Cidadeverde.com

FUNASA realiza vistoria técnica no Aterro Sanitário de Campo Maior

O engenheiro sanitarista da FUNASA, Urias Gonçalves, fez na manhã da última sexta-feira (05), uma vistoria técnica para avaliar o andamento da obra de construção do aterro sanitário. Ele afirmou que as valas provisórias escavadas para servir de destinação de resíduos foram autorizadas pela própria Fundação Nacional de Saúde.


Urias informou que erro maior era continuar depositando os resíduos no local usado como lixão, nas proximidades do Residencial Renascer, em Campo Maior. O engenheiro afirmou que as valas provisórias são rasas e não apresentam sério risco, pois no local não há proximidade com leito de rio. “Lá no lixão sim há um rio que está sendo constantemente poluído e colocando em risco a saúde milhares de pessoas”, analisou Urias.

Após a visita técnica ao aterro sanitário de Campo Maior,  Urias se reuniu com a secretária municipal do Meio Ambiente, Conceição Paz, com o secretário de Relações Institucionais, César Robério, e com o gerente de Limpeza e Iluminação Pública, Gilberto Araújo, para explicar como deverá ser feita a coleta e a destinação de resíduos sólidos na cidade.  “A partir de agora é necessária a correta destinação do lixo produzido na cidade”, conformou o técnico.

Urias finalizou afirmando que o aterro sanitário de Campo Maior além de ser o primeiro do Piauí ainda deverá servir de modelo para o restante do Estado. “O projeto é tecnicamente perfeito e se for concretizado o que tiver na proposta, será sim um modelo para o Estado”, destacou o engenheiro.

Da Editoria de Cidades

Corpo de Bombeiros intensifica buscas por corpo de pescador em rio

Uma equipe de cinco homens do Corpo de Bombeiros esteve, na tarde dessa segunda-feira (08),  no Rio Jenipapo tentando localizar e resgatar o corpo do homem identificado apenas como "Saboquê" que está há 3 dias desaparecido depois de morrer afogado. O pescador desapareceu após sofrer um suposto ataque epilético enquanto tomava banho na Barragem Catanada, na localidade Alto do Meio.


Moradores da região estão assustados, por conta do desaparecimento do corpo. As equipes do Corpo de Bombeiros se revesam nas buscas que devem continuar na região até a localização do pescador.


Com informações de Portal Campo Maior

Prefeito empossa médicos e enfermeiros do PSF e SAMU

Servidores da Saúde, aprovados  no último concurso público da prefeitura de Campo Maior, realizado através da APPM, foram empossados nesta segunda-feira (08). A solenidade aconteceu no auditório da secretaria de Educação e entre os novos servidores estão atendentes de consultórios dentários, enfermeiro auditor, enfermeiro urgentista, médico da Equipe de Saúde da Família, médico psiquiatra, médico urgentista do SAMU e técnico em Enfermagem.

                          Fotos: Jonas Sousa
Prefeito Paulo Martins durante solenidade de posse aos novos servidores da Saúde

“Pretendemos até 2016 ter 85% de concursadas no quadro efetivo da prefeitura. A nossa meta é ser um governo de resultados, e dobrar o PIB do município, e para dobrarmos este PIB precisamos começar pela melhoria dos serviços públicos”, destacou o prefeito Paulo Martins. 

Secretário de Administração Otacílio Leite participou da solenidade de posse

O assessor técnico, Marcelo Pereira, que representou secretário de Saúde, Manin Pereira, destacou a importância da posse aos novos servidores para a atual gestão. 


“O último concurso foi em 2007, este ato de posse confirma o compromisso do prefeito Paulo Martins com Campo Maior. É um ato muito importante e de grande relevância receber os novos servidores”, disse Marcelo Pereira.


Da Editoria de Cidades

Bandidos explodem terceira agência bancária em menos de uma semana

Bandidos explodiram a agência do Banco Bradesco no município de Sigefredo Pacheco, a 160 km de Teresina, na madrugada desta terça-feira (08). Na ação, os bandidos utilizaram veículos roubados durante a noite de ontem. A área está isolada e peritos realizam os primeiros levantamentos para descobrir pistas sobre o modo de operação do bando. 

                           Fotos: Campomaioremfoco


De acordo com informações da Polícia Civil de Campo Maior, uma das vítimas que teve o carro roubado foi identificado como José Rodrigues da Silva. 

"Não sabemos ainda quantos bandidos participaram da ação. As informações que colhemos é que eles fugiram em dois carros que foram tomados de assalto durante à noite. Não temos informações se foi levado algum dinheiro e a quantia", disse o chefe de cartório, Baker Martins. 


No município, apenas o sistema de telefonia fixa funciona, uma vez que o bando cortou o sistema de internet e telefonia móvel. 

Esta é a terceira explosão a agências bancárias do Banco Bradesco nos últimos quatro dias, onde foram alvos os municípios de Monsenhor Gil, São João da Serra e Sigefredo Pacheco. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Deputado denuncia "desmandos" em hospital e diretora reage

Em pronunciamento nesta segunda-feira (8) na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Antônio Félix (PSD) pediu o afastamento da diretora do Hospital Regional de Campo Maior, Juliana Linhares. Ele teve requerimento nesse sentido aprovado em plenário, segundo o site da Alepi. Em nota, a diretora rebateu as acusações feitas pelo parlamentar, entre elas de tentativa de intimidação. 

Caio Bruno/Alepi

Félix classificou a diretora como uma "estrangeira" e denunciou o que seriam maus-tratos por ela cometidos. “Já na entrada do hospital eu fui intimidado a não acessar o estabelecimento. Eu denunciei ao secretário de Saúde e lá constatei a tentativa de intimidação aos servidores. Recebi um relatório denunciando as “atrocidades” cometidas pela atual diretora. São 200 servidores, dos quais 70 prestadores de serviços e 60 gratificados”, declarou. 

“O descaso no hospital é tão grande... uma ditadura contra servidores, que denunciaram os desmandos cometidos pela diretora. Inclusive os servidores colocados pela diretora. Os blocos de receituários ficam com esses servidores. Os médicos não ficam com os receituários. E tem que pedir a eles sempre que precisam receitar algum medicamento. Há desvio de função. Serviço gerais é secretária da diretora. Um técnico em raio X mora em Fortaleza. Outro absurdo são os exames de ultrassonografia feitos de madrugada. As refeições são distribuídas como se fosse para peão”, denuncia o relatório.

Resposta
À tarde, Juliana Linhares divulgou nota rebatendo as denúncias feitas pelo deputado. Ela afirma ter encontrado vários problemas de desorganização administrativa e assistencial quando assumiu o cargo, em abril de 2011. Segundo a diretora, normas e rotinas foram estabelecidas para melhorar a qualidade dos serviços.

 CCOM

"Enfatizamos que não existem atrocidades ou mesmo maus tratos a funcionários e usuários do Hospital Regional de Campo Maior por parte desta Direção Geral, sempre procuramos tratar todos os profissionais da casa com respeito e seriedade, como também nos colocamos disponíveis para todos os esclarecimentos solicitados e respondemos a todas as fiscalizações realizadas durante esta atual gestão", diz a nota.

Sobre a falta de liberdade para prescrever receituários, Juliana Linhares afirma que os próprios funcionários escolheram o diretor clínico através de eleição e todos os protocolos de prontuário, medicamentos e material precisam passar por ele. Sobre desvios de função, a diretora explica que alguns servidores foram "convidados a fazer parte das Comissões que compõe a estrutura administrativa do Hospital".

A respeito do técnico em Radiologia que mora em Fortaleza (CE), a diretora confirma Athanasius Madeiro Tsirmpas é efetivo do quadro da Secretaria de Sáude e "a Direção Geral procura encaixá-lo da melhor maneira possível nas escalas do setor de radiologia, pois o mesmo exerce normalmente suas funções básicas e esforça-se para não perder seu vinculo efetivo de servidor do Estado do Piauí". 

Juliana Linhares esclareceu que os exames de ultrassonografia são feitos entre 6h e 7h da manhã para pacientes internados ou em horários variados quando solicitado. E negou que ter conhecimento de problemas na alimentação, elaborada por três nutricionistas que trabalham em regime de plantão. 

Por fim, a diretora desmentiu o deputado afirmando que o mesmo visitou o hospital sem maiores problemas. "Informamos a todos que ao contrário do que foi relatado, o Excelentíssimo Deputado Estadual Antonio Félix, visitou as dependências do Hospital Regional de Campo Maior, na sexta feira, 05 de Julho de 2013, aproximadamente às 20h, acompanhado de vereadores do município, na ocasião o Excelentíssimo Deputado e Comitiva, foram gentilmente recebidos pela Psicóloga Elenice Macedo que se disponibilizou em apresentar as dependências do Hospital aos mesmos, a referida Psicóloga informou a esta Direção que foi atenciosa e gentil com as autoridades que visitavam a unidade", concluiu.

Fábio Lima

Motoqueiro bate de frente com carro e morre em hospital

O motoqueiro Cícero Gomes da Silva, 37 anos, morreu após ser colhido de frente por um veículo tipo Celta, de placa NNB 0690. O acidente ocorreu por volta ds 13h, no Km 261, saída de Campo Maior no sentido para Piripiri. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a dinâmica do acidente indica que Cícero, que conduzia uma moto de placa NIA 5379, teria invadido a pista onde o Celta trafegava e colidiu de frente.

A vítima ainda foi socorrida pelo SAMU e levada ao Hospital Regional de Campo Maior, mas morreu em seguida.

Cícero Gomes da Silva residia no povoado Tanques, zona rural de Jatobá do Piauí.

Leilane Nunes

Paulo Martins entrega ônibus escolar e revela meta para 2016

Os jovens do município de Campo Maior foram contemplados com a inauguração de uma quadra de esportes e a entrega do 14º ônibus escolar, que desta vez, beneficiará alunos da comunidade Buritizinho. A entrega foi realizada, neste fim de semana, com a presença do prefeito Paulo Martins. 

Sobre a quadra de esportes, no bairro São João, o prefeito destaca que o objetivo é oferecer mais áreas de lazer e esportes para os jovens da cidade. Os recursos para construção da obra são oriundos de convênio da Caixa Econômica Federal com a prefeitura.

                           Fotos: Diego Nascimento
 

"A obra esteve parada por várias vezes, e só foi retomada nesta gestão. A quadra tem iluminação e arquibancada para dar mais conforto aos jovens que agora terão uma área de lazer para praticar atividades esportivas", destaca o gestor. 

Em relação à entrega do ônibus escolar, o secretário de Educação, Ribamar Carvalho, destaca a importância do transporte para a comunidade. 


"O transporte de alunos da comunidade era feito em carros inadequados, mas a partir do próximo semestre os estudantes viajarão com conforto e segurança. Nós tínhamos uma demanda desses alunos que estavam se queixando da qualidade de transporte disponibilizado para o dia-a-dia e prometemos então resolver esse problema com um ônibus novo e seguro”, reitera o prefeito.


Paulo Martins acrescenta que a frota do transporte escolar do município conta agora com 14 ônibus. “Temos o planejamento de que até 2016 a nossa frota cresça para 25 ônibus, diminuindo os nossos custos com o transporte e aumentando os investimentos na qualidade", finaliza o prefeito Paulo Martins.


Da Editoria de Cidades

Acusado de assaltar correspondentes bancários é preso

Policiais civis de Campo Maior prenderam Antônio Cardoso Pereira, 35 anos, acusado de assaltos a correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal, em Sigefredo Pacheco, a 160 km de Teresina. O prejuízo causado em decorrência dos delitos está avaliado em mais de R$ 5 mil. 

                           Fotos: Portalcampomaior

O acusado foi preso na noite deste domingo (07), com uma espingarda calibre 28, explosivos de fabricação caseira, além de um maçarico, toca ninja, luvas, casaco, capacete e a motocicleta utilizada no dia do assalto.


Antônio Cardoso é apontado como acusado de pelo menos dois assaltos na região. O último, inclusive, ocorreu há menos de uma semana e todo o dinheiro do caixa foi levado. De acordo Giulliano Alencar, o serviço de inteligência da Polícia Civil já vinha monitorando o acusado, que é natural de São Miguel do Tapuio, há mais de cinco meses. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Portalcampomaior

Jovem é morto com facada nas costelas após briga em bar

O jovem Isac Alves da Costa, 22 anos, foi assassinado na manhã desta segunda-feira, 08, após uma discussão em um bar que fica na BR-343, próximo a secretaria de Saúde em Campo Maior.

                   Foto: Campomaioremfoco
 
A mãe do jovem conta que o filho foi morto na presença do irmão. "Meu filho se desentendeu com um homem identificado por Louro que durante a briga teria colocado um celular na boca do acusado. Neste momento, Louro pegou uma facada e desferiu um profundo golpe abaixo das costelas dele que caiu morto. Meu outro filho pensou que o irmão estava bêbado, mas ele já tinha era morrido”, disse Rosa Alves.

A vítima residia no Bairro Cidade Nova com uma avó e havia havia retornado, recentemente, de Teresina. Em Campo Maior, Isac Alves trabalhou como ajudante no Mercado Público e vendedor de picolé.

Equipes do IML estão no município para remover o corpo para Teresina, onde será periciado. O homicídio foi registrado no 1º Distrito Policial de Campo Maior e a polícia realiza diligências para capturar o acusado. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Prefeitura lança um pacote de medidas para disciplinar trânsito no centro

A prefeitura lançará um pacote de medidas para disciplinar os condutores de veículos e melhorar o trânsito em Campo Maior. As medidas serão implementadas na próxima semana, pela Secretaria Municipal de Transito e Mobilidade Urbana. 


Com a nova medida, ônibus e caminhões só poderão trafegar no centro comercial da cidade entre 7h30 à 12h, sendo permitido o desembarque normal de passageiros no perímetro comercial de 4h até 7h30 e o embarque somente no período compreendido entre 12h até 14h.

"A carga e descarga só poderá ser feita no centro comercial após às 14 horas. As regras visam acabar os problemas de mobilidade e de trafegabilidade, principalmente, nas ruas Antonino Freire, senador José Euzébio, Demerval Lobão e José Paulino”, destaca secretário de Trânsito, capitão Paz.


Paz destaca ainda que, além de medidas de controle do tráfego, a Polícia Militar intensificará o trabalho de vigilância, para coibir infrações de trânsito.

“Serão observadas, rigorosamente, todas as determinações do Código de Trânsito e não será permitido, por exemplo, o não uso de capacete para motoqueiros”, alertou o secretário, acrescentando que as medidas serão apresentadas em uma reunião que contará com a presença de proprietários de ônibus e caminhões, bem como comerciantes na próxima segunda-feira (08)

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores