Cidadeverde.com

4º Festival Sabor Maior será lançado com exibição de pratos e música ao vivo

O Festival Gastronômico de Campo Maior (Sabor Maior), que chega a sua 4ª edição, será lançado oficialmente pela Prefeitura Municipal de Campo Maior e o SEBRAE no dia 12 de setembro no Complexo de Cultura e Lazer Valdir Fortes. O festival gastronômico esse ano vai contar com a participação de 12 pratos concorrentes. O melhor prato será escolhido dia 21, no mesmo dia da apresentação da Banda RPM.


O lançamento acontece a partir das 19 horas com apresentações e degustações de pratos da culinária local que serão apresentados por donos de restaurantes que irão participar do evento, todos sobre o comando do chefe de Cozinha Manoel Bezelga.
Manoel Bezelga esteve na tarde dessa quinta-feira, 29, em Campo Maior para prestar consultoria aos donos dos restaurantes campomaiorenses que irão concorrer no festival de gastronomia.  “Estamos há 2 meses prestando consultoria aos nossos concorrentes para esse seja um dos melhores festivais de gastronomia do país”, comentou Bezelga.

Manoel é gastrônomo formado pela Universidade Novafapi com especialização em culinária francesa. É professor de culinária regional e internacional da Escola Pimenta do Reino e do SENAC. “Eu fiz minha especialização na cidade de Montpellier, no sul da França, mas sou apaixonada pela nossa culinária regional”, completou.

Além da degustação de pratos participantes do festival, o lançamento também contará com show´s de artistas locais.  O 4ª Sabor Maior reúne turistas de várias cidades em torno da gastronomia e da revalorização da culinária local.

Este ano com grandes atrações como: Banda RPM & Paulo Ricardo, Waldonys, Gonzaga Lu, Walter Moreno, Banda Spacial, João Cláudio Moreno e atrações locais.

Da Editoria de Cidades

Empresários e ex-secretário são presos em carros com documentos falsos

Dois empresários, a esposa de um advogado e o ex-secretário de Finanças e parente do ex-prefeito de Jatobá do Piauí foram presos na região de Campo Maior com carros que estariam com documentações falsas. 

                        Fotos: Portalcampomaior

Os supostos envolvidos em um esquema de clonagem de documentação de veículos foram levados à delegacia após investigação da Polícia Civil de Campo Maior. A operação denominada "Cegonha" ocorreu na tarde desta terça-feira (10) e terminou por volta da 0h de hoje. 

De acordo com o chefe de cartório, Baker Martins, os documentos são em papel moeda original e o esquema foi descoberto após consulta ao chassi dos veículos. 


"Todos os veículos estavam com o licenciamento em dia. O documento é idêntico ao original, mas quando checamos o chassi percebemos a fraude. Na verdade, cada carro clonado tinha outro original, com as mesmas características para não levantar suspeitas", destaca Martins. 

Foram aprendidos veículos modelos Celta, Honda Fit, HB20 e um Montana. Ainda de acordo com o chefe de cartório do 1º DP, o esquema de clonagem de documentos é bem articulado e há suspeitas de mais envolvidos, inclusive do Detran. 


"Será apurado como estão conseguindo o papel moeda original. Os carros são 'esquentados', termo utilizado para caracterizar veículos roubados que são postos em circulação com a documentação de um veículo perfeito", reitera. 

Os suspeitos de envolvimento no esquema de falsificação de documentos negaram conhecer a procedência dos veículos e foram liberados após pagamento de fiança de R$ 4 mil cada. 

A operação foi comandada pela delegada Alexandra Santos e policiais civis Giuliano Alencar, José de Arimateia Melo, Ferdinand, Bayker Martins, Alberto Sales e Roquel Silva.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Peixe é reproduzido para combater larvas da dengue em Campo Maior

A Secretaria de Saúde através da Coordenação de Endemias, em parceria com  a Secretaria de Infraestrutura, fizeram a doação de manilhas para o Projeto Dengoso, para a reprodução de peixes no Campi da Universidade Estadual de Campo Maior. A espécie conhecida como "Barrigudinho", se alimenta de larvas do mosquito Aedes Aegyti, causador da dengue.


O secretário de Saúde Manin Pereira disse que as ações são constantes pelas equipe de combate ao mosquito, que trabalham integradas a outras pastas da administração municipal: na limpeza da cidade, na orientação da sociedade e no combate as larvas do mosquito causador da doença.


