Cidadeverde.com

Floriano irá escolher o Rei e Rainha do Carnaval 2023

Estão em ritmo acelerado os preparativos para a festa que vai eleger o Rei Momo e Rainha do Carnaval de Floriano, que será nesta próxima sexta-feira, dia 10 de fevereiro, no Floriano Clube, tradicional espaço que foi cedido à Prefeitura de Floriano para ser palco desse concurso.

A festa será aberta ao público e animada pela cantora Marana Edny . As próprias escolas de samba de Floriano irão apresentar seus candidatos, ficando a disputa entre as agremiações Arrocha Um e Aperta o Outro; Mocidade; Caipiras, Acadêmicos do Irapuá; Unidos do Samba; e, Beija Flor da Princesa.

O casal que vencer o concurso receberá como prêmio o valor total de R$ 4 mil, sendo R$ 2 mil para cada. Em contrapartida, deverão participar de todos os eventos carnavalescos oficiais da Princesa do Sul, levando animação, beleza e samba no pé. Nos dias de desfile, por exemplo, o Rei Momo e a Rainha do Carnaval vêm a frente apresentando cada agremiação ao público durante sua passagem pela Avenida Getúlio Vagas, a avenida do samba.

“Estamos em um ritmo frenético, já de muita alegria e expectativa para uma grande festa de Carnaval. Em nome da Prefeitura, agradeço à diretoria do Floriano Clube pelo apoio, cedendo o espaço do clube para ser palco do concurso para a escolha do rei e rainha de nosso carnaval”, explicou Elineuza Ramos.

Da Redação

Missão do Banco Mundial visita comunidades quilombolas

Foto: Cccom

Uma missão do Banco Mundial está atualmente no Piauí para reuniões setoriais com o objetivo de apoiar e implementar o Projeto Piauí: Pilares II. Este projeto visa garantir a segurança fundiária dos agricultores familiares, ampliar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e climaticamente inteligentes, e fortalecer a gestão sustentável dos recursos naturais em territórios selecionados do Estado.

Os técnicos do Banco visitaram assentamentos e comunidades quilombolas nos municípios de José de Freitas, Batalha e Esperantina, candidatos às ações do projeto. Em Batalha, a missão esteve no assentamento Macambira, que, após sua regularização, beneficiará mais de 3 mil pessoas. Na comunidade, os moradores trabalham com a produção de verduras, legumes e mel orgânico.

Na comunidade quilombola Vereda dos Anacletos, em Esperantina, a missão teve a oportunidade de conhecer a produção de peixes e leguminosas. Para Marie Paviot, gerente do projeto, esse momento foi muito significativo. “Estou bastante emocionada pois esta é a minha primeira vez em uma comunidade quilombola. Queremos ajudar o Piauí a trazer desenvolvimento para essa e outras comunidades, com um enfoque principalmente nas comunidades tradicionais e focando também no papel das mulheres e seu desenvolvimento econômico”, destacou Paviot.

A missão contou com a participação de técnicos da Secretaria de Agricultura Familiar, Secretaria de Planejamento do Estado e Secretaria de Meio Ambiente, trabalhando em conjunto para a construção do projeto, além de técnicos da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, destacou a importância das visitas em campo para o desenho do projeto. “A regularização fundiária é a porta de entrada para outras políticas públicas a essas comunidades”, ressaltou.

Da Redação

Semar-PI promove campanha "Carnaval Limpo"

O carnaval se aproxima e quem optar por curtir os dias de folia nos blocos de Teresina e em Canto do Buriti, encontrará a equipe da Campanha “Carnaval Limpo”. Durante o percurso dos principais blocos, serão realizadas ações de conscientização dos foliões quanto ao lixo descartados por eles nas ruas e avenidas e a importância de darem a ele a destinação correta.

A ação ocorrerá em duas vertentes, com a primeira sendo realizada durante o percurso dos blocos. A equipe de execução conscientizará os foliões por meio da distribuição de panfletos, copos personalizados e de sacolinha de lixo para carro. Todo o material será produzido com material ecológico. A campanha também levará para os blocos um estande personalizado e um mascote do projeto representando o meio ambiente sustentável, que ficará entretendo os foliões e acompanhando a distribuição dos materiais de conscientização.

"É importante que os foliões brinquem, e brinquem com segurança, preservando o meio ambiente. Faremos algumas parcerias com cooperativas de catadores de lixo do nosso estado, para que o lixo produzido no Carnaval seja descartado da melhor forma possível, do ponto de vista ecológico e para geração de renda às instituições parceiras", destaca Daniel Oliveira, secretário da Semar-PI. 

A segunda vertente do projeto ocorrerá após o término dos blocos, com apoio de uma Cooperativa de catadores locais. Serão coletados os resíduos deixados pelos foliões ao longo dos percursos e a coleta será feita de modo adequado, separando os resíduos de acordo com a origem do material com que foram produzidos. Após essa etapa, a Cooperativa fará a destinação correta dos resíduos.  

