Cidadeverde.com

Capela de 309 anos é encontrada após escavação em Corrente

  • corrente_escavação_3.jpg portal corrente
  • corrente_escavação_1.jpg portal corrente
  • corrente_escavação_4.jpg portal corrente
  • corrente_escavação_2.jpg portal corrente
  • Corrente_escavação.jpg portal corrente

O historiador, escritor e advogado Edilson de Araújo Nogueira deu início a mais um importante resgate histórico no município de Corrente.  A exemplo da recuperação dos vestígios arqueológicos da Fazenda Mocambo e da reconstrução da Capela da Sesmaria do Mocambo, Edilson coordenou, neste último sábado, o início do processo de escavação da antiga capela na Porta dos Araçás, região do Grande Riacho Grande.
 
A capela foi construída em 1710 por André Jacobina Avelino, e é devotada a Santo André. Ele veio da cidade de Jacobina, estado da Bahia, com a Carta de Sesmaria das áreas Araçás e Porta dos  Araçás. “André veio com a esposa, 5 filhos, 14 escravos e 40 cabeças de gado. André de Sousa Avelino, o único filho homem, casou-se na idade de 16 anos com uma filha de Luiz Pedro Louzeiro, português fixado na região do Brejo do Riacho Grande. Ainda hoje encontramos descendentes, tanto da família de André Jacobina Avelino quanto dos escravos que para lá foram levados.”, conta o historiador. A capela começou a ruir nos idos de 1908. 
 
A equipe de escavação, que iniciou os trabalhos no final de semana, é coordenada por Edilson e conta com a participação do seu filho Edilsinho, de Aristone Moreira, Clidemar Souza Rocha e da estudante de Zootecnia da UESPI, Ionaria Louzeiro Rocha. Da região da Porta dos Araçás participam o professor Aelton Louzeiro, mais uma equipe de 19 homens, incluindo moradores mais velhos da região como Joaquim Neres Louzeiro e Luiz Eliecim Louzeiro.
 
A ideia para a recuperação da capela surgiu em meados de 2015, quando o historiador esteve em uma visita de covas de um morador da região e no antigo cemitério viu as ruínas da antiga capela. “Perguntei a alguns moradores sobre a antiga capela e logo identifiquei a importância daquele vestígio arqueológico. Eu disse então aos moradores que tão logo terminasse a Capela do Mocambo, iria escavar e resgatar esta na Porta dos Araçás. Os moradores ficaram esperando esta promessa e neste domingo, dia 31 de agosto, demos início aos trabalhos”, relatou Edilson.
 
Ao iniciar a escavação a equipe deparou-se com uma surpresa. “Assim que iniciamos logo encontramos o solar da igreja todo completo em ladrilhos e algumas pedras em granito. Já escavamos 60% das ruinas!”, contou empolgado. 

O mutirão está marcado para continuar no dia 14 de setembro até conclusão da igreja. Edilson de Araújo promete ainda que, ao final, a capela será inaugurada em grande estilo.

Fonte: portalcorrente