CONSELHO FISCAL ( Titulares):

Presidente: ALDEMES BARROSO DA SILVA – Arraial;

Membro: PAULO CAZIMIRO DE SOUSA NETO E SILVA - Santo Antonio dos Milagres

Membro: RAFAEL MALTA BARBOSA – Elesbão Veloso;

CONSELHO FISCAL ( Suplentes):

Membro:  – LUIZ DE SOUSA RIBEIRO JUNIOR - São Gonçalo do Piauí;

Membro: ÍTALO JAMES ALENCAR DE SOUSA – Agricolândia;

Membro: MARIA DA CONCEIÇAO MENDES TEIXEIRA - São Miguel da Baixa Grande.

Vereador Cleylton Andrade declara apoio ao prefeito Zé Raimundo

O vereador Cleylton Andrade (MDB) declarou nesta segunda-feira, 12, apoio ao grupo político liderado pelo prefeito José Raimundo (PP), em Oeiras. O anúncio aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal e contou com a presença de secretários municipais e dos vereadores Espedito Martins, Alexandre Meneses, Letiano Vieira, Edvaldo Lima, Márcio Carrocerias, Heloisa Helena, Wanderley Rocha e Fernando de Zadim.

“É com satisfação que chego ao grupo, estou sendo bem acolhido e estou chegando para somar e lutar pelo projeto. Não tenho nenhuma dificuldade de defender o projeto do nosso prefeito, que já tem uma administração bem consolidada na cidade, com muitas obras, uma administração bem organizada. Então, esses são alguns dos motivos de acreditar no projeto, que dá continuidade ao trabalho pela nossa cidade. Com certeza, vamos conseguir servir mais ao povo da nossa terra nesse grupo”, declara Cleylton Andrade.

O prefeito José Raimundo agradeceu a confiança e o apoio do vereador. “Estamos ladeados e unidos a todos aqueles que trabalham para que Oeiras siga no caminho do desenvolvimento, rumo a mais avanços e novas conquistas. Por isso, ficamos honrados com o apoio do vereador Cleylton Andrade, que a partir de hoje integra o nosso grupo político. Para nós, é muito gratificante contar com sua confiança e trabalho, Cleylton”, afirma Zé Raimundo.

Câmara de Campo Maior convoca aprovados em concurso

A Câmara Municipal de Campo Maior publicou edital de convocação dos aprovados no concurso público realizado pelo Poder Legislativo.

O documento publicado no dia 30 de novembro estabelece que os aprovados têm até às 12h desta terça-feira (13/12) para entregar a documentação exigida para a nomeação nos cargos.

De acordo com o edital, deverão ser apresentados os documentos originais e as cópias autenticadas em cartório (veja a lista abaixo). A não entrega dos documentos, no prazo estabelecido, ou a entrega de documentos falsos implicará na eliminação do candidato do concurso.

Confira a lista de documentos

a) Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se já for cadastrado;
b) Cadastro de Pessoa Físíca – CPF; Cédula de Identidade;
c) Certidão de Casamento e Averbação ou Escritura Pública de União Estável. Se viúvo, apresentar a Certidão de óbito do cônjuge; se divorciado a Averbação ou Escritura Pública de União Estável;
d) Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos;
e) Titulo de Eleitor;
f) Comprovação de Escolaridade com os requisitos mínimos de nível exigido para o cargo, constantes no Capitulo m do Edital 001/2020, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, comprovado por meio de apresentação de seu original e de cópia;
g) Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, para os candidatos do sexo masculino;
h) Duas fotos 3×4 recentes;
i) Certidão dos locais onde haja residido nos últimos 5 anos dos seguintes órgãos: Justiça Federal 1 • e 2º grau; Justiça Eleitoral (crimes eleitorais e quitação eleitoral); Justiça Estadual 1º e 2° grau; Certidões das Fazendas Públicas Federal, Estadual e Municipal;
j) Cópia da Declaração de Bens encaminhada à Receita Federal, relativa ao último exercício fiscal. Ou no caso de o nomeado não ser declarante, apresentação de declaração de bens e valores firmada por ele próprio;
k) Declaração de não acumulação de cargo ou função pública, quando for o caso, ou sua negativa; 1) Apresentar atestado de Sanidade Física e Mental.

