Cidadeverde.com

MPPI promove reunião sobre o fornecimento de água em Bom Jesus

Na última terça-feira, 11 de outubro, o representante da 2ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus, Márcio Carcará, o promotor de Justiça e coordenador do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro, reuniram-se de forma virtual, com os representantes da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S.A.), para tratar de denúncias acerca da interrupção no fornecimento de água em vários bairros do município de Bom Jesus.

O diretor de Engenharia da Agespisa, Carlos Augusto, informou que enfrentou um problema referente ao poço que abastece os bairros Consórcio II, Loteamento Alphaville, Alto Alegre, Ademar Diógenes e adjacências, o que agravou o problema de falta de água na região. Durante a audiência, ele afirmou que a equipe da empresa tentou recuperar o poço que foi afetado, contudo não logrou resultado. Para resolver o problema, foi iniciado a imediata perfuração de um novo poço (denominado poço 1), que já se encontra equipado e energizado, estando em pleno funcionamento desde domingo (09/10), restabelecendo o abastecimento de água nos bairros citados anteriormente.

O representante da Agespisa informou, ainda, que no mutirão realizado pela empresa foi programada a perfuração de mais dois novos poços para atender a população do município de Bom Jesus. O segundo poço novo, denominado de poço 2, foi perfurado na sede da Agespisa em Bom Jesus e beneficiará os bairros COAB, Aeroporto e também irá reforçar o abastecimento no bairro Consórcio II.

A perfuração do poço 2 foi concluída na segunda-feira, 10, e agora está na fase de energização e equipagem, sendo informado que estará em pleno funcionamento até no máximo na próxima segunda-feira, 17.

Até ontem, 12, Carlos Augusto explicou estaria sendo concluída a perfuração do terceiro poço novo, denominado poço 3, localizado no Morro do Frei. Esse novo deve atender os bairros Chapadinha, Cidade Jardim e São Pedro. Após a conclusão da perfuração do poço 3, será encaminhado projeto à Equatorial Piauí, com a finalidade de implantar a energia no local.

Nova audiência extrajudicial será promovida, em 15 dias, com a presença dos representantes da Agespisa e da Equatorial Piauí, com a finalidade de ser discutido o prazo para implantação da energia elétrica no local de funcionamento do poço 3.


Da Redação

Altos conclui inaugurações do centenário do município

Concluindo a programação do Centenário de Altos, em que a Prefeitura Municipal de Altos completou 30 dias de entregas de obras, a gestão Altos Para Todos realizou hoje (12) a inauguração de mais duas grandes obras: o Portal da Cidade, na BR 343, e a entrega da primeira etapa de urbanização e revitalização do Açude do bairro Tranqueira.

Emocionado, o prefeito Maxwell da Mariinha realizou a entrega das obras ao lado da Deputada Estatual Ana Paula e demais autoridades.

Ainda na oportunidade, o gestor recebeu de Ciro Nogueira, um caminhão compactador 0km para auxiliar cada vez mais a limpeza da cidade.

A conclusão desta etapa de entrega de obras foi finalizada no açude da Tranqueira, onde o gestor foi recebido com muitos aplausos pela população.

Na oportunidade estiveram presentes o vice prefeito, Cláudio Pereira, vereadores, secretários municipais e os moradores do bairro.

Da Redação

Festa para as crianças em Água Branca

A Prefeitura de Água Branca realizará, no dia 12 de outubro (quarta-feira), um evento em comemoração ao Dia das Crianças. A festa será na praça do Oca Bar, a partir das 17h, e terá o circo como tema.As atrações do evento serão Grupo Fábulas e a dupla de palhaços Bolim e Bolão. A programação terá playground com brinquedos temáticos, contação de histórias, sorteios de prêmios e música para as crianças."Esperamos ver toda a criançada de Água Branca nessa linda festa que foi preparada com todo o carinho pela nossa equipe", ressalta o prefeito Júnior Ribeiro.

 

Educação de Oeiras reúne 170 alunos em imersão de matemática

Cento e cinquenta alunos da rede municipal de ensino, zonas urbana e rural, e mais 20 alunos da rede estadual de ensino participaram na última semana de mais um projeto de imersão em conhecimentos da matemática, através do Centro Olímpico de Oeiras – uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que oferece aulas específicas para aprofundamento dos saberes nos mais variados campos de estudo, possibilitando que os estudantes tenham um preparo melhor para participarem de competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

As atividades iniciaram na última segunda-feira (03) com encerramento na quinta-feira (06), somando 30 horas de imersão no ensino e aprendizagem da matemática, conduzidas por uma equipe de professores focados em desenvolver os talentos e potencialidades de cada aluno. O objetivo é preparar os estudantes para que os estudantes possam desenvolver e potencializar suas habilidades educacionais e cognitivas.

A secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, enfatiza a importância da dedicação de alunos e professores para o alcance dos bons resultados, obtidos pelo município de Oeiras em avaliações externas. “É importante focar isso. Os nossos resultados são suados e conquistados com muito trabalho. Não se tem resultado quando não se tem uma rotina de aplicação. Educação é processo”, destaca a professora, ressaltando o trabalho realizado durante o ano inteiro, e agora na reta final, intensificando o ensino e aprendizagem na matemática.

Da Redação

Prefeitura de José de Freitas entrega duas vans e cinco ônibus para a Semed

A Prefeitura  de José de Freitas-PI, entrega na tarde desta segunda-feira, 10 de outubro de 2022,  duas vans e cinco ônibus escolares para Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A cerimônia de entrega acontece  ás 14 horas, na Rua Edgar Gayoso, Centro da cidade. Toda População está sendo convidada a participar do evento.

Prefeitura realiza palestras sobre o Outubro Rosa

Como parte da campanha do Outubro Rosa, a Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), promoveu palestras nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Cearazinho e Santa Luzia na manhã dessa sexta-feira (7).

As palestras, com o objetivo de conscientizar e alertar as mulheres sobre o câncer de mama, foram ministradas por Joyce Pinho, cirurgiã dentista que está vencendo o câncer.

"É muito importante que nós, mulheres, estejamos sempre em alerta e nos prevenindo dessa doença silenciosa que é o câncer de mama. Por isso, devemos procurar o médico e fazer os exames preventivos. Temos que ficar em alerta com a nossa saúde", comenta a prefeita Maninha Fontenele.

Para reforçar a campanha, a SESA inaugurou ainda a "Sala Rosa" no Centro Integrado de Saúde (CIS) voltada para os cuidados com a saúde da mulher.

Durante as palestras, também estiveram presentes a secretária Municipal de Saúde, Marcela Furtado; a diretora de Atenção Básica, Luciana Aguiar, e as equipes das UBS's.

Floriano oferta consultas em mastologia e zera fila de regulação

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, fez uma mobilização para zerar a fila da regulação relacionadas a especialidade mastologia, cujas consultas ocorreram entre os dias 3 e 4 de outubro, na Policlínica de Floriano. Foram atendidas 96 mulheres, desse total, 44 estavam na fila de espera. A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, comemorou a superação da demanda e atendimento a mais de 52 mulheres, destacando que as pacientes já saíram da consulta com os exames marcados e com a data de retorno. 

As pacientes foram selecionadas pelo sistema de regulação, sendo que boa parte dessas mulheres aguardavam pela realização do exame desde o ano passado. O mutirão faz parte das ações promovidas pelo gestão municipal para a Campanha do Outubro Rosa, mês de intensificação dos cuidados e alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

O autoexame é importante, reforçam especialistas, mas a mamografia é o principal exame para detectar o câncer de mama na fase inicial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o autoexame é indicado como autoconhecimento em relação ao próprio corpo, mas não deve substituir os exames realizados ou prescritos pelo médico, já que muitas lesões, ainda pequenas, não são palpáveis. 

A recomendação geral das sociedades médicas é a de que, a partir dos 40 anos, as mulheres realizem a mamografia anualmente. O estilo de vida saudável reduz o risco de desenvolver câncer. O álcool é um fator de risco.

Da Redação

Prefeito de Campo Maior reafirma apoio a Jair Bolsonaro no 2º turno

O prefeito Joãozinho Félix (MDB) declarou apoio ao presidente e candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL), Jair Bolsonaro, durante entrevista em uma rádio de Campo Maior, nesta quarta-feira (05 de outubro).

Bolsonaro vai disputar o segundo turno das eleições no dia 30 de outubro com o ex-presidente Lula (PT). Em Campo Maior, Lula se saiu vitorioso com 20.533 votos (72,86%) e Bolsonaro obteve 5.936 votos (21,06%).

O PT também conseguiu a maioria dos votos dos campomaiorenses para o Governo do Estado. Rafael Fonteles conseguiu 14.759 votos (55,60%) derrotando o candidato da oposição, Sílvio Mendes (União) que teve 11.541 votos (43,48%), apoiado pelo prefeito Joãozinho Félix.

“O problema não é o Lula. São as pessoas que irão governar com ele. Pessoas envolvidas em escândalos de corrupção, mensalão, dinheiro em cueca, tudo no mundo teve. Centenas de petistas presos. Dadas essas circunstâncias, iremos votar com Bolsonaro neste segundo turno. No primeiro turno eu já havia votado nele também”, disse.

Joãozinho também falou que se Lula conseguir a vitória na disputa presidencial, não terá condições de fazer 2 mil casas populares que havia prometido ainda durante a campanha nas eleições municipais.

Se foi difícil manter um diálogo com o governador, imagine com o presidente. Tentei três audiências com o Wellington e nunca fui recebido. Então dificilmente vamos conseguir cumprir com que foi prometido, por isso, precisamos eleger o presidente Bolsonaro neste 2º turno para trazermos moradia para Campo Maior.

Ascom
 

Teste da orelhinha é implantado em José de Freitas

Cinco a dez minutos é o tempo para realizar o teste da orelhinha e não causa dor ao bebê, o novo exame foi implantado na Rede Municipal de Saúde da cidade de José de Freitas, após a inauguração do Centro de Parto Normal, para melhorar ainda mais a Saúde e o atendimento das gestantes e bebês.O teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. O órgão de saúde da cidade, pede que as mães  do município não deixe de fazer no seu bebê.

 

Cocal reúne aprovados no projeto cultivo de acerola orgânica

Na última sexta-feira, dia 30 de setembro, a Prefeitura de Cocal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, realizou reunião com produtores da Agricultura Familiar, com a participação de representantes da Nutrilite, empresa parceira do município no projeto de implantação do cultivo de acerola orgânica.

Tatiane Albuquerque, secretária do Desenvolvimento Rural, explicou que, após visita a várias localidades da zona rural, foram escolhidas, dentre as pessoas interessadas, as oito primeiras que participarão da fase inicial do empreendimento. Nesse último encontro, com a presença das famílias selecionadas, a equipe Nutrilite apresentou quais são os próximos passos para o início do experimento, como os treinamentos a serem aplicados e a documentação necessária para certificação do serviço.

O prefeito Nonatinho do Sindicato comenta, com entusiasmo, a chegada dessa experiência no Município: “Esse é um tema muito importante para a Agricultura Familiar, sobretudo para a exportação. A Nutrilite é uma empresa multinacional que já trabalha em regiões vizinhas, por exemplo, Piracuruca e em Parnaíba, onde já tem grandes pomares e exportam a acerola para a extração de vitamina C. 

Há muito tempo eu tinha vontade de conseguir para o nosso município, esse projeto, pelo qual é cultivada a acerola orgânica. Da forma como ela é cultivada, não agride o meio ambiente e, principalmente á a geração de emprego e renda. 

Para se ter uma idéia, em cada hectare trabalhada há trabalho, em média, para 12 pessoas, e em  Cocal, nós vamos estar implantando o projeto em cerca de 50 hectares, que vai estar gerando emprego de forma direta e indireta, desde o plantio até a fase da colheita que é feita toda de forma manual.  A rentabilidade para os plantadores e trabalhadores é grande”, disse o prefeito.

Dentro do cronograma da empresa envolvida, estava prevista a reunião de alinhamento com os aprovados e já, para 14 de outubro, um dia de campo (visita a áreas em atividades).

Ascom

Posts anteriores