Cidadeverde.com

Ex-prefeito e ex-secretários são condenados a devolver dinheiro à prefeitura de Campo Maior

Foto: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

ex-prefeito Joãozinho Félix


O ex-prefeito de Campo Maior, João Félix de Andrade Filho, o "Joãozinho Félix" e mais cinco ex-secretários municipais foram condenados pela justiça a devolverem aproximadamente R$ 40 mil de gratificações. A decisão é do juiz Cesar Menezes Garcez, da 2ª vara da comarca de Campo Maior.

Além de Joãozinho Félix foram condenados os ex-secretários Paulo Roberto Nogueira, Maria do Rosário Félix de Almeida, Dorilene Gomes Vidal Félix de Andrade, José do Egito Pires de Carvalho Fortes Castelo e Antônio de Pádua Portela Bona. 

O dinheiro é referente a uma gratificação recebida por eles mensalmente no valor de R$ 600, 00 de janeiro de 2005 a dezembro de 2010, período que Joãozinho esteve à frente da chefia do executivo no município

Leia a decisão na íntegra

A ação popular foi impetrada pelo então vereador Fernando Andrade de Sousa. Em síntese, o autor da ação narrou que os secretários citados acima recebiam a quantia, além do pagamento pelo exercício das atividades do cargo. A gratificação estaria em confronto com a vedação prevista no artigo 34, § 4,° da Constituição Federal e da Lei Municipal n.º 10, de 14 de fevereiro de 2004, que estabelecem que "a remuneração daqueles deverá ser por meio de subsídios, fixados em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outras espécies remuneratórias.

Os réus apresentaram defesa e sustentaram que não houve ato violador ao patrimônio público pois a gratificação recebida por alguns Secretários Municipais na verdade se refere a uma ajuda de custo decorrente das viagens que faziam para Teresina, para resolver problemas de suas Secretariais. Na processo consta que "os réus alegaram que recebiam tais parcelas de boa fé, não havendo qualquer vício que macule tais parcelas de ilegalidade".

Porém, após julgado o processo e a defesa dos réus, o juiz de 1º julgou procedente o pedido de declaração da nulidade da gratificação, de acordo com o impedimento da lei municipal e condenou todos ao reembolso dos valores recebidos acrescidos de atualização monetária e juros de mora de 1% ao mês. Os réus também foram condenados ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, no valor de mil reais.

Procurado pelo Cidadeverde.com o ex-prefeito Joãozinho Félix reforçou que o valor pago aos secretários era referente às diárias de viagens à Teresina para resolver problemas das secretarias, segundo o ex-gestor, tal prática não é proibida por lei municipal e segundo ele, continua na atual gestão.

"O procurador do município e os secretários precisavam se deslocar para Teresina e isso gera custos. O valor era quase irrisório e servia para pagar as despesas com alimentação e combustível usados por eles. Isso é uma prática de rotina e ainda hoje continua do mesmo jeito", pontuou o ex-gestor.

Joãozinho Félix acionou seus advogados e recorrerá da decisão.

Rayldo Pereira
[email protected]

Recital abre a programação de Natal no município de Campo Maior

A noite de terça-feira (16) foi marcada por muita emoção dos corais que se apresentaram no Adro da Igreja Santo Antônio, comemorando o Natal, que se aproxima. A apresentação dos grupos e todo o evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Várias autoridades municipais e populares estavam presentes para assistir a apresentação do 1º Recital de Natal em Campo Maior. A secretária de Desenvolvimento Social – Conceição Lima, em nome do prefeito Paulo Martins, agradeceu a todos. 

 Presentes também os secretários de Finanças Francisco Sousa, o de Trânsito e Mobilidade Urbana “Cap Paz”, a de meio Ambiente Conceição Paz, e outros convidados. Foi uma noite de muita emoção para quem assistia os coral das crianaças: O do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, O Coral da Paróquia, Coral do Lar da Criança, Coral da ADVIC e o Coral dos Servidores da SEMDES. As cantoras Jadileny Moraes e Osana também se apresentaram.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Corpo de homem com traumatismo craniano é achado em estrada

Populares encontraram um corpo na manhã desta terça-feira (16) na estrada que liga Campo Maior a Coivaras. A vítima, identificada pela Polícia Civil como "Tarcísio", teve seu rosto desfigurado.

Foto: Portal de Campo Maior

Segundo informações da Polícia, Tarcísio já foi preso por tráfico de drogas. E neste momento o delegado regional Gustavo Jung colhe depoimentos de familiares na delegacia de Campo Maior.

No corpo do rapaz, foram encontradas várias escoriações e traumatismo craniano. A Polícia acredita que ele tenha sido atingido por pedras ou pauladas.

Moradores da região chegaram a afirmar que ouviram tiros na noite desta segunda-feira (15) no bairro Cidade Nova, o que pode representar, segundo a Polícia, uma relação com o crime. Também há marcas de tiros no corpo.

Rayldo Pereira
Com informações de Portal de Campo Maior
[email protected]

Cisternas garantem 4,8 milhões de litros de água para 300 famílias de Campo Maior

Cerca de 300 famílias serão beneficiadas nessa primeira etapa do Programa ‘Água Para Todos’ em Campo Maior com a distribuição de cisternas que começaram a chegar no município nessa sexta-feira, 12/12. A intenção da Prefeitura de Campo Maior é universalizar o abastecimento de água na zona Rural campomaiorense trabalhando em várias frentes.


Além das cisternas, estão sendo construídos 54 novos sistemas simplificados de abastecimento e reformulado outras 54 redes que já existiam em comunidades mais antigas.

As 300 cisternas, que tem capacidade para reservar até 16 mil litros de água, foram descarregadas de caminhões e começaram a ser distribuídas na próxima semana pela Secretaria de Desenvolvimento Rural.  “Nós estamos garantindo ai para as famílias mais 04 milhões e 800 mil litros de água que serão armazenados nessas cisternas”, informou o prefeito Paulo Martins.


O secretário de Desenvolvimento Rural, Aloísio Ernesto, lembra que as famílias beneficiadas com as cisternas foram escolhidas através de uma pesquisa social encomendada pela CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco).


Da Editoria de Cidades

Nova unidade de saúde de Campo Maior será entregue em janeiro

O prefeito Paulo Martins visitou na manhã desta quinta-feira (11), a obra de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fripisa, em Campo Maior.  Ele recebeu a garantia da construtora responsável pelos serviços que o prédio será entregue no próximo mês de janeiro.


A UBS do Fripisa foi primeira construção a ser iniciada, das sete que estão sendo construídas  pela Prefeitura de Campo Maior. Ainda estão sendo beneficiados com Unidades Básicas de Saúde os bairros São João, Cidade Nova, Matadouro e São Luís, como também a comunidade Corredores.


Na unidade do Fripisa, Paulo Martins pode comprovar o andamento da obra durante a sua visita.  “O prédio já está praticamente pronto, faltando apenas os acabamentos e depois os equipamentos, mas o importante é que a parte física já está na fase final”, comentou prefeito ao vistoriar a obra.

Em Campo Maior também está sendo construída uma Unidade de Pronto Atendimento, que funcionará 24 horas.

Da Editoria de Cidades

Acusado de homicídio em 2010 é condenado a 17 anos de prisão

Acusado de um homicídio em fevereiro de 2010, Daniel Pereira de Sousa, conhecido como "Piu" foi condenado a 17 anos e dois meses de prisão em regime fechado após ser julgado em Campo Maior.


O júri aconteceu na última terça-feira (9) e a sentença foi proferida pelo juiz Edson Alves da Silva. O Ministério Público concluiu que a vítima "Paulo Henrique da Silva Carvalho", foi morto por engano, já que o alvo da dupla seria "Kleyton Pipoca".

De acordo com o promotor de Justiça Cláudio Bastos, Piu teve como cúmplice João Paulo Fontenelle, que disparou contra a cabeça de Paulo Henrique.

Piu e João Paulo, que estavam em liberdade condicional, foram presos em flagrante. João já havia sido julgado e condenado a 18 anos de cadeia.

Da Editoria de Cidades

Motorista acusado de atropelar e matar casal nega que dirigia embriagado

O motorista Leonardo Cunha de Sousa, o Leo, se apresentou nessa manhã de quarta-feira, 10/12, à delegada Thais Paz, do 2º Distrito Policial de Campo Maior. Ele é acusado de ter atropelado e matado o casal Eva e Assis, crime ocorrido na noite de sábado passado em Campo Maior.

Leo negou que estivesse trafegando em alta velocidade e que estivesse dirigindo alcoolizado. Ele disse que trafegava pela Avenida Nilo Oliveira, quando foi surpreendido pelo casal, que conduziam a bicicleta. O motorista disse para a delegada que ao se aproximar das vítimas eles se desequilibrarem e caíram na frente do carro, o que impossibilitou que ele desviasse e evitasse o acidente.

O carro dirigido por Leonardo colidiu violentamente com a bicicleta de Assis e Eva, os lançando para frente, provocando vários traumatismos e os levando a morte.  “Eu comecei a investigação e ainda não dá para concluir o trabalho com o depoimento do acusado. Vamos agora colher mais provas”, revelou a delegada.

Thais disse que Leonardo responderá ao inquérito em liberdade, mas ao final de 30 dias poderá indiciá-lo pelo crime de homicídio doloso ou culposo.

Com informações de Portal de Campo Maior
[email protected]

Motorista cochila ao volante e acorda com carro em açude

Um carro caiu dentro do Açude Grande de Campo Maior por volta das 5h, deste domingo (07). O motorista identificado apenas como 'Júnior' perdeu o controle do veículo, possivelmente, ao cochilar ao volante e quando acordou já estava dentro d’água.

                   Fotos: Campomaioemfoco


O jovem foi resgatado ainda dentro do açude por amigos e o veículo retirado com ajuda de um caminhão munk. O carro caiu de ponta e ficou quase, totalmente, submerso. 




Apesar do susto, 'Júnior' saiu e ileso e foram necessárias algumas horas para a remoção do veículo do açude. 


Com informações Campomaioremfoco

Acidente matal casal de idosos na cidade de Campo Maior

Um casal de idosos morreu após ser atropelado por um carro na cidade de Campo Maior, a 80 quilômetros ao norte de Teresina. Eles trafegavam em uma bicicleta na Avenida Nilo Oliveira quando foram supreendidos por um celta em alta velocidade.


Foto: Portal Campo Maior

As vítimas foram identificadas por Eva Pereira da Silva e Francisco Rego dos Santos. Ambos tinham mais de 70 anos e com o impacto da batida foram arremessados por alguns metros. O idoso morreu na hora. Já a mulher ainda chegou a ser levada para o Hospital Regional de Campo Maior, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a polícia do município, o veículo era dirigido por um jovem de 26 anos, de nome Leonardo. Ele evadiu-se do local. A polícia aguarda o motorista se apresentar na delegacia.

O acidente aconteceu por volta de 22 horas no bairro Santa Cruz, próximo ao antigo Fripisa.

Hérlon Moraes
[email protected]

Campo Maior inaugura iluminação especial de Natal

A Prefeitura de Campo Maior, por meio da Secretaria de Limpeza e Iluminação Pública, está concluindo a ornamentação natalina das principais avenidas e entradas da cidade. Está sendo colocada decoração, iluminação especial e enfeites que simbolizam a paz e o espirito natalino que representa o nascimento de Jesus Cristo.


Na entrada da cidade, mas precisamente no contorno do Bairro São Luís, foi colocado uma Árvore de Natal com mais de 12 metros de altura que contém cerca de 150 metros de lâmpadas coloridas. Uma diferença este ano é o uso de estruturas de lâmpadas de Led com uma mangueira transparente que é bastante resistente e reaproveitável.


Posts anteriores