Cidadeverde.com

Policias fazem treinamento para identificar veículos clonados em Campo Maior

As policias civil e militar de Campo Maior estão recebendo treinamento sobre documentação de veículo e poder identificar automóveis clonados. A capacitação está sendo feita pela Polícia Rodoviária Federal no auditório da Secretaria Municipal de Educação, (SEMEC). Policiais da Força Tática e do Serviço de Inteligência da Polícia Civil participam da qualificação.


O treinamento faz parte de uma ação conjunta entre as forças de segurança que atuam em Campo Maior. Os policiais estão sendo capacitados através de instruções repassadas pelo inspetor Tony Carlos, da PRF, que é especialista em identificação de clonagem de veículos.


A ideia desse treinamento foi concretizada após a deflagração da Operação ‘Cegonha’, onde a Polícia Civil conseguiu apreender 12 veículos clonados na região de Campo Maior.

Da Editoria de Cidades

Quatro motocicletas são apreendidas em operação de trânsito

A Polícia Militar deflagrou, nesta quarta-feira (09), operação de combate aos crimes de trânsito em Campo Maior. As blitz serão realizadas semanalmente nas ruas e avenidas de maior movimento na cidade. 

                           Foto: Portalcampomaior

Na operação foram apreendidas quatro motocicletas e levadas para o 1º Distrito Policial. De acordo com o sargento Cunha, sub-comandante da Força Tática de Campo Maior, serão combatidas infrações como veículos sem placas, com documentação irregular, motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação e motoqueiros sem capacetes.

"As blitz irão acontecer por determinação do major Ruy Cordeiro, comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, por força de um convênio existente entre a Polícia Militar e o Detran do Piauí.A orientação do comando é combater as infrações, para preservar vidas”, finalizou o sub-comandante.


Com informações Portalcampomaior

Gestores se reúnem para elaborar o Plano Plurianual

Gestores de Campo Maior se reuniram para discutir o Plano Plurianual (PPA) que elenca ações a serem implementadas no município de 2014 a 2017. A reunião foi realizada nesta segunda-feira (07), no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de todos os secretários municipais e gerentes. 


“Antes, os gestores municipais contratavam uma consultoria e o PPA de Campo Maior era feito em um escritório em Teresina. O que queremos agora é dar uma dinâmica, ouvindo todos os agentes da administração e planejando o governo”, disse o secretário municipal de Planejamento, Francisco Sousa.

Além de discutir o PPA com os gestores, a prefeitura de Campo Maior também está discutindo o orçamento de 2014 com as comunidades, através da realização de audiências públicas. 

“Estamos planejando a realização de 10 audiências, onde estaremos ouvindo a população para que sejam apontadas as prioridades das comunidades. A determinação do prefeito Paulo Martins é para que façamos uma gestão transparente e com a participação popular”, reitera o secretário das Relações Institucionais, César Robério.


Da Editoria de Cidades

Condutor tenta fugir de bloqueio da PRF e é autuado por embriaguez

O motorista Marcello Santos de Moraes foi autuado em flagrante após invadir uma barreira policial no posto da PRF, em Campo Maior. De acordo com informações da Polícia Civil, o condutor estava com sinais evidentes de embriaguez e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

                            Foto: Portalcampomaior

"O motorista estava em alta velocidade, com sinais de embriaguez, fazendo ziguezague na BR-343 e só foi alçançado pela PRF nas proximidades do monumento Heróis do Jenipapo", conta a delegada Ana Luiza. 

Mesmo se recusando a fazer o teste do etilômetro, Marcello Santos foi conduzido à delegacia de Campo Maior e liberado após pagamento de R$ mais de 2 mil em fiança. 


Com informações Portalcampomaior

Trio armado invade fórum e amordaça vigia e servidor

Atualizada às 10h32

Peritos estão no Fórum Desembargador Manoel Castelo Branco, em Campo Maior, que foi alvo da ação de bandidos na noite de ontem (06).De acordo com o chefe de cartório Baker Martins, ainda não se sabe qual era o alvo dos criminosos, mas informações preliminares indicam que a intenção dos homens era roubar armas. 


"O vigia estava sem arma, mas foram levadas armas do próprio fórum e os peritos estão investigando se foi levado algum processo, além do notebook. Pelas características, acredita-se que os bandidos eram adolescentes, no entanto, ninguém foi identificado", conta Martins. 

O vigia de plantão e o funcionário do fórum foram encaminhados ao Hospital Regional de Campo Maior com escoriações leves e foram liberados. 

Postada às 22h16

Três homens armados invadiram na noite deste domingo – por volta das 21h30 – o Fórum do município de Campo Maior. Segundo a Polícia, os homens renderam o vigia e um funcionário do Fórum. Eles levaram armas, notebooks e agrediram o segurança com coronhadas. Os criminosos amarraram o vigia e o servidor e os deixaram amordaçados.

O policial de plantão, Pedro Filho, informou ao Cidadeverde.com que os bandidos entraram na secretaria da 2ª vara e no setor de distribuição.

“O funcionário do Fórum ia passando e foi conversar com o vigia quando foi pego por azar durante o assalto. Eles agrediram o vigia com coronhadas e deixaram amarrados no Fórum”, disse o policial.

Os criminosos mexeram no armário e deixaram um rastro de destruição de papeis no local.
Segundo o vigia, os bandidos pareciam menores de idades. 

É a terceira vez que o fórum de Campo Maior é arrombado.


Flash Yala Sena e Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Conselho de Segurança e PM instalam Pelotão Mirim em Campo Maior

O primeiro Pelotão Mirim de Campo Maior foi instalado na manhã desse sábado, 06, em uma solenidade realizada no quartel do 15º Batalhão da Polícia Militar. 200 crianças e adolescentes integram o pelotão, que tem como objetivo propiciar condições para que os participantes tenham maior oportunidade na construção da cidadania, afastando-os da violência, das drogas, permitindo-lhes maior participação na sociedade.

Fotos: Portal Campo Maior

O trabalho comunitário em Campo Maior tem como idealizadores o tesoureiro do Conselho Municipal de Segurança, Reginaldo Costa, e a presidente do CONSEG, Francisca das Chagas Santos, a Chaguinha. “As crianças receberão acompanhamento escolar e social além de desenvolverem ações e atividades como militar, esportiva e pedagógica”, disse Reginaldo Costa.


O lançamento do Pelotão aconteceu no 15º BMP, do município com a participação do Pelotão Mirim do Rone de Teresina sobre o comando do Capitão Fábio Abreu.

Estiveram presentes além dos pais das crianças, autoridades do município como o vereador Carlos Torres e o secretário de Transito, Capitão Paz.

Da Editoria de Cidades

Oficina de Pintura retrata Campo Maior pelos olhos de crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes do município de Campo Maior, localizado a 84 quilômetros de Teresina, participaram, na tarde desta sexta-feira (4), da Oficina de Pintura da Caravana Piauí da Gente. Com muita criatividade, eles retrataram a identidade do município através de desenhos e pinturas.


A Igreja de Santo Antônio, no Centro da cidade, foi tema do desenho escolhido por Jeferson dos Santos, 11 anos, que é encantado pela arquitetura do templo religioso. “Lá é muito bonito, principalmente os vitrais. Estou desenhando a igreja para homenagear a minha cidade e o Piauí”, explica empolgado.

O objetivo da Oficina, ministrada pela professora Luciana Leite, é exaltar as belezas do estado através da visão de cada participante. “Estamos levando o tema da ‘piauiensidade’ para mostrar que nosso estado é rico em belezas. Primeiro, apresentamos um pouco da história da arte, também trabalhando temas como formas geométricas e cores, para inspirar os participantes a reconhecerem a identidade do município e fazer arte através disso”, explica Luciana.


A estudante Jamilly Perante, 14 anos, entendeu a proposta e disse ter ficado encantada com os aprendizados conquistados através da Oficina. O pequeno Cauã Andrei, 8 anos, também se inspirou com as cores apresentadas pela atividade. “Vou fazer colorido, porque sempre fica mais bonito, como nas obras que a tia mostrou”, lembrou.

Acompanhados pela orientadora social do Projovem, Nazaré Saraiva, cerca de 40 alunos participaram da atividade, que acontece no Centro da cidade, no Complexo de Cultura e Lazer Valdir Fortes. “Muitas vezes falta oportunidade das crianças trabalharem com essa parte lúdica de aprendizado, foi uma ótima oportunidade de eles expressarem sua criatividade para homenagear o Piauí e Campo Maior”, afirma.

Como continuidade da Oficina, alguns integrantes participam da intervenção urbana feita no Centro da cidade, na pintura do mural “Cores e Sabores”. As tintas de diversas cores ajudam a preencher o desenho que retrata a cultura do município, em um grande mural a céu aberto.

A Caravana Piauí da Gente faz parte das atividades realizadas pelo Governo do Estado, que acontece durante todo o mês de outubro, em alusão ao aniversário do Piauí.

Da Editoria de Cidades

Governador abre Encontro de Radialistas e Blogueiros do Piauí

O governador do Piauí, Wilson Martins, participou, na manhã desta sexta-feira (4), da abertura do Encontro de Radialistas e Blogueiros do Piauí, em Campo Maior, 80 quilômetros ao Norte de Teresina. O evento reuniu cerca de 300 participantes entre radialistas, blogueiros e comunidade.


Durante a abertura, o governador ressaltou que a atividade faz parte da programação que comemora o aniversário do Piauí. “Campo Maior é um município símbolo da bravura do nosso povo. Nada melhor do que enaltecer a coragem do povo piauiense com uma programação especial, que começa por aqui”, destacou Martins. “Com investimentos nos principais setores, estamos transformando o Piauí. Essa é a melhor forma de comemorar os 191 anos da nossa terra”, acrescentou.

Comunicadores locais, como o radialista Edilson Oliveira e o blogueiro Jorge Câmara Lemos, participam da discussão sobre as mudanças pelas quais vêm passando a Comunicação, bem como as novas formas de exercê-la. Os radialistas Ítalo John e André Moura, ao lado do jornalista Elivaldo Barbosa, de Teresina, contribuem com as discussões durante esta manhã.

Comunicador há mais de 10 anos, José Thiago trabalha na rádio Vitória FM, em Passagem Franca, que tem abrangência em mais de cinco municípios do entorno. Segundo ele, o evento vem suprir uma necessidade do ofício. “O radialista que não se atualiza fica preso ao passado. Estamos trocando experiências para poder levar contribuições para a minha realidade”, avaliou.

O jornalista Eugênio Bringeo, que atua no portal Campo Maior, completa: “Esse é um momento muito importante por permitir interação entre os profissionais da região. Acima de tudo, essa é uma forma de proporcionar uma comunicação melhor”, considerou o jornalista.

Durante todas as sextas-feiras deste mês de outubro, a Coordenadoria de Comunicação do Piauí (CCom) realizará encontros como este nas principais cidades do Estado. Picos, Parnaíba e Bom Jesus são os próximos municípios a sediarem o evento.

"Esse encontro é muito importante, porque a Comunicação e as novas ferramentas de informação são armas essenciais para o desenvolvimento de qualquer região", diz o prefeito Paulo Martins.

Além do encontro, o Governo do Estado realiza uma série de atividades simultâneas em Campo Maior. A Caravana Piauí da Gente realiza ações de cidadania e cultura durante todo o dia, a exemplo de expedições de carteira de identidade e de trabalho, oficina de pintura, intervenções artísticas, mostra de vídeo e show com Vagner Ribeiro e Valor de Pi.

Da Editoria de Cidades

Prefeitura sai da lista de inadimplência e pode firmar convênios federais

O prefeito de Campo Maior poderá formalizar convênios com o Governo Federal e receber recursos para financiar obras. A liberação para operações financeiras foi autorizada pela Caixa Econômica Federal após a regularização de pendências, desde 2012, junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC), espécie de SPC" das prefeituras.

                        Fotos: Portalcampomaior

O município estava inadimplente por convênio firmado ainda em 2006, para a construção de 89 residências. O prefeito Paulo Martins viajou para Brasília nesta quarta-feira (02), de posse do comprovante de liberação do CAUC, para buscar recursos a serem investidos no município.

"Como o município agora está apto a receber recursos federais estamos na expectativa que sejam liberados R$ 6 milhões para investimentos na Educação de Campo Maior. Vamos buscar financiamentos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, disse Paulo Martins.

Ainda de acordo com prefeito, outras propostas para a Educação como a construção de prédios para escolas, compra de equipamentos mobiliários e climatização de salas de aula também estão em andamento.


Com informações Portalcampomaior

Motoqueiro preso por atropelar e matar dentista pode ir a júri popular

A Justiça marcou para o dia 22 de outubro a audiência para ouvir as testemunhas da morte de Maria Augusta de Oliveira Aquino, atropelada por um motoqueiro na noite do dia 26 de maio. O piloto José Dyony Kennedy Araujo Lima pode ser levado a júri popular. 


O caso ocorreu em um período de grande comoção, com outros dois acidentes com óbito na mesma época em Campo Maior. A situação fez o prefeito Paulo Martins (PT) decretar luto oficial. 

A defesa do motoqueiro ingressou com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça do Piauí, alegando que o réu está preso há 120 dias sem audiência de instrução. Mas o pleito foi negado pelo desembargador Erivan Lopes, em decisão do dia 1º de outubro.

Dyonny Kennedy foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio doloso, quando há a intenção de matar. Se após a audiência de instrução a Justiça concordar com os argumentos de que houve dolo eventual, ou seja, que ele assumiu o risco de matar a dentista, o motoqueiro pode ir a júri popular. 

Foto: Liderpublicidades
Moto que atropelou a dentista

O promotor Cláudio Bastos relatou ao Cidadeverde.com a existência de agravantes contra o piloto. Segundo a denúncia, ele não tinha habilitação, estava em velocidade excessiva, com farol desligado ou defeituoso e um dos pneus carecas. Além disso, dona Maria Augusta, de 70 anos, já estava com um dos pés no canteiro central da avenida Santo Antônio, onde foi atropelada e acabou morrendo. 

"O Ministério Público pretende levá-lo a júri, mas isso vai depender das provas coletadas", explicou o promotor, admitindo que a tipificação do crime poderá ser alterada a pedido do próprio MP, se entender que as evidências não foram suficientes. 

Se após as testemunhas e alegações finais forem ouvidas, Dyony Kenney for a júri popular, poderá ser condenado a pena de 12 a 30 anos de prisão. Mas se o caso for de homicídio simples, a pena varia de 6 a 20 anos de detenção. 

Fábio Lima

Posts anteriores