Ex-prefeito tem contas de campanha a deputado estadual aprovadas

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) aprovou, por unanimidade, a prestação de contas eleitorais do deputado estadual eleito Dr. Gil Carlos (PT), durante sessão realizada nesta quinta-feira (8).

 O Juiz Kelson Carvalho Lopes da Silva, relator do processo, votou pela aprovação das contas e levou em consideração o “acolhimento dos esclarecimentos e documentos juntados, com a consequente aprovação das contas, em primazia aos princípios da razoabilidade, haja vista o esclarecimento dos pontos suscitados, assim como a total boa-fé do ora representado, trazendo todas as informações transparentes e fidedignas”.

 Ainda segundo a decisão, o Juiz ressaltou que observou  “a apresentação de dados objetivos acerca dos valores efetivamente empregados no custeio da campanha, viabilizando a fiscalização das contas, tanto do ponto de vista da arrecadação, quanto dos gastos efetivamente realizados, devendo as presentes contas serem aprovadas com ressalvas apenas em relação ao recebimento de doação de fonte vedada”. Quanto a essa última observação, a defesa do deputado estadual eleito apresentou documento assinado pela suposta fonte vedada afirmando que não se enquadrava na lista de doadores vedados pela Lei Eleitoral.

Prefeito de Inhuma inaugura decoração natalina

  • Inhuma_7.jpg Folha Atual
  • Inhuma_3.jpg Folha Atual
  • Inhuma_1.jpg Folha Atual
  • Inhuma_9.jpg Folha Atual
  • Inhuma_5.jpg Folha Atual
  • Inhuma_8.jpg Folha Atual
  • Inhuma_4.jpg Folha Atual
  • Inhuma_2.jpg Folha Atual
  • Inhuma_6.jpg Folha Atual
  • Inhuma.jpg Folha Atual

 

A Prefeitura  de Inhuma realizou na sexta-feira, 09 de dezembro, a cerimônia do Acender das Luzes de Natal, onde foi dado início as ações do período natalino com a iluminação decorativa da cidade.

A cerimônia teve início às 19h, na Praça da Igreja Matriz (Monsenhor Lopes). O momento foi marcado pela entrega da chave do município, através do prefeito Elbert Holanda e da primeira-dama, Andréa Alves, ao padre Daniel Rodrigues, pároco da Paróquia São José, em Inhuma.

Em seguida, o sacerdote conduziu uma benção ao Presépio, montado na própria Praça, sob as luzes que foram acesas na ocasião.

O evento também foi marcado pela queima de fogos celebrando o início do período Natalino.

De acordo com o prefeito Elbert Holanda, o evento foi de grande importância, pois marca um momento de reflexão sobre a vida e o amor ao próximo. “Esse é um momento muito especial, pois o acender das luzes inicia essa etapa tão importante nas nossas vidas, que é Natal, um período importante para a reflexão. Hoje estamos iluminando o amor um pelo outro e refletindo sobre a importância de nossas vidas, o que estamos fazendo com ela e como estamos ajudando ao próximo, colocando sempre Deus acima de tudo’, afirmou.

O gestor ainda aproveitou o momento para desejar boas festas de fim de ano a todos os Inhumenses. “Desejo a todo o povo de Inhuma um feliz Natal e um feliz 2023”, completou.

Além do prefeito e do padre, participaram da cerimônia do Acender das Luzes, a primeira-dama e atual secretária de saúde, Andrea Alves; o vice-prefeito Aluízio Gonçalves; secretários municipais e a população em geral.

Com informações de Folha Atual

Prefeito anuncia Júnior Vianna para Secretaria de Cultura de Oeiras

O prefeito José Raimundo anunciou nesta sexta-feira, 09, mudanças no comando da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Oeiras. A partir de janeiro de 2023, a pasta será conduzida pelo professor e historiador, Júnior Vianna.

Ao seu lado na nova missão estará o músico e advogado, Herberth Vinícius. “São dois jovens capazes, atentos e comprometidos com a valorização e preservação dos bens, manifestações e riquezas culturais da nossa Oeiras e desenvolvimento de políticas públicas firmes e bem planejadas nas áreas da cultura e turismo”, pontua o prefeito em publicação na rede social.

Atual secretário, o professor e jornalista Stefano Ferreira deixará a pasta no final deste mês para embarcar em novos desafios na carreira profissional e acadêmica. “A ele, deixamos os nossos agradecimentos pessoais e institucionais pela dedicação aplicada em todos os anos que esteve à frente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo”, diz Zé Raimundo.

Júnior Vianna

Francisco de Assis Rocha Carvalho Júnior é formado em História pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor efetivo da rede estadual de ensino e escritor. Ele também é membro do Instituto Histórico de Oeiras e do Conselho Municipal de Cultura.

“Na nossa gestão, professores recebem abono”, declara Maxwell ao anunciar pagamento

O prefeito de Altos, Maxwell da Mariínha, encaminhou Projeto de Lei à Câmara Municipal para pagamento de abono salarial aos profissionais da Educação básica do município.

A lei garante que o abono devido a cada servidor deverá ser proporcional aos meses de enquadramento como profissionais da educação durante o ano de 2022, assim como ao seu vencimento, em valor suficiente para atingir os índices e de acordo com a disponibilidade

“Na nossa gestão, professores merecem por direito estabelecido nas diretrizes básicas de educação receber seus abonos salariais. E assim iremos honrar pelo segundo ano consecutivo de gestão, atitude diferente de quem nos antecedeu”, lembra o prefeito Maxwell da Mariínha.

São profissionais da educação básica de acordo com a disposição em lei os docentes, profissionais no exercício de funçoes de suporte pedagógico direto a docência, de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico, e profissionais de funções de apoio técnico, administrativo ou operacional, em efetivo exercício na rede municipal de ensino, estendendo-se aos servidores efetivos, comissionados e temporários.

Em dezembro do ano passado, o prefeito Maxwell da Mariínha chegou a pagar um dos maiores abonos salariais do país para os professores da rede municipal de ensino.

Da Redação

 

 

Piauí terá banco de sementes financiado pela energia eólica

A governadora Regina Sousa se reuniu, nesta terça-feira (06), com representantes da empresa Neoenergia, que pertence ao grupo espanhol Iberdrola e iniciará a construção de um complexo de geração de energia eólica, em janeiro de 2023, na região dos municípios de Lagoa do Barro, Dom Inocêncio e Queimada Nova, extremo Sul do Estado. Além da construção dos parques, a empresa pretende realizar dois projetos, de compensação ambiental e na área social que deve beneficiar cerca de 300 famílias.

A empresa pretende auxiliar financeiramente dez instituições sociais para a estruturação de viveiros de mudas nativas, que serão posteriormente plantadas nas 11 áreas de conservação ambiental estaduais, uma ação de compensação ambiental inclusa no projeto de instalação do projeto no Piauí. A previsão é que seja realizado o plantio de cerca de 650 mil mudas de árvores.

A chefa do Executivo destacou que os projetos foram idealizados por ela quando ainda era vice-governadora e que o viveiro de mudas será também de cunho científico para a preservação das plantas nativas.

“A Neoenergia já está instalada no Piauí, em vários lugares com a geração de energia eólica, mas nossa conversa tratou sobre a compensação ambiental, não a obrigatória, mas ela se propôs uma compensação voluntária e poderemos dar seguimento a dois projetos, que fiz quando ainda era vice-governadora, sobre o reflorestamento dos biomas com plantas nativas e um banco de sementes científico para a preservação das nossas espécies”, disse Regina Sousa.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Daniel Marçal, explicou como irá funcionar os projetos. “Tratamos de dois importantes projetos, que envolvem importantes ações na área socioambiental. O primeiro projeto envolve dez instituições, que prestam assistência social em Teresina e diversos municípios do interior, no sentido de estruturarem viveiros de mudas e, posteriormente, realizar plantio dessas mudas nas suas regiões. Então, são projetos financiados por esses empreendimentos de energias renováveis que irão prestar auxílio direto a essas instituições e, consequentemente, à população que precisa desse auxílio”, relatou o gestor.

Localizado na fronteira entre os estados da Bahia e Piauí, o complexo de parques eólicos Oitis está orçado em cerca de R$ 2,1 bilhões. Composto por 12 parques, o empreendimento terá capacidade de produzir 566,7 MW de energia, com cerca de 980 torres eólicas, se caracterizando como o segundo maior projeto eólico terrestre no mundo. O empreendimento chega ao território piauiense para consolidar o Estado como um dos principais expoentes de energia limpa do país.


Lucile Moura, assessora técnica da governadora, ressaltou que o projeto de construção do complexo já foi licenciado pela Semar e as obras de construção iniciarão em janeiro. “O projeto já foi licenciado, está todo regularizado e as obras irão começam no início do ano de 2023. Em contrapartida, a empresa, entre outras ações voluntárias, fará essa da compensação ambiental, com a participação da comunidade local para a organização e manutenção dessas mudas”, afirmou.

Participaram da reunião, de forma remota, representando a Neoenergia, Paulo Cassar (diretor de Relações Institucionais) e Thaise Almeida (diretora de licenciamento de Operações).

Da Redação

Campo Maior doa terreno a OAB para construção de uma nova sede

O prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix, se reuniu na manhã desta segunda-feira (5), com o presidente da OAB Piauí, Celso Barros, e representantes da ordem em Campo Maior, para tratar da doação de um terreno para a construção da sede de entidade no município.

O atual endereço da instituição fica no centro da cidade, mas em um imóvel que não próprio. O espaço doado para a construção das novas instalações, fica na rua Benício Sampaio, bairro de Lourdes. A obra tem provisão de início para o final de 2023 e começo de 2024.

Esse é um passo importante para os que fazem a advocacia e a OAB da nossa cidade. Campo Maior é uma cidade grande e histórica que merece nosso respeito assim como as instituições. Me sinto feliz em poder participar desse momento – disse o prefeito Joãozinho Félix.

Celso Barros disse que a instituição tem desenvolvido um trabalho de construção de sedes próprias, nas 15 regionais espelhadas pelo Piauí. E agradeceu o compromisso feito pelo prefeito.

Com essa doação do imóvel, vamos poder dar início ao projeto de construção da nossa sede própria aqui em Campo Maior que já conta com mais de 200 advogados. Com início entre o final de 2023 e começo de 2024. Agradeço muito o compromisso firmado pelo prefeito – disse Celson Barros.

A primeira secretária geral da OAB subseção Campo Maior, Auriana Façanha, agradeceu o apoio da prefeitura na doação do terreno paga a instituição.

Toda a classe advocatícia da nossa cidade é grata pela doação. É uma política de afirmação pública, que vai beneficiar não só a advocacia, mas também toda a sociedade campomaiorens – disse.

Oeiras: show de aniversário terá Taty Girl e sorteio de uma casa

Oeiras comemora 305 anos no próximo dia 26 de dezembro. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal está preparando uma programação especial. Ao longo do mês, será realizada uma série de inaugurações de obras públicas, como do Centro de Controle de Zoonoses de Oeiras, entrega da nova iluminação da BR-230 e de sistemas de abastecimento d’água na zona rural e campeonato de ciclismo.

O ponto alto das celebrações acontece no dia 25 de dezembro, quando a Prefeitura de Oeiras promove uma grande festa popular, na Praça de Eventos, animada pelas atrações musicais, anunciadas nesta sexta-feira, 02: Yuri e Banda (atração gospel), Quarteto do Samba, Bia Vasconcelos, Meninos de Barão, Cleiton Farra e Maciel Santos, Josué Bom de Faixa e Taty Girl.

Além dos shows, haverá o sorteio de uma casa e mais nove prêmios da campanha IPTU Premiado 2022. Para concorrer, os contribuintes deverão apresentar seus impostos quitados junto ao setor de tributos e arrecadação da Prefeitura Municipal e preencherem um cupom que dará direito a participação no sorteio.

Posts anteriores