Cidadeverde.com

Campo Maior entrega sistema de abastecimento d'água

A Prefeitura de Campo Maior através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto vai entregar no dia 08 de agosto, a ampliação do sistema de abastecimento d’água do bairro Cidade Nova. A obra está sendo executada com recursos próprios. O conjunto da obra garante a perfuração de Poço Tubular com 208 m de profundidade com vazão de 20m³/h. E também a instalação de conjunto eletrobomba submersa de 12hp, com 120 m de profundidade.


No local está sendo construído um muro de proteção e uma casa de bomba. Para viabilizar o funcionamento foi firmado um convênio de operação do Sistema com a Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova. O SAAE também conclui até a próxima semana os trabalhos da ampliação da rede de distribuição d’água na comunidade Alto do Meio com uma extensão total de 1.500m.


A gestão do prefeito Paulo Martins pretende realizar inúmeras obras para beneficiar famílias de várias comunidades. Recentemente foi aprovada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil a liberação de 08 projetos de instalação do sistema de abastecimento de água que beneficiarão as comunidades Bom Lugar, Buritizinho, Pau D’arco, São Lourenço, Jordão, Veneza, Buriti e Pacatuba.


Da Editoria de Cidades

Momento Heróis do Jenipapo terá selo nacional lançado pelos Correios

O monumento aos Heróis do Jenipapo foi escolhido pelos Correios, como um dos quatro monumentos brasileiros tombados como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan, que terão um selo nacional oficial. O lançamento acontecerá no dia 17 de agosto, na Câmara de Vereadores.


Além do cemitério dos Heróis do Jenipapo, também foram escolhidos os cemitérios de Santa Isabel, na Bahia; das Artes, no Rio Grande do Norte e o cemitério da Soledade, no Pará. Todos são Patrimônios Culturais Brasileiros.

Para definir os detalhes da solenidade de lançamento, o prefeito Paulo Martins se reuniu nessa manhã de quarta-feira, 31, com a presidente da Fundação Cultural do Piauí, Bid Lima e com chefe da sessão de promoção dos Correios no Piauí, Benedito Martins.


O representante dos Correios informou ao prefeito que a solenidade em Campo Maior terá um status de evento nacional, uma vez que marca o inicio da circulação nacional do selo oficial ‘Patrimônio Cultural-Cemitério da Batalha do Jenipapo’. “Em toda a história dos Correios no Piauí essa é apenas a terceira vez que se lança um selo nacional e que tem um valor filatélico enorme”, comentou Benedito.

O prefeito Paulo Martins disse que o povo de Campo Maior estava honrado pelo reconhecimento nacional que os Correios estavam prestando à Batalha do Jenipapo. “Nós só temos a agradecer e prestigiar essa importantíssima homenagem no dia 17 de agosto, na Câmara de Vereadores”, comentou Paulo Martins.

Da Editoria de Cidades

Polícia retira moto achada dentro de lagoa em Campo Maior

Policiais da Força Tática de Campo Maior encontraram uma moto dentro da lagoa do bairro Parque Estrela, na noite desta terça-feira (30). O veículo foi retirado do lado e levado para o 1º Distrito de Polícia Civil, que cuidará da investigação que vai apurar se a moto foi roubada.


De acordo com o sargento Cunha, que comandou o trabalho, os policiais foram chamados ao local, após denuncia de que havia homens em atitude suspeita às margens da lagoa. O policial lembra que ao avistarem a aproximação da polícia, os suspeitos fugiram.


Ao fazer uma vistoria no local, os policiais localizaram a moto mergulhada no lago. Os militares contaram com ajuda de populares, que usaram um cabo e a viatura da Força Tática para retirar a motocicleta da lagoa. Pelo estado do veículo, os policiais acreditam que o transporte tenha sido abandonado pelo menos há 10 dias.


Segundo o sargento, o veículo recuperado trata-se de uma moto escura, tipo Honda CG 125. “A polícia vez ou outra encontra motos desovados aqui nesse lago. O major Cordeiro, nosso comandante, já determinou que a PM faça rondas rotineiras no local”, concluiu o sargento.


Com informações de Portal Campo Maior

Campo Maior: sorteio para as casas do Parque Recreio acontece nessa quarta

A Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Campo Maior realizam nessa quarta-feira, 31, o sorteio das casas do Parque Recreio, cuja lista final dos contemplados foi divulgada na semana passada pelo prefeito Paulo Martins. O evento está marcado para acontecer às 9 horas, na Câmara de Vereadores.


O sorteio vai servir para definir o futuro endereço dos contemplados. “É no sorteio que vamos definir quem vai ficar com essa ou aquela moradia do Parque Recreio. É uma forma democrática de escolher os futuros proprietários das casas, sem cometer injustiças com ninguém”, ressaltou o secretário de Habitação, Raimundo Pereira.

A data da entrega definitiva das 250 casas ainda será definida pela Caixa Econômica Federal, mas há uma previsão de que isso possa acontecer ainda no aniversário de Campo Maior, que será comemorado no próximo dia 08 de agosto.

O Parque Recreio é o primeiro residencial de Campo Maior construído com sistema completo de tratamento de esgoto e com coleta seletiva de lixo. “É um residencial completo que possui pavimentação, rede de água e iluminação pública”, comentou o prefeito Paulo Martins.

Da Editoria de Cidades

Prestação contas de reveillon é reprovada e ex-prefeito terá que devolver dinheiro

A prestação de contas do evento "Reveillon Maior" de 2009, foi reprovada pelo Ministério do Turismo e pelo Tribunal de Contas da União. Com a decisão, o ex-prefeito de Campo Maior, João Félix, terá que devolver R$ 453 mil aos cofres públicos por não comprovar os gastos com os R$ 300 mil que foram liberados na época do evento. O ex-prefeito tem 15 dias para apresentar defesa.


Conforme o relatório do Ministério do Turismo e do Tribunal de Contas, encaminhado no dia 10 de julho a Prefeitura de Campo Maior, o ex-prefeito teria feito licitações fraudulentas para a contratação de bandas, telões e geradores para a realização do Reveillon Maior.

O Ministério do Turismo também detectou que não há, na prestação de contas, documentação oficial que comprove a contratação dos artistas para a realização dos shows, que foram realizados nos dias 31 de dezembro de 2009 e 1º de janeiro de 2010, na Praça Valdir Fortes com as bandas Spacial, Forró Arre Égua, Xenhenhém, Tony Balada, Chicana e ainda Dorgival Dantas.

Veja o documento:



Da Editoria de Cidades

Campo Maior recebe veículo e kit para fortalecer Defesa Civil

Com o objetivo de fortalecer a estrutura das defesas civis de municípios do Piauí, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, realizou, nesta quinta-feira (25), fez a entrega dos kits de instrumentos de transporte, comunicação e armazenamento de dados. As cidades piauienses contempladas foram Barras, Campo Maior e Esperantina.


Esses municípios receberam uma viatura e equipamentos que auxiliarão no trabalho das coordenações municipais de Defesa Civil. Cada kit enviado pela Defesa Civil Nacional contém um veículo e equipamentos como máquinas fotográficas digitais e aparelhos de GPS, tablets e capas de chuva.

A entrega dos materiais foi feita pelo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. Ele explica que os instrumentos ajudarão no trabalho de monitoramento dos locais mais vulneráveis em períodos de chuva. “A gente precisa reconhecer os municípios que têm a preocupação com a sua população, que se empenham para preservar vidas. Esperamos que o kit possa ajudar um pouco mais a prevenir danos e chegar à meta zero de óbitos”, reiterou.


O Kit de Campo Maior foi entregue ao prefeito Paulo Martins, que ressaltou a importância da instrumentalizar a Defesa Civil dos municípios. “Eu considero a Defesa Civil uma área estratégica do meu governo, porque tem a missão de monitorar a relação do meio com as pessoas, ou seja, de amenizar os danos materiais e humanos de vítimas de desastres”, frisou Paulo Martins.

Paulo Martins foi a solenidade acompanhado do coordenador municipal da Defesa Civil, Edilson Silva, do secretário de Desenvolvimento Rural, Aloisio Ernesto, e do médico Marco Pereira.

Da Editoria de Cidades

Prefeito divulga lista do Minha Casa Minha Vida em Campo Maior

O prefeito Paulo Martins divulgou no inicio da tarde dessa quarta-feira (24), a lista dos 250 beneficiados com as casas do Parque Recreio, construídos através do Programa Minha Casa, Minha Vida em Campo Maior. A lista foi montada após intensa análise da Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento das moradias.


Paulo Martins explicou que a lista de contemplados sofreu algumas alterações por conta da investigação social feita pela Caixa, que procurou beneficiar quem realmente precisa de casa nova para morar com dignidade.


O secretário de Habitação de Campo Maior, Raimundo Pereira, também concedeu entrevista sobre a divulgação da lista. Ele explicou que o residencial Parque Recreio é um empreendimento diferenciado, uma vez que pela primeira vez atende a políticas sociais e também políticas ambientais.

Raimundo lembra, por exemplo, que o residencial é o primeiro do Piauí a destinar casa para casais homoafetivos (casais com mesmo sexo), a ter coleta seletiva de lixo e também sistema de esgoto controlado. “Agora a Caixa fazer o sorteio com os contemplados para saber em qual das casas eles vão morar e também marcar a data da entrega das chaves. Isso deve acontecer até o aniversário de Campo Maior”, informou Raimundo.

Da Editoria de Cidades

Prefeito assina decreto e determina cortes de cargos e despesas

O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, assinou decreto que corta grande parte das despesas da administração pública. A medida já havia sido anunciada pelo gestor, ao ser informado da queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e dos constantes bloqueios judiciais nas contas do executivo.

 
O prefeito justifica que o município vive um resultado negativo nas suas receitas e há uma necessidade de adequação do poder executivo às previsões da Lei de Responsabilidade Fiscal. Paulo Martins esclarece ainda que as medidas estão sendo adotadas para evitar atraso na folha de pagamento dos servidores municipais e para que sejam mantidos os serviços básicos da gestão.

Paulo Martins anuncia corte de 5% do quadro de cargos em comissão e funções gratificadas; A suspensão, em caráter temporário, de concessão de funções gratificadas, de licença para tratar de interesses particulares e licença prêmio, quando estas implicarem em nomeações ou contratações emergenciais para substituição do servidor afastado.


De acordo com o decreto ainda estão suspensas as nomeações de servidores efetivos e em comissão, contratações ou renovações de contratos temporários, bem como a cedência de servidores com ônus para o município. “Estão suspensas também a concessão de hora extra e de diárias”, completa Paulo Martins.

O prefeito Paulo Martins reuniu a sua equipe econômica na tarde dessa quinta-feira, 18/07,  e estabeleceu um prazo de 10 dias para que seja apresentado um plano de contenção de despesas para ser colocado em prática imediatamente.


Da Editoria de Cidades

Prefeitura recupera calçamento e intensifica limpeza

A Secretaria de Infraestrutura de Campo Maior deu início esta semana a operação de recuperação de calçamentos nas principais ruas da cidade onde o tráfego é intenso e o trânsito feito com dificuldades por carros, motos, bicicletas e pedestres. Outro trabalho que também está sendo realizado é o de limpeza nos bairros. Uma equipe está fazendo roço e retirado mato no conjunto José de Almeida nas imediações do Ginásio Poliesportivo. Segundo o gerente de Limpeza e Iluminação Pública Gilberto Araújo, uma equipe está no Bairro Cidade Nova e outras no São Luís.


Quanto à recuperação do calçamento começou pela Rua Cônego Gastão, no Bairro São João. Por conta das fortes chuvas que caíram no mês de fevereiro ao final de abril deste ano o calçamento ficou intrafegável pela força da água que arrancou paralelepípedos. Segundo o gerente de Projetos, Dibes Ibiapina, a operação vai continuar em outros bairros.

Da Editoria de Cidades

Governador confirma repasse de R$ 51 mil para saúde de Campo Maior

Wilson Martins anunciou um repasse de R$ 51 mil para a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior. O governador esteve na cidade para a entrega de equipamentos ortopédicos para portadores de necessidades especiais.


Os 433 instrumentos auxiliares de locomoção foram adquiridos após a realização de um mutirão feito, há 60 dias, pelo CEIR (Centro Integrado de Reabilitação) e a Secretaria Municipal de Saúde no SANDÚ.

Ao todo foram entregues 265 cadeiras de rodas, 41 bengalas e muletas, 14 andadores, 73 pares de sapatos para diabéticos, 03 próteses, 26 órteses e 11 botas ortopédicas que beneficiam pacientes das cidades de Campo Maior, Coivaras, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Boqueirão do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré.


Wilson Martins afirmou que o CEIR Móvel vai continuar auxiliando os municípios no trabalho de reabilitação de pacientes e que o seu governo vai continuar colaborando com a saúde das cidades piauienses. “Um exemplo disso é Campo Maior que estamos começando a repassar para a Secretaria Municipal de Saúde mensalmente R$ 51 mil só para o custeio do sistema”, frisou Wilson.


Além do prefeito Paulo Martins, receberam o governador em Campo Maior, os prefeitos Zé Resende (Boa Hora), Adalberto Rocha (Jatobá), e as prefeitas Ana Célia (Cocal de Telha), Edimê Freitas (Coivaras) e Patrícia Leal (Altos).

Da Editoria de Cidades

Posts anteriores