Cidadeverde.com

600 kits de alimentação e higiene serão distribuídos nesta sexta (1)

Foto: Arquivo/ Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Teresina Transforma distribui, nesta sexta (01), mais 300 kits alimentação e 300 kits higiene a seis projetos sociais atuantes na capital. A ação é viabilizada por um fundo nacional de doações, mobilizado pelo Transforma Brasil, e tem como objetivo apoiar famílias vulneráveis afetadas pela suspensão de atividades comerciais.

“Há 10 dias, entregamos 200 kits por intermédio de quatro projetos sociais. Desta vez, seis projetos receberão 300 kits. Cada projeto vai beneficiar 50 famílias, entre as mais vulneráveis que atendem” explica a coordenadora do Teresina Transforma, Débora Ferraz.

As famílias poderão receber o material de duas formas: ou diretamente, na sede da entidade contemplada, ou através do recebimento de um código que permite a retirada dos kits no mercado mais próximo. A escolha da modalidade fica a cargo dos projetos sociais. Serão beneficiadas pelos kits do Transforma os projetos Casa de Zabelê; Mais Amor; Kopping; Mundo Colorido; Manhã Cidadania; e Associação Piauiense pelos Direitos Iguais (APIDI).

O Teresina Transforma é uma plataforma online de voluntariado mantida pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Para saber como ser um voluntário ou cadastrar seu projeto social basta acessar o link https://teresinatransforma.pmt.pi.gov.br.

Da redação
[email protected]

Vigilância Sanitária elabora regras para retomada do comércio, diz diretora

A diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves, adiantou em entrevista nesta quarta-feira (29) que o órgão já elabora as regras que deverão ser cumpridas quando houver a reabertura do comércio. A medida gradual de isolamento social ainda não foi anunciada pelo governo.

“Já estamos escrevendo todas orientações sanitárias a serem aderidas por todos os trabalhadores das diversas atividades econômicas, para que eles cumpram totalmente para reduzir a propagação do vírus. Porque para iniciar essas atividades a gente precisa que todos iniciem com segurança para que a gente não tenha uma retomada da circulação do vírus”, explicou Tatiana.

Uso de máscaras

A diretora da Vigilância Sanitária explica que a obrigatoriedade para o uso de máscara é mais educativa do que punitiva. “Não temos intenção de multar. A intenção da vigilância é de salvar vidas”, disse.

A Vigilância está fazendo o acompanhando aos estabelecimentos para o devido uso dos equipamentos de segurança e normas de higiene. 

“A máscara, ela nos garante uma redução de transmissão da propagação do vírus. Tanto eu me protejo como protejo o outro que está próximo a mim. Essa situação é necessária para que partículas que sejam colocadas a partir de espirros e tosses elas sejam minimizadas”, explicou.

Vigilância no interior

De acordo com Tatiana, desde o dia 17 de março quando foi decretado o isolamento, mais de 2.500 pessoas vindas de outros estados foram alvo de termos de quarentena, garantindo que elas ficassem isolada, com uso de máscara e sendo monitorado pelas vigilâncias municipais.

“Essas 3 mil pessoas contaminadas iriam contaminar exponencialmente mais de 100 mil pessoas”, afirmou. “As pessoas são orientadas para serem separadas no domicílio, incluindo manipulação de utensílios, uso do vaso sanitário”, exemplificou. 

Manejo dos cadáveres

A vigilância também está orientando os processos de velório e enterro corpos que estão com restrições para evitar aglomerações entre o público familiar, com máximo 10 pessoas. Os caixões dos pacientes com óbitos confirmados são lacrados e higienizados antes de serem expostos aos poucos familiares.

Valmir Macêdo
[email protected]

Prorrogadas as inscrições pela internet para o processo seletivo da FMS

Foto:Arquivo/Cidadeverde.com


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) prorrogou, por dez horas, as inscrições pela internet para o Processo Seletivo Simplificado Nº 001/2020, que visa a contratação temporária de profissionais para a linha de frente do enfrentamento à COVID-19. São 593 vagas, nos níveis médio e superior, para atuação nos novos hospitais de campanha que serão abertos em breve. A retificação do Edital foi publicada hoje (29) e a inscrição, que foi prorrogada devido uma instabilidade no site por causa da grande demanda, pode ser feita por meio do endereço eletrônico http://seletivo.fms.pmt.pi.gov.br/.

As inscrições, que começaram às 8h do dia 28 de abril seguem até as 10 horas do dia 30 de abril de 2020. “Foram feitas umas algumas alterações no texto do Edital, mas sem interferência no andamento do processo seletivo”, afirma o presidente da FMS, Manoel Moura.

Os candidatos selecionados atuarão nas Unidades Hospitalares da FMS que atuam no combate a ação da COVID-19, em regime de plantão ou diarista, de acordo com a necessidade da administração pública. “Por isso, o candidato não deve fazer parte do grupo de pessoas consideradas vulneráveis para a doença, conforme especificado no edital”, frisa o presidente.

O processo está sendo realizado em etapa única de análise curricular classificatória mediante avaliação objetiva, com base na experiência profissional e títulos na área. A avaliação está sendo feita por comissão formada por representantes da Diretoria de Recursos Humanos e Diretoria de Assistência Especializada da FMS. Ele terá validade de 6 meses, prorrogável por até igual período, a contar da homologação do resultado.

O edital visa atender à necessidade de interesse público e tem por base a Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e a Lei Municipal nº 5.499, de 9 de março de 2020, além do decreto lei nº 19.537, de 20 de março de 2020 e demais disposições legais, por se tratar de assistência a situações de calamidade pública e a emergências em saúde pública.

Edital Retificado do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2020

 

[email protected]

Lucas Lucco demite 20 funcionários e cancela agenda de trabalho até o fim de 2020

Foto: Reprodução/instagram/@lucaslucco

A pandemia do novo coronavírus vem afetando o mundo do entretenimento. Apesar das lives (transmissões ao vivo através das redes sociais), muito artistas estão precisando alterar planos e agendas de trabalho.

O cantor Lucas Lucco, 29, por exemplo, tomou a decisão de cancelar sua agenda de shows até o fim de 2020 e com isso, demitiu cerca de 20 funcionários da sua equipe. Segundo o comunicado divulgado pela assessoria do músico, ele acredita que é inviável fornecer entretenimento pago para a maioria das pessoas este ano.

"Vivemos e viveremos um momento econômico muito difícil. Pois acredito eu, que vamos precisar de um tempo pra nos recuperamos tanto financeiro, emocional e espiritualmente. As pessoas vão estar menos dispostas a encarar uma aglomeração até que tenhamos segurança para tal. Eu como artista, não me sentiria bem, em um ano onde o medo tomou conta do nosso país e no mundo", pronunciou Lucco.

Quanto as demissões, o cantor afirmou que está acertando os detalhes dos direitos trabalhistas para que todos os funcionários que foram dispensados não fiquem no prejuízo. "Para que todos consigam receber corretamente os seus direitos até termos uma previsão de volta. Infelizmente não é possível mantê-los agora, sem shows, mas quando tudo isso passar, com certeza estaremos juntos novamente", escreveu.

Focado em contribuir com doações por meio de lives e shows online, Lucco contou que já tem planos maiores para quando tudo voltar ao normal. "Planejo gravar o DVD entre novembro e dezembro, um 'DVD do bem'. A entrada terá um valor simbólico revertido para instituições e 1 kg de alimento, que também serão doados."

O músico fez questão de reforçar que apesar das expectativas, tudo dependerá dos desdobramentos da pandemia. "Se as coisas melhorarem, posso reaver sobre os shows desse ano, tentando encontrar junto aos contratantes um novo método de valor de entrada"

Lucas Lucco começou 2020 focado em seu projeto De Bar em Bar, lançado oficialmente em 2019 e que ganhou o segundo volume em Uberlândia no início do ano. Ao F5, o cantor disse que o trabalho era uma resposta do seu tempo longe dos palcos, já que investiu na carreira de ator e participou das novelas "Malhação" (2016) e "Sol Nascente" (2017) , na Globo.

"Decidi que, de três em três meses, gravaria um DVD com, no máximo, sete músicas inéditas e escolheria regiões diferentes do Brasil para poder receber o projeto. Agora senti vontade de retomar a carreira e preencher essa lacuna de músicas que eu deixei de lançar, vamos dizer assim, por causa das novelas."

Assim como todos os artistas, Lucco foi surpreendido com a pandemia da Covid-19, e por isso, adiou o projeto De Bar em Bar.

Fonte: Folhapress

Firmino anuncia adicional de 40% na insalubridade de servidores da FMS

Foto: Roberta Aline

O prefeito de Teresina, Firmino Fillho, anunciou na tarde desta quarta-feira (29) um adicional de 40% na insalubridade dos servidores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que estão trabalhando diretamente no enfrentamento à covid-19. O anúncio foi feito nas redes sociais.

"Os servidores da FMS, que estão trabalhando na linha de frente contra a Covid-19, independente da natureza do seu vínculo funcional, vão receber  adicional de insalubridade de 40%", disse Firmino no Twitter.

Segundo o prefeito, o pagamento será feito a todos os servidores que estejam em contato direto com os infectados.

Ainda de acordo com Firmino, os servidores que já recebem insalubridade em valor menor, terão seu adicional reajustado. 

"Essa medida será válida enquanto durar a pandemia em Teresina", afirmou o prefeito.

A Prefeitura iniciou hoje uma testagem em massa dos servidores da saúde. Cerca de 15 mil testes serão realizados.

 

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Grande São Paulo já tem 85% dos leitos de UTI ocupados

A Grande São Paulo já tem 85% dos leitos de UTI ocupados diante da crise do novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo secretário Estadual da Saúde, José Henrique Germann. No Estado, esse índice é de 68%. De acordo com Germann, 1.786 pessoas estão internadas em UTI.

Em enfermaria, há 1.917 pacientes internados. A taxa de ocupação nesses leitos é de 47% no Estado e 75% na região metropolitana.

Questionado se o Estado está enfrentando um novo momento da doença, o governador João Doria (PSDB) afirmou que sim. "Sim, estamos iniciando a fase mais dura e mais difícil do coronavírus e lamentavelmente do número de mortes. Não só em São Paulo, mas no Brasil. Estamos enfrentando um vírus que mata e que, infelizmente, não tem medicamento ou vacina. Só tem uma solução: ficar em casa e obedecer o isolamento social", afirmou.

O balanço mais atualizado do número de casos e mortes deve ser divulgado às 15h desta quarta-feira, 29, mas Germann disse que os números devem trazer uma previsão de 2.200 óbitos e de 25 mil casos. Na terça-feira, São Paulo teve um recorde de registro de óbitos, com 224 mortes registradas em 24 horas.

O governo do Estado anunciou a compra de 3.000 respiradores, que foram adquiridos na China a um custo total de R$ 550 milhões. De acordo com o governo, 500 aparelhos serão entregues ainda esta semana ao Hospitais das Clínicas e, posteriormente, os demais serão encaminhados para outros hospitais da rede estadual na capital e no interior.

Germann afirmou que essa compra traz um "alívio" para a situação das UTIs. Mas, diante do cenário na Grande São Paulo, disse que pode transferir pacientes para o interior do Estado. "Temos o interior, para onde podemos transferir doentes. Trabalhamos com leitos próprios da secretaria, depois com leitos de hospitais filantrópicos e depois com privados. Vamos seguir esta sequência", disse.

O secretário voltou a afirmar que, se a taxa de isolamento social subir, o cenário pode ser revertido. Mas disse que uma taxa abaixo de 50% ainda é um "sinal amarelo".

A taxa de isolamento no Estado ficou em 48% nesta terça-feira, 28. O governo vem afirmando que, se essa taxa não for de pelo menos 50%, haverá dificuldade em implementar a flexibilização na quarentena, principalmente na região metropolitana.

De acordo com o governo do Estado, a meta de isolamento é de 60% O ideal seria 70%, a fim de evitar o colapso do sistema de saúde.

"Não é um número bom. É um número de alerta. Não há a menor condição de flexibilização com essa taxa, com risco de colapso do sistema de saúde, principalmente na Grande São Paulo", afirmou o governador João Doria.

Mesmo diante desse cenário, o chefe do Centro de Contingência Contra a covid-19, David Uip, afirmou que o avanço da doença não surpreendeu os técnicos e que o Estado vem se preparando desde fevereiro. "Está se confirmando o que previmos que podia acontecer. São cenários que foram desenhados e curvas epidemiológicas, o Estado não foi surpreendido. Os hospitais privados foram os primeiros pressionados. No segundo momento, chegou a toda a população. E esse cenário foi desenhado desde fevereiro e, por conta disso, o Estado vem se preparando. E graças a essas medidas (quarentena) conseguimos o achatamento a curva. Estamos postergando o pico, que pode ser uma montanha ou o pico do Everest. Depende muito da participação da população", disse.

Fonte: Estadão Conteúdo

Renata Kuerten deve se casar apenas no cartório este ano por causa de pandemia

Fotos: Reprodução/instagram/@renatakuerten

O casamento de Renata Kuerten, 31, estava programado para acontecer ainda em 2020, após anos da apresentadora "enrolando o marido" Alberto Senna, como ela mesma brinca. No entanto, a cerimônia deve ser adiada em mais um ano por conta da pandemia do novo coronavírus.

"A gente ia fazer em outubro. Tinha pensado em setembro, por ser meu aniversário, mas vamos fazer dez anos de namoro em outubro", contou Kuerten em coletiva virtual com a imprensa nesta quarta-feira (29).

Ela revelou que planejava casar-se no cartório no mês de outubro, e fazer uma festa só para a família no final do ano, em um parque de pesca Braço do Norte (Santa Catarina). Inclusive, os convites já estavam sendo providenciados.

"Já pensei em tudo. [...] Seria um casamento bem 'roots'. Lá é tudo de madeira, grama... As pessoas ficam ao ar livre e é bem bonito. E pensamos em contratar uma dupla sertaneja", contou. "Essa seria a festa da família, esse ano. Mas agora, com essa situação toda, temos que dar prioridade para a saúde e segurança. E muitos lugares da minha cidade acabaram fechando para se prevenir".

Apesar das previsões de que a pandemia esteja contida até o final de 2020, Kuerten afirma que não terá tempo hábil para planejar a festa, e por isso ela deverá acontecer apenas em 2021. O casamento no civil está mantido para este ano, "com certeza", diz ela.

Antes disso, Kuerten estará no ar tratando do assunto na 2ª temporada de "Um Show de Noiva", programa que ela protagoniza para o canal E!, que estreia 7 de maio, às 22h. Nos dez novos episódios (cada um focado em uma noiva), a apresentadora Kuerten e a expert em casamentos Constance Zahn ajudam noivas a encontrarem o vestido perfeito para subirem ao altar, ressaltando a "beleza de cada uma", independente de padrões de beleza.

"Antes eu era muito leiga no assunto", lembra Kuerten, que conta que aprendeu muito sobre tecidos, cortes e até personalidade com a expert.

Sem adiantar muitas novidades sobre a segunda temporada, Kuerten já havia contado ao F5 que um dos episódios mais emocionantes será o de uma noiva cadeirante. Também haverá episódios com looks coloridos, vestido de noiva com bolso e muito estresse com as acompanhantes das noivas.

 

Fonte: Folha Press

Escolas particulares do Piauí têm prazo de 10 dias para apresentarem descontos

Foto: Arquivo CV

Terminou no início da tarde desta quarta-feira (29) a audiência de conciliação online entre o Procon- Programa de Proteção e Defesa do Consumidor- e representantes das escolas de ensino infantil do Piauí. 

O promotor Nivaldo Soares,  coordenador do Procon, confirmou ao Cidadeverde.com que foi deliberado que as escolas têm dez dias para apresentarem descontos aos alunos e o vencimento das mensalidades serão prorrogados até a apresentação do abatimento. 

 “Isso vale para todas as escolas do ensino infantil do Piauí. Foi benéfico porque os pais querem desconto e tem que haver negociação também para as escolas não fecharem”, explica o coordenador.

Na reunião não foi estipulado um percentual mínimo nem máximo de desconto. O promotor adianta que cada escola será analisada de forma particular, já que há uma variação nos valores das mensalidades do ensino infantil no Piauí. 

A maioria das escolas adotou a modalidade de aulas remotas, mas continua cobrando o mesmo valor nas mensalidades. Os pais acham injusto não haver descontos e acionaram o Procon.

A reunião virtual contou com representantes das escolas particulares, pais ou responsáveis por alunos, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Piaui), promotores do Grupo Regional de Promotorias Integradas de Saúde Suplementar e Relações de Consumo e Defensoria Pública. 

Amanhã, às 10 h, uma nova reunião online será realizada.  Desta vez, o tema será descontos nas mensalidades de ensino fundamental, médio e superior.

 “O Procon pretende alcançar a conciliação amigável do conflito, a fim de minimizar os efeitos negativos da pandemia para todas as partes e, consequentemente, preservar as relações de consumo”, informou o Ministério Público.

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Em live, governador diz que "mais pessoas vão morrer" e defende isolamento

  • whatssapp-4.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-20.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-20_(2).jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-19.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-18.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-17.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-16.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-14.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-13.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-12.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-11.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-9.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-8.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-7.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-5.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-3.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp-2.jpg Foto: Reprodução
  • whatssapp.jpg Foto: Reprodução

Em live nesta quarta-feira (29), o governador Wellington Dias (PT) defendeu o isolamento social, afirmou que precisa de tempo para evitar o colapso e garantiu que "mais pessoas vão morrer" se não for respeitada a quarentena. 

Ele iniciou a live avaliando as ações tomadas pelo Estado no enfrentamento ao novo coronavírus e ressaltou que o isolamento social foi primordial para que os números de casos confirmados não fossem maiores que os apresentados atualmente. 

Segundo o governador, há 15 dias o Piauí tinha 51 casos confirmados, e hoje são 454. Com uma média de 10% de aumento a cada dia. 

"Lembra qual era a previsão de óbitos para o Piauí, no início de março? Era de 18 mil óbitos. Só não chegamos por causa do isolamento que adotamos e não se pode duvidar desses números, basta olhar o que aconteceu na Itália, Espanha, o que está acontecendo em São Paulo, Rio de Janeiro e em Manaus, que as covas estão sendo abertas com retroescavadeiras. Nós podemos evitar esse colapso, mas eu preciso de tempo, de isolamento social, para ampliar a rede de saúde, para a atender a demanda que vai crescer e quero que todas as pessoas que precisarem possam ser atendidas", explica o governador. 

Wellington Dias reforça que "isolamento social é preservar vidas". 

Para o chefe do executivo estadual, a manutenção do isolamento vai ajudar que o pico de contaminação, ainda ascendente no estado, seja menor e aconteça de forma mais lenta, dando tempo para que mais unidades de saúde sejam preparadas para receber os doentes. 

"Nós estamos com uma curva ascendente e tem uma subida retilínea, não podemos dizer ao certo quando será o pico, estamos trabalhando com a ciência que tem estudado quando vai acontecer. A Covid-19 já está em todas as regiões do Estado, já são 54 municípios e conclamamos os prefeitos para acelerar os testes porque muitos estão sem casos, mas é preciso permanecer em alerta porque tem muita gente que nem sintomas têm", afirmou. 

Ele agradeceu por 50,7% dos piauienses estarem cumprindo o isolamento social, que está sendo monitorado através da empresa In Locu, mas disse que teve que determinar o uso de máscaras porque a outra metade continua se deslocando. 

"50,7% dos piauienses não estão em movimento, transitando pelas vias. Estamos na quarta colocação do Nordeste neste mapa do isolamento, atrás do Ceará, Pernambuco e Maranhão e por conta da situação nesses três estados que já estão com quase 100% das suas vagas de UTI ocupadas. Mas, eu não quero que fiquem confiantes, porque ainda tem vaga em UTI, em leitos clínicos e saírem para ruas, de serem contaminados e chegar a um ponto que já chegaram os outros estados. Não estou conformado com esse número, é ainda baixo e por isso precisamos muito da sua colaboração", enfatiza. 

Dificuldades na aquisição de UTIs

Wellington Dias informou que o número de leitos clínicos, de estabilização e de UTIs já foram ampliados em 15 vezes em relação ao ano passado, mas o número ainda é pequeno para atender a necessidade e ainda alertou para a falta de profissionais .

Segundo ele, o número era para ser maior, mas não está conseguindo adquirir os equipamentos, tanto os comprados diretamente com fornecedores, quanto os prometidos pelo governo federal. 

"É lamentável que vivamos um leilão mundial. Um ventilador que era vendido por 18 mil dólares hoje está custando 50 mil dólares, mas pela necessidade fizemos a compra, junto com o prefeito de Teresina, Firmino Filho e não tivemos a entrega. Temos um plano para chegar a 600 leitos de UTIs e estabilização por volta do dia 15 a 20 de maio e está fácil. Por isso queremos o grau mais baixo de contaminação e garantir atendimento para todos". 

Ele alerta que na data de hoje, 33% dos leitos destinados para Covid em UTIs já estão ocupados e há uma semana era apenas 17%. "Praticamente dobrou em uma semana, que complicou e precisou de UTI e precisamos ir dando conta de mais leitos".  

Barreiras nas divisas 

O governador informou também que as barreiras sanitárias realizadas nas divisas do estado ajudaram a evitar contaminação. Segundo ele, foram 2481 pessoas em 32 municípios que permaneceram em quarentena originárias de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Ceará, Pernambuco e Maranhão que entraram no estado e foram orientadas a permanecerem em isolamento por pelo menos sete dias. 

"Detectamos nas barreiras, pessoa que estava infectada, mas como ficou isolada, sua família não pegou. O risco de importação do vírus deve está sob controle, não adiante eu ficar trabalhando aqui dentro e deixar as fronteiras abertas, porque é enxugar gelo. Por isso preciso de uma equipe engajada e empoderada e aqui agradeço ao Exército, a Marinha, as Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Federal e todos os profissionais que estão trabalhando nos municípios e no litoral em ferrovia, no mar, nos aeroportos e nas rodovias federais e estaduais", destacou.

Assista live do governador na íntegra: 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

 

Anvisa publica permissão de testes rápidos de covid-19 em farmácias

Foto: Governo do Piauí

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) formalizou no Diário Oficial da União (DOU) a decisão que tomou nesta terça-feira de autorizar farmácias para aplicarem testes rápidos de detecção de anticorpos de covid-19. Com a publicação, a decisão já está em vigor.

A resolução confirma ressalva feita pela diretoria da agência ao conceder a permissão de que esse tipo de teste não serve para confirmar o diagnóstico da doença, mas ajuda a mapear o quadro de saúde, pois faz a pesquisa de anticorpos ou antígeno do novo coronavírus no paciente.

As farmácias não são obrigadas a realizar o teste, mas aquelas que optarem por fazê-lo precisam ter licença sanitária e autorização de funcionamento, além de contar com um profissional treinado presente no local para prestar o serviço.

"Os testes rápidos (ensaios imunocromatográficos) para a pesquisa de anticorpos ou antígeno do novo coronavírus devem possuir registro na Anvisa", cita a resolução.

Por Luci Ribeiro
Estadão Conteúdo

Posts anteriores