Cidadeverde.com

Prefeito de Campo Maior anuncia melhorias para deficientes visuais em Campo Maior

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, anunciou nesta segunda-feira (05) a licitação de uma reforma na rodoviária do município para a implantação de um sistema sonoro para deficientes visuais que precisam utilizar o local. O gestor afirmou ainda que um semáforo com sinal sonoro será instalado na avenida Santo Antônio.

Os pedidos foram feitos pela Associação dos Deficientes Visuais de Campo Maior (ADVIC). A entidade receberá ainda uma emenda do vereador Zé pereira para reforma em seu prédio. 

 O prefeito se reuniu com trabalhadores rurais e representantes da ADVIC nesta segunda-feira com a presença dos secretários de Educação, Professor Ribinha, de Transito e Mobilidade Urbana, Capitão Paz, e de Desenvolvimento Social, Conceição Lima e do coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência, Luís Caldas.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

TRE determina que horário de atendimento biométrico em Campo Maior seja estendido

O Tribunal Regional Eleitoral determinou que a partir da próxima quarta-feira (07), o atendimento ao cadastramento biométrico de eleitores das 7ª e 96ª Zonas Eleitorais de Campo Maior será estendido para o turno da tarde.

Com o atendimento estendido, agora o horário para o recadastramento biométrico será de 7hs às 17hs (de segunda a sexta-feira) e de 7hs ao meio dia nos sábados e feriados. De acordo com as informações obtidas junto à Justiça Eleitoral de Campo Maior, os eleitores também podem agendar horário de atendimento. “É só procurar aqui os cartórios eleitorais para agendar atendimento”, informou José Marques, técnico judiciário.

A medida é em resposta a solicitação feita pelo deputado Aloísio Martins na Assembleia Legislativa.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Polícia quer prorrogar investigação sobre bebê morto em hospital de Campo Maior

A Polícia Civil pediu a prorrogação do prazo para finalizar o inquérito que apura a morte de um bebê de um ano e sete meses no Hospital Regional de Campor Maior, a 80 quilômetros de Teresina. De acordo com o delegado Gustavo Jung, o pedido foi feito na quarta-feira (30), quando a investigação deveria ter sido concluída.

"A gente pediu prorrogação do prazo devido a complexidade do caso. Encaminhamos os autos do processo para a Promotoria ontem. Na semana que vem deveremos saber qual o novo prazo", comentou o titular da Delegacia de Campo Maior.

A morte da criança identificada como Sara Valentina Alves Nascimento aconteceu no dia 1º de setembro. Internada com febre, diarreia e vômitos, a criança faleceu aproximadamente 20 minutos depois de receber uma dosagem de dipirona. A família da vítima alega que a morte foi causada por erro médico. Já a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) garantiu que não houve falha no atendimento.

Para o delegado Gustavo Jung, só a prorrogração do prazo de entrega do inquérito permitirá o esclarecimento de todas as dúvidas que ainda persistem na investigação.

"Tem muita gente para ouvir, muitas coisas técnicas para analisar e ainda existem as análises feitas pela perícia, além de laudos que ainda vão chegar. Provavelmente, vamos ouvir também representantes do Conselho Regional de Medicina e do Conselho Regional de Enfermagem. Não queremos fazer nada apressado. É melhor fazer a coisa organizada e montar o quebra cabeça direitinho", argumentou Gustavo Jung.

Delegado mantém sigilo sobre exame cadavérico

A exemplo do que já havia feito há cerca de duas semanas, Gustavo Jung manteve sigilo sobre o exame cadavérico elaborado pelo Instituto de Medicina Legal (IML). "Não vou poder falar. Só vamos abrir alguma informação no fim da investigação. O objetivo é não dar brecha para especulações", justificou.

Flávio Meireles
[email protected]

Casa de Detenção de Campo Maior será 1ª do PI a ter núcleo de alfabetização

Diversas autoridades municipais e estaduais visitaram na manhã dessa segunda-feira, 21.09, a obra de construção da Casa de Detenção de Campo Maior. O presídio, que terá capacidade para 140 vagas, será o primeiro do Piauí a ter celas para portador de curso superior e a ter um módulo de ensino e profissionalizante.

A obra foi retomada em agosto passado e há uma previsão de que em janeiro a Casa de Detenção esteja construída. Estão sendo erguidos dois pavilhões com celas, um módulo de triagem e administração e ainda um pátio para banho de sol dos presos. “Também estamos construindo um anexo para implantar de forma inédita o módulo de ensino e profissionalização de presos. Esse de Campo Maior será um presídio modelo”, destacou o secretário Estadual de Justiça, Daniel Oliveira.

