Cidadeverde.com

Mãe se nega a comprar drogas e é ameaçada pela filha com faca

O final de semana foi marcado pelo aumento do registro de casos de violência domestica em Campo Maior. De acordo com dados da Polícia Civil, cinco ocorrências foram apuradas somente no último sábado e domingo, sendo que uma mulher foi presa porque ameaçou de morte a mãe para conseguir dinheiro para comprar drogas.

Eline Kely Neves da Silva, 30 anos, foi presa pela Polícia Militar neste domingo, 25, ameaçar com uma faca a própria mãe identificada como Francinete Neves, 68 anos. De acordo com a delegada Alexandra Santos, do 2º Distrito Policial, a acusada é usuária de drogas e já havia sido presa por furto. “Ela queria forçar a sua mãe a lhe ajudar a comprar drogas”, relatou a delegada.

                          Foto: Portalcampomaior
Delegada Alexandra Santos, do 2º Distrito Policial de Campo Maior

Alexandra Santos conta ainda que o caso mais grave de violência doméstica, ocorrido neste final de semana, foi registrado contra um homem identificado apenas como "Totonho" que continua foragido e é acusado de espancar com várias pauladas a esposa Feliciana da Costa Barbosa, 38 anos. 

“Esse caso é interessante porque a vítima disse que convivia há 24 anos com o companheiro e sempre sofria violência e somente agora ela resolveu denunciar”, ressalta a delegada.


Com informações Portalcampomaior

PM diz que bando não levou dinheiro e deixou digitais durante ação em banco

A Polícia Federal continua as investigações para identificar os acusados de explodir a agência da Caixa Econômica Federal do município de Campo Maior, no último dia (20). De acordo com informações da PM, apesar da ação audaciosa, as características do local evidenciam que o bando não conseguiu levar dinheiro e ainda deixaram pistas que auxiliarão nas investigações. 


                            Fotos: Portalcampomaior

De acordo com comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, major Rui Cordeiro, a ação rápida da PM foi estratégica para impedir danos maiores.


“Chegamos ao local rapidamente e eles não tiveram tempo para concretizar a ação. Entramos em perseguição e até trocamos tiros com os bandidos. Infelizmente, um animal entrou na pista e atrapalhou a perseguição, momento em que os bandidos acabaram empreendendo fuga”, ressaltou o major.


O comandante conta ainda que peritos da PF apreenderam uma alavanca com digitais dos criminosos que também será analisada, juntamente, com imagens de câmeras de segurança de lojas vizinhas. 


Matérias relacionadas




Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Portalcampomaior

Travesti rouba joias de ex-primeira dama e é preso pelo genro da vítima

O travesti conhecido como Diego Pezão foi preso na tarde desta quinta-feira, 22, acusado de furtar joias da ex-primeira dama de Campo Maior, Ivone Bona. De acordo com informações da PM, o jovem teve acesso a residência da vítima, invadiu o quarto e levou os objetos pessoais.

                     Foto: Portalcampomaior

Diego Pezão foi preso pelo próprio genro da vítima, Marcos Ayres, nas imediações do quartel do 15º BPM. "Ele entrou na casa pela porta da frente, aproveitando-se de um descuido da proprietária. O acusado, inclusive, já teria entrado em outras duas casas vizinhas, no centro da cidade", disse Marcos Ayres.

Diego Pezão foi preso no bairro de Fátima e levado ao 1º Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado.


Com informações Portalcampomaior

SAAE fará instalação de hidrômetros para diminuir desperdício d'água

Técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) farão a instalação de hidrômetros em residências do município de Campo Maior. O aparelho, que visa diminuir o desperdício de água, economiza gastos e também detecta vazamentos e os conhecidos “gatos”, ligações clandestinas de água. 


O aparelho monitora por unidade a utilização de água e qualquer redução brusca de consumo é analisada, permitindo aos consumidores um maior controle das contas.

O prefeito Paulo Martins visitou a sede do SAAE e conferiu o estoque de material de apoio técnico e administrativo adquirido pela autarquia. Recentemente, a SAAE adquiriu mais 7 mil metros de tubos de PVC, conexões e 3 mil hidrômetros que serão utilizados nas obras de substituição de tubos e ampliação da rede de água na cidade.

O gestor demonstrou preocupação com o período de altas temperaturas e estiagem que afeta os mananciais e reduz o volume de água a ser captada pelos os poços. 

“Estaremos discutindo com o SAAE manobras importantes para enfrentarmos as consequências que teremos nos meses do B-R-O BRO, onde o consumo de água será ainda maior. Precisamos conscientizar as pessoas do uso consciente da água e reforçar a ideia do não desperdício” disse o prefeito.

O hidrômetro mede a quantidade de água consumida, auxiliando na economia doméstica e no uso consciente, com o mínimo de desperdício. Com aumento do calor, as pessoas estão consumindo mais água tratada e o excesso de consumo provoca deficiência no sistema de distribuição, afetando a população das áreas mais altas do município. 


Da Editoria de Cidades

Câmeras de segurança e vigia auxiliarão a identificar acusados de assalto

A Polícia Civil de Campo Maior aguarda a recuperação do vigilante Joaquim Anastácio, 49 anos, para colher informações sobre o assalto realizado na agência da Caixa Econômica Federal, na madrugada de ontem (20). O vigia se aproximou do banco após ouvir o barulho da explosão e foi atingido no braço pelos criminosos.

                           Fotos: Portalcampomaior

Pelo menos seis bandidos explodiram a agência da Caixa e segundo informações da polícia, os criminosos conseguiram arrombar os terminais de autoatendimento, mas ainda não se sabe a quantia levada. 


"Quando ouvi o barulho da explosão corri em direção a agência para verificar o que havia acontecido e me deparei com a dupla de assaltantes, que já fazia um outro vigilante. Quando me viram, disseram que iriam me matar. Eu me desesperei e corri, mas eles me atiraram ”, disse o vigilante.



Joaquim Anastácio conta também que, mesmo ferido, acionou equipe da Polícia Militar que começou a perseguição aos bandidos que conseguiram fugir. Ainda durante a tarde de ontem, equipes da Polícia Federal estiveram no local para a realização de perícia e colheram imagens do circuito interno lojas vizinhas para identificar os criminoso.

Bicicleta que o vigilante Joaquim usou para ir avisar a polícia


"Acreditamos que será possível identificar todos os envolvidos no caso após serem analisadas as imagens que já estão em poder da Polícia Federal e da Polícia Civil. “As investigações são complexas, mas o trabalho conjunto vai permitir que se identifique todos os envolvidos no assalto”, relatou a delegada Ana Luiza.



Com informações Portalcampomaior

Bandidos explodem agência da Caixa Econômica de Campo Maior

Pelo menos seis bandidos explodiram a agência da Caixa Econômica Federal da cidade de Campo Maior na madrugada desta terça-feira (20). Segundo informações da polícia, os criminosos conseguiram arrombar os terminais de autoatendimento, mas ainda não se sabe a quantia levada. 

Foto: Campo Maior em Foco

O comandante da Força Tática, sargento Cunha, explica que dois indivíduos ficaram dentro do banco, situado na avenida Demerval Lobão, e outros quatro ficaram na retaguarda, em cada esquina do quarteirão. “O fato aconteceu a 1h45. Um vigia de rua escutou a explosão e foi ver o que era. Quando ele se aproximou, o que estava na esquina disparou e atingiu o braço dele. Nós chegamos na hora mas como o número de bandidos era maior, eles conseguiram fugir. Houve troca de tiros no local”, descreve o militar. 

Foto: Portalcampomaior

Foto: Portalcampomaior

Os criminosos fugiram em direção a Teresina por estradas vicinais. A Polícia Civil e Militar está realizando buscas para capturar os criminosos. 



Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Força Tática faz operação de combate a poluição sonora e tráfico de drogas

Policiais da Força Tática realizaram operação, neste fim de semana, para coibir a poluição sonora em bares e combater o tráfico de drogas em Campo Maior. Cerca de 12 PMs participaram da ação policial, nos bairros São Luís e São João, que resultou na condução de duas pessoas à delegacia. 

                          Fotos: Portalcampomaior

Baseados em denúncias, as equipes realizaram abordagens em bares e supostos pontos de vendas de drogas localizados nas imediações do mercado público do Conjunto José de Almeida.

De acordo com o sargento Cunha, uma mulher e um mototaxista foram conduzidos ao 1º Distrito Policial de Campo Maior. 


"Ela foi pega com uma pedra de crack e disse que tinha comprado por R$ 10. Ao que parece trata-se de uma pessoa viciada em drogas que não revelou onde teria conseguido o entorpecente. Já o mototaxista foi conduzido ao distrito por exercício ilegal da profissão", destaca o sargento, acrescentado ainda que novas operações serão realizadas na região. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Portalcampomaior

Correios lançam selo em homenagem a Batalha do Jenipapo

Os Correios (Empresa de Correios e Telégrafos) escolheram quatro monumentos brasileiros tombados como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) para lançar o selo nacional oficial Patrimônio Cultural. Entre os locais escolhidos está o monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior. O lançamento ocorrerá neste sábado (17), às 9h, na Câmara de Vereadores.


Além do selo em homenagem aos heróis que lutaram na batalha em Campo Maior, também foram escolhidos os cemitérios de Santa Isabel, na Bahia; das Artes, no Rio Grande do Norte e o cemitério da Soledade, no Pará. Todos são Patrimônios Culturais Brasileiros.

Para os Correios a solenidade em Campo Maior terá um status de evento nacional, uma vez que marca o inicio da circulação nacional do selo oficial ‘Patrimônio Cultural-Cemitério da Batalha do Jenipapo’. Na história dos Correios no Piauí essa é apenas a terceira vez que se lança um selo nacional e que tem um valor filatélico.


O prefeito Paulo Martins disse que o povo de Campo Maior estava honrado pelo reconhecimento nacional que os Correios estavam prestando à Batalha do Jenipapo. “Nós só temos a agradecer e prestigiar essa importantíssima homenagem no dia 17 de agosto, na Câmara de Vereadores”, comentou Paulo Martins.


Da Editoria de Cidades

Selo em homenagem à Batalha do Jenipapo será lançado amanhã

A partir do dia 17 de agosto, os Correios colocam em circulação a emissão postal ‘Cemitérios Brasileiros: Patrimônio Cultural’, da qual faz parte o selo ‘Cemitério do Batalhão – Campo Maior/PI’. O lançamento dessa emissão, que retrata quatro cemitérios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), será realizado, simultaneamente, nos Estados da Bahia, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte. A Diretoria Regional dos Correios no Piauí fará o lançamento no próximo sábado (17), às 09h, na Câmara Municipal de Campo Maior/PI.

O cemitério do Batalhão, localizado no município de Campo Maior/PI, foi tombado pelo IPHAN em 1938 e inscrito nos Livros do Tombo Histórico e das Belas Artes. Um dos mais importantes marcos da história do Piauí e da Independência do Brasil, o Cemitério do Batalhão guarda os restos mortais dos heróis da Batalha do Jenipapo, ocorrida em 13 de março de 1823, entre brasileiros armados apenas de foices, facões, espadas, espetos e velhas espingardas; e as tropas da cavalaria e infantaria do exército português, lideradas pelo Major Fidié. As sepulturas do Cemitério do Batalhão são marcadas apenas por montes de pedras soltas e uma cruz de madeira, sem inscrições ou qualquer adorno.

No selo, o Cemitério do Batalhão foi representado por algumas sepulturas e uma árvore, destacando a simplicidade do lugar. O monumento, juntamente com o Cemitério de Arez (RN), Cemitério de Santa Isabel (BA) e Cemitério da Soledade (PA), é retratado pelos Correios nessa Emissão Especial que divulgará nossa riqueza histórico-cultural para todo o Brasil e vários países do mundo.

Serão emitidos 600 mil selos, comercializados a R$ 2,00 cada. As peças filatélicas poderão ser adquiridas pela loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline), pela Agência de Vendas a Distância ([email protected]) ou nas agências dos Correios.

Da Editoria de Cidades

Defensoria Pública de Campo Maior tem nova sede

A Defensoria Pública Regional de Campo Maior está funcionando em nova sede. O espaço fica localizado na avenida Dirceu Arcoverde, nº 888, no bairro Zend, em frente ao tradicional açude da cidade. A mudança faz parte do cronograma estabelecido pela Defensoria Pública que busca proporcionar melhores condições de atendimento aos assistidos pela instituição no interior do Estado .

Além de acomodar com mais espaço e conforto as pessoas que procuram a Defensoria Pública em Campo Maior, a nova sede vai também oferecer melhores condições de trabalho para os servidores e defensores públicos que atuam naquela comarca.

Campo Maior conta com o atendimento da 1ª e 2ª Defensorias Públicas, além do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência.

Segundo o defensor público Manoel Mesquita de Araújo Neto, diretor das Defensorias Regionais, as próximas mudanças deverão ser feitas nas defensorias de José de Freitas e Piripiri, ainda dentro do cronograma previamente estabelecido. O diretor informa também que o município de Picos já conta com o prédio destinado à instalação de nova sede.

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores