Cidadeverde.com

CONAB envia mais de 200 toneladas de milho para Campo Maior

O Posto de Atendimento da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) em Campo Maior recebeu nessa manhã de segunda-feira, 14/10, quatro carretas com milho, cada uma com 52 toneladas de grãos, para distribuir aos agricultores cadastrados no Sindicato de Trabalhadores Rurais e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – SMDR para ração animal.


O milho foi adquirido através de um convênio da Prefeitura Municipal de Campo Maior com a CONAB. O armazém, mantido pela PMCM tem capacidade para armazenar até 600 toneladas de grãos. O milho foi recebido pelo prefeito Paulo Martins, pelo deputado federal Jesus Rodrigues, que na oportunidade se encontrava na cidade e pelo diretor da CONAB, Manoel Araújo. “Só nessa primeira etapa estão sendo despachados  3. 440 sacos de milho”, disse o superintendente.


A distribuição dos grãos vai acontecer a partir de segunda-feira, 21, após ser feito um agendamento com os produtores cadastrados pelas entidades rurais. “Além das 4 carretas descarregadas nessa segunda ainda está agendada a vinda de outras 8 caminhões até fechar essa primeira etapa de abastecimento”, informou o prefeito.

Da Editoria de Cidades

Prefeito suspende contratos com locação de carro para cortar gastos

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, determinou a rescisão e a supressão de vários contratos celebrados pelo município com relação à locação de veículos de seis secretarias municipais. A rescisão dos contratos gera uma economia de R$ 80 mil por mês aos cofres públicos.


De acordo com o prefeito Paulo Martins a medida foi adotada porque há uma necessidade de reduzir gastos com a máquina administrativa, que tem como causa o resultado negativo da crise econômica incidente sobre a receita municipal e a queda do Fundo de Participação dos Municípios, (FPM).

O prefeito lembra que além de suspender contratos de locação de veículos, o executivo municipal fez a redução de gratificações e de diárias pagas a servidores, no consumo de combustível e na compra de material de expediente.  “Eu assinei um decreto em julho passado suspendendo a realização de várias despesas na nossa administração”, ressalta o gestor.


Paulo Martins revelou que não foram suspensos contratos com os serviços de transporte escolar e os celebrados com a Secretaria Municipal de Saúde, garantindo assim o atendimento aos serviços essenciais realizados pelo município.

Os extratos dos contratos suspensos foram publicados no Diário dos Municípios, do 1º de outubro.

Da Editoria de Cidades

Agência bancárias superlotam após greve de 23 dias

A movimentação nos bancos públicos e privados foi intensa, na manhã desta segunda-feira (14), após o término da greve bancária em alguns Estados do Brasil. Em Campo Maior, as agências ficaram lotadas e a população teve que aguardar um longo período de espera, principalmente, as pessoas que necessitavam realizar alguma transação diretamente nos caixas. 

                   
                          Fotos: Portalcampomaior

Os bancários retomaram as atividades com reajuste salarial de 8%, concedido após 23 dias de greve. Os trabalhadores também receberam 8,5% (2,29% de aumento real) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.

No Piauí, a greve dos bancários teve forte adesão e 80% das agências de todo o Estado mantiveram as porta fechadas.Os comerciantes alegam prejuízo  no feriado do Dia das Crianças por causa greve dos bancários.


Com informações Portalcampomaior

Incêndio de grandes proporções atinge Serra de Santo Antônio por quase 48h

Um incêndio ainda de causas desconhecidas atingiu grande parte da Serra de Santo Antônio, em Campo Maior. De acordo com moradores da região as chamas tiveram início ainda na tarde da última sexta-feira (11) e na manhã de hoje ainda havia fumaça na área devastada pelo fogo. 

                         Fotos: Portalcampomaior


O incêndio atingiu vários quilômetros de vegetação alcançando ainda o topo da serra. Populares que possuem propriedades na região estão assustados com o estrago provocado pelo incêndio. As gravações de uma produção de vídeo tiveram que ser interrompidas, pois havia risco de propagação das chamas.



O Cidadeverde.com entrou em contato com o Corpo de Bombeiros em Teresina que informou que a corporação não havia sido acionada. 


Com informações Portalcampomaior 

Em um mês, Polícia Civil apreende 14 carros clonados

Uma empresária do ramo de variedades foi presa em Campo Maior, nesta sexta-feira (11), acusada de receptação de veículos roubados. De acordo com o chefe de cartório, Baker Martins, o carro teria sido levado de Pernambuco, há quase dois anos, e contabiliza o 14º veículo apreendido no município com documentação falsa, em apenas um mês.

A mulher foi liberada após pagamento de fiança no valor de cinco salários mínimos. "À polícia, a acusada disse que estaria com o carro há sete meses e que o mesmo seria de um primo que teria deixado o veículo em sua residência", destaca Martins. 

                           Foto: Portalcampomaior

Nesta semana, em Campo Maior, policiais civil e militar receberam treinamento para identificar veículos clonados, o que, para Baker Martins, auxiliou na apreensão do veículo da empresária. 

"Esta capacitação realizada pelo inspetor Tony Carlos, da PRF, foi essencial para conseguirmos descobrir mais este veículo irregular. Com a operação Cegonha, desencadeada pela Polícia Civil de Campo Maior, já conseguimos recuperar 14 veículos clonados e vamos otimizar o trabalho com a aplicação das novas técnicas repassadas pela PRF", finalzia Baker Martins. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Homem tenta invadir residência e fica pendurado no telhado

Em ação desastrosa de tentativa de furto, o homem identificado como João Paulo, de 40 anos, ficou pendurado no telhado de uma residência em Campo Maior. A ação ocorreu na casa do empresário Jailton Lima, na madrugada desta sexta-feira (11), e o invasor foi levado diretamente do telhado para o 1º Distrito Policial. 

                     Foto: Potalcampomaior

De acordo com informações da PM, João Paulo tentava entrar na residência pelo telhado da garagem e teria ficado com a cabeça presa. "O buraco entre as telhas era muito pequeno e ele ficou preso entre as ripas. O dono da residência ouviu os gritos do invasor, foi ver o que tinha ocorrido e se surpreendeu com o homem pendurado", disse o capitão Cléber Bezerra. 

Ao presenciar a cena, o empresário acionou a Polícia Militar que necessitou do auxílio de uma escada para resgatar o homem. “Ele ainda tentou negar que estava tentando roubar minha casa e pedia ajuda, falando que não era ladrão e que estava ali somente para fugir dos bandidos”, relatou a vítima.

João Paulo foi levado à delegacia e deverá responder por tentativa de furto qualificado e invasão de domicílio.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Prefeitos da região discutem plano integrado de habitação

Prefeitos da região de Campo Maior participaram de reunião com técnicos da superintendência da Caixa Econômica Federal para discutir políticas de habitação para municípios de médio e pequeno porte, através de financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida.

                     Fotos: Jonas Sousa

A reunião ocorreu na Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta quinta-feira, 10, em Campo Maior. O diretor regional de Governo da Caixa, Nonato Andrade, explicou as principais modificações na política de habitação do Governo Federal. “Essa nova política fortalece o grupo de municípios chamado de sub 50, ou seja, aqueles que têm uma população inferior a 50 mil habitantes”, explicou o diretor.


Participaram da reunião os prefeitos Paulo Martins (Campo Maior), Oscar Bandeira (Sigefredo Pacheco), Tonho Veríssimo (Juazeiro do Piauí), Solteiro Alves (Boqueirão do Piauí), José Henrique (Nossa Senhora de Nazaré), Ana Célia (Cocal de Telha), José Rezende (Boa Hora) e Adalberto Rocha (Jatobá do Piauí), além de assessores municipais.



Da Editoria de Cidades

Justiça condena homem que tentou matar rival para não ser denunciado

O réu Augusto César da Silva dos Santos, conhecido como Pacheco, foi condenado após tentar matar com um punhal um antigo desafeto em Campo Maior. A tentativa de homicídio teria ocorrido ainda em 2010, quando a vítima Daniel de Oliveira Araújo, se dirigia ao fórum para audiência com o juiz Edson Alves da Silva.

                           Fotos: Portalcampomaior

Augusto César foi condenado pelo Tribunal Popular do Júri de Campo Maior nesta quinta-feira, 10, a 5 anos e 2 meses de prisão.


"Os dois eram desafetos e viviam em constantes desentendimentos, sendo que, na ultima vez, Pacheco conseguiu atingir Daniel no braço e só não continuou a agressão porque a vítima se refugiou na casa de um policial militar", relatam PMs à época do crime.

De acordo com o promotor Cláudio Bastos, a audácia de Augusto César, que ainda teria utilizado um mototáxi para tentar matar o rival, foi um dos fatores decisivos na condenação. 

“Pacheco já responde a outros crimes, assim como Daniel Cocaína, mas o que pesou na condenação foi o fato de que o réu foi motivado por vingança para praticar o crime”, comentou Bastos. A defesa de Augusto César da Silva recorreu da decisão, e o réu permanecerá em liberdade até julgamento do recurso.


Com informações Portalcampomaior

Policias fazem treinamento para identificar veículos clonados em Campo Maior

As policias civil e militar de Campo Maior estão recebendo treinamento sobre documentação de veículo e poder identificar automóveis clonados. A capacitação está sendo feita pela Polícia Rodoviária Federal no auditório da Secretaria Municipal de Educação, (SEMEC). Policiais da Força Tática e do Serviço de Inteligência da Polícia Civil participam da qualificação.


O treinamento faz parte de uma ação conjunta entre as forças de segurança que atuam em Campo Maior. Os policiais estão sendo capacitados através de instruções repassadas pelo inspetor Tony Carlos, da PRF, que é especialista em identificação de clonagem de veículos.


A ideia desse treinamento foi concretizada após a deflagração da Operação ‘Cegonha’, onde a Polícia Civil conseguiu apreender 12 veículos clonados na região de Campo Maior.

Da Editoria de Cidades

Quatro motocicletas são apreendidas em operação de trânsito

A Polícia Militar deflagrou, nesta quarta-feira (09), operação de combate aos crimes de trânsito em Campo Maior. As blitz serão realizadas semanalmente nas ruas e avenidas de maior movimento na cidade. 

                           Foto: Portalcampomaior

Na operação foram apreendidas quatro motocicletas e levadas para o 1º Distrito Policial. De acordo com o sargento Cunha, sub-comandante da Força Tática de Campo Maior, serão combatidas infrações como veículos sem placas, com documentação irregular, motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação e motoqueiros sem capacetes.

"As blitz irão acontecer por determinação do major Ruy Cordeiro, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, por força de um convênio existente entre a Polícia Militar e o Detran do Piauí.A orientação do comando é combater as infrações, para preservar vidas”, finalizou o sub-comandante.


Com informações Portalcampomaior

Posts anteriores