Além do secretário Daniel, também visitaram o presídio o deputado estadual Aluísio Martins, o prefeito Paulo Martins, o juiz Júlio Cesar Garcez e o promotor Luciano Nogueira, além de secretários municipais e vereadores.

Aluísio Martins lembrou que a construção da Casa de Detenção foi retomada graças a um esforço concentrado do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Justiça de Campo Maior, Ministério Público e Câmara de Vereadores, através do vereador Fernando Miranda. 

“Uma outra particularidade na construção desse presídio é a utilização de 100% de mão de obra campomaiorense e de ex-presidiários”, informou.

O ex-presidiário Antônio Wesley (FOTO ACIMA) foi condenado a 4 anos de prisão pelo crime de furto, mas agora está se ressocializando e conseguiu uma vaga de servente de pedreiro na construção do presídio.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Homem é preso com telefone celular roubado escondido na cueca

Um homem de 36 anos foi preso em Campo Maior com um telefone celular roubado escondido na cueca. O caso, confirmado pela Polícia Civil, aconteceu dentro de um ônibus na noite da última sexta-feira (18), e Francisco Silva dos Santos segue detido na delegacia da cidade localizada a 80 quilômetros de Teresina.

De acordo com o escrivão da Delegacia Regional de Campo Maior, Baker Martins, o flagrante aconteceu após uma passageira constatar o sumiço de seu telefone celular e acionar a Polícia. "Encontramos um celular perto da poltrona onde ele estava sentado e, durante a revista pessoal, mais um dentro da sua cueca", informou o policial civil.

Além dos dois telefones celulares, a Polícia recuperou também R$ 70 em dinheiro que havia sido furtado de outros passageiros do ônibus.

Segundo Baker Martins, Francisco já havia sido preso por furto na cidade maranhense de Caxias, onde nasceu e para onde ia no ônibus em que praticou o crime. "Ele disse que trabalha como pedreiro e que estava arrependido do que fez, mas continua detido aqui na Delegacia de Campo Maior", finalizou.

Flávio Meireles
[email protected]

Juiz libera realização de vaquejada em Campo Maior

O juiz da 2ª Vara da Comarca de Campo Maior, Júlio César Garcez, revogou a liminar concedida ontem(17), que suspendia a realização da 4ª Vaquejada do Parque Nina Alencar que acontece neste final de semana. A liminar exigia que fosse apresentada a documentação de licenças do evento. 

A empresa Midiática Propaganda Ltda, realizadora do evento, encaminhou os documentos ainda ontem ao juiz que acatou e liberou a realização da vaquejada e dos shows previstos no local. 

“Saliento que o referido termo foi ajustado nesta data, indicando que a preocupação da organização do evento em garantir toda segurança requisitada pela PRF só ocorreu após os efeitos dessa liminar, fato que poderia ser evitado caso antecipasse sua conduta em respeito a segurança da coletividade”, disse o juiz na decisão de revogação.
 
Nesta quinta o local ficou interditado pela PRF até às 21h35, momento que o juiz revogou a liminar. O evento ocorre entre os dias 18 e 20 de setembro. 


Da redação 
[email protected]

Secretário de Justiça visita obras da penitenciária de Campo Maior segunda (21)

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, realizará nesta segunda-feira, dia 21, uma visita de acompanhamento às obras da Casa de Detenção Provisória de Campo Maior.


 
A construção da nova unidade penitenciária foi retomada em agosto, após entendimento entre a Secretaria de Justiça, Poder Judiciário, Ministério Público, Câmara Municipal e Prefeitura de Campo Maior.
 
A obra, na opinião do secretário Daniel Oliveira, colabora para, ao se apresentar como mais uma medida para minimizar o problema da superlotação e efetivar a garantia dos direitos humanos.
 
“É uma importante obra que conseguimos retomar e estamos dando celeridade. Temos o desafio de reduzir a superlotação e, para tanto, o Governo do Estado tem feito sua parte”, pontua o gestor.

A obra estava parada desde 2010 e, com o reinício, terá capacidade de 140 vagas. A unidade contará com um módulo administrativo, um de vistoria, um de visita íntima, um educacional e de oficina, dois pavilhões, quatro guaritas e estacionamento.
 
Além disso, 5% das vagas de emprego na construção da Casa de Detenção de Campo Maior são destinadas a egressos do próprio sistema penitenciário.
 
Roteiro da visita do secretário de Justiça
 

9h – Visita ao Fórum Desembargador Manoel Castelo Branco;
9h20 – Visita à Prefeitura de Campo Maior.
9h30 – Visita à obra da Casa de Detenção Provisória de Campo Maior.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Campo Maior promove Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

A Prefeitura de Campo Maior, através da vice-prefeita Silvia do Caú, promoverá a Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. A conferência ocorrerá no dia 25 setembro e tem por objetivo principal fortalecer as políticas públicas para mulheres no município. Pretende-se ainda promover, qualificar e garantir a participação das mulheres na formulação e controle das políticas públicas específicas para elas.

Durante o evento, acontecerá a eleição de delegadas. As mulheres escolhidas representarão o município de Campo Maior na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. O evento será na Câmara Municipal de vereadores e Salão Paroquial. Autoridades de Campo Maior e região foram convidadas a prestigiar.

Confira a programação completa:

08h00 – Credenciamento (Câmara de Vereadores)

09h00 – Solenidade de abertura (Câmara de Vereadores)

09h30 – Leitura e aprovação do Regimento da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (Câmara de Vereadores)

10h00 – Conferência de abertura: “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”

10h30 – lanche (Câmara de Vereadores)

10h50 – Grupos de Trabalho (Salão Paroquial)

I – Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios.

II – Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios.

III – Sistema Político com participação das mulheres e igualdade: recomendações.

IV – Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.

12h30 – Apresentação e Aprovação das Propostas (Câmara de Vereadores)

13h30 – Eleição das Delegadas para a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as mulheres  (Câmara de Vereadores)

Da Editoria de Cidades
[email protected]

DER fará melhorias em estradas na região de Campo Maior

Para melhorar as condições das estradas da região de Campo Maior, o deputado estadual Aluísio Martins, reuniu-se, nessa terça-feira, 15.09, com o diretor do DER-PI, José Dias, e requeriu a autorização para iniciar a recuperação da PI 331 (estrada de Boqueirão), e a construção da ponte na cidade de Assunção do Piauí interligando os Estados do Piauí e Ceará.

O deputado também reivindicou a construção de duas pontes na PI-115 (Estrada que liga Campo Maior a José de Freitas passando pela localidade Lagoa Seca) e a recuperação de toda a extensão da estrada.  “O vereador Luís Lima visitou a comunidade e nos reivindicou as melhorias para a estrada, que é bastante utilizada pelos moradores”, frisou Aluísio Martins.

Aluísio também incluiu na pauta de reivindicações o asfaltamento do trecho da PI- 115 entre Campo Maior e José de Freitas, bem como da comunidade Tocaia, em Campo Maior, ligando a comunidade Olinda em José de Freitas (na PI-113).  “Esses trechos diminuem a distancia e tempo e ainda proporcionam economia para os que utilizam os trechos”, ressalta Aluísio Martins.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Polícia abre inquérito para apurar morte de bebê em hospital de Campo Maior

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar a morte de um bebê de um ano e sete meses no Hospital Regional de Campo Maior. A informação foi confirmada pelo delegado Gustavo Jung, que terá 30 dias para encerrar as investigações. Famíliares da criança e funcionários da unidade de saúde serão ouvidos. O objetivo é descobrir se o óbito foi uma fatalidade ou fruto de algum erro médico.

O caso aconteceu na última terça-feira (1º), quando Sara Valentina Alves Nascimento deu entrada com febre, diarreia e vômitos e morreu poucos minutos depois de ter recebido uma dose de dipirona. A família acusa o hospital de ser o responsável pela morte da bebê de um ano e sete meses; já a direção da unidade de saúde se defende e garante que não houve erro médico.

"O inquérito foi instaurado no dia que a criança morreu. Estamos esperando o laudo cadavérico. Vamos ouvir todas as pessoas envolvidas, desde os familiares até médicos e enfermeiros", comentou Gustavo Jung, titular da Delegacia Regional de Campo Maior, cidade localizada a 80 quilômetros de Teresina.

A Polícia Civil já ouvi alguns dos familiares da criança, mas o delegado Gustavo Jung preferiu não adiantar que revelações foram feitas. "Vou optar por não passar essas informações para não prejudicar a investigação. Se solto algo, a especulação começa e não me sinto bem dessa forma", argumentou.

Gustavo Jung e sua equipe têm até o dia 1º de outubro para apurar se o óbito da pequena Sara Valentina foi uma fatalidade ou fruto de um erro médico. 

Flávio Meireles
[email protected]

Posts anteriores