“Os responsáveis pelo projeto de criação da espécie barrigudinho são alunos do curso de Biologia, do campus de Campo Maior. As manilhas ofertadas servirão para a reprodução do peixe barrigudinho que fazem o controle biológico se alimentando de larvas de mosquitos e que se reproduzem na água parada”, explicou o coordenador municipal de Endemia Raimundo Barros.


Após a reprodução  os peixes serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade: poços cacimbão, bueiros com e em locais que durante o inverno há acúmulo d’agua recebendo uma atenção especial dos agentes de endemias que fazem o monitoramento dos locais onde as espécies são colocadas. “A medida visa controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue em nosso município e dispensar o uso de inseticidas beneficiando o meio ambiente”, cita o coordenador de combate as Endemias.

Da Editoria de Cidades

Força Tática faz operação de combate a poluição sonora e apreende paredão de som

A Força Tática de Campo Maior apreendeu um paredão de som que estava incomodando moradores vizinhos ao Complexo Valdir Fortes. A apreensão ocorreu após denúncias e o equipamento foi levado ao 1º Distrito Policial.

                            Fotos: Portalcampomaior

Segundo o sargento Cunha foi apreendido um reboque de dois eixos com uma coluna de som contendo 12 auto-falantes, 06 módulos de 1.300 watts de potência, uma mesa de som,um processador,um toca CD  e um gerador de energia. 


“Fomos orientados pelo nosso comandante Major Ruy Nunes Cordeiro para esclarecer a sociedade a respeito deste tipo de ocorrência, pois nos finais de semana é grande o número de reclamações. De toda forma, o denunciante deve registrar a ocorrência”, frisou o sargento.


Com informações Portalcampomaior

Ambulância com quatro pacientes capota em rodovia de Campo Maior

A ambulância do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, capotou na BR-343, neste domingo (08). O acidente ocorreu na altura da comunidade Árvores Verdes, no município de Campo Maior. O veículo era conduzido pelo motorista Francisco Deodoro da Silva, e quatro pacientes, sendo três mulheres e uma criança.

Fotos: Portal Campo Maior

De acordo com o motorista, os pacientes seriam levados para o Hospital Regional de Campo Maior, onde iriam continuar o tratamento médico, mas após o acidente foram transportados de volta para Piripri.


Francisco Deodoro, afirmou a um portal local que o acidente aconteceu porque ele perdeu o controle do carro após tentar desviar de um animal que entrou na pista de repente. Ele conta que a ambulância desceu da pista e capotou. Apesar da violência do acidente, o motorista e os pacientes não sofreram ferimentos, mas o veículo ficou totalmente destruído.


Com informações de Portal Campo Maior

Multidão assiste desfile de 7 de setembro em Campo Maior

O desfile do 7 de Setembro em Campo Maior, comemorado na sexta-feira (06), foi marcado por muita emoção pela passagem da data cívica e a participação das escolas mostrando o que desenvolvem no dia-a dia com os alunos e de outras entidades como: Polícia Militar, Tiro de Guerra, secretarias municipais de Saúde, Educação, Finanças, Administração, Planejamento, SAAE, SEMDES e alunos das escolas da rede municipal e estadual de ensino.

Fotos: Portal Campo Maior

As comemorações foram antecipadas na cidade. A abertura aconteceu por volta das 18h. Estava assistindo o prefeito Paulo Martins, a primeira-dama Walquíria Alencar, a vice-prefeita “Sílvia do Caú”, secretários, vereadores e muitos campomaiorenses qu lotaram a Avenida José Paulino, no Centro da cidade.


Mais de 15 escolas da rede municipal levaram seus alunos para desfilar. O Exército Brasileiro através do Tiro de Guerra de Campo Maior realizou também neste sábado o desfile com o Fogo Simbólico da Pátria. A tocha é levada por atiradores, a partir das 7 horas, e no percurso é incorporada por alunos da rede estadual e municipal.


Com informações de Portal Campo Maior

Saae isola rede para substituição de encanação

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está realizando a substituição da rede de água da rua 11 de julho, bairro São João, em Campo Maior  A antiga rede foi instalada há mais de 30 anos, no início da construção das primeiras casas no bairro.


A obra, que teve início nesta quinta-feira (05), contará com a substituição de aproximadamente 80 metros de tubulação, com previsão de conclusão em dois dias.

Para a substituição da encanação, a rede antiga será isolada. Recentemente foram ampliadas e substituídas as redes nos bairros Flores, Everest, Fátima, Matadouro e Cariri.


Da Editoria de Cidades

Joãozinho Félix é picado por abelha, tem reação alérgica e para no hospital

O ex-prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix (PPS), foi atacado por uma abelha na tarde de quarta-feira (4), quando visitava uma propriedade no bairro Santa Rita, naquela cidade. O ex-gestor teve uma reação alérgica e teve de ser levado às pressas ao Hospital Regional. Ele estava com o filho, Dorival Neto, que o socorreu. 

Fotos: Rayldo Pereira/Cidadeverde.com


Segundo apurou o CidadeVerde.com, Joãozinho Félix, chegou à unidade quase desacordado e com as vias aéreas se fechando. O ex-prefeito não sabia que era alérgico, mas seu irmão, o deputado Antonio Félix já passou por um episódio semelhante em 2012. 

A diretora do Hospital de Regional de Campo Maior, Juliana Linhares, explica que o prefeito deu entrada por volta das 17 horas. “Ele foi medicado por nossos médicos e saiu por volta das 19 horas, já com sinais vitais e passando bem”, afirmou Juliana Linhares.

Carlos Lustosa Filho e Caroline Oliveira

Após explosão Caixa Econômica reinaugura agência em Campo Maior

A agência da Caixa Econômica de Campo Maior foi reaberta para o atendimento ao público na manhã dessa quarta-feira, 04/09, após ter passado por uma ampla reforma. O banco investiu um total de R$ 450 mil para reestruturar a unidade com equipamentos de segurança, refrigeração e novos caixas eletrônicos para melhorar o atendimento ao público.


A agência estava fechada desde 20 de agosto, quando foi explodida por bandidos ainda não identificados.  O superintendente da Caixa, Emanuel Bonfim, que esteve nessa manhã em Campo Maior, informou que a agência ganhou um novo layout e sinalização dentro dos padrões de ergonomia estabelecidos pelas diretrizes do banco.


Emanuel ressaltou que os reparos na agência foram feitos de tal forma que os clientes sejam atendidos com o máximo de conforto e segurança. “Atender bem aos clientes é a premissa básica da Caixa”, comentou o superintendente.

Estiveram presentes a solenidade os prefeitos Paulo Martins (Campo Maior), Tonho Veríssimo (Juazeiro do Piauí), Solteiro Alves (Boqueirão do Piauí), José Henrique (Nossa Senhora de Nazaré), Ana Célia (Cocal de Telha) e Dalberto Rocha (Jatobá do Piauí).


O prefeito Paulo Martins falou em nome dos prefeitos da região e ressaltou a importância que a Caixa tem para a vida financeira dos municípios vizinhos. “É através dessa agência que milhares de pessoas recebem seu bolsa família, são financiados milhares de contratos de habitação e as prefeituras da região recebem o recurso de convênios com o Governo Federal, então essa agência é essencial para o nosso desenvolvimento”, comentou Paulo Martins.

Da Editoria de Cidades

Conselho delibera sobre remoções para Campo Maior e Piripiri

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado (CSDP) se reuniu, nesta terça-feira (3), para deliberar sobre pedidos de Remoção de Defensores Públicos da capital e interior do estado, feitos a partir do último Concurso de Remoção, estabelecido de acordo com a Resolução 007/2011.

A 19ª Sessão Extraordinária foi presidida pelo defensor público geral, em exercício, Francisco de Jesus Barbosa, em virtude de viagem da defensora pública geral e presidente do Conselho, Norma Lavenère, a Brasília-DF, onde participa da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensores Públicos Geais (Condege).

O Ponto Único da pauta tratou dos pedidos de Remoções para a 1ª Defensoria Pública de Piripiri, 2ª Defensoria Pública de Campo Maior e 4ª Defensoria Pública de Floriano, sendo que esta última não teve nenhum pedido de inscrição.

Os membros presentes votaram pela remoção do defensor público Wendel Damasceno Sousa para o cargo de defensor público da 1ª Defensoria Pública de Piripiri. Já, a vaga para o cargo de defensor público da 2ª Defensoria Pública de Campo Maior foi preenchida pela defensora pública Andrea de Jesus Carvalho.

Também participaram da sessão, a corregedora geral da DPE-PI, Alzira Motta, Bona Soares e os membro do CSDP, Sara Maria Araújo Melo, Verônica Acioly de Vasconcelos, Humberto Brito Rodrigues e Igo Castelo Branco de Sampaio. O presidente da Apidep, Arilson Pereira Malaquias, justificou a ausência na Sessão.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores