Cidadeverde.com

Prefeitura sai da lista de inadimplência e pode firmar convênios federais

O prefeito de Campo Maior poderá formalizar convênios com o Governo Federal e receber recursos para financiar obras. A liberação para operações financeiras foi autorizada pela Caixa Econômica Federal após a regularização de pendências, desde 2012, junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC), espécie de SPC" das prefeituras.

                        Fotos: Portalcampomaior

O município estava inadimplente por convênio firmado ainda em 2006, para a construção de 89 residências. O prefeito Paulo Martins viajou para Brasília nesta quarta-feira (02), de posse do comprovante de liberação do CAUC, para buscar recursos a serem investidos no município.

"Como o município agora está apto a receber recursos federais estamos na expectativa que sejam liberados R$ 6 milhões para investimentos na Educação de Campo Maior. Vamos buscar financiamentos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, disse Paulo Martins.

Ainda de acordo com prefeito, outras propostas para a Educação como a construção de prédios para escolas, compra de equipamentos mobiliários e climatização de salas de aula também estão em andamento.


Com informações Portalcampomaior

Motoqueiro preso por atropelar e matar dentista pode ir a júri popular

A Justiça marcou para o dia 22 de outubro a audiência para ouvir as testemunhas da morte de Maria Augusta de Oliveira Aquino, atropelada por um motoqueiro na noite do dia 26 de maio. O piloto José Dyony Kennedy Araujo Lima pode ser levado a júri popular. 


O caso ocorreu em um período de grande comoção, com outros dois acidentes com óbito na mesma época em Campo Maior. A situação fez o prefeito Paulo Martins (PT) decretar luto oficial. 

A defesa do motoqueiro ingressou com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça do Piauí, alegando que o réu está preso há 120 dias sem audiência de instrução. Mas o pleito foi negado pelo desembargador Erivan Lopes, em decisão do dia 1º de outubro.

Dyonny Kennedy foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio doloso, quando há a intenção de matar. Se após a audiência de instrução a Justiça concordar com os argumentos de que houve dolo eventual, ou seja, que ele assumiu o risco de matar a dentista, o motoqueiro pode ir a júri popular. 

Foto: Liderpublicidades
Moto que atropelou a dentista

O promotor Cláudio Bastos relatou ao Cidadeverde.com a existência de agravantes contra o piloto. Segundo a denúncia, ele não tinha habilitação, estava em velocidade excessiva, com farol desligado ou defeituoso e um dos pneus carecas. Além disso, dona Maria Augusta, de 70 anos, já estava com um dos pés no canteiro central da avenida Santo Antônio, onde foi atropelada e acabou morrendo. 

"O Ministério Público pretende levá-lo a júri, mas isso vai depender das provas coletadas", explicou o promotor, admitindo que a tipificação do crime poderá ser alterada a pedido do próprio MP, se entender que as evidências não foram suficientes. 

Se após as testemunhas e alegações finais forem ouvidas, Dyony Kenney for a júri popular, poderá ser condenado a pena de 12 a 30 anos de prisão. Mas se o caso for de homicídio simples, a pena varia de 6 a 20 anos de detenção. 

Fábio Lima

Governador Wilson Martins lançará caravana "Piauí da Gente" em Campo Maior

O governador Wilson Martins fará a abertura oficial da Caravana ‘Piauí da Gente’, que será realizado no próximo dia 04 de outubro (sexta-feira) em Campo Maior. Durante o evento serão realizadas várias atividades culturais  com a participação de artistas populares.


Wilson Martins fará o discurso de abertura das atividades da Caravana ‘Piauí da Gente’, no auditório da Câmara de Vereadores de Campo Maior.  Essa caravana percorrerá seis municípios escolhidos pela equipe do governador sendo o primeiro Campo Maior.


