Cidadeverde.com

Transporte público é mantido, mas só trabalhadores essenciais terão acesso; veja mudanças

Foto:Arquivo/Cidadeverde.com 

A prefeitura de Teresina desistiu de suspender a circulação dos ônibus do sistema público de transporte. No entanto, a partir deste segunda-feira (4) o percurso dos veículos será direto dos bairros para o Centro e  a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) garante que somente trabalhadores dos serviços essenciais terão acesso ao cartão eletrônico.   Não será aceito pagamento da passagem em dinheiro. 

Segundo levantamento da Strans, uma média de 10 a 15 mil trabalhadores essenciais são usuários do transporte coletivo. A superintendência explica que a integração poderá ser feita em qualquer ponto de cruzamento das linhas, como o centro da cidade e as avenidas João XXIII e Frei Serafim. Da mesma forma que funcionava antes, a troca deve ser feita num prazo máximo de duas horas. Ele explica ainda que os oito terminais de integração serão fechados e haverá paradas de ônibus nos bairros.

 “Vamos voltar ao sistema antigo. Nas linhas alimentadoras, o percurso será o mesmo, mas os ônibus não irão entrar nos terminais. A viagem seguirá até o centro para evitar a aglomeração nos terminais. Queremos evitar aglomeração de pessoas de áreas diferentes da cidade, diminuindo o risco de contágio da doença”, explica o superintendente da Strans, Weldon Bandeira. 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura vem monitorando o perfil dos usuários do transporte público. O levantamento apontava que, mesmo diante do fechamento das atividades econômicas e a suspensão das aulas, cerca de três mil idosos e 2,5 mil estudantes continuavam usando o transporte público diariamente. “Por conta disso, cancelamos a gratuidade e também o subsídio do estudante. Com isso, tivemos uma queda para 10% da demanda normal, que acreditamos que seja dos trabalhadores dos serviços considerados essenciais. Mas esse número voltou a aumentar nos últimos 15 dias, exigindo medidas mais enérgicas”, argumentou o superintendente.

A queda no índice de isolamento social também foi fator determinante para as mudanças no sistema do transporte coletivo. As medidas adotadas pela Strans têm como objetivo evitar as aglomerações e reduzir possíveis riscos de contaminação pela Covid-19 e devem ser mantidas enquanto durar o estado de calamidade pública em saúde.

A Strans também vai dar continuidade ao cadastro de vans e ônibus na sede do órgão na próxima segunda-feira (4), das 8h às 12h, para complementar a frota, caso haja alguma necessidade. “Esses veículos podem ajudar a atender a população. Há vários dias o sistema de transporte alternativo com vans foi paralisado por determinação do sindicato dessa categoria”, informou Weldon.

 

Izabella Pimentel
Com informações da PMT
[email protected] 

Pacientes de Teresina e Júlio Borges morrem por Covid; Piauí tem 742 casos confirmados

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou, na noite deste sábado (2), mais duas mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Os pacientes são de Teresina e Júlio Borges - que ainda não tinha casos de Covid-19. O total de testes positivos no estado chegou a 742. 

Em Teresina, faleceu um homem de 46 anos com histórico de hipertensão. A vítima de Júlio Borges estava internada no hospital Tibério Nunes, em Floriano. Ele tinha 69 anos e problemas cardíacos. 

Agora são 28 óbitos de pacientes de Teresina (14), Parnaíba (3), Piracuruca (2), Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Bom Princípio do Piauí, Júlio Borges, Itaueira, Pedro II, Picos, São Francisco do Piauí e São José do Divino (1). 

Em Piripiri, um jovem internado após afogamento veio a óbito. Ele teve teste positivo para o novo coronavírus, mas a investigação do caso concluiu que a Covid-19 não foi a causa da morte. 

Novos casos
Foram 77 testes positivos nas últimas 24 horas em todo o estado, 42 do sexo masculino e 35 do sexo feminino. As idades variam de 18 a 70 anos. 

O Piauí agora tem 742 casos em 67 municípios. Foram registrados os primeiros casos em Amarante, Cocal dos Alves, Colônia do Piauí, Júlio Borges, Monsenhor Hipolito, São Gonçalo e São Miguel da Baixa Grande.

O primeiro caso de Colônia do Piauí foi confirmado pelo hospital Deolindo Couto, em Oeiras, onde o paciente está internado - um homem, de 43 anos, que está na enfermaria da unidade de saúde. 

Em Teresina, foram 38 novos casos confirmados - 458 no total. 

Cenário no interior
Depois da capital, as cidades com mais casos são: São Raimundo Nonato (29), Picos (28) e Parnaíba (27) - em todas elas, os números se estabilizaram, com poucos testes positivos nos últimos dois dias. 

Em outros municípios do interior, os números começaram a crescer de forma mais acelerada. Em 10 dias, Miguel Alves passou de 2 para 22 casos confirmados. 

Na sexta-feira (29), União tinha 6 testes positivos para o novo coronavírus. Agora são 16 casos confirmados. 

Com 18 testes positivos, 5 a mais que o dia anterior, Esperantina reforçou barreiras sanitárias em todas as entradas do município. A prefeita Vilma Amorim também assinou novo decreto reforçando as medidas de isolamento social. 

Em Piripiri, o secretário municipal de Saúde, Almiro Mendes, fez um apelo nas redes sociais. "Nós saímos de 0 a 10 casos em 7 dias. Isso mostra o quanto essa doença se dissemina. (...) Os profissionais estão cansados. O sistema de saúde é limitado. A gente precisa da compreensão e da colaboração de todos", declarou. A cidade tem 4 pacientes internados e 38 em isolamento domiciliar. 

Situação hospitalar 
O número de suspeitos internados subiu de 205 para 211. São 143 pacientes em leitos clínicos, 63 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 5 em leitos de estabilização. Outros 159 tiveram alta. 

Fábio Lima
[email protected]

Brasil tem 421 mortes por covid-19 em 24 horas; total de óbitos chega a 6.750

Foto: Cadu Rolim /Fotoarena/Folhapress

O Ministério da Saúde informou neste sábado, dia 2, que foram registradas 421 mortes por coronavírus e 4.970 casos da doença nas últimas 24 horas. Com isso, o Brasil chegou a 96.559 pessoas diagnosticadas e 6.750 óbitos decorrentes da doença.

São Paulo segue como o Estado com maior número de casos, são 31 174 pessoas identificadas com a doença e 2.586 óbitos. O Rio de Janeiro registra 971 mortos neste sábado e 10.546 contaminações. Em seguida, o Ceará tem 8.309 contaminados e 638 mortes; Pernambuco registra 628 mortos e 8.145 casos; e Amazonas possui 8.145 casos e 501 mortes.

O governo admite que há uma grande subnotificação de casos de óbitos e de contaminações, mas evita fazer projeções do número real. Estados como São Paulo já chegaram a falar em um volume até nove vezes superior ao número oficial.

Por Julia Lindner e André Borges
Estadão Conteúdo

Elenco do Flamengo e Jorge Jesus são submetidos a exames da covid-19

Reprodução/Fla TV

O técnico Jorge Jesus, o elenco do Flamengo e os integrantes portugueses da comissão técnica da equipe da Gávea foram submetidos, neste sábado, a testes para a covid-19. Este é o primeiro passo para o retorno das atividades do atual campeão sul-americano. Os resultados saem em até 72 horas.

Uma equipe médica foi até a casa de cada funcionário do Flamengo, ao contrário do que ocoreu na sexta-feira, quando os demais integrantes do departamento de futebol, além de dirigentes, fizeram a coleta no estacionamento do Ninho do Urubu

A ideia da diretoria do Flamengo é retomar os treinos na terça-feira, depois que os resultados forem divulgados. Ainda assim, o clube vai aguardar a autorização por parte da autoridades de saúde.

O clube carioca pretende voltar às atividades aos poucos. Primeiro os treinos devem ser em pequenos grupos, em um ambiente aberto, até ser possível realizar as os trabalhos com o elenco completo.

Fonte: Estadão Conteúdo

Fórmula 1 planeja fazer duas corridas na Áustria, Inglaterra, Hungria e Bélgica

Foto: Andy Hone / LAT Images / Pirelli

 

Após cancelar três corridas e adiar outras sete, por causa da pandemia do coronavírus, a Fórmula 1 busca ganhar tempo e realizar dois grandes prêmios em finais de semana consecutivos na Áustria, Inglaterra, Hungria e Bélgica. Mas sem público.

Em todos esses países, o circuito fica em locais afastados e longe de metrópoles. "Um dos desafios logísticos é fazer com que todos sejam testados e obter a aprovação para entrar no ambiente de corrida", disse Ross Brawn, diretor esportivo da F-1. "Podemos conter todos dentro desse ambiente e, portanto, uma vez que estamos lá, será atraente fazer outra corrida na semana seguinte."

A temporada está prevista para começar dia 5 de julho, na Áustria. "É um local que se adapta muito bem a essas características. Tem um aeroporto local ao lado do circuito, onde as pessoas podem pousar em aviões fretados", afirmou Brawn

Depois da etapa austríaca, caso ocorram duas corridas (5 e 12 de julho), o próximo Grande Prêmio seria na Inglaterra, em 19 de julho. "É importante para nós tentar dar andamento à temporada. Seria uma fonte de entusiasmo para os fãs, mas é preciso cautela com a vida de milhares de pessoas", disse o dirigente.

Fonte: Estadão Conteúdo

Aviões militares levam 317 mil máscaras e suprimentos para Manaus

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira chegam a Manaus (AM) neste sábado, 2, para fazer a entrega de 452 mil equipamentos de proteção individual (EPIs), como são conhecidos os suprimentos básicos de prevenção contra o coronavírus.

Ao todo, foram entregues 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais, além de 1.080 litros de álcool em gel doados pela Fundação Itaú para Educação e Cultura

Manaus está com seu sistema de saúde em total colapso, sem capacidade nenhuma de atender pacientes. Na quarta-feira, 29, em entrevista ao Estado, o governador do Amazonas, Wilson Lima, criticou o governo Bolsonaro pelo "pouquíssimo apoio" que o Palácio do Planalto tem prestado ao Estado. "O governo federal ajudado pouquíssimo, é pouco demais diante do problema que a gente tem. Precisamos de mais ajuda", disse Lima.

Segundo o governador, é urgente o recebimento de pelo menos 100 profissionais, entre médicos, intensivistas e enfermeiros, além de cerca de 100 respiradores e equipamentos de proteção individual. "É o mínimo que precisamos para aguentar pelos próximos dez a 15 dias", comentou.

Fonte: Estadão Conteúdo

Presidente da Caixa diz que foram pagos mais de 1 milhão de pessoas por app

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse neste sábado, 2, que este dia foi "intenso" nas agências do banco pelo País para o pagamento de auxílio emergencial. Foram pagos hoje mais de um milhão de pessoas pelo aplicativo do banco.

Em balanço apresentado por Guimarães hoje pela internet, ele contou que o banco já disponibilizou R$ 35,5 bilhões em auxílio emergencial até este sábado, distribuídos por pessoas no Bolsa Família, cadastro único e aplicativo/portal do banco.

Guimarães contou que, neste sábado, as filas davam voltas no quarteirão em frente às agências do banco pelo País, mas hoje o banco público conseguiu resolver rapidamente esta questão. Ele contou que visitou agências em Goiás e no começo da tarde já não havia mais filas nas agências.

"Estamos fazendo cadastramentos nas filas para diminuir tempo das pessoas nas agências", disse o presidente, contando que muitas pessoas carentes precisaram de ajuda para entender o aplicativo. Todas as agências da Caixa serão abertas às 8 horas na segunda-feira (4), disse ele.

"Pagamos mais de um milhão de pessoas hoje pelo aplicativo", disse. Além disso, um milhão de pessoas sacaram seus auxílios nos ATMs do banco e lotéricas.

Para receber o auxílio emergencial, a Caixa já teve 50,2 milhões de cadastrados até hoje. O aplicativo do auxílio já teve 74,3 milhões de downloads. Segundo Guimarães, é o aplicativo mais baixado no mundo.

Fonte: Estadão Conteúdo

40% dos times da Série A começam a voltar aos treinos

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Oito dos 20 times que compõem a Série A do Campeonato Brasileiro em 2020 já começaram a voltar aos treinamentos após a paralisação devido à pandemia do novo coronavírus. O número equivale a 40% do torneio. No entanto, somente a dupla Grêmio e Internacional já tem data para iniciar os trabalhos presenciais.

Os outros seis clubes são Flamengo, Fluminense, Botafogo, Red Bull Bragantino, Bahia e Coritiba. Todos seguem com o isolamento, mas os atletas estarão conectados, seguindo horários e determinações dos clubes, o que o Fluminense, por exemplo, chamou de treinamento virtual. A exceção é o Flamengo, que ainda não especificou uma volta às atividades, mas já vem testando funcionários e atletas para a Covid-19.

O Grêmio se reapresenta na segunda-feira de forma escalonada, começando pelos funcionários e só depois os jogadores. Já o Inter marcou a reapresentação dos atletas para terça-feira, enquanto a comissão técnica volta na segunda.

Dos outros 12 clubes restantes, apenas dois se posicionaram de forma oficial: Santos e Palmeiras. Os rivais paulistas mantiveram o isolamento social e afirmaram que só voltam aos treinos quando houver autorização das autoridades. O Verdão já se movimenta para comprar testes da Covid-19.

Embora não tenha soltado um comunicado oficial, Raí, diretor executivo do São Paulo, declarou em entrevista recente que o clube é contra antecipar a volta do futebol e falou sobre a importância de seguir as orientações das autoridades de saúde.

Vasco, Corinthians, Atlético-MG, Atlético-GO, Goiás, Fortaleza, Ceará e Sport não se posicionaram após o término das férias decretadas após a paralisação do futebol devido à pandemia.
Como publicou a reportagem na manhã da sexta-feira (1º), o Ministério da Saúde sinalizou um parecer positivo para a retomada das atividades do futebol, mas nem todos os estados devem seguir esse movimento de aceleração da volta do esporte. As federações, no entanto, têm intenção de terminar os estaduais em campo.

Em São Paulo, o isolamento vigora até o dia 10 e será rediscutido no dia 8. A Federação Paulista de Futebol trabalha na elaboração de um protocolo para o retorno, mas aguarda posicionamento do governador do estado.

O Rio de Janeiro prorrogou as medidas de restrição até o dia 11. Os clubes se preparam para volta, mas apenas com atividades em casa, respeitando o isolamento social.

Em Minas Gerais, o governo está dividido e se preocupa com a questão financeira dos clubes, mas a Secretaria de Saúde não recomenda a volta do futebol. A Federação Mineira de Futebol (FMF) está criando um comitê de médicos para analisar o caso junto às autoridades.

A situação, porém, é diferente no Rio de Grande do Sul. A prefeitura de Porto Alegre publicou um decreto liberando atividades físicas ao ar livre sem aglomerações. A dupla Grenal usa isso como base para voltar aos trabalhos.

Fonte: Folhapress

Caixa deve abrir cerca de 1.200 no próximo sábado (9)

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que neste sábado, 2, foram abertas 902 agências do banco e mais devem funcionar no próximo sábado para pagar o auxílio emergencial. "Devemos abrir ao redor de 1.200, 1.400 agências", disse em entrevista coletiva pela internet neste sábado.

Ao todo, 2 milhões de pessoas sacaram o benefício hoje nas agências, incluindo pelo aplicativo e nos caixas. Guimarães contou que o pagamento pelo aplicativo Caixa Tem foi seis vezes maior neste sábado que no pagamento anterior do benefício, na última terça-feira. O aplicativo Caixa Tem já teve 77,2 milhões de downloads. Hoje, só pelo Caixa Tem, 900 mil pessoas sacaram o benefício.

De fluxo nas agências, foram 2,5 milhões de pessoas, contou o presidente. Guimarães disse que, "após o sucesso de hoje", a expectativa é de diminuição das filas pela frente. Para quem não tem conta no banco, ele disse que a Caixa recebeu cadastro digital. "Esperamos que as filas sejam mais rápidas."

Até 3 de julho, as pessoas podem se cadastrar para receber o auxílio. Perguntado sobre novos pagamentos, Guimarães disse que espera pagar ao menos mais 10 milhões de pessoas. Quem teve o benefício recusado pode se recadastrar novamente, disse ele.

Na entrevista, Guimarães pediu que só vá às agências da Caixa quem tiver data de recebimento relacionado a mês de nascimento.

Por Altamiro Silva Junior e Francisco Carlos de Assis
Estadão Conteúdo

Vice-presidente do West Ham detalha planos de reinício do Campeonato Inglês

Karren Brady, vice-presidente do West Ham, afirmou que todos os 20 clubes que disputam o Campeonato Inglês estão dispostos a concluir a temporada. No entanto, há, segundo a dirigente do clube londrino, "muitos obstáculos para superar".

"Na reunião de ontem, todos os clubes disseram que querem reiniciar a temporada", escreveu Brady em sua coluna no jornal britânico The Sun. "Todos sabemos que serão necessários muito trabalho em conjunto, boa fé, pensamento cuidadoso e compromissos, se tivermos alguma chance disso acontecer".

Os clubes receberam na reunião de sexta-feira as diretrizes do "Projeto Reinício", idealizado pela Premier League, e foram informados de que os 92 jogos restantes da atual temporada, interrompidos pela pandemia do novo coronavírus, devem ser disputados a portas fechadas em oito a 10 estádios neutros, o que poderia ser um grande ponto de discórdia.

"O único tema em comum entre todos os clubes é que qualquer compromisso deve ser justo e manter a integridade do jogo. Jogadores e técnicos devem ser os principais tomadores de decisão nos protocolos, pois ainda há um longo caminho a partir de onde estamos agora para realmente jogar novamente. Existem muitos obstáculos para superar e sem dúvida muitos compromissos a fazer", avaliou a dirigente, que também é membro da Câmara dos Lordes.

Brady detalhou um plano de quatro fases para que seja consumado o retorno do futebol na Grã-Bretanha. O primeiro, já em andamento, inclui sessões individuais nos campos de treinamento. A fase dois é o retorno ao treinamento em grupo, a fase três prevê o reinício dos jogos do Campeonato Inglês e a fase final, a volta das partidas internacionais.

"A fase três incluirá discussões sobre a possibilidade de jogar em campos neutros, o que ninguém quer, mas é claro que a localização das partidas quando a liga recomeçar estará sujeita à aprovação", declarou Brady.

Ainda não há uma definição sobre a data em que o Campeonato Inglês será retomado, no entanto, o Projeto Reinício estipula o dia 8 de junho como o mais provável para o reinício da competição. O que significa que a seca de 30 anos do Liverpool sem vencer a liga inglesa está prestes a terminar.

O time do técnico Jurgen Klopp lidera o torneio com ampla folga, 25 pontos de vantagem sobre o vice-líder Manchester City. O lado negativo da provável conquista é que, em razão das medidas restritivas, os torcedores não poderão comemorar no Anfield.

Fonte: Estadão Conteúdo

Posts anteriores