A Campanha “Carnaval Limpo”, que inicia durante o Corso do Zé Pereira em Teresina, no dia 11 de fevereiro, segue até o dia 21 deste mês, e conta com o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente Recursos Hídricos (Semar-PI). Toda a execução do projeto poderá ser acompanhada através do perfil oficial no Instagram, @carnavallimpopi , bem como pelo perfil @semarpiauioficial.

Da Redação

Raul Velloso é candidato à sucessão de Assis Brasil na Academia Parnaibana de Letras

Foto: Cidadeverde.com

A Academia Parnaibana de Letras confirmou nessa segunda-feira (6) o requerimento do economista e escritor Raul Velloso à candidatura da cadeira 17 que tem como patrono o professor João Batista Campos e último ocupante o escritor Assis Brasil.

O parnaibano Raul Wagner dos Reis Velloso, nascido em 1945 é economista e escritor, PhD em Economia pela Yale University nos Estados Unidos. É professor e consultor econômico, considerado o maior especialista em contas públicas do Brasil e colunista dos jornais Folha de S. Paulo e de O Globo.

Raul Velloso, irmão de outro economista importante e parnaibano, o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, que também foi membro da APAL, é autor de “O Dia do Juízo Fiscal, lançado em 2016.

Foi secretário de assuntos econômicos do Ministério do Planejamento no governo de José Sarney, entre 1985 e 1990, e secretário adjunto no governo de Fernando Collor de Mello. É presidente do Instituto Nacional de Altos Estudos, o INAE, e consultor econômico de renome nacional.

Fonte: correio do norte

Prefeitura de Floriano e HTN firmam parceria para ampliar atendimento

Em encontro realizado na última quinta-feira (02), no gabinete do prefeito de Floriano, Antônio Reis, o diretor-geral do HTN, Gabriel Sousa Silva e a secretária municipal de Saúde, Caroline Reis, firmaram parceria no fortalecimento entre Estado e Município para ampliar a rede de atendimento à saúde pública em Floriano. 

O prefeito Antônio Reis destacou em sua fala que o atendimento de qualidade é uma prioridade em seu governo e que as parcerias com o Estado e Governo Federal são bem vindas para priorizar quem mais precisa. O encontro foi marcado pela hospitalidade e certeza de que Estado e Município funcionam melhor quando atuam conjuntamente.

A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, lembrou que Floriano atende toda a região sul do Piauí e leste do Maranhão e que as pessoas que procuram o município devem ser tratadas com respeito e acolhimento. “A prioridade é fortalecer o SUS e o acolhimento às milhares de pessoas que procuram a rede municipal de saúde”, disse. 

O diretor do HTN, Gabriel Sousa, disse que o hospital estadual e a Secretaria Municipal de Saúde precisam andar juntos em prol da população. “Parcerias e boas relações em função da assistência”, explica. 

Participaram do encontro ainda, o diretor técnico do HTN, Leonardo Correia, o coordenador municipal de Regulação, Felipe Vieira, e o diretor do Ambulatório Municipal de Cirurgias Eletivas, João Felipe Bento.

Da Redação

Gestão Joãozinho Félix melhora indicadores de Saúde

Campo Maior avançou no índice que mede a evolução do indicador sintético final Previne Brasil, obtendo nota 8,44 no ano de 2022. Em 2020, ainda na gestão passada, a nota obtida pelo município foi 4,55. Os dados são do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).

De acordo com o Ministério da Saúde, o Indicador Sintético Final é calculado a partir do desempenho dos sete indicadores, distribuídos nas seguintes categorias: Pré-natal, Saúde da mulher, Saúde da criança e Doenças crônicas.

O programa Previne Brasil do Governo Federal é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). A ideia é facilitar o acesso das pessoas aos serviços de saúde. O prefeito Joãozinho Félix enalteceu o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior.

Estamos promovendo uma verdadeira transformação da saúde pública em Campo Maior. Fruto de muito trabalho da secretária Dorilene e de toda a sua equipe que não medem esforços para fazer nosso município avançar em políticas de saúde acessíveis e de qualidade, destacou o prefeito Joãozinho Félix.

Ascom

Semar divulga municípios que conquistaram o Selo Ambiental 2022

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulgou a classificação atualizada dos  municípios piauienses certificados com o Selo Ambiental 2022, uma iniciativa da Semar que promove ações ambientais em todo o estado. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 31 de janeiro. Com a certificação, as cidades obtêm adesão ao ICMS Ecológico, que tem por princípio premiar e compensar os municípios que investem e trabalham na proteção ao meio ambiente e recursos naturais, conforme a lei nº 5.813/2008.

“O Selo Ambiental consiste em uma importante ferramenta de aperfeiçoamento das políticas públicas ambientais, na relação estado-município”, afirma o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira. Ao longo de 2023, vamos aperfeiçoar esse modelo para dar mais efetividade ao processo de classificação e torná-lo mais adequado à realidade das cidades piauienses”, conclui o gestor.

Em 2022, 192 municípios se inscreveram no edital, o que representa um aumento  de 17% no número de inscrições em comparação à edição anterior, quando 164 cidades foram inscritas. O número de municípios certificados também avançou, em números proporcionais e absolutos: foi de 78, em 2021, para 181 no último ano. O aumento na quantidade de municípios contemplados foi de 132%. Do total de inscritos em 2022, 94,2% foram certificados.

Para a certificação dos municípios, foram consideradas as informações relativas ao ano imediatamente anterior ao da apuração – 2021 – até o último dia útil legal de postulação. A classificação é dividida nas categorias A, B e C, de acordo com o cumprimento de, pelo menos, seis dos nove critérios estabelecidos no edital. No Selo Ambiental categoria A, se enquadram os municípios que atendem, no mínimo, seis critérios de elegibilidade; na categoria B, estão aqueles que cumprem, pelo menos, quatro critérios de elegibilidade; e na categoria C, pelo menos, três critérios. As regras são estabelecidas pelo decreto estadual nº 14.861/2012.

Os nove critérios estabelecidos, divididos em itens específicos, são: gerenciamento de resíduos sólidos; educação ambiental; redução do índice de desmatamento; redução do risco de queimadas, conservação do solo, da água e da biodiversidade; proteção de mananciais de abastecimento público; identificação e mitigação das fontes de poluição; controle de edificações irregulares; unidades de conservação ambiental; legislação sobre a política municipal de meio ambiente.

A auditoria de certificação é de responsabilidade exclusiva da Semar, conduzida pela Comissão de Avaliação de Desempenho Ambiental (Cadam), que é composta por auditores fiscais ambientais. Renato Nogueira, coordenador da comissão, destaca que essa edição do Selo Ambiental passou por pequenas modificações, com o fim de tornar o processo mais objetivo e eficiente.

Confira abaixo a relação dos municípios contemplados:

Relação de municípios contemplados

Da Redação

Maxwell da Mariínha participa de posses em Brasília

O prefeito de Altos, Maxwell da Mariínha, está cumprindo intensa agenda em Brasília com o intuito de articular e trazer recursos para o município. Na tarde de hoje, 1º de janeiro, participou da solenidade de posse do deputado federal Flávio Nogueira.

Em busca de novos recursos para Altos, o gestor visitou o gabinete do senador Ciro Nogueira.

Já no gabinete do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, conversou juntamente com o prefeito de Passagem Franca, Saulo Vinícius, sobre investimentos no município para a assistência social.

Através das redes sociais, Maxwell da Mariínha destacou sua agenda na Capital Federal. “Na posse do nosso deputado federal Flávio Nogueira, em Brasília, conheci mais a Câmara Federal. Na segunda imagem, apareço com Filho em reunião com Francisco, assessor do nosso senador Ciro Nogueira, em busca de conhecer o orçamento de 2023 para garantir mais e novos recursos para investir em Altos e no bem-estar dos altoenses. E na terceira imagem, com o nosso ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias, em companhia do prefeito Saulo, de Passagem Franca, conversando sobre a atenção que todos os municípios do Piauí vão ter e especialmente discuti Altos e a atenção que teremos enquanto município. O ministro nos garantiu trabalho muito forte à assistência social junto aos altoenses mais carentes”, disse o gestor.

Recuperação da PI 211 está concluída no norte do estado

Foto: Ccom

As obras de reconstrução da PI-211 já foram finalizadas. O trecho de 64 quilômetros, que vai da cidade de Joaquim Pires, região norte do Piauí, até o entroncamento com a BR-343, passou por melhorias que foram possíveis, a partir de convênio entre o governo federal, com recursos liberados pela Caixa, e Governo do Estado, sendo o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) o órgão que executou os serviços.

Agora, aqueles que trafegam pela região do Território dos Cocais e Planície Litorânea passam a utilizar uma rodovia totalmente recuperada. É o que explica o diretor de engenharia do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí, Antônio Marcos Silva.

“As condições de funcionalidade foram totalmente restabelecidas. Lá, o DER utilizou pavimento em micro revestimento a frio, além de tratamento superficial duplo (TSD). São componentes importantes para o quesito segurança”, acrescenta o diretor.

Ainda de acordo com Antônio Marcos , a missão de contribuir com a plena trafegabilidade das rodovias do Estado é meta do DER. “Para além da circulação e do deslocamento de passageiros, uma rodovia deve apresentar condições adequadas de uso, garantindo conforto e segurança e evitando acidentes”, finaliza o gestor.

Da Redação

Oeiras é destaque na Atenção Primária à Saúde

Saúde Nota 10. O município de Oeiras atingiu a nota máxima no desempenho da Atenção Primária à Saúde. A avaliação é feita com base nos indicadores do Previne Brasil, programa nacional que mede o desempenho e a qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) oferecidos pelos municípios.

Isso significa que Oeiras aderiu a todas as iniciativas propostas pelo Previne Brasil, qualificando resultados em saúde com medidas de aprimoramento e transparência.

O resultado é referente ao terceiro quadrimestre de 2022 e leva em consideração dados apresentados pelo painel do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), do Ministério da Saúde.

Além de avaliar a qualidade dos serviços de atenção primária oferecidos aos usuários do sistema público, os resultados obtidos pelo município são utilizados como base de cálculo para o financiamento das ações na área da saúde.

Ascom

Posts anteriores