Cidadeverde.com

Mulher tem vísceras expostas após fim de relacionamento

O representante comercial Antônio Marcos Rodrigues da Silva, foi preso neste domingo (23), após golpear a ex-esposa com três facadas na região abdominal. O casal mantinha um relacionamento há cerca de 17 anos e a discussão teria sido motivada pelo fim da união. 

                         Fotos: Portalcampomaior

De acordo com populares, Maria do Carmo Lopes da Silva, ficou com as vísceras expostas após ser agredida pelo ex-companheiro. A mulher foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Urgências de Teresina e, apesar da gravidade, seu estado de saúde é estável. 

O casal tem duas filhas adolescentes e o crime teria ocorrido na própria na residência onde foi encontrada a faca de cozinha utilizada na ação criminosa.

"O representante comercial não tem envolvimento com drogas ou qualquer tipo de delito. Foi um crime que aconteceu por algo banal, no calor da emoção", destaca o escrivão do 1º DP Bayker Martins.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Protesto reúne centenas de jovens contra a corrupção

Jovens do município de Campo Maior também aderiram as manifestações que acontecem em todo o Brasil. Apesar de algumas ações isoladas, que aconteceram pela explosão de bombas, o movimento aconteceu de forma pacífica. 

                            Fotos: Portalcampomaior


Em coro e com cartazes contra a corrupção e por melhorias no serviço público, os jovens saíram do terminal rodoviário Zezé Paz, percorreram a avenida Santo Antônio, protestaram em frente a sede da prefeitura, seguiram a avenida Demerval Lobão até o Complexo Valdir Fortes. 



“Foi uma manifestação dentro do que a cidade almejava, precisamos de estádios de futebol novos, mas precisamos em primeiro lugar de Saúde, Educação e Segurança de qualidade”, disse Daniel Soares, que participou de todo o protesto.


Com informações Portalcampomaior

Preso jovem que se exibia com armas nas redes sociais

O jovem Antônio Carlos da Costa, 25 anos,foi preso por policiais da Força Tática de Campo Maior enquanto dormia em uma rede em meio a um matagal. Conhecido como Mucura, o preso é considerado de alta periculosidade e se exibia através das redes sociais manipulando um revólver calibre 38. 

                            Fotos: Portalcampomaior

A prisão aconteceu após expedição de mandado de prisão pelo juiz Júlio Garcez, da 2ª Vara Criminal, no dia 15 de abril. O jovem respondia por vários assaltos na região e também é acusado de participação em vários roubos durante os Festejos de Santo Antônio. 



Mucura foi flagrado dormindo, em plena luz do dia, em uma rede armada em meio a mata ao lado da roça do pai, na localidade Pé da Serra, em Campo Maior. De acordo com o sargento Cunha, o jovem era procurado há cerca de três meses.  





“O acusado foi surpreendido pelos policiais, após receber informações de testemunhas, que o reconheceram como sendo autor de várias ações criminosas em Campo Maior. Ele é perigoso, sempre age com violência e usa armas”, completou Cunha, que encaminhou o preso ao 1º DP. 






Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações Portalcampomaior

Projeto julgará ações de reconhecimento de paternidade paradas desde 2009

Foi lançado na manhã desta quinta-feira (20/06) em Campo Maior o Projeto Eu Tenho Pai. O lançamento aconteceu às 9h, no Auditório da Câmara Municipal de Campo Maior. O projeto tem como parceiros o Poder Judiciário, através do Tribunal de Justiça do Piauí, a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Prefeitura Municipal de Campo Maior por meio das secretarias de Educação, Saúde, Relações Institucionais e a Secretaria de Desenvolvimento Social – SEMDES o Lacen-Pi e o laboratório BioGenetics e outros seguimentos sociais. Presente no lançamento estavam ainda a presidente da Câmara Municipal a vereadora Josenaide Nunes e o representante do Ministério Público, os promotores Cezário Cavalcante e Cláudio Bastos.


O trabalho faz parte de uma ação da Justiça Itinerante. “Este projeto representa uma ação de dignidade humana”, foi o que falou o juiz coordenador da Justiça Itinerante no Estado do Piauí Jorge da Costa Veloso. O prefeito Paulo Martins foi representado pelo secretário de Relações Institucionais Cesar Robério. A Comitiva está em Campo Maior visitando cartórios, fóruns e sensibilizando, crianças, adultos e idosos sobre o direito do reconhecimento da paternidade.

O juiz coordenador disse ainda que sua equipe ao chegar a Campo Maior procurou a Prefeitura Municipal e identificou os seguimentos para ampará-la neste trabalho e detectou quem no dia a dia quem mais convive com as crianças são os professores, e pediram aos professores para ajudá-los. “Fomos também buscar apoio na divulgação e procuramos líderes comunitários, profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, vereadores, as Secretarias municipais de Educação, Saúde, a SEMDES, de Relações Institucionais e a imprensa local e outros segmentos para nos ajudar. Sem o apoio deles não seria possível este projeto”, disse o juiz Jorge Veloso.

A Justiça Itinerante vai trabalhar em Campo Maior de 25 a 29 de junho no Espaço da Cidadania , vai continuar o trabalho também de 5 a 9 de julho. “Pedimos as pessoas que não consta o nome do pai no registro de nascimento nos procure. O nosso trabalho é rápido. A nossa missão é pedir a todos que nos ajudem a identificar estas crianças. Tanto o exame de DNA como a certidão de nascimento será de graça. Estamos aqui buscando solução para os problemas”, declarou o juiz.

O secretário de Relações Institucional do município de Campo Maior Cesar Robério falou que a Prefeitura, na gestão do prefeito Paulo Martins é parceira da Justiça Itinerante desde a primeira vez que a comitiva estive na cidade na busca de identificar pessoas sem a certidão de nascimento e outros documentos. “Eu vejo tudo isto como uma garantia da cidadania que contempla principalmente pessoas carentes”, enfatiza.

Segundo a secretária-geral da Justiça Itinerante no Estado do Piauí Raquel Waquim no primeiro dia que chegaram a Campo Maior fizeram uma busca em todos os cartórios do fórum fazendo uma triagem e notificação nos processos para identificar quais reivindicam reconhecimento de paternidade.

Da Editoria de Cidades

Entreposto comercializou 8,4 toneladas de mel nessa 1ª safra de 2013

O Entreposto de Mel de Campo Maior, implantado pela CODEVASF na BR-343, saída para Piripiri, comercializou, só na 1ª safra de 2013, 6 mil litros de mel, ou seja, cerca de 8,4 toneladas do produto. A grande estiagem desse ano na região afetou a produção de mel, pois só 10% dos enxames conseguiram concluir o ciclo produtivo das abelhas.


Segundo o presidente da Associação de Apicultores Campomaiorenses, (APICAM), Sebastião de Melo, o potencial de produção de mel na região de Campo Maior suporta até 150 mil colmeias, mas atualmente os produtores só dispõem de 3 mil, ou seja, cerca de 2% do necessário.

Para diminuir esse déficit, a APICAM e a Prefeitura de Campo Maior já encaminharam 4 projetos de incentivo a cadeia produtiva  de mel. “Os projetos já foram aprovados e agora estão em tramitação no Governo Federal e os recursos devem ser liberados ainda no segundo semestre desse ano” completou Melo.

Outra medida importante para fortalecer essa cadeia produtiva, segundo o presidente, é a construção de uma casa de mel, que já foi concluída na localidade Bom Lugar, em Campo Maior. “Seguramente teremos uma das casas de mel mais modernas do Piauí”, comemorou o presidente.

Sebastião disse que haverá uma assembléia geral da APICAM, no próximo sábado, 22/06,  para tratar da eleição que é realizada a cada biênio. Após essa assembléia, eles terão uma decisão se haverá uma eleição para a nova mesa diretoria.

O Entreposto de Mel de Campo Maior funciona em parceria com a APICAM e Apiários Integrados do Rio Grande do Sul.

Da Editoria de Cidades

Centenas de alunos são beneficiados com projeto esportivo

Mais de 100 alunos de 14 escolas municipais de Campo Maior estão sendo beneficiados com o Programa de Formação Esportiva Escolar “Atleta na Escola”, que incentiva a prática de esportes nas escolas, estimula a formação de atletas e ajuda a identificar futuros talentos. O programa do Governo Federal, que está sendo executado em parcerias com os municípios, foi lançado oficialmente na tarde dessa terça-feira, 18, no Centro Esportivo do Caiçara.


O programa foi lançado pelo prefeito Paulo Martins, que ressaltou a a importância do projeto para o futuro dos jovens.“Quem sabe se agora não estamos ajudando a descobrir futuros talentos como a judoca Sarah Menezes e o jogador Neymar”, frisou Paulo Martins.


De acordo com o secretário de Educação, Ribamar Carvalho, o ‘Atleta na Escola’ está na primeira fase que compreende disputas escolares e onde os alunos participam de provas de salto à distância, corrida de resistência e de velocidade. 

Da Editoria de Cidades

Campo Maior recebe capacitação em Vigilância Sanitária

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da V Coordenação Regional de Saúde, com sede em Campo Maior, em parceria com a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (Divisa) e a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior, está realizando até a próxima sexta-feira (21), no auditório do Hotel Pousada do Lago, a Capacitação em Inspeção de Produtos e Serviços. O curso é destinado às Coordenações Municipais de Vigilância Sanitária, em que são feitas todas as instruções necessárias ao desempenho eficaz da Vigilância Sanitária municipal.


O evento, que conta com a participação de todos os municípios do Território dos Carnaubais, iniciou nessa segunda-feira (17), e contou com a presença da diretora estadual de Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves; além de Iolanda Soares, veterinária fiscal de Vigilância; Vânia Maria Correia, da Coordenação de Alimentos; Vera Regina, da Saúde do Trabalhador; Romualdo Martins, gerente de Administração e Integração Regional; e de outros técnicos de áreas específicas da Vigilância Sanitária do Estado do Piauí.

De acordo com a fiscal em Vigilância Sanitária, Iolanda Soares, esta é a quinta Capacitação em Vigilância Sanitária promovida pela Sesapi. O objetivo principal, segundo Iolanda, é de qualificar os servidores municipais para que assumam as ações de vigilância sanitária com qualidade e fortaleçam a saúde municipal.

O coordenador da V Regional de Saúde, Denilson Fortes Alcântara, fez a abertura do evento, agradecendo a presença de todos, em especial, dos técnicos da Divisa/Sesapi, que ajudaram na realização do curso. “Sabemos que, infelizmente, existe a alta rotatividade de profissionais nos municípios para ocupação dos cargos de Vigilância e isso dificulta muito a qualidade do serviço. Mas, a Sesapi tem como objetivo a permanente capacitação dos profissionais, descentralizando as ações de vigilância sanitária para os municípios”, disse Denilson.

Da Editoria de Cidades

Enxame de abelhas é retirado após atacar moradores

Um enxame de abelhas que aterrorizava moradores da comunidade Água Fria, em Campo Maior, foi retirado por técnicos da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. 

                            Foto: Portalcampomaior

Duas pessoas já haviam sido picadas pelos insetos instalados na caixa de água que abastece a comunidade. "Minha filha foi picada quando se dirigia para a igreja e após ser atacada ficou com febre e com a mão enxada", disse o pastor Félix. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campo Maior, Edilson da Vargem, foi realizado um trabalho técnico, para não matar os insetos. “Recebemos a missão e com a ajuda do Corpo de Bombeiros, o enxame foi retirado”, finaliza o coordenador.


Com informações Portalcampomaior

PSFs de Campo Maior obtém conceito "Bom" do Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior anunciou a expansão do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) a todas as equipes do PSF do Município, significando a melhor prestação de serviço por parte dos profissionais da estratégia de saúde. As equipes dos PSF de Campo Maior conseguiram a segunda maior nota de desempenho do Ministério da Saúde.


O anúncio foi feito durante a realização, nessa quarta-feira, 12/06, no Auditório do SAAE, do I Encontro do 2º Ciclo PMAQ do município. A reunião foi realizada com as Equipes de Atenção Básica do Município (ESF, ESB, NASF e CEO), tendo como foco principal a finalização da primeira fase de implantação do PMAQ, que é a de adesão e contratualização das equipes e do município com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

O PMAQ trata-se de um programa nacional que busca incentivar e incrementar a qualidade da assistência, através da indução de ampliação do acesso e melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

O PMAQ encontra-se em seu 2º ciclo de implantação nacional, o primeiro ocorreu nos anos de 2011 e 2012, oportunidade na qual o município de Campo Maior realizou a adesão de 6 de suas equipes de atenção básica.

A Supervisora de Projetos em Saúde, Lúcia Leonara Alves, explicou que o PMAQ trabalha com a certificação por desempenho, onde o município consegue, conforme performance das equipes de atenção básica, melhorar a transferência de recursos federais para a saúde.

Ela informou que Campo Maior foi certificado com desempenho acima da média, obtendo a certificação “Bom” do Ministério da Saúde, como a certificação trabalha com 4 níveis de classificação (insuficiente, regular, bom e ótimo).

“O objetivo da Secretaria, pactuado conjuntamente com a totalidade de equipes do município (19 ESF, 19 ESB, 2 NASF e 1 CEO), é atingir o escore ótimo e desta forma incrementar uma melhoria significativa dos serviços de saúde, especificamente da atenção básica, principal porta de entrada dos usuários do SUS, uma vez que, através do aumento desse incentivo a Secretaria poderá melhora a oferta de materiais, insumos, medicamentos e equipamentos nas unidades de saúde”, disse Lúcia Alves.

Fonte: Portal Campo Maior

Festejos de Santo Antônio terminam após 14 dias e reúne multidão

Após 14 dias de intensa devoção e homenagens a Santo Antônio, fieis de Campo Maior e de municípios vizinhos se despediram dos festejos do padroeiro com a procissão de encerramento, nesta quinta-feira, 13. O evento, neste ano, também inovou com a transmissão das novenas pela internet.

                           Fotos: Portalcampomaior


Os católicos percorreram ruas e avenidas da cidade com a imagem do santo e retornaram à catedral onde foram recebidos com a bênção do bispo Dom Eduardo Zielsk. O evento contou ainda com a tradicional queima de fogos e prestação de contas dos festejos pelo monsenhor Paulo Mateus. 


A programação cultural foi encerrada no Espaço Dom Abel com show da banda Forró Memória.


Com informações Portalcampomaior

Posts anteriores