Cidadeverde.com

Filho de vice-prefeita de Campo Maior sofre acidente grave na BR-343

Um jovem identificado como Carlos Paulo de Brito Carneiro da Cunha, de 24 anos, ficou ferido após um grave acidente no trecho da BR-343 entre Campo Maior e Altos. O fato aconteceu no fim da tarde de sábado (28) e, apesar de o veículo ter ficado praticamente destruído, o condutor, que é filho da vice-prefeita de Campo Maior, Sílvia do Caú, teve apenas ferimentos leves.

De acordo com sites de Campo Maior, município localizado a 80 quilômetros de Teresina, Toquinho, como é mais conhecido, dirigia um jipe de luxo no momento do acidente, ocorrido na Curva da Raposa, ponto crítico da BR-343.

O Land Rover verde de placa LVX 6771 dirigido por Toquinho saiu da pista e capotou no Km 393 da rodovia federal. O filho da vice-prefeita de Campo Maior foi sacado do carro e teve vários ferimentos. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), levado para o Hospital Regional de Campo Maior e, em seguida, encaminhado para um hospital particular em Teresina.

Toquinho, que também é filho do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha, o Caú, estava sozinho no carro na hora do acidente. No momento do capotamento, chovia na região. O jovem não apresentou sinais de fraturas, nem ferimentos graves.

Flávio Meireles
[email protected]

Campo Maior recebe selo da ONU por promover inclusão social de artesãos

Por ter conseguido retirar 186 pessoas da vulnerabilidade social para transformá-los em artesãos e incluí-las no mercado de trabalho, Campo Maior recebeu o Selo ODM-Nações Unidas de 2015. O certificado entregue a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, reconhece a execução de boas práticas e ações sustentáveis na promoção da vida social e da economia solidária.

A inclusão de artesãos campomaiorenses no mercado de trabalho foi feita através do Projeto Harmonia Produtiva, que capitava os artista e comercializava produtos, através da realização de feiras comunitárias.

A Solenidade de outorga do ‘Selo ODM Piauí’ aconteceu no auditório da FIEPI e contou com a presença do deputado estadual, Aluísio Martins, que recebeu o certificado juntamente com a secretária de Desenvolvimento Social, Conceição Lima.

A secretária informa que o projeto desenvolvido pela SEMDES ainda se encontra em execução e com o reconhecimento internacional pela ONU será ampliado. “Esse projeto permite que pessoas simples pessoas se transformem em artistas, após passarem pelas capacitações profissionais e incentivo educacional”, destaca a secretária Conceição Lima.

O Selo de reconhecimento internacional foi concebido pela Rede dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio do Piauí, em conjunto com a Secretaria de Governo da Presidência da República, a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),  e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Formatura dos novos atiradores marca a troca de comando no TG de Campo Maior

Na noite dessa quarta-feira, 25, foi realizada a formatura dos 48 novos atiradores do Tiro de Guerra, unidade do Exército de Campo Maior.  A solenidade marcou a despedida do subtenente Joel Soares, que foi transferido para Teresina. Durante a solenidade houve promoção de praças e a diplomação dos melhores atiradores.

O deputado estadual, Aluísio Martins, e o secretário de Relações Institucionais, César Robério, entregaram os certificados de melhor atirado e o soldado com melhor aptidão física. Seis atirados da turma 2015 foram promovidos a cabos do Exército Brasileiro.

Em seu pronunciamento o deputado Aluísio Martins disse que os atiradores formados deixam a farda, mas levam a disciplina e a cidadania presente na vida militar.

O subtenente Soares se despediu dizendo que Campo Maior marcou muito a sua carreira militar, porque foi uma experiência rica, sobretudo de contato humano e convivência familiar com os atiradores. “Campo Maior enriqueceu muito minha carreira militar”, disse o agora ex-chefe de instrução do TG.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Suposta imagem de santa em carnaúba atrai multidão para casa em Campo Maior

  • thumbs.jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(6).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(5).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(4).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(3).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(2).jpg Campo Maior em Foco
  • thumbs_(1).jpg Campo Maior em Foco

Uma suposta imagem de Nossa Senhora de Fátima tem atraído dezenas de católicos para uma casa na cidade de Campo Maior, a 78 km de Teresina. A "santa" surgiu no topo de uma carnaúba no quintal da residência do senhor Augusto Bona, que tem aberto as portas, diariamente, para receber pessoas que creem que a imagem- que só aparece à noite- seja, verdadeiramente, divina. 

"Estou admirado com esse possível fenômeno. Minha esposa, que faleceu há mais de um ano, já tinha percebido essa imagem", disse o dono da casa.

Além de rezar diante da suposta imagem, devotos da santa também se emocionam. A percepção de cada pessoa é variável: alguns afirmam que além de ver a imagem, enxergam uma luz acendendo e apagando; outras dizem que a luz é constante; outros sequer conseguem visualizar algo semelhante à imagem de Nossa Senhora de Fátima. 

A suposta aparição da santa tem gerado opiniões diversas até entre os próprios religiosos. “Estive lá por volta de meio dia, mas não dá para dizer nada ainda”, afirmou o monsenhor Mateus, da Diocese de Campo Maior. “É uma questão de fé. O que a igreja pode fazer é estudar o fenômeno e só depois disso se pronunciar”, disse o padre Benedito, pároco auxiliar da catedral de Santo Antônio.

Já o pastor Marcus Paixão é categórico ao afirmar que não acredita ser nada místico. “Creio que seja apenas efeito de luz e impressão. Não acho que seja nenhum sinal. Na verdade, o que se vê é uma silhueta semelhante às imagens fabricadas da santa católica. É exatamente como um nuvem no céu que vai tomando formas diversas. Respeitando a fé e a opinião de todos, mas não há biblicamente subsistência nesse fato de Campo Maior", comentou pastor.  
 
Para que o fenômeno seja comprovado é necessário que exista um milagre concedido através da imagem. Se comprovado, a diocese aciona estudiosos do vaticano para analisar o fato. Mesmo sem comprovação, o suposto fenômeno continua atraindo devotos e curiosos durante todas as noite. 

 


Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Campomaioremfoco

Acusado por tráfico é preso no Fórum Criminal por descumprir condicional

Um rapaz acusado por tráfico de drogas e roubo foi preso dentro do Fórum Criminal de Campo Maior por descumprir determinações judiciais impostas pela sua liberdade condicional. Nelsinho, como ele é identificado, foi detido na manhã dessa quarta-feira, 18.11, por ordem do juiz Júlio César Garcez.

Nelson compareceu ao Fórum, pensando se tratar apenas de uma audiência de instrução, mas na verdade já tinha saído o mandado de prisão contra ele por desobedecer as ordens judiciais. Ele descumpriu e a liberdade provisória foi quebrada.

Segundo a liberdade condicional imposta a Nelsinho, o juiz proibiu de andar em bares, festas, tendo que se recolher em sua casa no período noturno. “Nelson estava descumprindo as determinações judiciais”, disse um policial que estava de plantão no 1º Distrito Policial.

Com informações de Portal de Campo Maior
[email protected]

Vídeo: em Campo Maior, Zeca Baleiro parabeniza River pelo vice da Série D

O cantor e compositor Zeca Baleiro, principal atração do Sabor Maior na noite de sábado (14), parabenizou o River pelo inédito vice-campeonato da Série D, conquistado após o 0 a 0 com o Botafogo-SP no Albertão. Em Campo Maior, onde o festival de gastronomia acontece, o artista maranhense revelou que assistiu ao jogo e torceu pelo Galo. Entusiasmado, ele gravou um vídeo para o CidadeVerde.com elogiando a atuação tricolor.

"Alô galera, torcedores do River e não só entusiastas do futebol nordestino e piauiense! Meus parabéns pelo título honroso de vice-campeão, que não pode ser desmerecido, e pela conquista, pelo acesso à Série C. Assisti ao jogo hoje no hotel em Teresina e fiquei na torcida pelo River, pela proximidade, pois sou maranhense e torço pela força do time. Somos irmãos!", comentou o cantor, que torce por Santos e Maranhão Atlético Clube (MAC).

Zeca Baleiro afirmou que o Galo fez uma grande partida contra o Botafogo-SP e desejou sorte na Série C do ano que vem. "E foi um partidaço! Jogou como time grande. É isso aí! Que faça bastante sucesso na Série C e, depois, que venha a B e a A. Aí a gente se junta com o Sampaio Corrêa na Série A em breve".

Primeiro time piauiense a conquistar um acesso em uma das divisões do Campeonato Brasileiro, o River ficou com o vice-campeonato ao empatar em 0 a 0 com o Botafogo-SP na noite deste sábado no Albertão diante de um público de 40 mil pessoas - na partida de ida, em Ribeirão Preto, o Galo havia perdido por 3 a 2.

