Cidadeverde.com

Festival Sabor Maior vai reunir cultura, gastronomia e música em Campo Maior

Com o objetivo de valorizar a famosa culinária campomaiorense, o governador Wellington Dias, participou, nesta segunda-feira (26), no Palácio de Karnak, do Lançamento do 5º Festival Sabor Maior. Criado em 2009, o festival cultural vai reunir música, gastronomia, turismo e cultura nos dias 13, 14 e 15 de novembro em Campo Maior, trazendo como dos destaques da sua programação a competição gastronômica entre 14 restaurantes da cidade.

Orçada em cerca de R$ 450 mil e com a expectativa de reunir um público de 10 mil pessoas por dia, o festival gastronômico conta com a parceria do Sebrae e a colaboração dos empresários de Campo Maior e tem como objetivo incrementar a economia do município.

Segundo o governador Wellington Dias, a cidade se destaca por seu turismo religioso e histórico, abrigando um dos monumentos mais importantes do Piauí, que é o Monumento Heróis do Jenipapo, e é famosa por sua vocação culinária, tendo como tradição pratos típicos com carne de sol, capote e carneiro. “Campo Maior tem uma mão de obra qualificada voltada para a gastronomia. É importante estimular as cadeias produtivas do turismo histórico, gastronômico e cultural. Esses segmentos reunidos movimentam a economia, gerando emprego e renda”, frisou o chefe do executivo do estado.

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, explica que o município vem numa seqüência de grandes eventos como festejos do padroeiro Santo Antônio, aniversário da cidade, Vaquejada Nina Alencar e destaca a importância de manter o calendário de eventos culturais da cidade. Paulo Martins declarou que uma das soluções para enfrentar a crise financeira que afeta os municípios é investir. “Investir em cultura e entretenimento vai gerar bons resultados para a nossa cidade. Todos os anos o Sabor Maior tem recorde de público e contribui positivamente para a economia de Campo Maior”, garantiu o prefeito.

O Sabor Maior vai contar como atrações como o ex-Fevers, Almir; a cantora Kátia, a banda Double Deck, o cantor maranhense Zeca Baleiro e o sanfoneiro Waldonys.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Bandidos arrombam correição e roubam 23 animais apreendidos

Bandidos arrombaram os portões do curral provisório da Correição de Campo Maior e roubaram cerca de 23 animais capturados por técnicos da Correição nos últimos três dias de operação para retirar os animais das ruas da cidade.

Fotos: Portal de Campo Maior

Segundo secretário de Desenvolvimento Rural, Aloísio Ernesto, um boletim de ocorrência foi registrado sobre o crime e será apurado se os animais foram levados ou apenas liberados.

"Os animais estavam sendo preparados para serem levados a leilão e isso é uma retaliação à forma rigorosa que a prefeitura vem agindo contra o abandono de animais pelas ruas da cidade", completou o gestor.

De acordo com o agente de Polícia Civil Baker Martins, a Polícia Civil abrirá um inquérito para investigar o sumiço dos animais e quem teria arrombado a Correição da prefeitura. "Os animais podem ter sido apenas soltos ou roubados, ainda não está claro, mas lá deveria ter um vigia e vamos investigar isso no inquérito", declarou.

Rayldo Pereira
[email protected]

Vocalista da banda Spacial de Campo Maior vence quadro no Programa da Eliana

O vocalista da banda Spacial de Campo Maior, Sílvio César, venceu a disputa do quadro Famosos da Internet deste domingo no Programa da Eliana neste domingo (25). Sílvio ganhou fala ao ter um vídeo com mais de 1 milhão de acessos onde imita Elvis Presley.

Depois de ser escolhido como o melhor a se apresentar no palco o cantor faturou R$ 10 mil por essa apresentação.

Sílvio César ganhou o direito de participar do programa ao ter postado na internet um vídeo interpretando músicas do Elvis. O vídeo foi produzido por amigos do cantor na cidade de Chaval, no Ceará.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Assembleia comemora jubileu de 300 anos da paróquia de Santo Antônio

A Assembleia Legislativa do Piauí terá uma sessão solene para celebrar o jubileu dos 300 anos da segunda paróquia mais antiga do Piauí. A criação da comunidade católica de Campo Maior, datada em novembro de 1715 só é menos antiga que a de Oeiras, instituída em 1697.  A paróquia de Santo Antônio é a mais importante da região dos Carnaubais.

Além da sessão solene, outros acontecimentos estão programados para as festividades do Jubileu dos 300 anos de criação da paróquia. A inauguração do Museu Paroquial e a Missa Solene também estão marcadas para o dia 12 de novembro.

O deputado estadual Aluísio Martins disse que a Paróquia de Santo Antônio tem uma importância histórica para o Piauí porque, juntamente com Oeiras, é o berço da religiosidade no Estado.  “Campo Maior e Oeiras são as primeiras organizações católicas do Piauí. Dai a importância histórica em celebrar essas datas à nível de Piauí. Por isso resolvemos propor essa sessão e os deputados acataram”, justificou o deputado.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Campo Maior: prefeito determina força-tarefa para tirar animais das ruas

O prefeito Paulo Martins determinou a criação de uma força-tarefa para a remoção de animais da rua e punição dos proprietários com multa caso haja reincidência. A ordem foi definida após reunião na manhã nesta terça-feira (20) com o Secretário de Dsenvolvimento Rural, Aloísio Ernesto, de Relações Institucionais, Cesar Robério, de Planejamento, Carlos Torres e o procurador do município, Pedro Hilton.

O primeiro passo será notificar todos os proprietários de animais para que eles retirem os animais das vias. A prefeitura vai aumentar o efetivo de homens na correição para realizar uma força tarefa a fim de recolher todos os bichos, como jumento, cavalo, gado, cachorro e porco que estiverem pelas ruas da zona urbana da cidade. “Iremos fazer um convênio com a Polícia Militar para evitar qualquer tipo de ameaça aos servidores da correição”, revelou o prefeito Paulo Martins.

O prefeito determinou o cumprimento com rigor do código de postura pelas secretarias envolvidas na ação multando os infratores e levando a leilão os animais que não forem resgatados pelos donos. “Iremos fazer um cadastro de entidades para receber os animais próprios para consumo humano”, informou o gestor. O cadastro será feito na SDR.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Por ciúmes da ex, homem decepa mão de rival durante briga em bar do Piauí

  • thumbs.jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(11).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(10).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(9).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(8).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(7).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(5).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(4).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(3).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(2).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(1).jpg Campo Maior em Foco

O suspeito identificado pela Polícia como, José Ribamar Macedo Filho, foi autuado em flagrante após decepar os dedos de um rival, identificado apenas como, Jean, durante uma briga por causa de sua ex-namorada na tarde desta segunda-feira (19) em Campo Maior, município a 78 km de Teresina. Segundo Baker Martins, agente de Polícia Civil do município, os dois bebiam em um bar no bairro Santa Cruz quando acabaram discutindo.

"Jean está namorando com a ex-namorada de José Ribamar, por algum motivo eles discutiram e no meio da briga, José pegou a faca e acertou o outro na mão com um ferimento grave por causa da mulher", descreveu o policial.

Jean foi socorrido e levado para o Hospital Regional de Campo Maior onde passou por cirurgia e se encontra internado. Jean está preso na delegacia de Campo Maior e teve fiança de 10 salários mínimos arbitrada pelo juiz da comarca de Campo Maior para responder ao inquérito em liberdade.

A vítima e a namorada serão chamadas para prestar depoimento sobre o caso. "Além da fiança, José também fica proibido de frequentar bares, sair da comarca e obrigado a recolhimento mínimo de 20 horas na delegacia", completou o agente.

Baker acrescenta que José dificultou o trabalho da Polícia e chegou a correr para dentro de um matagal no momento da perseguição, mas após cerca de meia hora, a Polícia Militar conseguiu capturar o suspeito.

Rayldo Pereira
[email protected]

Prefeito de Campo Maior recebe homenagem em solenidade em Brasília

O Prefeito de Campo Maior, Paulo Martins representou os prefeitos piauienses em solenidade em alusão ao Dia do Piauí em Brasília. “O Piauí foi importante para unificação do País através da Batalha do Jenipapo que aconteceu em Campo Maior e ajudou a criar a condição do Brasil ser independente”, destacou o gestor em seu pronunciamento.

Paulo Martins acrescentou que há vários piauienses de destaque em Brasília e em todo o País. “Sinto-me muito honrado em receber essa homenagem do deputado distrital Raimundo Ribeiro”, agradeceu ao receber o diploma de honra ao mérito. O Deputado Estadual Aluísio Martins e o médico neurocirurgião Wellingson Silva Paiva também foram homenageados. A solenidade teve a presença da Senadora Regina Sousa.

O Deputado Raimundo Ribeiro, natural de Piracuruca (PI), lembra que o Dia do Piauí é comemorado em 19 de outubro, data em que D. Pedro I, em 1822, foi aclamado imperador constitucional do País na região de Parnaíba. "Tenho muito orgulho da minha terra. Brasília me acolheu e aqui fiz minha vida, mas não me esqueço das minhas raízes", afirma.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Polícia Militar terá troca de comando na próxima terça-feira

O comando da Polícia Militar em Campo Maior, a 80 quilômetros de Teresina, será trocado na próxima terça-feira (20). Depois de ocupar o sub-comando do 5º BPM em Teresina e de trabalhar na comunicação da PM nos últimos meses, o major Etevaldo Alves da Silva assumirá o posto na Terra dos Carnaubais em substituição ao tenente-coronel Rui Nunes Carneiro.

A solenidade de troca do comando será realizada às 8h no Quartel do 15º Batalhão da Polícia Militar, localizado no bairro de Fátima. O evento contará com a presença do comandante geral da PM, Carlos Augusto Gomes de Souza.

Natural de Campo Maior, Etevaldo espera fazer um bom trabalho. "É a nova missão repassada pelo Comando Geral. Abracei a causa e espero que a tarefa seja exitosa. Por ser campomaiorense, a expectativa dos que lá moram é redobrada. E a minha responsabilidade é quadruplicada", argumentou o major.

Em Campo Maior, Etevaldo ganhará o reforço de pelo menos 20 novos policiais militares, recém-formados no Curso de Formação de Praças e nomeados pelo governador Wellington Dias na noite de quarta-feira (14).

"O Comando de Policiamento do Interior fará a distribuição deles na primeira semana de novembro. Lá em Campo Maior receberemos uma parte desse efetivo recém-formado. Será um reforço considerável, haja vista a carência de policiais no interior. Como serão distribuídos em todos os batalhões, ainda estou no aguardo da quantidade", comentou.

Flávio Meireles
[email protected]

Operação detecta mercadoria ilegal em Campo Maior e São João da Fronteira

  • unnamed.jpg Divulgação / Sefaz
  • unnamed_(9).jpg Divulgação / Sefaz
  • unnamed_(8).jpg Divulgação / Sefaz
  • unnamed_(7).jpg Divulgação / Sefaz
  • unnamed_(6).jpg Divulgação / Sefaz
  • unnamed_(5).jpg Divulgação / Sefaz
  • unnamed_(4).jpg Divulgação / Sefaz
  • unnamed_(3).jpg Divulgação / Sefaz
  • unnamed_(2).jpg Divulgação / Sefaz
  • unnamed_(1).jpg Divulgação / Sefaz

A Secretaria de Fazenda flagrou mercadorias ilegais e madeira durante fiscalização nos municípios de Campo Maior e São João da Fronteira. Técnicos da SEFAS, da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária e as Relações de Consumo (DECCOTERC) realizaram, nos dias 06, 07 e 08 de outubro, a operação que detectou as irregularidades.

Em São João da Fronteira, algumas mercadorias – como cereais, biscoitos, redes garimpeira e cortinas - estavam desacobertadas de notas fiscais.  

Em Campo Maior, a Sefaz fez dois trancamentos de estoques de mercadorias de estabelecimentos que estão sendo auditados pela secretaria. Foi encontrada ainda madeira mista em descaminho (sendo descarregada em local diferente da nota fiscal), além de uma nota fiscal de venda inidônea por não constar a devida nota fiscal de saída de trefilados de metal.

Ainda no município foi encontrado um depósito clandestino de material de construção que abrigava tijolos, telhas e lajes.

No total, as mercadorias encontradas em situação irregular somam um total de R$ 116.906,54. Foram recuperados aos cofres públicos do Estado, a quantia de R$ 34.986,00.

As equipes tiveram apoio da Gerência de Mercadorias em Trânsito, da Gerencia Regional de Campo Maior e da Coordenação do Posto Fiscal de São João da Fronteira.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Prefeito de Campo Maior anuncia melhorias para deficientes visuais em Campo Maior

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, anunciou nesta segunda-feira (05) a licitação de uma reforma na rodoviária do município para a implantação de um sistema sonoro para deficientes visuais que precisam utilizar o local. O gestor afirmou ainda que um semáforo com sinal sonoro será instalado na avenida Santo Antônio.

Os pedidos foram feitos pela Associação dos Deficientes Visuais de Campo Maior (ADVIC). A entidade receberá ainda uma emenda do vereador Zé pereira para reforma em seu prédio. 

 O prefeito se reuniu com trabalhadores rurais e representantes da ADVIC nesta segunda-feira com a presença dos secretários de Educação, Professor Ribinha, de Transito e Mobilidade Urbana, Capitão Paz, e de Desenvolvimento Social, Conceição Lima e do coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência, Luís Caldas.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores