Cidadeverde.com

Grupo alemão estuda a instalação de usina de energia solar em Campo Maior

O Prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, se reuniu na manhã da última sexta-feira, (17/05), com o engenheiro agrônomo, Fausto Cabral, e representante de um grupo alemão especializado em usinas de produção em energia solar, eólica e fabricação de placas de energia solar.


A reunião foi para tratar de estudos preliminares sobre instalação de uma usina de produção de energia solar e eólica, e uma fábrica de placas de energia solar que será implantada no Brasil. Dr. Cabral disse que esse estudo está sendo feito em várias cidades da America Latina, e Campo Maior é uma das cidades fortes por ter uma localização de muita incidência solar.

“A implantação de uma usina solar em um município a exemplo aqui na cidade de Campo Maior, ela atenderia as repartições da prefeitura, escolas, postos de saúde comercio, entre outros, e todo território dos carnaubais.” disse Dr. Cabral.


A primeira etapa no desenvolvimento de uma usina solar é o Estudo de Viabilidade, aonde se verifica a viabilidade técnica e financeira do empreendimento. A energia solar é uma das melhores e mais eficientes alternativas de geração de energia limpa no mundo.

Participaram da reunião a vice Prefeita Silvia do Caú, os vereadores Wildem Brito, Manoel Alvarenga, Luis Lima, Carlos Torres e Zé Pereira, e os Secretários Raimundo Pereira de Habitação, e Cesar Robério de Relações Institucionais.

Da Editoria de Cidades

Veículos de grande porte terão horário para circular no centro comercial

Veículos de grande porte não poderão mais trafegar ou permanecer estacionados no centro Comercial de Campo Maior. A medida foi proposta pelo vereador Carlos Torres (PSB) e sancionada pelo prefeito Paulo Martins, na semana passada, e visa melhorar o tráfego no centro da cidade.


A nova regra proíbe a circulação de caminhões, carretas, veículos de transporte comercial de passageiros, ônibus, micro-ônibus, vans e similares no horário de 7h às 15h, nos dias úteis. Pela medida, fica proibida até mesmo trafegar, embarcar e desembarcar passageiros ou cargas no centro comercial.

A Secretaria Municipal de Transporte terá um prazo de 45 dias para fazer a divulgação, orientação e adaptação dos usuários. 


Com informações Campomaioremfoco

Festejo de Santo Antônio é lançado com show musical

Neste fim de semana, aconteceu o lançamento dos Festejos de Santo Antônio com show da cantora religiosa Adriana Melo, na quadra do Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior. 



“A nossa gestão vai trabalhar para fortalecer ainda mais a religiosidade do nosso povo e é isso que estamos fazendo hoje aqui, convidando a todos os campomaiorenses para reverenciar Santo Antônio”, disse o prefeito Paulo Martins que lançou a programação ao lado bispo Dom Eduardo Zielsk.


Os festejos de Campo Maior começam no próximo dia 31, com a tradicional procissão do mastro de Santo Antônio. O evento termina no dia 13 de junho, dia do padroeiro da cidade. 



Além da programação religiosa, o evento contará com programação cultural que ainda está sendo definida e envolverá shows musicais e  a tradicional vaquejada.


Da Editoria de Cidades

Campanha Nacional da Defensoria tem atividades em Campo Maior

A população do município de Campo Maior contou, nessa quarta-feira (15), com atendimento da Defensoria Pública, na Praça Luís Miranda, como parte das atividades desenvolvidas dentro da Campanha Nacional da Defensoria Pública. A ação, que contou com orientações jurídicas em geral e com a divulgação da campanha, foi coordenada pelos defensores públicos Francisca Hildeth Leal Evangelista e Erisvaldo Marques dos Reis, tendo ainda a participação do presidente da Associação Piauiense dos Defensores Públicos (Apidep), Arilson Pereira Malquias.


Durante a ação na praça, os defensores públicos falaram sobre a importância da ressocialização. Segundo a defensora pública Hildeth Evangelista, a Defensoria Pública vem sempre procurando fazer com que sejam reconhecidos os direitos dos apenados.

A Campanha Nacional da Defensoria Pública neste ano de 2013 traz como tema Defensores Públicos: Pelo Direito de Recomeçar e tem como objetivo mostrar a importância da atuação do defensor público na área de Execução Penal, divulgando a necessidade da criação de mecanismos de reinserção social para pessoas privadas de liberdade, tendo como princípio a educação e geração de emprego.

As atividades de divulgação da Campanha Nacional realizadas pela Defensoria Pública nos municípios e também na capital, onde ocorrerão visitas aos presídios e palestras nesta sexta-feira (17), também são uma referência ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado no próximo domingo, dia 19 deste mês de maio.

Da Editoria de Cidades

Fundador da APPM sofre ataque cardíaco e está na UTI

O ex-prefeito de Campo Maior e fundador da Associação Piauiense de Municípios, Mamede Lima, foi internado às pressas após sofrer um ataque cardíaco. O político está na UTI do Prontomed e seu estado de saúde é grave. 


Mamede Lima sofre do Mal de Alzheimer e atualmente mora em Teresina com familiares. Ele estava em casa quando passou mal, foi socorrido e levado para o hospital. O quadro de saúde do político é estável e inspira muitos cuidados médicos.

Mamede Lima foi prefeito de Campo Maior até 1982 e nesse período fundou a APPM.  “O meu pai é um político que se tornou um homem público muito querido em Campo Maior. Peço que nesse momento todos orem por ele”, disse o  filho do ex-prefeito Rui Lima.


Com informações Portalcampomaior

Prefeito determina tempo máximo para espera em bancos

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins (PT), sancionou nesta quarta-feira (15) projeto de lei que determina tempo máximo de espera em bancos, casas lotéricas e demais correspondentes bancários. De acordo com a nova lei municipal, o atendimento à população deve ser realizado em até 20 minutos nos dias regulares e 30 minutos nos dias anteriores ou posteriores a feriados, quando a demanda é maior.


O projeto, de autoria do vereador Carlos Torres (PSB), determina ainda que o controle de atendimento do cliente deve ser feito através de senhas numéricas emitidas pela instituição bancária onde constará o nome e número da instituição, número da senha, data e horário de chegada do cliente e data e hora do início do atendimento com rubrica e identificação do funcionário da instituição.

“Fui bancário por 30 anos e sei o quanto é chato tanto para o cliente quanto para os funcionários a demora no atendimento, por conta disso entramos com esse projeto que hoje está sendo sancionado pelo prefeito Paulo Martins para diminuirmos o tempo de espera nos atendimentos bancários”, destacou o vereador Carlos Torres.

Trânsito Urbano

O prefeito de Campo Maior sancionou também a lei que regulamenta o horário em que veículos de grande porte podem permanecer nas ruas da cidade. Segundo o documento assinado hoje, caminhões e carretas não poderão trafegar pela área urbana no horário entre 7h e 15h em dias úteis, mesmo que seja para carga ou descarga de mercadorias.


Fica proibido ainda que veículos de transporte comercial de passageiros, ônibus, micro-ônibus, caminhões, vans e similares trafeguem, embarquem e desembarquem passageiros ou cargas no Centro Comercial. Será concedido um prazo de 45 dias para divulgação da lei, orientação e adaptação dos motoristas.

Jordana Cury

Prefeito convida para festejos e anuncia "nucleação" da Educação

O prefeito Paulo Martins convidou todos os piauienses para o festejo de Santo Antônio, que acontece de 31 de maio a 13 de junho no município de Campo Maior. Em entrevista ao Jornal do Piauí desta terça-feira (14), o gestor fez um balanço dos seus quatro meses à frente da Prefeitura e anunciou a nucleação da Educação.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

A cidade já está preparando os últimos detalhes para acolher a todos os piauienses no festejo. As praças Bona Primo e do Rosário e o Espaço Cultural tiveram a fiação, as luminárias e as lâmpadas trocadas. 


Gestão

Paulo Martins destacou que nos quatro primeiros meses de seu mandado como prefeito "reorganizou" a cidade. "Estamos trocando o encanamento, que já tinha 50 anos de uso e ainda era de amianto. Estamos asfaltando as principais ruas e pagando os servidores em dia. Normalizamos algumas questões e Campo Maior agora pode caminhar com as próprias pernas", disse.


Com relação à Educação, o prefeito declarou que está implantando na cidade uma espécie de "nucleação" do setor. "É uma atitude de coragem. Estamos centralizando os alunos para poder garantir melhorias na Educação. Queremos manter em cada escola pelo menos 100 alunos", finalizou.


Jordana Cury

Obras de asfaltamento são retomadas nas principais vias

As obras de asfaltamento nas principais vias do Centro de Campo Maior foram retomadas nesta segunda-feira (13). De acordo com o prefeito Paulo Martins a obra será dividida em três etapas e os recursos para a fase inicial foram assegurados  pelo Governo do Estado. 


"A recuperação das ruas já havia sido iniciada no ano passado e parou à época em que fui afastado da prefeitura. A mesma empresa, Projeto Assessoria e Construção – PAC, trouxe de volta o maquinário e executa os serviços", destaca o gestor. 


A segunda fase da obra será realizada com recursos garantidos pela Companhia do Vale do São Francisco e Parnaíba – Codevasf; A terceira etapa será concluída com os recursos da Caixa.


"Agradeço aos vereadores pela votação favorável à liberação dos recursos junto à Caixa. Nosso objetivo é criar condição para melhorar a vida da população”, finalzia Paulo Martins. 


Da Editoria de Cidades

Flagra: animais disputam espaço com a população em Campo Maior

Animais são registrados disputando espaço com a população em Campo Maior.  Porcos, vacas e jumentos são vistos por toda cidade. Eles têm trânsito livre e são atraídos pelo mato.


O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins (PT), informou ao Cidadeverde.com que o problema ocorre porque a Polícia Rodoviária Federal não está recolhendo os animais da BR-343, que passa pela cidade.


"Isso tem causado muitos acidentes. Para evitar, já até aumentamos a multa para quem deixa animais soltos. Era R$ 60, mas desde janeiro está sendo cobrado R$ 120. A situação tem melhorado, mas os animais continuam invadindo o perímetro urbano de Campo Maior", declarou Martins.


O gestor acrescentou que são realizados frequentes mutirões na cidade, no sentido de controlar a dengue e limpar o município. "Mas o mato mais aparente é comum durante o período chuvoso, apesar de Campo Maior ser uma das cidades mais limpas do Piauí", acrescentou.




Jordana Cury

Família se envolve em acidente e criança está em estado grave

Quatro pessoas da mesma família, sendo duas crianças, se envolveram em um acidente entre uma bicicleta e uma motocicleta na comunidade Volta da Vargem, em Campo Maior., na noite deste domingo (13). 

A criança identificada como Maria Eduarda Lopes, de apenas 9 anos, sofreu traumatismo craniano e foi transferida para o HUT em Teresina. A tia da menina, Maria da Conceição Lopes, 38 anos, também está em estado grave.

 
                            Fotos: Portalcampomaior

Segundo o condutor da motocicleta, Edgar Lopes Neto, 39 anos, o acidente aconteceu porque o ciclista identificado como José Francisco, 57 anos, invadiu a pista.


“Ele estava visivelmente bêbado e quando percebi já estava em cima”, disse Edgar Lopes que teve várias escoriações pelo corpo.


Com a colisão os quatro ocupantes da moto foram jogados a alguns metros do local do impacto. A outra vítima era o filho do casal identificado como Jean Lucas Oliveira Lopes, 9 anos, que não sofreu consequências mais graves. 


Com informações Portalcampomaior

Posts anteriores