PROGRAMAÇÃO DE CAMPO MAIOR

8h – Encontro de Radialistas e Blogueiros do Piauí – Câmara Municipal de Campo Maior
8h – Serviços de Cidadania – Sasc – Local:Complexo Cultural Valdir  Fortes
14h – Oficina de Pintura –Local:Complexo Cultural Valdir  Fortes
16h – Intervenção artística – “Mural Cores e Sabores” – Local: Muro da AABB
18h – Mostra de Vídeos – Local:Complexo Cultural Valdir  Fortes
19h – Show com Vagner Ribeiro e Valor de PI – Local:Complexo Cultural Valdir  Fortes

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE RADIALISTAS DE BLOGUEIROS DO PIAUÍ

Cronograma Campo Maior (com visita do Governador)

8h às 9h - Recepção Governador (entrevistas e cerimonial de abertura)
9h às 10h30 - Bate-papo 1
Tema: Desafios da atividade jornalística no rádio e internet no Piauí
Convidado 1: Elivaldo Barbosa (Cidade Verde)
Convidado 2: Edílson Oliveira (Rádio Carnaúba FM)
Convidado 3: Blogueiro local

10h30 às 11h: Intervalo
11h às 12h: Bate-papo 2
Convidado 4: Ítalo John  e equipe do programa

12h: Sorteio de brindes

Da Editoria de Cidades

Justiça nega soltura de comerciante acusado de estuprar sobrinha

O desembargador Erivan Lopes negou nesta quarta-feira (2) o pedido de habeas corpus do comerciante acusado de estuprar a própria sobrinha, de apenas 12 anos. O suspeito foi preso no dia 25 de setembro e nega a autoria do crime. 

Em sua defesa, o comerciante alega que o exame de corpo de delito foi feito um mês após o suposto fato, o que não seria suficiente para comprovar a materialidade. 

Além disso, o advogado sustenta, segundo os autos, que seu cliente é réu primário e tem "idade avançada (cinquenta e oito anos), problemas na coluna vertebral e falta de firmeza nos membros inferiores, ficando impossibilitado da prática do referido crime".

Nos autos ainda consta que o exame apontou que a "rotura himenal ocorreu na data provável do suposto estupro". Mostra ainda relatos da mãe, de que a filha teria tentado cometer suicídio após o ato. 

O comerciante já concedeu entrevista a imprensa de Campo Maior negando a autoria do crime, que só lhe teria sido atribuída por ter negado a dar dinheiro para uma pessoa. 

Fábio Lima

1ª Feira da Agricultura Familiar incentivará pequenos produtores rurais

Os pequenos produtores rurais de Campo Maior terão a oportunidade de expor a produção e mostrar potencialidades durante a 1ª Feira da Agricultura Familiar Campomaiorense. A realização do evento foi discutida em reunião nesta segunda-feira, 30, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Ainda sem data definida, a expectativa é que o evento ocorra no início de 2014. O secretário Aloísio Ernesto destaca as ações já desenvolvidas para incentivar a produção do homem do campo. Entre estas, a aquisição de maquinário para reforçar a patrulha mecanizada da prefeitura  e a aprovação de 21 projetos de abastecimento comunitário.

                    Foto: Portalcampomaior

“Adquirimos maquinário que melhora substancialmente o serviço de construção e reforma de estradas na zona rural, bem como garante a produção no campo”, frisou o secretário de Desenvolvimento Social.

O prefeito destaca que a meta do governo municipal é continuar os investimentos no homem do campo e projeta a construção de 200 quilômetros de estradas, abastecimento de 21 comunidades rurais e construção de 250 casas no interior do município. “É preciso que a nossa administração projete o campo para produzir e fortalecer a renda do trabalhador rural”, completou.


Com informações portalcampomaior

Motociclistas morrem após colisão com veículo

A colisão entre uma motocicleta e um veículo na PI-130 resultou na morte de dois jovens neste domingo (29). O acidente ocorreu entre os municípios de Jatobá do Piauí e Campo Maior. 

                          Fotos: Campomaioremfoco


Populares relatam que Cleilson da Silva Pereira, 20 anos, e Felipe de Oliveira, 15 anos, retornavam de uma festa na localidade Santa Rosa, zona rural de Jatobá do Piauí, quando colidiram com o veiculo conduzido por Manoel Gomes Bandeira Neto.



"O motorista do carro estava no mesmo evento e tinha ido deixar amigos em uma comunidade e voltava para festa, quando aconteceu a acidente", relatam populares.


Com o impacto do acidente, o veículo desceu o aterro, mas o motorista, que se evadiu do local, não teve ferimentos graves. Equipes da Polícia Civil, IML e PRF foram acionados e os corpos retirados e encaminhados para Teresina, para realização de exame cadavérico.


Com informações Campomaioremfoco

Polícia fecha boca de fumo e prende três pessoas com 120 pedras de crack

A Polícia de Campo Maior, prendeu na tarde desta sexta-feira (27), três pessoas acusadas de tráfico de drogas, no bairro Flores. Com o trio foram apreendidas cerca de 120 pedras e 10g de Crack, além de joias e outros pertences que eram trocados por droga. O local da prisão fica na rua Nazaré Neves, e funcionava como boca de fumo. Segundo a Polícia, a droga era distribuída para pelo menos três outros bairros.

Fotos: Portal Campo Maior

Os acusados foram identificados pela delegada como, Ancelmo Lima da Cruz, Ronilson Fonseca da Cruz e Ângela Rodrigues Viana. Duas motos também foram apreendidas no local. Participaram da operação, o serviço de inteligência da Polícia Civil e a delegada titular do 1º distrito policial, Ana Luísa Marques.  


"Na verdade o Ancelmo era o proprietário da droga, levava até a residência onde era fracionada, embalada para o consumo e vendida na mesma residência. As pessoas procuravam e eram atendidas", explicou a delegada.

Além da prisão, os agentes fizeram uma vistoria no terreno ao lado da residência a procura de droga jogada no local.



Rayldo Pereira
Com informações de Portal Campo Maior

Comerciante é preso acusado de estuprar sobrinha de 12 anos

Policiais do Serviço de Inteligência da Polícia Civil  de Campo Maior prenderam, nesta quarta-feira (25), um comerciante de 60 anos, que não teve a identidade revelada, acusado de estuprar a própria sobrinha de apenas 12 anos. 

A delegada Alexandra Santos, do 2º DP, disse que a violência sexual foi comprovada através de exame de corpo de delito que atestou a conjunção carnal, mas negou que a criança estivesse grávida. 

                           Foto: Portalcampomaior
 Delegada Alexandra Santos

O acusado foi preso após expedição de um mandado de prisão expedido pelo juiz Edson Alves da Silva, da 1ª Vara Criminal de Campo Maior. A delegada conta ainda que o estupro teria ocorrido uma única vez. 

"Ela já fez todos os exames e a informação de que a criança está grávida não é verdadeira. A agressão contra a menina teria ocorrida uma única vez, após o acusado abordá-la e levá-la para um local sem movimentação", finaliza Alexandra Santos. 


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Campo Maior será o 1º município a implantar projeto de ressocialização de presos

Campo Maior deve ser o primeiro município do Piauí a implantar a Unidade de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC). O projeto foi debatido durante visita do corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Paes Landim, ao prefeito Paulo Martins, nesta terça-feira (24).

O diferencial da APAC para as unidades prisionais comuns é que se busca a humanização no cumprimento de penas, tendo como resultados direto o percentual quatro vezes menor de reincidências e o custo mensal com o apenado diminuído para um terço em relação ao que é gasto no sistema convencional.

                          Fotos: Portalcampomaior


O corregedor Antônio Paes Landim informou que o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Justiça irão aproveitar a estrutura do prédio em construção, que seria a sede da Casa de Detenção de Campo Maior, para readaptar e abrigar a unidade da APAC. “Esse projeto já existe em São Paulo e Minas Gerais e Campo Maior será o projeto-piloto no Piauí”, conformou o desembargador.


Para implantação do projeto será realizada ainda uma audiência pública e um seminário municipal em dezembro deste ano para a articulação com a sociedade e explanação da nova modalidade de cumprimento de penas. “Estamos colocando o município à disposição”, frisou o prefeito Paulo Martins.

Além do corregedor de justiça estavam presentes na reunião, o diretor do Fórum de Campo Maior, Edson Alves da Silva, responsável pelas execuções penais de presos da comarca campomaiorense. “Eu vejo nesse projeto uma saída humana para a ressocialização de presos”, ressalta o juiz.


Com informações portalcampomaior

Homem é atingido com facadas durante briga em Campo Maior

Um homem identificado como "Nego Bina", foi atingido com duas facadas durante uma briga de bar em Campo Maior. O acusado foi identificado como "Naldo" e a briga aconteceu no bairro Flores.

Após atingir o adversário com as facadas, "Nego Bina" fugiu. "Naldo", foi socorrido e levado para o Hospital Regional de Campo Maior.

A Força Tática da PM, realizou diligências à procura do acusado.

Com informações de Portal Campo Maior

Posts anteriores