Yala Sena e Flávio Meireles
[email protected]

Festival Sabor Maior começa nesta sexta-feira (13) em Campo Maior

O Festival Sabor Maior, que reúne cultura, gastronomia e música, começa nesta sexta-feira (13) em Campo Maior, a 78 quilômetros de Teresina. Essa é a 5ª edição do evento gastronômico cultural e contará com atrações musicais de nível nacional, como a cantora Kátia e o maranhense Zeca Baleiro.

Para o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, o principal atrativo do festival é a culinária do município. "Nossa principal atração é a grastronomia. Esse ano, serão 13 restaurantes concorrendo o festival, eles foram selecionados pelo Sebrae e serão avaliados levando em consideração uma série de critérios, como a questão visual e o perfil do prato", explicou o gestor.

Dentre os pratos que devem participar do concurso gastronômico Prato Sabor Maior, estão a tradicional carne de sol do município, a Maria Isabel, a Paçoca e o Capote. "Esses são os principais pratos de Campo Maior e vão estar no Festival. Além de gastronomia, teremos também atrações culturais e uma série de atividades, como a visita às fazendas, o Circuito Piauiense de Corrida da Natureza e um City Tour", ressaltou o prefeito.

Confira abaixo a programação do evento:

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Governador abrirá Festival Sabor Maior em Campo Maior

O governador Wellington Dias abrirá oficialmente o 5º Festival Sabor Maior que acontece em Campo Maior nos dias 13, 14 e 15 de novembro  na praça de eventos Valdir Fortes.

A confirmação foi feita pelo deputado Aluísio Martins que recebeu a confirmação do governador na manhã dessa segunda-feira, 09. O deputado disse que Wellington Dias estará em Campo Maior a partir das 19 horas, após o Concurso do Prato do Sabor Maior.

“O governador atende a um convite feito por mim e pelo prefeito Paulo Martins. Ele estará como o governador do Estado e também como amante da culinária de Campo Maior”,  frisa Aluísio Martins.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Pneu estoura, carro de passeio bate em moto e mata casal na BR-343

Um casal morreu após a moto que conduziam ter batido de frente com um carro de passeio em um trecho da BR-343 próximo ao Monumento da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, a 80 quilômetros de Teresina. O fato aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (4) e as vítimas foram identificadas como Maria das Graças Rocha e Pedro Vieira Marques.

Informações preliminares dão conta de que a tragédia aconteceu após o pneu do Toyota Corolla ter estourado e o condutor, identificado como Jean Pinheiro de Araújo, ter perdido o controle do veículo, invadido a pista contrária e atingido a moto Honda Bros na qual estavam Maria e Pedro.

O casal morreu no local logo após o impacto. Ferido, o condutor do carro de passeio, por sua vez, foi socorrido com vida e levado a um hospital de Campo Maior.

Maria e Pedro moravam em uma comunidade situada próxima ao local do acidente, chamada Retiro.

Flávio Meireles
[email protected]

Hospital de Campo Maior e UBSs da região terão recursos para equipamentos

Hospitais e as Unidades Básicas de Saúde de municípios da região de Campo Maior vão receber investimentos em sua maioria de emendas parlamentares e os demais do Ministério da Saúde. O dinheiro será direcionado pelo Fundo Nacional de Saúde e serão aplicados na melhoria estrutural e aquisição de produtos e equipamentos.

O recurso será utilizado em investimentos no Hospital Regional de Campo Maior e das unidades de saúde de Nossa Senhora de Nazaré, Boqueirão do Piauí, Boa Hora, Juazeiro do Piauí e Campo Maior.

Para isso o deputado estadual, Aluísio Martins, se reuniu com o secretário de Saúde, Francisco Costa, e os prefeitos Paulo Martins, Neuma Café, Zé Henrique, Solteiro Alves, Zé Rezende, Tonho Verrísimo.  

Além de Campo Maior serão beneficiados os hospitais dos municípios de Teresina, Parnaíba, Esperantina, São João do Piauí, Luzilândia, Barras, Oeiras, Valença, Picos, Corrente, Canto do Buriti, Piripiri, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Floriano, Simplício Mendes, além de outros hospitais e unidades de saúde do Piauí.

A senadora Regina Sousa, por exemplo, direcionou R$ 2,5 milhões para aquisição de equipamentos para futura instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Campo Maior. Nos hospitais de Parnaíba, Picos, Floriano e União os recursos serão utilizados na estruturação dos centros cirúrgicos.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores